VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Responder
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por marcelo_5035 »

Obrigado pela resposta Mário!
O teste que fiz foi com o acelerador aberto mas as velas no lugar, ou seja, consoante o cilindro, removia a vela e instalava o medidor, voltando a colocar a vela no local quando passava para o próximo cilindro.
O acelerador estava aberto, sim.

Assim que puder, faço o teste de vácuo a frio.
Muito obrigado! :D
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por paulo1337 »

Sempre a tratar bem da máquina!
Também gostava de ter um carro com mecânica mais antiga, só para poder aprender certas coisas e procedimentos para motorizações antigas (e a gasolina, que pouco percebo).

Boa sorte nas reparações da máquina, caso haja alguma coisa que eu te possa ajudar já sabes, é só dizer!
A ver se um dia destes combinamos uma cafezada ;)

Forte abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por Mario_Marques »

paulo, muita gente tem ideia errada, os carros antigos, para meteres tudo impecavel são bem piores que um carro moderno, muita gente acha é que o facto de trabalhar e um gaijo chegar lá com meia duzia de chaves e mexer em tudo é sinal de estar bem ou ser facil, mas levas um carro antigo a por exemplo um teste de potencia e até sais de lá com lágrimas nos olhos. :lol:
Um carro antigo requer muita ferramenta especializada e muito conhecimento, os carros modernos graças á gestão eletronica e mesmo á qualidade geral moderna são muito mais faceis de manter impecáveis e mesmo assim é o que é.
Um bom equipamento de CO custa uma bela nota e tem de ser calibrado e mantido com regularidade, eu não tenho um aparelho desses pois fica mesmo muito caro para o volume de trabalho que hoje em dia tenho com esse tipo de carros, sem um aparelho desses é quase impossivel meter um carro antigo a gastar e andar o correto 100% como se estivesse de fábrica.
Pegas num golf mk4 a 1.6 8v gasolina e uma avaria demora umas horas a corrigir 100%, num golf mk2 a gasolina como este é extremamente trabalhoso se o quiseres a 100% e caro, algumas peças já nem se arranjam originais sequer ou se há são bastante caras.

Marcelo, boa sorte, estás a fazer um bom trabalho, uma pergunta, esse motor já era preparado para usar gasolina sem chumbo? de que ano é esse motor? Qual é o teu código de motor exato, é um EZ?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por paulo1337 »

Então eu era um dos que tinha essa ideia errada, pensava que um carro antigo era mais fácil de mexer, parece que me enganei (mais uma vez) :lol:
Mas pronto, em vez de um carro antigo, gostava de aprender mais sobre gasolina, gasóleo já vou dando uns toques e percebendo qualquer coisinha, mas gasolina não tenho experiência nenhuma mesmo :(

Obrigado pela explicação Mário, abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por Mario_Marques »

O Paulo é mais fácil de mexer sim, tens mais parafusos para mexer, não se sabe é o que se está a fazer :lol:
Pois não tens sensores, eletrónica para corrigir e compensar, erros, obd para ler valores em andamento, etc
Nunca sabes o que se passa realmente, só sabes se trabalha ou não e se tem ou não algo muito grave, nunca vais saber se te falta lá 5 ou 15cv ou até mais dependendo do motor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por marcelo_5035 »

paulo1337 Escreveu: 28 out 2019, 11:21 Sempre a tratar bem da máquina!
Também gostava de ter um carro com mecânica mais antiga, só para poder aprender certas coisas e procedimentos para motorizações antigas (e a gasolina, que pouco percebo).

Boa sorte nas reparações da máquina, caso haja alguma coisa que eu te possa ajudar já sabes, é só dizer!
A ver se um dia destes combinamos uma cafezada ;)

Forte abraço!
Obrigado!
Assim que tiver o Golf a 100% a nível mecânico combinamos! ;)
Mario_Marques Escreveu: 29 out 2019, 12:08 paulo, muita gente tem ideia errada, os carros antigos, para meteres tudo impecavel são bem piores que um carro moderno, muita gente acha é que o facto de trabalhar e um gaijo chegar lá com meia duzia de chaves e mexer em tudo é sinal de estar bem ou ser facil, mas levas um carro antigo a por exemplo um teste de potencia e até sais de lá com lágrimas nos olhos. :lol:
Um carro antigo requer muita ferramenta especializada e muito conhecimento, os carros modernos graças á gestão eletronica e mesmo á qualidade geral moderna são muito mais faceis de manter impecáveis e mesmo assim é o que é.
Um bom equipamento de CO custa uma bela nota e tem de ser calibrado e mantido com regularidade, eu não tenho um aparelho desses pois fica mesmo muito caro para o volume de trabalho que hoje em dia tenho com esse tipo de carros, sem um aparelho desses é quase impossivel meter um carro antigo a gastar e andar o correto 100% como se estivesse de fábrica.
Pegas num golf mk4 a 1.6 8v gasolina e uma avaria demora umas horas a corrigir 100%, num golf mk2 a gasolina como este é extremamente trabalhoso se o quiseres a 100% e caro, algumas peças já nem se arranjam originais sequer ou se há são bastante caras.

Marcelo, boa sorte, estás a fazer um bom trabalho, uma pergunta, esse motor já era preparado para usar gasolina sem chumbo? de que ano é esse motor? Qual é o teu código de motor exato, é um EZ?
Obrigado, Mário!
É complicado e depois arranjar informação verdadeira a respeito do motor e toda a restante parte mecânica é ainda mais difícil.

O motor é um EZ, o ano não sei, mas o carro é de 1992. Em relação ao usar gasolina sem chumbo, no carro tenho o autocolante que pode usar com ou sem.
paulo1337 Escreveu: 29 out 2019, 19:55 Então eu era um dos que tinha essa ideia errada, pensava que um carro antigo era mais fácil de mexer, parece que me enganei (mais uma vez) :lol:
Mas pronto, em vez de um carro antigo, gostava de aprender mais sobre gasolina, gasóleo já vou dando uns toques e percebendo qualquer coisinha, mas gasolina não tenho experiência nenhuma mesmo :(

Obrigado pela explicação Mário, abraço!
Se quiseres vir para a gasolina não comeces com um Golf MK2 como o meu, não te quero mal! :lol:
Parece que tudo é mais fácil, mas depois estás dependente de um conjunto de ferramentas para meteres tudo como veio de fábrica.

---

Em princípio, na sexta de manhã vá devo conseguir gravar o vídeo.
Realmente, é uma ferramenta brutal o medidor de vácuo. É tão simples e dá-nos tanta informação!
Digamos que é o OBD dos carros sem electrónica. :lol:
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Mensagem por marcelo_5035 »

Antes de mais, muito boa tarde a todos!
Infelizmente, tenho andado afastado do fórum devido à falta de tempo até que hoje lá tive um tempo para dedicar-me ao Golf.
  • Vácuo quando o carro está frio
Tal como pedido, deixo aqui o vídeo do medidor de vácuo quando o carro está frio: https://1drv.ms/v/s!AufuCICW2XsZxKNRa1Z ... Q?e=q1xUFf
Como podem ver, ligou com 800 RPM aproximadamente e com 15 Hg. No final do vídeo as RMP já estavam perto das 100 e o vácuo já estava mais alto.
Neste momento, estou sem ideias... :\

  • Manutenção
Devido à quilometragem e ao estado das escovas, hoje foi dia de mudanças:
  • Mudança de filtro de ar, óleo e combustível
  • Mudança de óleo
  • Instalação de novas escovas
Imagem

Imagem

Por hoje, foi tudo. A ver se nos próximos dias trago mais novidades! :D
Fiquem bem! ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Mensagem por Mario_Marques »

Esses motores normalmente andam na casa dos 20mm hg, possivelmente só precisas de ajustar um pouco de nada a ignição e fica novo, outra possibilidade é ainda estares a perder vácuo em algum sítio, será coisa pouca, o facto de o valor não andar a oscilar é um óptimo sinal.
O que é que achas que está errado no comportamento do carro atualmente?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Mensagem por marcelo_5035 »

Boas Mário.
O que acho errado é que ele frio treme muito (que chega a dar para perceber no vídeo) e, pelo que investiguei, a rotação a frio deveria ser mais alta.
No meu caso, ele começa a 800 RPM e acaba a 1000 RPM e ele deveria fazer o contrário... :\


No vídeo, a parte inicial das 2000 RPM é dispensável visto a temperatura ambiente ser alta, mas a restante deveria acontecer...
bbfsonic
Amateur
Amateur
Mensagens: 370
Registado: 15 mai 2012, 19:48
Veículos: Golf Mk2 TD , Honda CBF 125 2013
Localização: Ovar

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Mensagem por bbfsonic »

Boas, desde já parabéns pelo projeto!! Gosto de farra ao trabalho de ver os pormenores técnicos !! Eu tenho o motor como o teu só que é 1.8 , o carburador é a "mesma" coisa.
Isso de ele pegar mal a frio não será o autochoke fechado de mais ? Ele pega bem a quente depois de estar parado 30min?
Gostava de partilhar ideias e dúvidas contigo , visto não haver muitos usuários com este tipo de motores ... A quanto sentes algum tipo de misfire ?
Golf Mk2 1.3 - Sold
Golf Mk2 1.6 GTD - Destroyed
Golf Mk2 1.6 TD - Enjoying :)
Projecto Mk2: viewtopic.php?f=18&t=93756
Imagem
Responder