Motores 1.5 TSI ACT 130cv

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Angelo Abreu
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Angelo Abreu »

Eu posso dar-te o feedback do TSI mas o 2.0 de 265 cavalos...interessa? :mrgreen:
carlusjuncal
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlusjuncal »

Olá Boa tarde!!
Escrevi um post em 2022 sobre a minha experiência do motor Golf VII 1.4 122 CV em comparação com o 1,5 130 CV EVO ACT quando estava a pensar comprar este ultimo. Acabei por o comprar e até hoje ninguem me explicou ou comfirmou as minhas impressões. Por favor consultem:

viewtopic.php?p=1866248#p1866248

Enquanto que o 1.4 dava logo um salto de me descuidasse no acelerador a arrancar em 1º velocidade, este 1.5 é completamente o contrário. È muito amorfo até as 1600-1700 rpm, até aflige. Depois disso dá um salto e ganha potência mas até lá ... mesmo com pé a fundo no acelerador. Por exemplo, é muito mais fácil de deixar ir a baixo a subir uma rampa do que o 1,4 ou mesmo o 1,4 no Golf IV, que segura muito bem.

Parece que não há muita gente em Portugal com este carro 1,5 EVO ACT 130 CV mas gostava mesmo de trocar umas impressões. O meu carro está impecável em tudo o resto, só tenho mesmo essa queixa que notei logo aquando da compra. Alguem que tenha este motor noutro carro VW, ex Tiguan, também pode comentar, por favor.

Obrigado,
Carlos
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Mario_Marques
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Mario_Marques »

Este dyno é do 1.5 130, neste caso vamos ignorar a parte modificada pois para aqui não interessa:
Imagem
E o 1.4 122:
Imagem

É preciso ter em atenção que as escalas dos gráficos estão diferentes, pois o 1.5 modificado faz bastante mais potencia e a escala é maior, há ali uma ligeira vantagem para o 1.4 em rotação baixa

As diferenças dos motores de origem não são muito significativas, acho que a grande diferença vai estar mesmo no peso, escalonamento da caixa e rodas.
Outra conclusão que se pode tirar daí é que o 1.5 130 não é fraco, o 1.4 122 é que para aquilo que é apresenta valores muito bons, acima do anunciado, nesse banco deu muito mais que os 122 anunciados, deu quase a mesma potência do 130.

Também podes ver o comparativo no zeperf que não costumo fugir muito á realidade:
https://zeperfs.com/en/duel6614-7514.htm
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carlusjuncal
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Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlusjuncal »

Caro Mário Marques, muito obrigado pelas explicações!

De facto tendo um pouco menos de potencia e torque a 1500 rpm e mais 50 kg de peso pode explicar em certa medida o comportamento do carro.
Em qualquer caso, o 1.4 120 CV era muito vivo logo desde as 1000 rpm enquanto que o 1.5 130 CV quase nao sente o acelerador até às 1700 rpm. Em 1ª velocidade deveria subir de rotação muito mais rápido. Depois disso, sim, nota-se o turbo em acçao ou mais entrada de gasolina. Tem ali um ponto claramente perceptivel em que ganha vitalidade enquanto que o 1.4 120 CV era muito mais linear. Certamente, tem um mapa de injecção muito diferente.
Por exemplo, o 1.4 120 CV aguentava bem a mudança de caixa quando indicada no display (cerca 1600 rpm) enquanto que o 1.5 130 CV nao. Tem que se esperar até chegar às 2000 rpm. E deixa-se o motor ir a baixo com bastante facilidade!
Enfim, foi coisa que eu notei logo quando experimentei o carro. Até o Golf IV 75 CV segura melhor o carro a baixas rotações. Pode ser uma questao de poupança de gasolina mas é menos agradável de usar. Não é muito agradável ter que esperar até às 2000 rpm para depois dar um esticão. Estou a falar sempre com o carro a usar os 4 cilindros.

Grande abraço,
Carlos
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