Dúvida temperatura

Responder
sirboss1994
Amateur
Amateur
Mensagens: 312
Registado: 16 out 2015, 18:47
Veículos: Golf 6 1.6 TDI
Localização: Torres Novas

Dúvida temperatura

Mensagem por sirboss1994 »

Bom dia,
Tenho uma dúvida na temperatura da água do meu golf vi, quando a temperatura atinge os 90 graus supostamente estabiliza aí e não mexe mais certo ?
No meu tenho notado que as vezes a minha temperatura por vezes baixa um traço antes dos 90 graus e volta subir passado um bocad, isto será normal ?
Cumps.
:mrgreen:
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Arad »

Termostato?
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Tiago Jesus
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 17 mai 2017, 20:48
Veículos: Golf 7 All Star Variant 1.6 TDI

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Tiago Jesus »

sirboss1994 Escreveu:Bom dia,
Tenho uma dúvida na temperatura da água do meu golf vi, quando a temperatura atinge os 90 graus supostamente estabiliza aí e não mexe mais certo ?
No meu tenho notado que as vezes a minha temperatura por vezes baixa um traço antes dos 90 graus e volta subir passado um bocad, isto será normal ?
Se tudo estiver a funcionar em pleno o ponteiro nao sai dos 90.. provavelmente sera o termostato a nao funcionar direito ou o proprio sensor de temperatura..
sirboss1994
Amateur
Amateur
Mensagens: 312
Registado: 16 out 2015, 18:47
Veículos: Golf 6 1.6 TDI
Localização: Torres Novas

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por sirboss1994 »

Será uma reparação cara ?
Cumps.
:mrgreen:
Tiago Jesus
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 17 mai 2017, 20:48
Veículos: Golf 7 All Star Variant 1.6 TDI

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Tiago Jesus »

sirboss1994 Escreveu:Será uma reparação cara ?
Penso que nao, e ate é uma reparaçao simples de se fazer, em motores mais antigos, agora nestes nao sei..
Avatar do Utilizador
ricas78
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 dez 2013, 18:15
Veículos: Golf IV (115 de 1999)- Mini 1100 - VW Carocha 1300
Localização: Mangualde - Viseu

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por ricas78 »

Boa tarde;

Tenho um mk4 de 99 115cv e o ponteiro da temperatura raramente chega aos 90 e se lá chega nunca passa. Para lá chegar tenho que lhe puxar bem pelo cabedal ou apanhar uma boa subida. Já leva 340000 e nao perde uma gota de água nem me dá nenhuma chatice.
O teu carro te tratará como tu o tratares a ele!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

ricas78 Escreveu:Boa tarde;

Tenho um mk4 de 99 115cv e o ponteiro da temperatura raramente chega aos 90 e se lá chega nunca passa. Para lá chegar tenho que lhe puxar bem pelo cabedal ou apanhar uma boa subida. Já leva 340000 e nao perde uma gota de água nem me dá nenhuma chatice.
Também não dá muita saúde ao motor não andar na temperatura ideal de funcionamento, já para não falar que os consumos também sobem qualquer coisa...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
menmau
Rookie
Rookie
Mensagens: 113
Registado: 27 nov 2012, 14:12

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por menmau »

O meu ponteiro desce para os 80 graus em nacional, mais de uma hora a andar em 4 a cerca de 2000rpm e fica ali nos 80 graus. Só entrando na auto estrada e a manter os 120 é que estabiliza então nós 90 graus. Nunca me aconteceu tal coisa.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

menmau Escreveu:O meu ponteiro desce para os 80 graus em nacional, mais de uma hora a andar em 4 a cerca de 2000rpm e fica ali nos 80 graus. Só entrando na auto estrada e a manter os 120 é que estabiliza então nós 90 graus. Nunca me aconteceu tal coisa.
Muito provavelmente termostato KO.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Xinesvsc »

O normal neste motor depois de aquecer é andar constante nos 90 graus.
Avatar do Utilizador
ricas78
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 dez 2013, 18:15
Veículos: Golf IV (115 de 1999)- Mini 1100 - VW Carocha 1300
Localização: Mangualde - Viseu

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por ricas78 »

Silver_Ajm Escreveu:
ricas78 Escreveu:Boa tarde;

Tenho um mk4 de 99 115cv e o ponteiro da temperatura raramente chega aos 90 e se lá chega nunca passa. Para lá chegar tenho que lhe puxar bem pelo cabedal ou apanhar uma boa subida. Já leva 340000 e nao perde uma gota de água nem me dá nenhuma chatice.
Também não dá muita saúde ao motor não andar na temperatura ideal de funcionamento, já para não falar que os consumos também sobem qualquer coisa...
Não gasta agua. Consumos são fantásticos. 20€ faço 300 e tal kms (condução muito regrada diga-se). Não tenho de todo razão de queixa mesmo. Mesmo o trabalhar dele é um relógio suiço. Quando em auto estrada tem um comportamento exemplar, faço todas as semanas Lisboa Viseu e meto sexta no eixo norte Sul e so a tiro ao chegar a Viseu cidade. E mesmo em aceleração em 6a se carregar no pedal ele vai soltinho e sem se acanhar.
O teu carro te tratará como tu o tratares a ele!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

ricas78 Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
ricas78 Escreveu:Boa tarde;

Tenho um mk4 de 99 115cv e o ponteiro da temperatura raramente chega aos 90 e se lá chega nunca passa. Para lá chegar tenho que lhe puxar bem pelo cabedal ou apanhar uma boa subida. Já leva 340000 e nao perde uma gota de água nem me dá nenhuma chatice.
Também não dá muita saúde ao motor não andar na temperatura ideal de funcionamento, já para não falar que os consumos também sobem qualquer coisa...
Não gasta agua. Consumos são fantásticos. 20€ faço 300 e tal kms (condução muito regrada diga-se). Não tenho de todo razão de queixa mesmo. Mesmo o trabalhar dele é um relógio suiço. Quando em auto estrada tem um comportamento exemplar, faço todas as semanas Lisboa Viseu e meto sexta no eixo norte Sul e so a tiro ao chegar a Viseu cidade. E mesmo em aceleração em 6a se carregar no pedal ele vai soltinho e sem se acanhar.
Não duvido, agora que anda com uma anomalia anda (quase de certeza termostato colado aberto), o normal é o ponteiro chegar aos 90º e manter-se sempre por lá independentemente da velocidade.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricas78
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 dez 2013, 18:15
Veículos: Golf IV (115 de 1999)- Mini 1100 - VW Carocha 1300
Localização: Mangualde - Viseu

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por ricas78 »

Pois isso ter uma anomalia é quase uma certeza. Visto a situação descrita. No entanto não me preocupa, em Moçambique tive um Toyota que colou fechado e foi uma chatice tanto que acabei por lho tirar. Este assim estando nem me vou chatear. Doer não doi mal não lhe faz.

Quanto à temperatura ela não se mantém nos 90º. O ponteiro chega lá em grandes subidas ou quando leva um apertão e minutos depois volta para os 60/70º.
O teu carro te tratará como tu o tratares a ele!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Silver_Ajm »

ricas78 Escreveu:Pois isso ter uma anomalia é quase uma certeza. Visto a situação descrita. No entanto não me preocupa, em Moçambique tive um Toyota que colou fechado e foi uma chatice tanto que acabei por lho tirar. Este assim estando nem me vou chatear. Doer não doi mal não lhe faz.

Quanto à temperatura ela não se mantém nos 90º. O ponteiro chega lá em grandes subidas ou quando leva um apertão e minutos depois volta para os 60/70º.
Bem também não lhe faz, o ideal é o motor andar sempre à temperatura ideal de funcionamento, ou seja, o ponteiro deve andar sempre nos 90º depois de lá chegar e não haver oscilações, nem acima, nem abaixo dos 90º.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Dúvida temperatura

Mensagem por Xinesvsc »

Boas pessoal
Aproveitando o tópico venho aqui expor um problema na minha variant 1.6tdi e assim fica num local mais fácil de encontrar pois já tenho este problema relatado noutro tópico mas que foge ao tema.
A temperatura da água em plano e descidas custava a aumentar e até baixava. Dificilmente chegava aos 90. Só em auto conseguia essa proeza ou a puxar pelo motor mas voltava novamente.
Troquei de termostato por um oem mas agora a descer mesmo estando nos 90 graus o ponteiro começa a descer até 70, 60 graus dependendo da descida. Mas isto só acontece com a sofagem ligada a temperaturas quentes. Se meter a sofagem no frio ou tiver desligada nada se verifica. Tudo normal.
Alguém me pode ajudar? Tenha os mesmos sintomas?
Obrigado desde já pela atenção.
Cumps
Responder