Dúvida temperatura

Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

Xinesvsc Escreveu: 20 dez 2017, 15:48 Boas pessoal
Aproveitando o tópico venho aqui expor um problema na minha variant 1.6tdi e assim fica num local mais fácil de encontrar pois já tenho este problema relatado noutro tópico mas que foge ao tema.
A temperatura da água em plano e descidas custava a aumentar e até baixava. Dificilmente chegava aos 90. Só em auto conseguia essa proeza ou a puxar pelo motor mas voltava novamente.
Troquei de termostato por um oem mas agora a descer mesmo estando nos 90 graus o ponteiro começa a descer até 70, 60 graus dependendo da descida. Mas isto só acontece com a sofagem ligada a temperaturas quentes. Se meter a sofagem no frio ou tiver desligada nada se verifica. Tudo normal.
Alguém me pode ajudar? Tenha os mesmos sintomas?
Obrigado desde já pela atenção.
Cumps
Isso a mim parece-me normal. No meu carro de manhã, principalmente agora de inverno, se levar a sofagem ligada e for a descer durante algum tempo, o ponteiro também baixa ligeiramente, mas isto só acontece no meu carro antes da temperatura atingir os 90º.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Xinesvsc »

Silver_Ajm Escreveu: 20 dez 2017, 16:16
Xinesvsc Escreveu: 20 dez 2017, 15:48 Boas pessoal
Aproveitando o tópico venho aqui expor um problema na minha variant 1.6tdi e assim fica num local mais fácil de encontrar pois já tenho este problema relatado noutro tópico mas que foge ao tema.
A temperatura da água em plano e descidas custava a aumentar e até baixava. Dificilmente chegava aos 90. Só em auto conseguia essa proeza ou a puxar pelo motor mas voltava novamente.
Troquei de termostato por um oem mas agora a descer mesmo estando nos 90 graus o ponteiro começa a descer até 70, 60 graus dependendo da descida. Mas isto só acontece com a sofagem ligada a temperaturas quentes. Se meter a sofagem no frio ou tiver desligada nada se verifica. Tudo normal.
Alguém me pode ajudar? Tenha os mesmos sintomas?
Obrigado desde já pela atenção.
Cumps
Isso a mim parece-me normal. No meu carro de manhã, principalmente agora de inverno, se levar a sofagem ligada e for a descer durante algum tempo, o ponteiro também baixa ligeiramente, mas isto só acontece no meu carro antes da temperatura atingir os 90º.
Obrigado Silver_ajm pelo feedback :wink:
Como troquei o termostato agora ando mais atento a isso. Se calhar até aconteceu sempre e eu nunca reparei. Pois só faz com sofagem a quente quanfo coloco a 23 graus ou mais. Se for a menor temperatura tudo normal.
Como é costume, não é defeito, é feitio :mrgreen:
claudiomarques
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 27 mar 2017, 16:53
Veículos: golf vi 1.6 tdi

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por claudiomarques »

boa tarde
tenho um golf vi 1.6 tdi e a temperatura também raramente chega aos 90º anda sempre nos 60/70º so quando faz regenerações e que fica fixo nos 90º e o relantim ligeiramente acelerado.
Diogo655
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 06 jan 2018, 16:05
Veículos: Vw golf VI

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Diogo655 »

claudiomarques Escreveu: 31 mar 2018, 11:03 boa tarde
tenho um golf vi 1.6 tdi e a temperatura também raramente chega aos 90º anda sempre nos 60/70º so quando faz regenerações e que fica fixo nos 90º e o relantim ligeiramente acelerado.
Eu tenho um igual de 2010 e a temperatura esta sempre fixa nos 90 , acho k é onde deve estar , nao é suposto ter esse tipo de oscilacao
FloresMaia
Beginner
Beginner
Mensagens: 40
Registado: 22 mar 2017, 20:28
Veículos: VW Golf Variant 2012 TDI 105HP

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por FloresMaia »

A minha Variant chega a 90 graus apos uns 8/10kms de nacional e por mais devagar ou “coça” que lhe dê está sempre nos 90. É uma 1.6 de 2012
danton
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 19 abr 2019, 03:13
Veículos: golf variant 2017

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por danton »

Boa tarde, comprei uma uma golf variant de 4/2017 115 cv. Nas últimas viagens reparei que a ventoinha dispara, primeira vez andei 5km, segunda viagem 30km. Já li alguns comentários acerca do motor de regeneração, alguém que me pode explicar se esta situação é normal ? Obrigado
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Maraduxo »

danton Escreveu: 19 abr 2019, 13:09 Boa tarde, comprei uma uma golf variant de 4/2017 115 cv. Nas últimas viagens reparei que a ventoinha dispara, primeira vez andei 5km, segunda viagem 30km. Já li alguns comentários acerca do motor de regeneração, alguém que me pode explicar se esta situação é normal ? Obrigado
Se dispara as ventoinhas e a rotação quase nas 1000rpm ao relanti é regeneração.
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Maraduxo »

Quanto à temperatura ambiente abaixo dos 20graus e andar nas calmas, mal se apanha uma descida a temperatura desce e se ligarmos a sofagem cai bastante até aos 70 e é perfeitamente normal já que a sofagem rouba liquido quente de radiador para aquecer.

Para a temperatura se manter nos 90 é preciso andar as km seguidos para que o motor aqueça. Por norma o motor a gasolina aquece mais depressa.
danton
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 19 abr 2019, 03:13
Veículos: golf variant 2017

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por danton »

Maraduxo Escreveu: 19 abr 2019, 20:33
danton Escreveu: 19 abr 2019, 13:09 Boa tarde, comprei uma uma golf variant de 4/2017 115 cv. Nas últimas viagens reparei que a ventoinha dispara, primeira vez andei 5km, segunda viagem 30km. Já li alguns comentários acerca do motor de regeneração, alguém que me pode explicar se esta situação é normal ? Obrigado
Se dispara as ventoinhas e a rotação quase nas 1000rpm ao relanti é regeneração.
Ok, obrigado.

então quando isso acontece tenho de continuar a circular com o carro até ele acabar o processo ?

cump
cpalha
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 16 out 2011, 08:56

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por cpalha »

Boas pessoal

Depois de ler todas as mensagens e do meu mkvi 1.6 105 cv por vezes andar com a temperatura abaixo dos 90ºc, custa-me a acreditar que nao seja avaria no termostato.
A minha carrinha de serviço, strakar anda um pouco e fica logo na temperatura normal.
Nos nossos carros o termostato so tinha de gerir a temperatura dos 90ºc, se a agua estiver abaixo dos 90ºc o termostato deveria fechar-se quase na totalidade para que a agua ficasse retida na zona do motor e aquecesse rapidamente, se atingisse os 90 aí o termostato abria para a posição normal.
Por isso acho estranho o meu carro nem sempre andar na temp de 90.

Se alguem tiver mais dicas coloque aqui a sua opiniao.

cpalha
marmaduke1968
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2015, 16:14
Veículos: Golf VI 1.6TDI 105Cv Bluemotion

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por marmaduke1968 »

Boa noite,

Mais uma vez, venho aqui pedir a vossa ajuda no seguinte:
Ultimamente tenho notado que a minha viatura (Golf VI 1.6TDI 105Cv, Bluemotion, de 2011) está com os mesmos sintomas descritos neste tópico.

Resumindo:
-Demora mais tempo a atingir os 90 graus, independentemente da temperatura exterior.
-Depois de atingir os 90 graus, não estabiliza nos mesmos, baixando passado um pouco a temperatura para os 70/80 graus e volta a subir novamente para os 90 graus e assim sucessivamente.
- A verdade é que também não ultrapassa os 90 graus.
- O mesmo comportamento, quer em viagens mais curtas ou mais longas.
- O mesmo comportamento, quer esteja a sofagem ligada ou não.
- Só estabiliza/fixa nos 90 graus, quando faz regenerações.
- Não gasta água.
- A viatura tirando esta anomalia, funciona impecavelmente.

Assim sendo e conforme as vossas sábias opiniões, provavelmente deve ser um problema do termostato colado aberto.
Por favor alguém que tenha tido esta anomalia, resolveu a mesma, substituindo o termostato ou houve substituição de outras peças?
Se sim, colocou OEM ou Aftermarket?

Preocupa-me esta situação, pois poderá consequentemente trazer problemas maiores de saúde ao motor, uma vez que o correto seria o motor andar sempre à temperatura ideal de funcionamento ou seja atingir os 90 graus e estabilizar.

Obrigado desde já pela vossa atenção.
Cordiais Cumprimentos
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

marmaduke1968 Escreveu: 21 abr 2022, 20:09 Boa noite,

Mais uma vez, venho aqui pedir a vossa ajuda no seguinte:
Ultimamente tenho notado que a minha viatura (Golf VI 1.6TDI 105Cv, Bluemotion, de 2011) está com os mesmos sintomas descritos neste tópico.

Resumindo:
-Demora mais tempo a atingir os 90 graus, independentemente da temperatura exterior.
-Depois de atingir os 90 graus, não estabiliza nos mesmos, baixando passado um pouco a temperatura para os 70/80 graus e volta a subir novamente para os 90 graus e assim sucessivamente.
- A verdade é que também não ultrapassa os 90 graus.
- O mesmo comportamento, quer em viagens mais curtas ou mais longas.
- O mesmo comportamento, quer esteja a sofagem ligada ou não.
- Só estabiliza/fixa nos 90 graus, quando faz regenerações.
- Não gasta água.
- A viatura tirando esta anomalia, funciona impecavelmente.

Assim sendo e conforme as vossas sábias opiniões, provavelmente deve ser um problema do termostato colado aberto.
Por favor alguém que tenha tido esta anomalia, resolveu a mesma, substituindo o termostato ou houve substituição de outras peças?
Se sim, colocou OEM ou Aftermarket?

Preocupa-me esta situação, pois poderá consequentemente trazer problemas maiores de saúde ao motor, uma vez que o correto seria o motor andar sempre à temperatura ideal de funcionamento ou seja atingir os 90 graus e estabilizar.

Obrigado desde já pela vossa atenção.
Cordiais Cumprimentos
Essas oscilações de temperatura são repentinas, ou acontecem lentamente consoante a velocidade aumenta, ou diminui?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Jackyl »

marmaduke1968 Escreveu: 21 abr 2022, 20:09 Boa noite,

Mais uma vez, venho aqui pedir a vossa ajuda no seguinte:
Ultimamente tenho notado que a minha viatura (Golf VI 1.6TDI 105Cv, Bluemotion, de 2011) está com os mesmos sintomas descritos neste tópico.

Resumindo:
-Demora mais tempo a atingir os 90 graus, independentemente da temperatura exterior.
-Depois de atingir os 90 graus, não estabiliza nos mesmos, baixando passado um pouco a temperatura para os 70/80 graus e volta a subir novamente para os 90 graus e assim sucessivamente.
- A verdade é que também não ultrapassa os 90 graus.
- O mesmo comportamento, quer em viagens mais curtas ou mais longas.
- O mesmo comportamento, quer esteja a sofagem ligada ou não.
- Só estabiliza/fixa nos 90 graus, quando faz regenerações.
- Não gasta água.
- A viatura tirando esta anomalia, funciona impecavelmente.

Assim sendo e conforme as vossas sábias opiniões, provavelmente deve ser um problema do termostato colado aberto.
Por favor alguém que tenha tido esta anomalia, resolveu a mesma, substituindo o termostato ou houve substituição de outras peças?
Se sim, colocou OEM ou Aftermarket?

Preocupa-me esta situação, pois poderá consequentemente trazer problemas maiores de saúde ao motor, uma vez que o correto seria o motor andar sempre à temperatura ideal de funcionamento ou seja atingir os 90 graus e estabilizar.

Obrigado desde já pela vossa atenção.
Cordiais Cumprimentos
tudo aponta para que seja o termostato.
também tenho um motor desses, e era exatamente esses os sintomas, e foi o termostato.
marmaduke1968
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2015, 16:14
Veículos: Golf VI 1.6TDI 105Cv Bluemotion

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por marmaduke1968 »

Muito Obrigado Silver_ajm, pela sua ajuda.
Não, as oscilações de temperatura não são repentinas.
Acontecem lentamente consoante a velocidade aumenta ou diminui, como muito bem refere.


Muito Obrigado Jackyl, pela sua ajuda.
Pode por favor dizer-me se o termostato novo que colocou é OEM ou Aftermarket?


Hoje já fui á oficina onde costumo levar o carro e também apontaram que quase de certeza era o termostato, mas.... teriam que fazer testes. Ficou agendado para a semana deixar lá o carro. Deixarei aqui o meu feedback, posteriormente.

Muito obrigado a ambos pela vossa ajuda.
Um grande bem haja.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

Nesse caso será o termostato colado na posição aberto como já foi dito em cima. Sem dúvida aconselho o original.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder