Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

rui 130 Escreveu: 31 mar 2022, 20:11 Para substituir os casquilhos/rolamento da coluna de direção é necessário tirar a barra de proteção dos joelhos?
Olá Rui, pessoalmente retiro sempre isso quando faço este tipo de serviços, nunca tentei fazer sequer com isso no sitio, logo não sei se é absolutamente impossível fazer sem remover a barra, mas certamente se der será bastante trabalhoso pois é preciso espaço para retirar a coluna e boa visibilidade, também retirar a barra é algo fácil, no meu caso possivelmente até me safo sem retirar nada, dependendo de como está o rolamento velho pode ser possível fazer lá no sitio pois tenho ferramentas próprias, se vir que precisa de mais cuidados ou limpeza profunda é que vou sacar tudo e tratar fora, ou se eventualmente o rolamento velho não sair bem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 02 abr 2022, 11:48
rui 130 Escreveu: 31 mar 2022, 20:11 Para substituir os casquilhos/rolamento da coluna de direção é necessário tirar a barra de proteção dos joelhos?
Olá Rui, pessoalmente retiro sempre isso quando faço este tipo de serviços, nunca tentei fazer sequer com isso no sitio, logo não sei se é absolutamente impossível fazer sem remover a barra, mas certamente se der será bastante trabalhoso pois é preciso espaço para retirar a coluna e boa visibilidade, também retirar a barra é algo fácil, no meu caso possivelmente até me safo sem retirar nada, dependendo de como está o rolamento velho pode ser possível fazer lá no sitio pois tenho ferramentas próprias, se vir que precisa de mais cuidados ou limpeza profunda é que vou sacar tudo e tratar fora, ou se eventualmente o rolamento velho não sair bem.
Obrigado Mário. Deixei hoje o carro no mecânico. A ver se trata da coluna pois o rolamento estava todo desfeito.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

rui 130 Escreveu: 02 abr 2022, 15:30
Mario_Marques Escreveu: 02 abr 2022, 11:48
rui 130 Escreveu: 31 mar 2022, 20:11 Para substituir os casquilhos/rolamento da coluna de direção é necessário tirar a barra de proteção dos joelhos?
Olá Rui, pessoalmente retiro sempre isso quando faço este tipo de serviços, nunca tentei fazer sequer com isso no sitio, logo não sei se é absolutamente impossível fazer sem remover a barra, mas certamente se der será bastante trabalhoso pois é preciso espaço para retirar a coluna e boa visibilidade, também retirar a barra é algo fácil, no meu caso possivelmente até me safo sem retirar nada, dependendo de como está o rolamento velho pode ser possível fazer lá no sitio pois tenho ferramentas próprias, se vir que precisa de mais cuidados ou limpeza profunda é que vou sacar tudo e tratar fora, ou se eventualmente o rolamento velho não sair bem.
Obrigado Mário. Deixei hoje o carro no mecânico. A ver se trata da coluna pois o rolamento estava todo desfeito.
Um conselho, devias ver os casquilhos da caixa de direção, pois o motivo dos rolamentos da coluna falharem é haver movimento excessivo da caixa de direção, faz que que a caixa de direcção se mova demasiado, que por sua vez puxa com ela o veio da coluna de direção e destrói os rolamentos, se isso não for tratado é bastante possível que daqui a uns 50mil km's voltes a ter de fazer isso novamente, isto geralmente acontece mais nos carros com jantes de 15" ou quando o pessoal muda para 15" pois o esforço da caixa de direção aumenta significativamente, quem tem 13" ou 14" geralmente leva muito mais tempo para isto falhar a não ser que usem pneus super aderentes e uma condução muito agressiva, é que as jantes de 15" por serem mais pesadas e os pneus agarrarem também muito mais, aumenta o esfoço na caixa de direção e os casquilhos, não são propriamente fantasticos no que toca a manter a caixa de direção no sitio, são quase uma anedota para aquilo que os carros trazem hoje em dia, aquilo devia ser maciço de um lado para fixar e ter só casquilho de um lado para absorção, a vw meteu 2 casquilhos de borracha, o que não é optimo, pois com a idade os casquilhos ficam fracos, demasiado elasticos, demasiado flexiveis, deixando as coisas mexerem demais, na altura que o carro foi desenvolvido os carros não agarravam muito e não havia esse problema, o problema é que aumentando o atrito aumentam os problemas.

O meu carro vai levar isso agora novamente, o antigo dono tinha já mudado mas quem mudou não renovou os da caixa de direção e consequentemente vou ter de mudar agora novamente, até tem cá as provas do crime de já terem mudado tal como me foi dito, tem marcas do saca, o que prova que me foi dito a verdade:
Imagem
E vê-se claramente que já tinha levado tudo novo e original, as peças parecem muito novas, mas falhou por causa da origem do problema não ser realmente lá.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Reparação do tablier concluída com sucesso, quadrante volta para o sítio, teste, instalar moldura agora com todas as fixações funcionais e reforçadas.

Imagem

Imagem

E claro, testar o volante:
Imagem

Agora que tenho o quadrante reparado, consegui perceber toda a história por detrás disto, o porquê de já terem tentado reparar o quadrante antes, sendo que antes o MFA funcionava e a conclusão é que nestes carros, o controlo de nível de líquido refrigerante é feito por um relé, e tem uma luz única que serve para aviso de excesso de temperatura e também para controlo do nível, a relé é a número 42 e tem um defeito de concepção, algures em 1997 foi redesenhada e passou a ser número 43, ora agora com o quadrante reparado e tudo a funcionar, percebi que o controlo de nivel não funciona, diz que não tem líquido quando tem, investigo o sistema elétrico e bingo, a relé não funciona, ainda abri para ver se era reparável, mas não compensa pois um dos componentes avariados não está disponível, vou fazer upgrade para a 43 e problema resolvido.
Em resumo, causaram uma porrada de destruição para não resolverem um problema que era so trocar uma peça que na altura até era barata.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Agora, próximo passo, sacar a coluna de direção e renovar tudo para ficar novamente zero km, tenho já todas as peças originais para este serviço já á alguns anos mas nunca tinha surgido necessidade ou oportunidade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Este carro vais ficar melhor que novo. 😀
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Silver_Ajm Escreveu: 04 abr 2022, 21:01 Este carro vais ficar melhor que novo. 😀
Eu digo muito muito muito melhor.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

Isto faz lembrar o relé 109 no IV....

Que sonho!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 04 abr 2022, 23:53 Isto faz lembrar o relé 109 no IV....

Que sonho!
Essa e mais uma centenas delas pois existem montes de relés visualmente similares.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Os trabalhos continuam, agora já com o tempo a começar a apertar pois está próxima a data de inspeção e as coisas não estão a correr como tinha planeado....o problema é que tinha feito o plano em 2016!

O rolamento de cima está todo ko.

O rolamento de baixo não está na verdade tão mau como pensava mas agora vai ser trocado, pois já tinha comprado material prai á 3 anos, infelizmente, material errado, vou ter de comprar as peças corretas, a boa notícia, á partida tal como outras coisas no carro mostram, nunca teve um acidente pois ainda tem o linguete intacto.
Imagem
Imagem
Imagem

Portanto se alguém tiver um mk1 sem direção assistida de origem e sem airbag e precise do rolamento e casquilho avise :mrgreen:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por gongasfrs »

Fico doido cada vez que existem aqui novidades, tens uma paciência daquelas de gabar mesmo 🤣
Ainda bem que aqui não se vê o velho ditado " casa de Ferreiro espeto de pau"
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

Dass.....com jeitinho a WW mãe, irá pedir o carro para efectuar um estudo profundo de como se deve fazer algo bem feito...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 26 abr 2022, 13:27 Dass.....com jeitinho a WW mãe, irá pedir o carro para efectuar um estudo profundo de como se deve fazer algo bem feito...
:mrgreen: :mrgreen: Agora já não se fabrica disto...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Infelizmente não é a vw que precisava de aprender mas sim os aprendizes onde o antigo dono levava o carro, se tivessem feito bem o serviço á primeira, eu agora não tinha de fazer de novo....não é que estivesse muito mau, mas era escusado, basicamente trocaram tudo e até meteram tudo original, mas não viram a origem do problema que era os casquilhos da fixação da caixa da direção, quem não resolver isso primeiro vai passar a vida a trocar rolamentos e casquilhos da coluna de direção.


Uma coisa, respondendo novamente á pergunta do Rui130, agora que tirei, dá para realmente fazer o serviço sem tirar a barra caso não queira tirar mesmo a coluna, é possível fazer no sítio mas desaconselho vivamente pois primeiro o acesso não é bom, segundo, precisa de ferramentas próprias para inserir o rolamento sem o danificar ao inserir, tirar a barra são 4 parafusos e 4 porcas, tirei a minha prai em 5 minutos ou nem isso, para tirar a coluna, se estiver original há lá 2 parafusos sem cabeça que precisam de algum trabalho para se tirar.
Importante, usar o loctite recomendado e os apertos corretos na coluna de direção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Ora 2 peças já cá cantam, o bloqueio da direção com rolamento e já que estou a mexer, leva também um contactor novo.
Imagem

Fica a faltar um casquilho que foi complicado descobrir qual era verdadeiramente o correto e o rolamento inferior que vai levar um grande upgrade.
É muito fácil comprar as peças erradas e algumas mesmo sendo as erradas dá para instalar mas depois vai dar problemas pois fica com a tensão errada e distâncias erradas.

Já agora, pode ser útil, a referência original da tranca da direção é 171 905 851 mas foi substituída por 155 905 851, a referência do switch, aqui atenção pois varia com a motorização mas se tiver os mesmos pinos que este é igual, é 111 905 865L, isto já é a referência atual.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Já estava mesmo a chegar ao "redline" para ir fazer a inspeção e tive de fazer umas noitadas pois não consigo facilmente encaixar os trabalhos no meu carro com os outros, não foi fácil, mas lá deu para montar as coisas.


Imagem
Lá consegui identificar as peças corretas para o meu carro, nota aqui especial, que nem todos os carros são iguais e as peças até encaixam, mas depois não fica ok, em especial o casquilho de cima.
Imagem

Imagem

E consegui arranja-las! Lado esquerdo peças corretas para o meu carro, lado direito peças para a maioria dos VW's que existem que infelizmente o meu tinha de ser diferente.... :D
Imagem

Tive de preparar uma chave para montar, decidi, devido á falta de tempo não remover a coluna e fazer no sitio, eu não recomendo fazer isto, mas tive de fazer assim.
Para garantir que o rolamento não era danificado ao montar, contrui vários casquilhos para centrar o rolamento a todo o comprimento da coluna, segurar o rolamento e depois garantir que ao fim as peças de centragem não ficavam presas na coluna, esta chave que fiz á uns anos já me deu jeito em muitas situações complicadas e fiz vários tipos de casquilhos para centrar.

Imagem
Imagem

Aqui o casquilho de centragem inferior/suporte de rolamento, esta peça centra e segura o rolamento centrado
Imagem

Teste de medidas da ferramenta e ajustes finais
Imagem

Massa para instalar o rolamento
Imagem

Aqui já a instação em curso
Imagem

Aqui já o rolamento no sitio
Imagem

E o casquilho superior novo no sitio
Imagem

E aqui o rolamento velho e novo lado a lado, o meu novo rolamento tem muito mais agulhas que o original que se traduz numa folga muito menor.
Imagem


Aproveitei para trocar uma coisa que não era muito importante, mas que já tinha em mente trocar, comprei um plafonier novo original.
Imagem
Imagem
Imagem

E o novo!
Imagem


Em relação ao rolamento, o meu não estava muito mau comparativamente á maioria dos carros, mas é uma diferença abismal a sensação que a direção agora dá, parece um carro moderno, completamente sólida e sem ruidos.
Aproveitei e já que tinha metido tudo novo e comprei também contacto de ignição novo, que foi outra dor de cabeça encontrar o correto para o meu carro.
Imagem

E sim, consegui fazer a inspeção, hoje, o último dia!
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder