Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Responder
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

Certamente a resposta que vão ouvir é que não dá!

O Cruise control adaptativo é algo que começa a ser mais conhecido nos dias de hoje, talvez não saibam mas havia planos para que essa funcionalidade fosse incluída no Golf VI. A VW ainda fez testes e protótipos Golf VI com ACC mas infelizmente não chegou a sair.

Mas a preparação tinha sido feita e a plataforma PQ35 (Golf VI, Scirocco, Eos, Touran, Tiguan e pouco mais) foi lhe negada o ACC, isso não quer dizer que o sistema não tivesse lá, estava era desabilitado.

Tive a felicidade de conhecer o JMB123, depois de ele ter aberto este projecto
http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 3&t=104864

Desde logo reparei que partilhávamos a mesma paixão e que queríamos a mesma coisa, ACC nos nossos carros. Cada um tinha os seus obstáculos, ABS diferentes, unidades de motor de geração diferentes, mas isso não fez abrandar, fomos ajudando mutuamente e foi sempre tentando manter viva a grande perseverança que o JMB123 tem.

Foram muitas noites a fazer testes, horas infindáveis de tentativas furadas, tudo trabalho do JMB123, eu fui dando a ajuda e o apoio que conseguia... e um dia a luz ao fundo do túnel apareceu!!!

A Touran já roda há alguns meses com ACC e o Tiguan começou agora.

Uma viatura com matricula de 2009, a circular com um extra que nunca foi suposto ter, para mim, é qualquer coisa de fantástico.
Partilho com vocês aquilo que acho que foi a modificação mais fixe que já fiz, espero que gostem!


https://www.youtube.com/watch?v=dsVUROUygKA
Última edição por n4s em 03 jun 2019, 08:25, editado 8 vezes no total.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por cristo_844 »

Óbvio que dá...no Tiguan,Passat B6 etc aos anos que isso ja foi feito!
e sim no golf 6 e scirocco isso saiu como prototipo...tanto que cheguei a encontrar esses protótipos a venda no ebay para peças e so nao avancei com isso num golf 6 devido a nao encontrar o para-brisas a venda porque nos protótipos do golf 6 e scirocco usava radar em vez de camara no vidro da frente!
Cheguei a converter a sistema de manetas e smls dum gtd aqui do forum com o intuito de montar o ACC no futuro mas a ideia nunca chegou a ir para frente devido ao para-brisas!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

Passat eu não considero PQ35, até porque ACC existe como opção para Passat B6/B7.

Não percebo como dizes que isso já foi feito aos anos em Tiguan, acho que estás equivocado. Que eu saiba só existem 3 no mundo (incluindo o meu), Um deles usa ECU Passat porque tem motor CBAB e trocou-se a ECU para ser possivel, o outro usa activação de ACC que JMB123 e eu descobrimos para ECUs EDC17. O meu também é CBAB mas eu fiz a activação do ACC na minha ECU, já que tinha o conhecimento.

Acho curioso dizeres que é óbvio, é que não se vé muitos óbvios por ai.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por cristo_844 »

nao...nao estou equivocado e se conseguir encontrar o link do diy posto aqui!
e óbvio para mim....para os outros nao sei!lol
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

Sinceramente acho que estás a confundir com o DIY do Touareg.
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por jmb123 »

Boa Informação Rúben!!

De facto acho magnífico os amigos que o mundo dos carros nos trazem!!

Tu acompanhas te este processo todo desde início e vais saber dar o valor mais que ninguém. Foi uma longa viagem que só com muito esforço e dedicação foi possível alcançar. Nós conseguimos o que ninguém antes de nós tinha conseguido. Contactar N casa de renome e todas elas nos davam respostas negativas... outros diziam que tem que dar, mas está algo mal codificado e ninguém dizia o quê...

Depois de testar todas as hipóteses possíveis só restava uma... Centralina do motor! Assim que este passo foi dado só havia uma coisa a fazer, insistir! Este último passo foi um caminho de cerca de 8 meses, com muito investimento em Prol de algo que ninguém tinha conseguido!!! Ninguém... até NÓS o termos conseguido!! A alegria foi imensa e isso passa por cima de todos os obstáculos que tivemos! Sermos exclusivos e únicos!

Passaram a "chover" mensagens da Rússia, Polônia, República Checa, Alemanha entre outros... Todos eles conhecidos por suas habilidades na Internet, mas nós tínhamos agora a nossa! ACC em centralinas EDC17!!

Mas também Rúben, é óbvio que, com a nossa dedicação e esforço os resultados tinham de ser assim. Alcançar o 100% pois já haviam Golf VI GTI em que o ACC até funcionava mas nesses assim que o Front Assist actua... pufffff erro! E no nosso caso tudo funciona tal como se tivesse lá nascido!

E também óbvio que fazemos com tanto gosto que seja Centralina do motor, Quadrantes :lol: , ABS ou até mesmo codificações, o resultado terá que ser satisfatório seja ele para quem quer que seja!

Agora é desfrutar daquilo que foi alcançado com muito esforço e muitas horas de sono perdidas já para não falar no investimento... Mas a recompensa, essa, é óbvia.... :mrgreen:
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

Sem dúvida amigo, o melhor de tudo é as amizades que se fazem e permitem que juntos consigamos atingir, humildemente, os nossos objectivos.

Aqui ficam mais umas imagens do desfrutar da recompensa :D :D


https://www.youtube.com/watch?v=oOA6zXTzlCY



https://www.youtube.com/watch?v=VVdMZEXXxI8
Última edição por n4s em 03 jun 2019, 08:25, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por smdp23 »

Em princípio a minha próxima aquisição já vem com esse equipamento, parece-me que vai dar bastante jeito :mrgreen:
n4s Escreveu:Sem dúvida amigo, o melhor de tudo é as amizades que se fazem e permitem que juntos consigamos atingir, humildemente, os nossos objectivos.
As amizades e o espírito de grupo é o que se espera de um clube como este :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

Então e o link?

Uma coisa que também me chateava no meu carro era não ter a velocidade de Cruise control

Aparecia apenas o icone
Imagem

Foi uma prenda que os senhores da VW deram aos proprietários de Tiguans em 2009.
Curiosamente durante a descoberta de como alterar a Flash do motor para que o ACC funciona-se descobri diversas coisas, uma delas foi porque razão este campo não aparecia e como poderia ser activado.

Assim lá apareceu a indicação
Imagem

Nada de mais, pegar na ECU, dar-lhe um bocado de calor e espetar com ela na mesa da Sala para brincar um pouco
Imagem

Estudar um datasheet da Bosch com centenas de paginas e encontrar numa flash com 2milhoes de bytes o que deve ser mudado para activar coisas como ACC, Dispay de Cruise Control, Instrumentos adicionais tipo os do Scirocco, Kessy, etc. Ao fim ao cabo, tudo coisas óbvias... Ou melhor, para mim não foi nada óbvio, foram meses nisto, e não foi sozinho... Até nem fui eu quem fiz mais, houve alguém que queimou muitas mais noites que eu... Custou mesmo muito...

Quando conseguimos demos esperança a outras pessoas. Ajudamos pessoas que queriam ter isto que agradecem por isso
Imagem

http://www.vagarena.fi/index.php?topic= ... #msg603846

Mesmo antes de ter feito para mim... Mas ainda assim, isto para alguns é Obvio!!! É de se tirar o chapeu!!!

Até porque há uma coisa que me disseste e com muita razão, eu basicamente dedico-me o meu carro, é normal que para mim muita coisa não seja óbvia, não tenho a tua "expertise"
Imagem
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por smdp23 »

Sala para brincar, muito interessante mas não é para qualquer um... :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por Castiel »

É óbvio que o n4s e o jmb123 não percebem um chavelho do que dizem e fazem... afinal "só" se dedicam a um carro... Obviamente que só podem estar errados...lol
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por smdp23 »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por Xinesvsc »

n4s e jmb123 os meus sinceros parabéns :D
É graças a vocês e a pessoas como vocês que podemos transformar os nossos carros, adicionar-lhes extras e gadgets que de outra forma seria muito difícil, senão impossível.
Vocês sao grandes carago :mrgreen:
Agora num tom mais sério: vocês ficaram sem pestanas não? :lol: para a próxima avisem que vou abanar com uma folha de palmeira para refrescar as ideias e servir cafés pois não sirvo para mais nada :lol: :lol: :lol:
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por n4s »

A acabar a aplicação de ACC num Scirocco em terras Lusas.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Cruise Control Adaptativo (ACC) em PQ35 - Possível?

Mensagem por Castiel »

Os meus parabéns amigo, fico orgulhoso dos teus feitos :)
E olha, a parte boa é que pelo menos da te passou mais um carro pelas mãos e não apenas o teu, estas a ficar famoso :P
Abraço ;)
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Responder