Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

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Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

E a busca continuou, e continuou.....e apareceu a causa do problema, um transístor PNP morto, o transístor onde está a ponta de teste do multímetro da foto, testei toda a placa e é a única peça que está ko, e obviamente estando KO não funciona, testando o circuito percebi porque que tinha energia na manete, o relógio e tudo funcionava exceto o próprio MFA
Anexos
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Isso ou vai ou racha. 😁 É possível substituir esse transistor?
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joaodh92
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por joaodh92 »

Excelente trabalho Mário, por vezes não é fácil detectar esses problemas quando nem esquema das placas se tem.
Ainda bem que foi o transistor ;)
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Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

A pior parte está feita, como diz o JJ, o resto são "peaners" :lol: ou não, pois não sei até que ponto vai ser fácil arranjar estes componentes ou descobrir quais os novos compativeis com estes, visto que não tenho grande informação deles.
Silver dá para trocar e são peças super baratas até, e não vou trocar só essa já que estou com a mão na massa.
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catskills
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por catskills »

Olhando para ai parece que a pior parte era mesmo descobrir onde era a avaria e a sua causa, que isso hoje em dia já deve ser uma arte em extinção.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

@ para o utilizador que enviou a PM a perguntar o que tinha feito na cabeça do motor, por favor, façam as perguntas no tópico, assim fica para toda a gente disponivel e só tenho um trabalho, deixo a resposta:

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-Descarbonização da cabeça
-Teste de vazão e velocidade do ar com tudo original, identificação de pontos "mortos" e restrições com uso de tubos de "pintor" e algumas bolas de teste.
-Teste das guias de válvulas e verificação das medidas de válvulas(válvulas ok, guias levou as 8 novas em bronze da marca Ferrea Racing, mantive o comprimento original para ter a maior durabilidade possível, mantive também os 8mm)
-Retrabalho na garganta das válvulas de admissão(remoção de imperfeições e ajuste das medidas da garganta)
-Retrabalho nas sedes das válvulas de admissão(adição de um terceiro angulo)
-Retrabalho de válvula de admissão(adição de um terceiro angulo)
-Retrabalho das válvulas de escape(adição de 2 ângulos adicionais)
-Retrabalho da garganta de escape na parte inferior
-Remoção de imperfeições da camara de combustão
-Retrabalho nas paredes dos "bolsos de válvulas"
-Desobstrução das válvulas na camara de combustão
-Retrabalho de ângulos de ductos, importante, não foi aumentado o diâmetro pois o diâmetro até devia ser mais pequeno como pude comprovar na bancada de fluxos, o diâmetro dos ductos já é demasiado grande de origem :!: ....apenas foram corrigidas obstruções, defeitos de fundição e ângulos que não estavam muito bons.
-Ligeiro polimento da camara de combustão, em especial nas zonas propícias a aquecimento que podem originar detonação, a cabeça ja tinha umas marcas de ter ocorrido
-Polimento do ducto de escape
-Acerto de janelas ás juntas
-Acerto das janelas dos coletores de admissão e escape, acerto do coletor de admissão Audi 80 sport na zona dos injectores
-Verificação da cubicagem(acerto da taxa de compressão)
-Teste final de vazão e velocidade de ar para comprovar os resultados.
-Limpeza da face da cabeça com acabamento para poder usar uma junta do tipo MLS(multi layer steel).
-Teste da carga das molas e curso das molas(mantive as molas duplas)
-Arvore de cames de 268graus

Obviamente dava para fazer muito mais coisas, mas para o projeto que tenho em mente isto é o suficiente.


O que foi feito, foi feito a pensar num custo relativamente baixo para o tipo de trabalho que é(um trabalho destes nunca é barato), manter a utilização de um carro normal sem os típicos problemas que aparecem numa cabeça muito modificada(má utilização em alguns regimes devido ao ar se mover de forma lenta, cabeça enfraquecida devido á remoção de material que acaba por partir em algumas zonas), ter um ganho significativo de potencia através do aumento da eficiência com uma utilização agradável e ter fiabilidade.
Uma coisa importante, e quero desmitificar uma ideia que muita gente tem, muita gente acha que vai ter ganhos a alargar ductos, acertar juntas, etc, alargar ductos, no caso de alargar ductos o mais certo e quase garantido é até perderem potencia pois vai reduzir a velocidade do ar e piorar o enchimento do cilindro e atomização da mistura, velocidade é chave para fazer potencia.

:arrow: A maior restrição de todas as cabeças está ao redor da própria válvula, a válvula é a maior restrição de todo o canal, é uma zona sensível de se trabalhar e muito fácil cometer erros graves irreversíveis que na maioria dos casos não é sequer fácil perceber que foram cometidos por quem não tem muita experiencia, equipamentos, técnica ou conhecimento, uma preparação bem feita num motor deste gênero atmosférico, juntamente com outras peças, traz ganhos mesmo muito significativos.
Isto pode parecer fácil, e cortar material não tem nada que saber, mas a ciência toda por trás de um serviço destes é saber o que se está a fazer, e sem equipamentos é impossível ter essa consciência(bancada de fluxos, medidor de velocidade, tubos de teste, esferas de teste, cálculos) ainda é bastante complexa, isto não é chegar lá e alargar as coisas e cortar curvas á sorte, o ar tem um comportamento muito próprio, é preciso saber onde se deve e sobretudo ondenão se deve mexer e isso só é possível com uso de ferramentas de teste.

Tem algumas imagens nas seguintes páginas anteriores, porém nas fotos não dá para perceber grande coisa pois algumas alterações são mesmo pequenas apesar do seu efeito ser dramático.


viewtopic.php?t=110765&start=285

viewtopic.php?t=110765&start=360

viewtopic.php?t=110765&start=375

viewtopic.php?t=110765&start=390

Quem se interessar pelo assunto, recomendo evitarem vídeos de youtube e redes sociais e afins, ok, youtube, se for o canal do David Vizard é obviamente bom, mas o mais certo é não perceberem o que está a fazer, de resto é complicado pois uma pessoa sem conhecimento não vai saber distinguir quem sabe realmente o que está a fazer e porquê e quem não sabe, grande maioria só vão ver pessoal a arrombar ductos á sorte e a medir "CFM's" sem qualquer ciência e outros disparates(eu gosto disso e perco horas e horas também a ver, até mesmo vídeos de pessoas que sei que não sabem o que estão a fazer), uma boa recomendação, lerem livros do David Vizard ou livros de engenharia relacionados com o tema.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por joaodh92 »

Excelente explicação, é impecável alguém se dar ao trabalho de explicar estas coisas e dar-se ao trabalho de escrever.

Não há rede social que traga este tipo de conteúdo :lol:
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Ora desde novembro que não havia novidades, MFA já está vivo novamente!

E foi revisto um ponto que costuma falhar e provocar a irritante luz de nível a piscar.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário, quem sabe e não para sem resolver anomalias dou os meus parabéns.
Cpmtos.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

Inspiração total e detalhe irrepreensível...
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|Guilherme|
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por |Guilherme| »

Bem, este projecto está noutra liga não é verdade? :mrgreen: :mrgreen: Deve ser absolutamente reconfortante ter o know how/mérito de se saber resolver todos os detalhes e deixar tudo funcional. É sempre um gosto ver :)
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Uma novidade, consegui arranjar uma coisa que me incomodava á algum tempo, o meu carro de origem tinha airbag, apesar de poucos terem, mas algures na sua vida deve ter dado problemas e o antigo dono resolveu instalar o volante do vw polo(e outros), o volante era porreiro mas não se enquadrava nada com o interior, andei uns meses atrás de um original em pele deste modelo, e finalmente arranjei um, estava difícil pois em pele são bastante raros e era o que este carro trazia quando não tinha airbag, mas apareceu, foi uma sorte pois estava quase a comprar a segunda hipótese, que era meter um momo protótipo por não encontrar o que queria e por ser o único sem ser o original que me agradava.
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delete duplicate keywords

Também aproveitei o facto de ter tudo desmontado para começar uma pequena reparação:

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Já pronto para furar e cortar á medida necessária e aplicar a nova mola
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Finalmente esse interior vai ficar a maneira. Se havia coisa que não gostava no teu carro era esse volante.
Por acaso também tenho um volante igual ao que adquiriste original em pele. Na altura tirei-o de um MK2 GTD.
Vai ficar bem mais bonito.
Essa bricolage é para reparar o protetor de joelhos?
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

O outro volante era porreiro a nível de condução, tinha boa pega, acho que nisso é até bastante melhor que este e era também mais leve, mas esteticamente não combinava bem, parecia aqueles golf esquisitos tipo de África do sul e outros países, não era uma coisa prioritária pois funcionalmente estava ok mas não gostava nada dele a nível visual, andei vários meses atrás deste modelo de volante pois os que apareciam não eram em pele ou não eram na pele original ainda, não estavam em bom estado, ou não tinham o centro ou forma corretos.

Este foi uma boa oportunidade que apareceu através de um cliente de um restauro que estava a fazer, foi uma troca, e está em muito boas condições e com a pele original, o modelo de volante correto e o centro de buzina correto, pois há volantes muito parecidos mas depois ou o centro não é igual ou os 2 braços de baixo são diferentes, este é mesmo a referência correta para este carro, saiu um um Corrado, a outra opção que tinha era em igual estado e em pele mas do Corrado americano, que é mesmo horrendo(na minha opinião), ainda o cheguei a meter no sítio mas é mesmo muito feio, para quem não conhece, é este modelo, também testei um de Corrado europeu de 3 braços que é ainda pior que este.
Corrado americano
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Corrado europeu de 3 braços
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Possivelmente irei na mesma usar o volante do polo para provas ou comprar outro mais aberto para ter melhor pega a conduzir, mas só saberei depois de testar este.
O que recuperei é um suporte para fixar a moldura do tablier, fica em cima do rádio, infelizmente mais uma coisa que o mecânico do antigo dono lixou, a moldura fixava na mesma bem mas não era a mesma coisa, felizmente todos os outros pontos de fixação estão ok.
Falando na barra de proteção dos joelhos, a minha esta ok, mas assim que finalizar o tablier e montar tudo, vou remover essa barra para ter acesso á coluna de direção para renovar tudo.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Para substituir os casquilhos/rolamento da coluna de direção é necessário tirar a barra de proteção dos joelhos?
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