'82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë LET THE GAMES BEGIN!

Responder
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

'82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë LET THE GAMES BEGIN!

Mensagem por pravus »

*Embora ainda me esteja a beliscar de 10 em 10 segundos por não me acreditar que arranjei um*

Apresento o meu unicórnio!

1 de 11k fabricados dos quais menos de um terço eram a Diesel.
Provavelmente, na minha humilde opinião, o carro mais interessante da sua geração no universo VW.
Breve história do carro:
Encontrar este carro foi mero acaso, no ultimo domingo um colega de curso que anda desesperado por encontrar um GTD de 3 portas ligou-me a perguntar se queria ir ver uns carros(vw's antigos óbvio) eu como ano tinha nada para fazer aceitei o convite e fomos rumo aos confins da Maia onde à nossa espera estava um GTD em serias necessidades de restauro, embora completo! pelo canto do olho vejo uma silhueta para mim inconfundível, um Jetta Coupe mk2, num estado fantástico, modelo americano, motor TD, como é óbvio perguntei imediatamente ao dono como tinha arranjado um carro tão raro e num estado tão bom, ao que obtive a resposta ''tenho mais um, este nem é meu é de um familiar, mas o outro não está bom para venda, é o modelo anterior e ainda nem tive tempo de o gozar'', fiquei logo com a pulga atrás da orelha pois se há modelo que gosto mais do que um Jetta Coupe mk2, é o mk1! Pedi imediatamente ao senhor para ver o carro e ele ao inicio não acedeu pois dizia que não ia gostar do carro e só o ia fazer perder tempo, após muita insistência acabou por concordar e pela primeira vez vi esta obra de arte na sua cor Manilla Green algo desgastada, nem queria acreditar, além de ser um mk1, coupe, diesel era a cor que mais gosto, a cor mais oldschool que existe neste modelo e provavelmente a mais rara, mas ainda tinha o problema que o proprietário não o queria vender...
Ontem 14/06/2017 dirigi-me ao armazém onde o carro está e fui honesto com o dono, ''não saio daqui até me dar um preço pelo carro como ele está!'', passado mais de uma hora onde eu basicamente fiz um fosso à volta do carro de tanto andar de um lado para o outro ouvi o valor pretendido por ele, informo que eu vendedor nato como sou não negociei um cêntimo sequer, tal era a vontade de ter este exemplar.

chega de texto e seguem as primeiras fotos:
Imagem

ele está completo eu desmontei a frente para ver o estado da frente, está saudável
Imagem
Imagem

um carro raro com um motor que existe aos milhões, o bom e fiável 1.6D aliado a uma caixa de 5 velocidades
Imagem
Imagem
Imagem
a ausência de ferrugem e babadelas de óleo/agua foram duas surpresas bastante agradáveis!
Imagem
Imagem

começa agora um longo caminho de trabalho para por este raro carro no estado em que ele merece, vai demorar mas vai valer a pena...

desculpem o testamento e espero que gostem da minha mais recente e provavelmente mais rara aquisição!

cumprimentos
Última edição por pravus em 09 out 2017, 22:07, editado 3 vezes no total.
fusca
Pro
Pro
Mensagens: 2273
Registado: 24 out 2011, 18:30
Localização: Leiria

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| The LöCOUPë

Mensagem por fusca »

Excelente achado seguido duma excelente compra! Muito raro os Jetta Coupe, agora um restauro há maneira e ficas aí com um clássico fantástico!! :wink:
nelsonrodrig
Expert
Expert
Mensagens: 738
Registado: 23 jul 2006, 16:40
Localização: santarem

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| The LöCOUPë

Mensagem por nelsonrodrig »

boas
grande achado
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| The LöCOUPë

Mensagem por pravus »

fusca Escreveu:Excelente achado seguido duma excelente compra! Muito raro os Jetta Coupe, agora um restauro há maneira e ficas aí com um clássico fantástico!! :wink:
obrigado, tal como já disse ainda me estou a beliscar de 10 em 10 segundos por não acreditar :wink:
o restauro vai ser demorado, mas pensado ao pormenor e espero ser a salvação deste carro!
nelsonrodrig Escreveu:boas
grande achado
já me estou a tornar pro em achar carros invulgares em estados muito aceitáveis! especialmente quando eles não estão à venda! já com o mk2 foi a mesma coisa :mrgreen: :mrgreen: ou sou pro ou simplesmente chato eheh
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por Mario_Marques »

Olha, olha o que tu foste buscar, esse carro já é meu conhecido á uns anos, foste busca-lo ao Sr. Paulo, boa sorte com a máquina.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

Mario_Marques Escreveu:Olha, olha o que tu foste buscar, esse carro já é meu conhecido á uns anos, foste busca-lo ao Sr. Paulo, boa sorte com a máquina.
verdade :wink: então tu que já o viste o que tens a dizer da maquina?
o interior que era o pior dele já não é o mesmo :oops: ele não o queria vender mas lá lhe torci o braço e ele acabou por ceder :mrgreen: :mrgreen:
faz amanha 35 anos, tá crescidote :mrgreen:

fica mais uma foto já com a frente completa e com a melhor surpresa de todas... o carro já tem coilovers... NOVOS!
Imagem
e uma curiosidade directamente de 1982 :mrgreen:
Imagem

tou mortinho por andar com ele na estrada e desfrutar dos seus potentes 54cv :twisted: :twisted:
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por LeviAlmeida »

Boa compra!
Vi esse carro ao vivo à uns meses e efectivamente está em muito bom estado, na altura estive mesmo para o tentar comprar. Mas não tinha mesmo espaço para mais um Jetta cá em casa... Espero que lhe dês o tratamento que isso merece.
Boa sorte!
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

LeviAlmeida Escreveu:Boa compra!
Vi esse carro ao vivo à uns meses e efectivamente está em muito bom estado, na altura estive mesmo para o tentar comprar. Mas não tinha mesmo espaço para mais um Jetta cá em casa... Espero que lhe dês o tratamento que isso merece.
Boa sorte!
eu só o descobri recentemente mas foi o suficiente para me atirar de cabeça!

diga-se que aquele armazem para um amante de VW's é a caverna de Aladino!

eu agora vou começar com a busca de peças! preciso de um farolim do lado esq, um forro superior da porta do condutor, com muita sorte um quadrante com RPM até 5k o que já me disseram que existem mais humanos em Marte do que quadrantes desses à venda :shock:
cumps e qualquer dia temos de tirar umas fotos com os coupes para meter nojo :lol: :lol:
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por AlexGomes »

Boas!
Esse carro comprei-o a um senhor de Vila Real, tinha o há uns bons anos. Era para o restaurar, ainda me senti tentado mas precisa de alguma atenção mas nada de meter medo! Basicamente era mudar a chaparia da frente, os guarda-lamas e se possível a frente. Um capot melhor pois esse já tens muitos betumes e desempenhar o painel de trás direito.
O lastro está bom e direitinho.
O interior é que está pior mas também se arranja com tempo.
Convém ver essa caixa de direcção...
De resto, está aí um verdadeiro clássico :wink:
Se pesquisares no Google imagens há um precisamente igual, com essa cor e tem umas BBS RF com centro dourado. É lindo!
Agora é arranjar o material, farolins traseiros é uma dor de cabeça e faz a coisa com calma que esse jetta merece dada a raridade.
Naquilo que puder ajudar... dispõe.
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

AlexGomes Escreveu:Boas!
Esse carro comprei-o a um senhor de Vila Real, tinha o há uns bons anos. Era para o restaurar, ainda me senti tentado mas precisa de alguma atenção mas nada de meter medo! Basicamente era mudar a chaparia da frente, os guarda-lamas e se possível a frente. Um capot melhor pois esse já tens muitos betumes e desempenhar o painel de trás direito.
O lastro está bom e direitinho.
O interior é que está pior mas também se arranja com tempo.
Convém ver essa caixa de direcção...
De resto, está aí um verdadeiro clássico :wink:
Se pesquisares no Google imagens há um precisamente igual, com essa cor e tem umas BBS RF com centro dourado. É lindo!
Agora é arranjar o material, farolins traseiros é uma dor de cabeça e faz a coisa com calma que esse jetta merece dada a raridade.
Naquilo que puder ajudar... dispõe.
Então confirma se a história o que é bom! Sei que o carro passou pelas suas mãos e tanto quanto sei foi lá deixado por si, o interior não tá impecável mas já foram substituídos bancos, tablier, volante e forras das portas dianteiras, já não está tão mau mas ainda falta muito!
O que tem a caixa de direção? Não reparei em nada...

De chapa levou a frente mas os guarda lamas ainda São os mesmos, a ilharga dir precisa de atenção mas já vi bem pior :-)
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por AlexGomes »

Boas!
Os guarda lamas têm podres... a fazer bem é arranjar uns, mesmo usados mas em bom estado. No custo justo há um rapaz em Canelas - Gaia que desmantelou um. Na altura fiquei com os pára choques com lava faróis e estou arrependido de não trazer os farolins traseiros :(
Creio que ainda tem a frente e os guarda lamas, faz bom preço.
Quanto à caixa de direcção... ao virar muito a direcção por vezes prende e faz um ressalto. Pode ser da caixa, ter folgas mas também convém rever as ponteiras etc. Já agora, quando o fui buscar fizeram revisão de correia de distribuição e levou rolamentos atrás para fazer a viagem até Viseu.
Mas uma coisa é certa, tens uma boa base ;)
Vais gastar alguns euros no restauro como é óbvio mas a tendência é valorizar cada vez mais. O dinheiro que investires não será perdido.
Estou quase a acabar o meu jetta mk1 e cada vez mais gosto do modelo. Gosto por se ver pouco e também no meu caso está a ser estimulante porque acabei por fazer alterações profundas... dá trabalho mas depois o sentimento e sensação de o ver andar será do melhor!
A única coisa que estava em falta no meu e corria diariamente os ebay's à procura era o friso cromado dos pára choques... estão a caminho, vêm do México :)
Prepara lá essa máquina para a estrada ;)
Alguma coisa dispõe.
Abraço
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

AlexGomes Escreveu:Boas!
Os guarda lamas têm podres... a fazer bem é arranjar uns, mesmo usados mas em bom estado. No custo justo há um rapaz em Canelas - Gaia que desmantelou um. Na altura fiquei com os pára choques com lava faróis e estou arrependido de não trazer os farolins traseiros :(
Creio que ainda tem a frente e os guarda lamas, faz bom preço.
Quanto à caixa de direcção... ao virar muito a direcção por vezes prende e faz um ressalto. Pode ser da caixa, ter folgas mas também convém rever as ponteiras etc. Já agora, quando o fui buscar fizeram revisão de correia de distribuição e levou rolamentos atrás para fazer a viagem até Viseu.
Mas uma coisa é certa, tens uma boa base ;)
Vais gastar alguns euros no restauro como é óbvio mas a tendência é valorizar cada vez mais. O dinheiro que investires não será perdido.
Estou quase a acabar o meu jetta mk1 e cada vez mais gosto do modelo. Gosto por se ver pouco e também no meu caso está a ser estimulante porque acabei por fazer alterações profundas... dá trabalho mas depois o sentimento e sensação de o ver andar será do melhor!
A única coisa que estava em falta no meu e corria diariamente os ebay's à procura era o friso cromado dos pára choques... estão a caminho, vêm do México :)
Prepara lá essa máquina para a estrada ;)
Alguma coisa dispõe.
Abraço
já que vou andar à procura de caixas de direcção ouvi dizer que as dos mk2 que servem no jetta é verdade? se assim for com algum jeito até arranjo é direcção assistida!

os farolins costumam ser problema cronico nestes carros ainda não vi nenhum com eles impecáveis!

o que te referes à ilharga direita é isto certo?
Imagem

para já o que irei precisar é de peças de substituição e de tempo para trabalhar no carro, mas vou arranjar algum tempo para te chatear :mrgreen:

cumps
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

mais um pormenor que adoro neste carro é sem duvida a consola central com o dístico jetta em relevo:
Imagem

já não se fazem carros assim :mrgreen: :mrgreen:
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por AlexGomes »

O jetta 1 é precisamente igual ao golf 1. Se reparares na parte da mala onde está o baú para a roda suplente, está aí a emenda com o acrescento até aos farolins para se ter a mala maior. É a base do golf 1 com esse acrescento. Assim como nos mk2.
Tudo o que precisares a nível mecânico etc é igual ao golf 1, assim como a caixa de direcção.
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: '82|L63Y| Jetta Coupe 1.6D| LëCÖUPë

Mensagem por pravus »

então não deve ser nada fácil arranjar o sistema de direcção assistida para o velhinho! visto que material para mk1 já é algo inflacionado e quem o tem por vezes não vende...

mas tenho de confiar na minha sorte e irei encontrar algo certamente!

cumps
Responder