MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

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paivatrans
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MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por paivatrans »

Boas,
Vamos la falar do meu projecto, quem gosta de historias pode continuar a ler, quem nao, salta pro capitulo seguinte:
Em 2016 comprei um GTD abandonado pelo irmao da minha mulher, estava parado a muito tempo, num estado desgracado, esteticamente. De mecanica precisava de vedantes na bomba, muda de oleo, revisao a todos os filtros, distribuição e os 4 amortecedores.
Mandei estufar os bancos porque os bancos em cabedal arrebentaram com o calor.
Era so pra me desenrascar com um carro velho pras idas ao trabalho e voltar. E desenrascou, ate a bomba comecar a soluçar o carro nas baixas e eu encontar uma poça de agua nos "pes" do pendura e dicidir rejuvesnecer a lata! ( Sim, uma lata. Nunca fui grande aficionado pelos VW, sou acidentalmente proprietario de um ). E agora começa o capitulo seguinte:

Por agora isto vai ser só um rascunho do post final

A ideia é:

Aumentar potencia:
-Passar o motor 1.9td para tdi sem alterar o bloco e adicionar ABS a lata por isso comprei um motor AFN mTDI com bomba LandRover e troquei essa bomba mais uns euros por uma de um ibiza 6k2 motor ASV + cablagem + ABS.
E agora é que vem a parte em que eu preciso de ajuda com as ligacoes. Tenho que casar as cablagem asv com as do carro, se alguem tiver documentacao que me ajude, agradeço.

Carroçaria:
-Tirar podres e Repintar ( Que dure pelo menos mais 10 anos )


Adicionar conforto ( nao é muito dificel ja que esta é das mais foleiras versoes da VW ):
-Reforar por dentro com alguma coisa mais agradavel, talvez nappa
-Instalar Bancos eletricos
-Instalar vidros eletricos
-Instalar fecho eletrico
-Instalar alarme
-Instalar A/C
-Instalar MFA
-Instalar Cruise Control
-Instalar sensores de recuo

Mecanica:
-Passar a bateria para trás
-Travagem maior a frente
-Substituir Tambores por Discos atras
-Instalar barra estabilizadora a frente
-Instalar Intercooler
-Instalar kit Embraiagem G60/VR6
-Instalar uma caixa longa

MODS:
Ha uma grande falta de informacao nos preços/custos das mods do pessoal, e as vezes era porreiro saber, por isso vou por preços, pra quem tiver em ideias de fazer parecido.

#Frente do Vento / Capot + Opticas DEPO + Grelha $150€
#Tablier do Vento com saidas de ar arredondadas e iluminacao $
#Thermotronic $
# Sistema de ventilação com Ar condicionado completo $
#Sistema de fecho eletrico de portas a vacum completo $
#Sistema de vidros electricos completos $
#Sistema de regulaçao de espelhos eletricos completo $
#Kit Sensores recuo $ 25€
# Bancos eletricos de um Lancia $ 60€
# Sistema de travagem Girling 60 com pastilhas e discos $ 200€
#Amortecedores Monroe Reflex + Batentes $ +/- 250€


As fotos vem depois. ;) . . . Em construção!!
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smdp23
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por smdp23 »

Parece-me que vão aparecer por aqui fotos interessantes
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
vwg3gt96
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por vwg3gt96 »

Boas.
Parece-me bem, muito trabalhinho que está ai listado ;)
Algumas coisas mais simples outras menos.
Uma coisa, essa travagem além de não ser muito comum é mesmo muito pesada, também não são todas as jantes 15" que a permitem usar.
A parte dos elevadores, espelhos e fecho central é arranjar tudo junto já com a cablagem, botões e quartelas. Aparecem por ai à venda, para tudo diria assim por alto uns 100/120€(?).
Tenho ai disso a mais, mas um espelho não tem o vidro e não tenho as quartelas das portas nem os botões.
A parte da embraiagem VR6 não entendo bem porquê.

Cumprimentos.
paivatrans
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por paivatrans »

Boas vwg3gt96
O que ai esta é tudo o que ja tenho! Obrigado na mesma.
A embraigem é para aguentar o torque que o motor vai ter, é um modificação comum nas preparaçoes de media potencia. So nao postei a lista das peças que o motor vai levar porque ainda tenho que ir procura.las e é daqui a muito muito tempo, depois de acabar o mais importante.
A travagem Girling 60 é realmente muito pesada, mas no entanto espero grandes resultados em termos de travagem. Vou instalar uma lucas 54 com 280mm no Golf 3 do meu irmao em breve, poderei comparar depois. Cumps.
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por vwg3gt96 »

Digo isto porque vejo muitos TDI's a fazerem muito torque e não usam nada disso. Usam apenas uma boa embraiagem.
Um TDI de 110 original tem um torque semelhante a um VR6 e superior ao G60, por exemplo...
Se vais mudar a caixa não há muito que inventar.
paivatrans
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por paivatrans »

Boas! Ja faz algum tempo que não actualizo e com razão, o projecto quase não mexeu!
Deixo-vos com algumas actualizações, poucas.

#Embolo 11mm $40€
#Coletores SDI $30€
#Molas Eibach rebaixadas 3cm $110€
#Bomba eléctrica da direcção (EPHS) TRW JER, proveniente de um Polo 9N $100€
e com isto desaparece a polia anexada ao "Damper"da cambota.
#Filtro "inline" do óleo da direcção. $12€
Ja tive problemas com oring´s que apareceram dentro da bomba da direcção, vou precaver essa situação.

->E falta aqui ainda um cooler para arrefecer o óleo da direcção .
->Instalar um filtro CAT 1r-0750, 2 microns a menos de 10€ na concorrencia! Depois de abrir a bomba de injecção e ver a quantidade de lixo acumulado, parece-me uma excelente ideia, só tenho de arranjar maneira de não ser roubado no suporte do filtro!!
->LiftPump barata :) comprei um suporte de um carro a gasolina e agora vou substituir a bomba original por uma de um tdi. Porque? Porque as bombas a gasolina têm uma pressão de 5bar e a bomba de injecção não deve ver à entrada mais que 0.5bar.

Mais novidades pro ano que vem!!!!
mondeladas
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por mondeladas »

Ficam a faltar apenas as fotos ! 8)
paivatrans
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por paivatrans »

Update

Ja fez dois anos que eu comecei este projecto e ainda não desisti dele (vontade ja não me faltou), mas infelizmente parece que este projecto esta condenado. Esteve 1 ano e dois meses para ser pintado dentro da oficina e agora ja vão mais de 6 meses dentro da minha garagem só em chassi. O carro esteve esse tempo todo para ser pintado por culpa/negligência da oficina, e agora estou sem grande vontade de continuar, como já tinha dito não sou aficionado pelos VW e isso também ajuda. Enfim, o material que juntei durante a espera:

Goodies:
- Sweatshirt da Springfield com o logo da VW, para se um dia for a uma meeting ;)
- Isqueiro quadrado com simbolo VW, para pegar fogo ao carro um dia que me acabe a paciência.

Som:
Som premium é dinheiro mal gasto neste carro, a insonorização é quase inexistente anulando a qualidade de qualquer sistema, portante eu escolhia a gama Low Cost da Hertz, qualidade bastante boa para o preço.
# Hertz HCP4
# Hertz DCX165.3
# Hertz DCX 460.3
# Hertz DCX 100.3
# Radi0 Sicur SCM261BT
- Cabos Connection (connection.eu Pertence ao grupo Hertz / Audison)

Chassi:
# Substituição dos apoios dos amortecedores antigos para o modelo mais recente tipo mk4.
Aqui é preciso mudar tudo, desde os batentes, rolamentos e pratos da mola.
# Substituição do sinobloco do braço de suspensão original pelo do Audi TT
O sinobloco tem as mesmas dimensões, é completamente rigido e não se nota nada na condução.

Motor / Cabeça
# Vedante tampa de enchimento novo ElRING
# Kit vedantes tampa novos ELRING
# Parafusos de apertar a cabeça PD150 cortados a medida
# Arvore de Cammes SDI ET ENGINETEAM - As FEBI tambem parecem ter boa qualidade no segmento Low Cost
# Touches PD150 - Têm um tratamento em diamante
# Chavetas novas
# Molas Dbilas
# Retentores Valvulas ELRING
# Guias Valvulas AE
- Acentos valvulas em "beryllium" - Tenho um orçamento de 35€ + IVA cada

Motor / Bloco
# Pistões Mahle 81L115 - Motor BHW 2.0 Fiquei 6 meses à espera que voltassem a ter stock do pistão 1/2 mas sempre consegui comprar original Mahle.
# Capas Bielas "Small Journal" com tratamento "Sputter"
# Capas Cambota
# Capas Bielas lado pistão Mahle
# Capas Veio do meio Mahle - Quantos é que alguma vez retificaram essas capas? :)
# Parafusos da Cambota PD150 OEM
# Cambota TDI VP com escatel e parafuso novo Febi - - - - Até aqui é o material necessário para retificar o bloco
# Vedantes do lado de fora do motor e Retentores da Cambota ELRING
# Bomba de oleo nova
- Tampa óleo em alumínio - Ainda tenho de verificar compatibilidade
- Dumper novo - Ainda tenho de comprar, o preço é que não me agrada

Motriz:
# Caixa de velocidades 02J - ASD - Proveniente de um Ibiza 6K2
# Selector de cabos - Também de um Ibiza 6k2
# Mono-massa OEM usado
# Embraiagem com prato de encosto VR6 da Sachs
# Vedante lado caixa Sachs
# Garfo, pino do garfo e mola novos
# Pedaleira de um tdi

to be continued
PS: Relativamente ao meu post anterior:
"->LiftPump barata :) comprei um suporte de um carro a gasolina e agora vou substituir a bomba original por uma de um tdi. Porque? Porque as bombas a gasolina têm uma pressão de 5bar e a bomba de injecção não deve ver à entrada mais que 0.5bar."
Não é possivel, as bomba não são iguais. Ha 3 soluções
1- Comprar o suporte completo de um PD
2- Usar uma bomba inline ou bomba com acumulador (bastante caras)
3- Usar o suporte dos a gasolina com um regulador de pressão antes do filtro.
4- Usar o suporte dos a gasolina com um regulador PWM para a bomba e um sensor de pressão para controlo, como se faz nos carros mais modernos.
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Mario_Marques
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Re: MK3 Golf GTD 93' DD - Restauração ( ou la perto )

Mensagem por Mario_Marques »

Bem, eu achava que era um gajo complicado, mas descobri que afinal não :mrgreen:
Uma coisa, as bombas de gasolina não tem necessariamente 5 bar, há com menos, há bombas variáveis e há formas de baixar, e se tiveres um bom retorno não há grandes problemas mas fizeste bem optar por uma TDI.
Boa sorte com isso e umas fotos era sempre bem-vindas.
Abraço
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