VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Responder
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Mensagem por marcelo_5035 »

Boas!
Venho aqui apresentar o meu carro, um Volkswagen Golf MK2 a gasolina 1.6 (75CV) de 1992 vermelho edição Special. :D
Imagem

Dados técnicos
Marca: Volkswagen
Modelo: Golf
Ano: 1992
Motor: EZ 1.6 75CV
Cor: Vermelho Tornado - LY3D
Pneus: 185/60R14

Fotos
A 03/09/2018
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A 30/06/2018
Imagem

Imagem

História
O meu amor pelos Golf MK2 já é antigo. Começou quando a minha mãe teve um Golf MK2 GTD. No início nem achava muita piada ao carro, mas com o passar do tempo já não o largava. Infelizmente, tinha o conhecido problema de aquecer entre outros pelo que foi vendido.

Agora, para primeiro carro, tinha de ser um Golf MK2! :D
Comprei-o com apenas 88.525 KM e, no início, tinha alguns problemas que já conto mais à frente.
Digamos que foi um completo achado. Estive quase a comprar um com o motor 1.3 mas, quando vi este, o estado em que estava e a quilometragem, que é real uma vez que confirmei com o IMT, não descansei enquanto não foi meu!

Logo depois que chegou, fiz-lhe a mudança dos filtros de ar, combustível e óleo e a mudança de óleo.
Foram também substituídas as correias (distribuição e alternador) e as velas.
Imagem

No início era um pouco complicado andar com ele, já que ia abaixo quando queria, a aceleração era tudo menos suave e fazia médias acima dos 11 litros aos 100! :shock:
O causador de tudo isto era o carburador: Pierburg 2E2 que conta com sistema de ar automático e tem uma série de válvulas que o tornam mais complexo mas que eram necessárias por causa das emissões de poluentes. O relantim, quando existia, variava entre as 250 e 1200 rotações, mas ainda assim, fez uma viagem de mais de 100 KM até chegar a casa! No início subi-lhe um pouco o relantim até arranjar alguém de confiança que conseguisse reparar o carburador.

Agora, com a parte mecânica em ordem, é impossível não gostar do carro. Médias entre os 7 e 8 (vá, 8,5 se for com o pé mais pesado :wink: ), responde bem, silencioso em baixas e com um som espetacular quando tem que ser.
Não, não tem direção assistida e até é pesadote mas apenas em manobras porque em estrada nem se nota.
Resta dizer que, mais de 2000 KM depois de o ter comprado (29/06/2018), nunca me deixou mal nem apresentou nenhum problema para além dos que identifiquei aquando da compra.

Extras
:arrow: Fecho central;
:arrow: Vidros elétricos frontais;
:arrow: Teto de abrir;

Problemas a corrigir
:arrow: [Aquando da compra] Relantim irregular - Limpo e revisto - [Resolvido]
:arrow: [Aquando da compra] O fecho central não fecha todas as portas - Tubo de vácuo solto - [Resolvido]
:arrow: [Aquando da compra] Sofagem não funciona - Switch de velocidade estragado e a resistência queimada - [Resolvido]( link)
:arrow: [Aquando da compra] Fole da manete de mudanças inexistente - Novo instalado - [Resolvido]
:arrow: [Aquando da compra] Encaixe da vareta do óleo partido - Novo instalado - [Resolvido]
:arrow: [Aquando da compra] A forração do teto a cair.
:arrow: [Aquando da compra] Moças na carroceria - Reparadas - [Resolvido]( link)
:arrow: [Aquando da compra] Dois plásticos de acabamento em falta.
:arrow: [Aquando da compra] Apoio do filtro de ar partido. - Novo instalado - [Resolvido]( link)
:arrow: [Aquando da compra] Waxstat do carburador danificada - Nova instalada - [Resolvido]( link)
:arrow: [Aquando da compra] Peças do spoiler do teto de abrir partidas.
:arrow: [Aquando da compra] Mala com marcas de cola do aileron - Remoção da cola/silicone e pintura da mala - [Resolvido]( link)
:arrow: [09/09/2018] Alternador carrega de forma irregular - Regulador de voltagem defeituoso - [Resolvido] (link)
:arrow: [29/11/2018] Arranque a frio funciona mal - Ajuste do arranque a frio no carburador - [Resolvido] (link)
:arrow: [17/07/2019] Mudanças custam a entrar e fazem um barulho metálico - Aplicação de kit de reparação - [Resolvido] (link)

Planos
:arrow: Colocar nova moca das mudanças. [Feito] (link)
:arrow: Limpar o compartimento do motor.
:arrow: Pintar a tampa das válvulas.
:arrow: Colocar aileron. [Já em casa]
:arrow: Colocar filtro de habitáculo. [Feito] (link)
:arrow: Colocar novos cabos de velas, rotor e tampa do distribuidor. [Feito] (link)
:arrow: Trocar rolamento de roda. [Feito] (link)
:arrow: Colocar símbolo da VW traseiro. [Feito] (link)
:arrow: Colocar rádio da Volkswagen.
:arrow: Colocar AUX. [Feito] (link)
:arrow: Reparar o autocolante da mala. [Já em casa]
:arrow: Aplicar G13, porque o anticongelante que tem não o é de certeza.
:arrow: Colocar tapetes personalizados. [Feito] (link)
:arrow: Reparar autocolante do radiador. [Feito] (link)
:arrow: Polir a pintura. [Feito] (link)
:arrow: Colocar autocolante dos faróis.
:arrow: Colocar antena elétrica.
:arrow: Pintar jantes e centros.
:arrow: Instalar ABS.
:arrow: Instalar retrovisores elétricos.
:arrow: Instalar regulação de faróis elétrica.
:arrow: Instalar vidros elétricos traseiros.


Imagem
Cumprimentos! :)
Última edição por marcelo_5035 em 07 dez 2019, 20:01, editado 33 vezes no total.
mondeladas
Amateur
Amateur
Mensagens: 392
Registado: 11 set 2015, 22:05
Veículos: Polo 6N 1.4 8v Open Air & Golf VII 2.0 TDI Highline
Localização: Funchal

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por mondeladas »

Bem-vindo Marcelo e parabéns pela aquisição !

Este Golf II tem ar de estar mesmo "inteirinho", especialmente a nível de interior. Estofos, volante, carpetes e tapetes parecem novos mesmo depois destes 26 anos. O tablier também parece estar em excelente estado, nada partido nem riscado.

Um verdadeiro achado !

Desejo-te boa sorte e veremos como irá ficar o "vermelhinho" nos próximos updates.
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por bys »

Muito boa maquina
Tenho um 1.3 e foi fantastico mas como bebia muito acabei por ir buscar um 1.6d

Boa sorte com a maquina
Pelo menos assim de aspecto parece impecavel
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por vwg3gt96 »

Boas vindas!

Que belo Golf, espero que o mantenhas original ou por lá perto.
Mais uma atenção aqui e ali e fica impecável, melhor só em 3 portas :D
Quanto aos consumos...depende muito do pé e de como já viste do estado geral do motor. Acabei agora mesmo de fazer 20Km com a média no computador de bordo a acabar nos 11.7, mas também já fiz quase metade disso.
Não gosto do rádio.

Cumprimentos ;)
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por carrizog60 »

O meu gtd também n tinha direcçao assistida e qd foi rebaixado ela ficou bem mais leve.fica a dica;)
Quanto ao carro é aproveitar,sao uma boa escola,tanto a conduzir como a reparar.
Abraço
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por marcelo_5035 »

mondeladas Escreveu: 03 set 2018, 21:23 Bem-vindo Marcelo e parabéns pela aquisição !

Este Golf II tem ar de estar mesmo "inteirinho", especialmente a nível de interior. Estofos, volante, carpetes e tapetes parecem novos mesmo depois destes 26 anos. O tablier também parece estar em excelente estado, nada partido nem riscado.

Um verdadeiro achado !

Desejo-te boa sorte e veremos como irá ficar o "vermelhinho" nos próximos updates.
Obrigado!
Sim, está muito inteirinho e as minhas intenções são de o manter assim.
É mesmo um achado, apenas os tapetes precisam de ser substituidos.
bys Escreveu: 03 set 2018, 21:50 Muito boa maquina
Tenho um 1.3 e foi fantastico mas como bebia muito acabei por ir buscar um 1.6d

Boa sorte com a maquina
Pelo menos assim de aspecto parece impecavel
Obrigado!
vwg3gt96 Escreveu: 03 set 2018, 22:20 Boas vindas!

Que belo Golf, espero que o mantenhas original ou por lá perto.
Mais uma atenção aqui e ali e fica impecável, melhor só em 3 portas :D
Quanto aos consumos...depende muito do pé e de como já viste do estado geral do motor. Acabei agora mesmo de fazer 20Km com a média no computador de bordo a acabar nos 11.7, mas também já fiz quase metade disso.
Não gosto do rádio.

Cumprimentos ;)
Sim, as minhas intenções são de o manter o mais original possível.
No máximo, algumas modificações básicas mas sempre com peças VAG, mas nada de especial.
O rádio que está instalado era um que tinha em casa. O que vinha com ele era um Grundig WK303 que não funcionava e como tal instalei aquele. A minha ideia é colocar um da VW ou da época.
carrizog60 Escreveu: 04 set 2018, 08:21 O meu gtd também n tinha direcçao assistida e qd foi rebaixado ela ficou bem mais leve.fica a dica;)
Quanto ao carro é aproveitar,sao uma boa escola,tanto a conduzir como a reparar.
Abraço
Obrigado!
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por marcelo_5035 »

A resistência da sofagem chegou hoje de manhã e já está tudo montado.
Um trabalho muito simples que traz muitos benefícios!
Pela quantidade de lixo que saiu pelas saídas já não trabalhava há uns bons anos! :lol:
Imagem

Imagem

Para quem precisar de fazer o mesmo, fiz um DIY aqui no fórum: viewtopic.php?f=14&t=113863
;)
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por António uf »

tem muito bom aspecto 8)

quanto ao aileron o teu não tem de origem so se colares como estava, ou mais complicado trocas o vidro por um de 3 furos para ficar como de origem.

parabéns pela maquina :D
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por marcelo_5035 »

Pois, eu também achei estranho o aileron vir colado de origem. É que até à borracha do vidro colou.
Tenho de ver se arranjo um vidro com os 3 furos. De origem leva alguma borracha ou semelhante?
E obrigado! :D

Pessoal, podem-me dizer o que posso fazer para melhorar o estado das tampas das rodas?
Claro que terei de pintar, mas sabem a cor?
Imagem
Obrigado!
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por bys »

O melhor, provavelmente, é pintares tudo, jantes e centros
Assim tens a mesma cor
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por António uf »

no meu golf foi trocar so o vidro por um de 3 furos a borracha é a mesma e arranjar o spoiler original com os 3 parafusos e leva uma pequena tampas nas porcas, eu na altura aproveitei pois o meu vidro ja tinha algumas fitas queimadas para desembaciar e coloquei um vidro novo original e comparticipado a quase 100% pelo seguro 8) :idea:
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por paulo1337 »

Tens um carro bem fixe, parece ser uma base boa!
Quanto ao motor 1.6 nunca andei nem conheço ninguém daqui que tenha um, mas o motor 1.3 de 55 cavalinhos só tenho bem que dizer dele, um amigo meu tem um, já com 200 e tal mil km e anda aí pronto a tudo. Em 30 mil km o único gasto que teve foi um conjunto de cabos de velas (um morreu, mas ele preferiu mudar todos), de resto só gasolina e revisões normais ;) Para a cilindrada e cavalagem não se pode pedir muito mais, é o quanto basta para um daily (sem ter muitas pressas, claro! :lol:)
Boa sorte com ele, vai nos atualizando do que fazes na máquina ;)

off: É bom ver que ainda há um membro ou dois de Viseu :D
Última edição por paulo1337 em 11 set 2018, 16:25, editado 1 vez no total.
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Boxexasferrari
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 21 jul 2012, 16:45
Localização: Algures Por Aí!

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por Boxexasferrari »

Boas

Bem vindo ao mundo dos cansados! XD

Realmente o melhor é pintares jantes e centros, dificilmente ficarão da mesma cor.
De resto parece até ter sido razoavelmente bem estimado! Esses plásticos merecem uma hidratação, não com graxa (serve mas não é duradouro) por 5€ tens da Turtle o Black Plastic Restore. Ficam como novos!

Quanto ao spoiler da mala, o da Votex (maior 2cm) tem uma chapa com os apoios, essa chapa fica entre a borracha e o vidro. É procurar, aparecem alguns no OLX a bom preço.

Abraço e boa sorte
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por marcelo_5035 »

bys Escreveu: 07 set 2018, 23:50 O melhor, provavelmente, é pintares tudo, jantes e centros
Assim tens a mesma cor
Pois, era o que eu pensava.
António uf Escreveu: 08 set 2018, 01:59 no meu golf foi trocar so o vidro por um de 3 furos a borracha é a mesma e arranjar o spoiler original com os 3 parafusos e leva uma pequena tampas nas porcas, eu na altura aproveitei pois o meu vidro ja tinha algumas fitas queimadas para desembaciar e coloquei um vidro novo original e comparticipado a quase 100% pelo seguro 8) :idea:
Também terei de fazer isso, visto que quero o carro o mais original possível.
No entanto, talvez arranje uma mala completa, visto que o que usaram anteriormente para fixar o aileron está de tal maneira agarrado à pinta que, se tentar tirar, a tinta vem atrás. :\
paulo1337 Escreveu: 09 set 2018, 10:48 Tens um carro bem fixe, parece ser uma base boa!
Quanto ao motor 1.6 nunca andei nem conheço ninguém daqui que tenha um, mas o motor 1.4 de 55 cavalinhos só tenho bem que dizer dele, um amigo meu tem um, já com 200 e tal mil km e anda aí pronto a tudo. Em 30 mil km o único gasto que teve foi um conjunto de cabos de velas (um morreu, mas ele preferiu mudar todos), de resto só gasolina e revisões normais ;) Para a cilindrada e cavalagem não se pode pedir muito mais, é o quanto basta para um daily (sem ter muitas pressas, claro! :lol:)
Boa sorte com ele, vai nos atualizando do que fazes na máquina ;)

off: É bom ver que ainda há um membro ou dois de Viseu :D
O 1.4 deve ser do Golf MK3, não? É que penso que no MK2 só saiu o 1.3.
A nível de motor, não tenho nada a apontar! Mexe-se muito bem e, em geral, a parte mecânica do carro está impecável.
Tomara a muitos carros mais recentes terem a relação peso/potência deste menino! 8)
Boxexasferrari Escreveu: 10 set 2018, 11:26 Boas

Bem vindo ao mundo dos cansados! XD

Realmente o melhor é pintares jantes e centros, dificilmente ficarão da mesma cor.
De resto parece até ter sido razoavelmente bem estimado! Esses plásticos merecem uma hidratação, não com graxa (serve mas não é duradouro) por 5€ tens da Turtle o Black Plastic Restore. Ficam como novos!

Quanto ao spoiler da mala, o da Votex (maior 2cm) tem uma chapa com os apoios, essa chapa fica entre a borracha e o vidro. É procurar, aparecem alguns no OLX a bom preço.

Abraço e boa sorte
Os plásticos é das fotos, porque até estão bastante bons!
Precisava era da risca vermelha para o para-choques traseiro, visto a minha estar rosa. Sabes onde posso arranjar?
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina

Mensagem por marcelo_5035 »

Bem pessoal, infelizmente nem tudo corre como previsto! xD
Noutro dia à noite senti as luzes do carro tanto do tablier como lá fora como que a cintilar, como se ficassem mais fortes e mais fracas, mas uma coisa ligeira.
Quando cheguei a casa, desliguei o motor e liguei as luzes e estavam normais.
Voltei a ligar o motor e, especialmente no quadrante, notava-se muito essa oscilação.

No dia seguinte, pedi para me testarem a bateria e estava boa (13.15V) com o motor desligado. Como ele só fazia aquilo com o motor ligado, pedi para testarem o alternador e este estava a carregar 15.22V. :oops:

Além disso, para além de estar a carregar mais do que devia houve picos em que este estava a carregar 22V! :roll:
Depois passava para 9,10, ou seja, era como lhe apetecia.
Tive sorte de não ter queimado nada a nível eletrónico.
Agora vou levar o carro a um eletricista para ver o que se passa com o alternador.
Última edição por marcelo_5035 em 16 ago 2022, 00:44, editado 1 vez no total.
Responder