Motores 1.5 TSI ACT 130cv
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv
Eu posso dar-te o feedback do TSI mas o 2.0 de 265 cavalos...interessa?
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv
Olá Boa tarde!!
Escrevi um post em 2022 sobre a minha experiência do motor Golf VII 1.4 122 CV em comparação com o 1,5 130 CV EVO ACT quando estava a pensar comprar este ultimo. Acabei por o comprar e até hoje ninguem me explicou ou comfirmou as minhas impressões. Por favor consultem:
viewtopic.php?p=1866248#p1866248
Enquanto que o 1.4 dava logo um salto de me descuidasse no acelerador a arrancar em 1º velocidade, este 1.5 é completamente o contrário. È muito amorfo até as 1600-1700 rpm, até aflige. Depois disso dá um salto e ganha potência mas até lá ... mesmo com pé a fundo no acelerador. Por exemplo, é muito mais fácil de deixar ir a baixo a subir uma rampa do que o 1,4 ou mesmo o 1,4 no Golf IV, que segura muito bem.
Parece que não há muita gente em Portugal com este carro 1,5 EVO ACT 130 CV mas gostava mesmo de trocar umas impressões. O meu carro está impecável em tudo o resto, só tenho mesmo essa queixa que notei logo aquando da compra. Alguem que tenha este motor noutro carro VW, ex Tiguan, também pode comentar, por favor.
Obrigado,
Carlos
Escrevi um post em 2022 sobre a minha experiência do motor Golf VII 1.4 122 CV em comparação com o 1,5 130 CV EVO ACT quando estava a pensar comprar este ultimo. Acabei por o comprar e até hoje ninguem me explicou ou comfirmou as minhas impressões. Por favor consultem:
viewtopic.php?p=1866248#p1866248
Enquanto que o 1.4 dava logo um salto de me descuidasse no acelerador a arrancar em 1º velocidade, este 1.5 é completamente o contrário. È muito amorfo até as 1600-1700 rpm, até aflige. Depois disso dá um salto e ganha potência mas até lá ... mesmo com pé a fundo no acelerador. Por exemplo, é muito mais fácil de deixar ir a baixo a subir uma rampa do que o 1,4 ou mesmo o 1,4 no Golf IV, que segura muito bem.
Parece que não há muita gente em Portugal com este carro 1,5 EVO ACT 130 CV mas gostava mesmo de trocar umas impressões. O meu carro está impecável em tudo o resto, só tenho mesmo essa queixa que notei logo aquando da compra. Alguem que tenha este motor noutro carro VW, ex Tiguan, também pode comentar, por favor.
Obrigado,
Carlos
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv
Este dyno é do 1.5 130, neste caso vamos ignorar a parte modificada pois para aqui não interessa:
E o 1.4 122:
É preciso ter em atenção que as escalas dos gráficos estão diferentes, pois o 1.5 modificado faz bastante mais potencia e a escala é maior, há ali uma ligeira vantagem para o 1.4 em rotação baixa
As diferenças dos motores de origem não são muito significativas, acho que a grande diferença vai estar mesmo no peso, escalonamento da caixa e rodas.
Outra conclusão que se pode tirar daí é que o 1.5 130 não é fraco, o 1.4 122 é que para aquilo que é apresenta valores muito bons, acima do anunciado, nesse banco deu muito mais que os 122 anunciados, deu quase a mesma potência do 130.
Também podes ver o comparativo no zeperf que não costumo fugir muito á realidade:
https://zeperfs.com/en/duel6614-7514.htm
E o 1.4 122:
É preciso ter em atenção que as escalas dos gráficos estão diferentes, pois o 1.5 modificado faz bastante mais potencia e a escala é maior, há ali uma ligeira vantagem para o 1.4 em rotação baixa
As diferenças dos motores de origem não são muito significativas, acho que a grande diferença vai estar mesmo no peso, escalonamento da caixa e rodas.
Outra conclusão que se pode tirar daí é que o 1.5 130 não é fraco, o 1.4 122 é que para aquilo que é apresenta valores muito bons, acima do anunciado, nesse banco deu muito mais que os 122 anunciados, deu quase a mesma potência do 130.
Também podes ver o comparativo no zeperf que não costumo fugir muito á realidade:
https://zeperfs.com/en/duel6614-7514.htm
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv
Caro Mário Marques, muito obrigado pelas explicações!
De facto tendo um pouco menos de potencia e torque a 1500 rpm e mais 50 kg de peso pode explicar em certa medida o comportamento do carro.
Em qualquer caso, o 1.4 120 CV era muito vivo logo desde as 1000 rpm enquanto que o 1.5 130 CV quase nao sente o acelerador até às 1700 rpm. Em 1ª velocidade deveria subir de rotação muito mais rápido. Depois disso, sim, nota-se o turbo em acçao ou mais entrada de gasolina. Tem ali um ponto claramente perceptivel em que ganha vitalidade enquanto que o 1.4 120 CV era muito mais linear. Certamente, tem um mapa de injecção muito diferente.
Por exemplo, o 1.4 120 CV aguentava bem a mudança de caixa quando indicada no display (cerca 1600 rpm) enquanto que o 1.5 130 CV nao. Tem que se esperar até chegar às 2000 rpm. E deixa-se o motor ir a baixo com bastante facilidade!
Enfim, foi coisa que eu notei logo quando experimentei o carro. Até o Golf IV 75 CV segura melhor o carro a baixas rotações. Pode ser uma questao de poupança de gasolina mas é menos agradável de usar. Não é muito agradável ter que esperar até às 2000 rpm para depois dar um esticão. Estou a falar sempre com o carro a usar os 4 cilindros.
Grande abraço,
Carlos
De facto tendo um pouco menos de potencia e torque a 1500 rpm e mais 50 kg de peso pode explicar em certa medida o comportamento do carro.
Em qualquer caso, o 1.4 120 CV era muito vivo logo desde as 1000 rpm enquanto que o 1.5 130 CV quase nao sente o acelerador até às 1700 rpm. Em 1ª velocidade deveria subir de rotação muito mais rápido. Depois disso, sim, nota-se o turbo em acçao ou mais entrada de gasolina. Tem ali um ponto claramente perceptivel em que ganha vitalidade enquanto que o 1.4 120 CV era muito mais linear. Certamente, tem um mapa de injecção muito diferente.
Por exemplo, o 1.4 120 CV aguentava bem a mudança de caixa quando indicada no display (cerca 1600 rpm) enquanto que o 1.5 130 CV nao. Tem que se esperar até chegar às 2000 rpm. E deixa-se o motor ir a baixo com bastante facilidade!
Enfim, foi coisa que eu notei logo quando experimentei o carro. Até o Golf IV 75 CV segura melhor o carro a baixas rotações. Pode ser uma questao de poupança de gasolina mas é menos agradável de usar. Não é muito agradável ter que esperar até às 2000 rpm para depois dar um esticão. Estou a falar sempre com o carro a usar os 4 cilindros.
Grande abraço,
Carlos