Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 01 nov 2021, 21:36
rui 130 Escreveu: 01 nov 2021, 20:23 Mário. O Note 1, 2,3 e 4 tem a ver com o estado do veículo?
Sim, a condição, há digamos, umas avaliações sobre clássicos mais ou menos universais em que são avaliados vários pontos, vai normalmente de 1 a 6, sendo 1 um carro em estado de concurso e 6 um carro dador de peças porque a sua recuperação é inviável, depois dentro disto o modelo/versão/equipamento original de fábrica também faz diferença no valor.

Tens aqui mais detalhes:
https://www.hagerty.com/media/buying-an ... bers-mean/
Ok. Obrigado.
O nosso sendo de 1989-1991, versão de 98 cv até está bem avaliado.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Mais ou menos, se vires no mercado de usados nacional o pessoal anda a pedir de 7mil para cima, e uma grande parte deles está no patamar de avaliação 4 e 5,é muito difícil encontrar carros destes no nível 2, nível 1 é um unicórnio.
Para teres noção de um carro de nível 4 :| :
https://www.custojusto.pt/aveiro/veicul ... 8-34756313

Porque é um nível 4, é um carro aparentemente utilizável, não está todo original, precisa de várias reparações.

Ou seja, segundo essa tabela valeria de 1700 até 6mil, isso é uma tabela global/internacional generalizada, estou a usar a tabela do 98cv apesar de esse carro em particular não ser, logo vale ainda menos segundo a mesma.
Esse carro como outros que andam nesses sites, já está á venda á vários anos, quando aparece um bom, geralmente desaparece rápido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 02 nov 2021, 22:15 Mais ou menos, se vires no mercado de usados nacional o pessoal anda a pedir de 7mil para cima, e uma grande parte deles está no patamar de avaliação 4 e 5,é muito difícil encontrar carros destes no nível 2, nível 1 é um unicórnio.
Para teres noção de um carro de nível 4 :| :
https://www.custojusto.pt/aveiro/veicul ... 8-34756313

Porque é um nível 4, é um carro aparentemente utilizável, não está todo original, precisa de várias reparações.

Ou seja, segundo essa tabela valeria de 1700 até 6mil, isso é uma tabela global/internacional generalizada, estou a usar a tabela do 98cv apesar de esse carro em particular não ser, logo vale ainda menos segundo a mesma.
Esse carro como outros que andam nesses sites, já está á venda á vários anos, quando aparece um bom, geralmente desaparece rápido.
Este do anúncio está um pouco inflacionado mas parece estar em condições excepto a capota que precisa ser substituída. Em termos de originalidade tirando as jantes que penso serem as do Sirocco e o volante acho que está tudo original.
Se me oferecerem 10.000€ pelo meu não o vendo pois já gastei mais dinheiro com ele, mas penso que não os vale. Existem alguns anúncios a pedirem 10.000 e 15.000 mas acho que só um Sportline, ClassicLine ou Etienne Aigner em bom estado podem valer acima dos 10.000€.

Mais depressa ia para este que penso ser um Sportline abaixo dos 10.000€. Pelo menos parece só faltarem os autocolantes laterais.
https://www.custojusto.pt/lisboa/veicul ... s-34493355
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Esse sportline vermelho, alguém que perceba o mínimo e esteja dentro daquilo que eventualmente terá de gastar ainda nele, creio que não dará muito mais de 4000e/5500(dependendo do motor e do que não dá para avaliar no anúncio)por ele como ele está agora, esse carro direito tem um valor até bem bom(elevado), mas como esse está não tem, e nem sequer o vendedor sabe o que está a vender(GTI????), neste negocio, basta uma coisa as vezes até barata, alterada ou estragada, para te mandar o preço para baixo uns bons milhares, o valor está nos pormenores, na originalidade e no detalhe.
Quem vai dar 7, 10, ou mais por um carro, não está á espera de ter de corrigir coisas, quer uma coisa direita e acabada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 04 nov 2021, 15:07 Esse sportline vermelho, alguém que perceba o mínimo e esteja dentro daquilo que eventualmente terá de gastar ainda nele, creio que não dará muito mais de 4000e/5500(dependendo do motor e do que não dá para avaliar no anúncio)por ele como ele está agora, esse carro direito tem um valor até bem bom(elevado), mas como esse está não tem, e nem sequer o vendedor sabe o que está a vender(GTI????), neste negocio, basta uma coisa as vezes até barata, alterada ou estragada, para te mandar o preço para baixo uns bons milhares, o valor está nos pormenores, na originalidade e no detalhe.
Quem vai dar 7, 10, ou mais por um carro, não está á espera de ter de corrigir coisas, quer uma coisa direita e acabada.
Sim. Mas o mais normal num carro destes é ter que se gastar dinheiro.
Neste em concreto de exterior há a corrigir aquele simbolo e aquele friso na grelha, falta-lhe também os autocolantes laterais. De interior so reparei no rádio e nas colunas diferentes. Há o desgaste do volante e bancos mas penso que estando o resto em condições vale bem 8000 a 9000€.
Penso ser um Stand a vender e anunciam GTI para "chamar" a a atenção.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Bem, olha, é bom saber que há quem estivesse disposto a pagar, eu pessoalmente á partida avaliando só aquilo que se sabe, não dava nunca mais que o que disse pois tenho quase a certeza que para ficar no nível que eu considero bom tem ai muita massa para gastar o que ia fazer o carro ir para valores que me levariam logo a optar por outro carro melhor/diferente, recuperar um carro destes fica muito dispendioso se mantiverem a qualidade original/peças genuínas, sei bem do que estou a falar :lol:
Já passa de 1Kg em papel de faturas e o carro não tinha nada de especial estragado, é sempre a somar :lol:
Imagem
Imagem
Eu tenho acompanhado o mercado destes carros online, e acompanho algumas vendas e compras devido ao meu trabalho e não os vejo na verdade irem por valores muito melhores que o que falei(foi vendido em setembro um sport line vermelho de um cliente meu, até muito bom por 5700, Sim, tinha a injeção ko mas para um leigo estaria bom, quem quiser realmente bom tem ali na boa 2800e para gastar só no motor/caixa, estava anunciado, não sei se foi realmente vendido por esse valor, o carro andava bem, só mediu foi 73cv em vez de 112 e gastava prai 20l/100 e mesmo assim esteve quase 2 anos á venda) a não ser casos mesmo muito especiais, tipo um carro mesmo imaculado, versão xpto e carregadinho de extras de fabrica, etc, aliás, basta ver os anúncios que andam na net para perceber que isto não tem saída, os únicos que desaparecem são mais baratos e versões normalmente com algo de especial, alguns carros estão numa pseudo tentativa de venda á 5 e mais anos há alguns que estão desde 2012, logo é porque ninguém os quer pelos valores anunciados.
Quando se começa a passar os 10k comecas a entrar num valor onde há muita oferta interessante, desde desportivos a outros cabriolet mais modernos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por catskills »

Nisso tenho de concordar, quando o valor é alto o que se compra tem de estar mesmo muito bom e ser mesmo especial, senão não faltam outras opções, vi alguns anúncios que era o valor de alguns Audi TT.
Por curiosidade, pois ninguém fala muito nisso e é interessante, como se desvaloriza ou valoriza um carro desses, quanto se pode gastar numa recuperação, o que fica mais caro?
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

-Desvalorizar é muito fácil, tirar coisas originais e meter outras diferentes, alterações estéticas/mecânicas, estragar/modificar de forma irreversível componentes originais, usar acessórios/peças que apesar de serem do mesmo modelo, marca, etc não pertencem aquela versão em particular.
-Valorizar, repor tudo que não é original para original, recuperar o que estiver estragado de preferência com peças originais daquele modelo/versão em particular.
Isto da perspetiva de mercado de clássicos.

Agora, quem não está nem aí para isso, que faça as coisas ao seu gosto, e tenha o cuidado de guardar tudo que é original, não estragar nada pois mais tarde ajuda na venda e algumas peças não são depois fáceis ou baratas de repor, algumas peças que parecem simples não se arranja fácil e mesmo usadas é preços de meter medo.....as pessoas não têm noção disso até precisarem mesmo :!:

Uma recuperação é complicado falar em valores pois vai depender de muita coisa, mecânica é barato salvo algumas peças especificas dos sistemas de injeção/gestão do motor que são bastante dispendiosas e/ou difíceis de encontrar, o que fica caro é interiores, chapa, borrachas, acabamentos de interior, capota, por exemplo, algumas capotas, só para dar um exemplo vou a um site conhecido que vende material a bom preço, vou dar um exemplo do meu carro, , esse é o modelo do meu(mohair 303 classic grey/black), só por causa do material custa logo mais 250€ de preço baso que uma preta básica, isto é um exemplo de um orçamento de material para recuperação completa sem mão de obra e não inclui a própria estrutura da capota nem sistema de elevação que no meu caso é hidráulica, nem portes:
Imagem
Dá para fazer mais barato? claro que dá, mete-se uma mais barata diferente e não se renova tudo, mas lá está, quem souber como era de fábrica e quer um clássico, quer um clássico original e direito, manda logo o preço para baixo ou até nem perde é sequer tempo e procura logo outra alternativa.
Eu no meu carro felizmente não tive de fazer nada na capota, está em bom estado, mas já gastei um valor "considerável" no carro e tenho mais para gastar que nunca será recuperado se o investir, tenho algumas alterações também que obviamente desvalorizam imenso na perspetiva de mercado de clássico, mas tudo é reversível, tenho todo o material original direito guardado, mas na verdade não estou mesmo é nada preocupado com o mercado e ideia dos clássicos pois o carro não é para essa finalidade, pelo menos por agora.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Rodolfo Pereira »

rui 130 Escreveu: 04 nov 2021, 14:21
Mario_Marques Escreveu: 02 nov 2021, 22:15 Mais ou menos, se vires no mercado de usados nacional o pessoal anda a pedir de 7mil para cima, e uma grande parte deles está no patamar de avaliação 4 e 5,é muito difícil encontrar carros destes no nível 2, nível 1 é um unicórnio.
Para teres noção de um carro de nível 4 :| :
https://www.custojusto.pt/aveiro/veicul ... 8-34756313

Porque é um nível 4, é um carro aparentemente utilizável, não está todo original, precisa de várias reparações.

Ou seja, segundo essa tabela valeria de 1700 até 6mil, isso é uma tabela global/internacional generalizada, estou a usar a tabela do 98cv apesar de esse carro em particular não ser, logo vale ainda menos segundo a mesma.
Esse carro como outros que andam nesses sites, já está á venda á vários anos, quando aparece um bom, geralmente desaparece rápido.
Este do anúncio está um pouco inflacionado mas parece estar em condições excepto a capota que precisa ser substituída. Em termos de originalidade tirando as jantes que penso serem as do Sirocco e o volante acho que está tudo original.
Se me oferecerem 10.000€ pelo meu não o vendo pois já gastei mais dinheiro com ele, mas penso que não os vale. Existem alguns anúncios a pedirem 10.000 e 15.000 mas acho que só um Sportline, ClassicLine ou Etienne Aigner em bom estado podem valer acima dos 10.000€.

Mais depressa ia para este que penso ser um Sportline abaixo dos 10.000€. Pelo menos parece só faltarem os autocolantes laterais.
https://www.custojusto.pt/lisboa/veicul ... s-34493355
Já fui ver esse sportline ao vivo e precisa de muita muita coisa. O preço está claramente inflacionado..
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Rodolfo Pereira Escreveu: 08 nov 2021, 16:07
rui 130 Escreveu: 04 nov 2021, 14:21
Mario_Marques Escreveu: 02 nov 2021, 22:15 Mais ou menos, se vires no mercado de usados nacional o pessoal anda a pedir de 7mil para cima, e uma grande parte deles está no patamar de avaliação 4 e 5,é muito difícil encontrar carros destes no nível 2, nível 1 é um unicórnio.
Para teres noção de um carro de nível 4 :| :
https://www.custojusto.pt/aveiro/veicul ... 8-34756313

Porque é um nível 4, é um carro aparentemente utilizável, não está todo original, precisa de várias reparações.

Ou seja, segundo essa tabela valeria de 1700 até 6mil, isso é uma tabela global/internacional generalizada, estou a usar a tabela do 98cv apesar de esse carro em particular não ser, logo vale ainda menos segundo a mesma.
Esse carro como outros que andam nesses sites, já está á venda á vários anos, quando aparece um bom, geralmente desaparece rápido.
Este do anúncio está um pouco inflacionado mas parece estar em condições excepto a capota que precisa ser substituída. Em termos de originalidade tirando as jantes que penso serem as do Sirocco e o volante acho que está tudo original.
Se me oferecerem 10.000€ pelo meu não o vendo pois já gastei mais dinheiro com ele, mas penso que não os vale. Existem alguns anúncios a pedirem 10.000 e 15.000 mas acho que só um Sportline, ClassicLine ou Etienne Aigner em bom estado podem valer acima dos 10.000€.

Mais depressa ia para este que penso ser um Sportline abaixo dos 10.000€. Pelo menos parece só faltarem os autocolantes laterais.
https://www.custojusto.pt/lisboa/veicul ... s-34493355
Já fui ver esse sportline ao vivo e precisa de muita muita coisa. O preço está claramente inflacionado..
Boas Rudolfo.
Pois. Os carros só ao vivo se pode ver o real estado deles. Pelas fotos dá para ver algumas coisas mas só ao vivo mesmo.
Mas achas que nem 6 ou 7 mil vale? É um Sportline.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

A investigação iniciada na página anterior continua, infelizmente depois testar a instalação elétrica e ter feito manutenção ao manipulo de MFA, já dei com o problema ou parte dele e as noticias não são boas, só sobra uma fonte para o problema, o próprio MFA :evil: irei fazer outra análise pois já tinha corrido todas as pistas do quadrante e parecia tudo ok, agora vou rever a pista do terminal número 8 mesmo até dentro do quadrante e ver o que aparece, porque de fora, até onde deu para testar, todas as pistas estão ok.
Já agora deixo o esquema original que com toda a certeza poderá vir a dar jeito a alguém que esteja a passar pelo mesmo ou venha a passar por isso.
Anexos
IMG_20211122_213751.jpg
IMG_20211113_172135.jpg
Esquema MFA golf mk1 Cabriolet Moto Meter.png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por joaodh92 »

Conseguiste validar o contacto da ficha do MFA com o quadrante?
No meu tive alguns problemas no conector principal, tive de usar o truque de por um pouco de fita por baixo da foil azul para "engordar" a mesma e fazer bom contacto com os pinos da ficha.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Olá joão, infelizmente, hoje acabei de rever tudo o que me faltava para ter absoluta certeza, testei cada circuito da fita de ponta a ponta novamente, deu uma trabalheira dos diabos diga-se de passagem(nem sequer tirei fotos pois perdi quase a paciencia), o PDI nos olhos é lixado, mas lá consegui, a única coisa que encontrei ao desmontar o quadrante todo foi alguns pontos de resistência elétrica elevada, que ficaram resolvidos e alguns lixo nos conectores da fita para o quadrante.
Esse truque da fita já conheço, mas faz o mesmo efeito tirar os terminais fora e dar-lhes carga, que isso já tinha feito em todos.
Acho mesmo que algum componente eletrónico se foi mesmo á vida pois estou relativamente acostumado a este tipo de serviços e já vi o "mais normal", pelo que só sobra mesmo coisas tipo componentes elétricos, mas depois desta limpeza vou testar de novo, pois tinha medido a voltagem antes desta intervenção e havia pontos onde só me dava 4,4volt, deveria dar 5, os 0,6 assim contas gordas poderia estar a ser causados pela resistência que tinha, que na altura fiz as contas e era possível, a ver vamos, amanhã vou testar novamente, mas não estou com grande feeling.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Os trabalhos continuam, ainda não testei o quadrante pois entretanto decidi levar isto um pouco mais além e testar mesmo toda a cabelagem do carro, limpar tudo e colocar nova massa de proteção, para garantir que isto dura mais 30 anos sem problemas.
A caixa foi toda mergulhada numa solução de limpeza e depois disso levou uma camada de inibidor de corrosão especifico para usar em eletricidade, nas fichas levou o mesmo tratamento.
A caixa não estava nada mal, mas ja estava a começar a ganhar oxidação num dos conectores e também no meio da placa, em 2016 tinha feito uma verificação geral da instalação, mas não tinha levado a coisa fio a fio, circuito a circuito como desta vez, na parte do motor e Centralina já tinha feito um serviço semelhante a este, isto são trabalhos que as vezes podem ser complexos mas que valem cada hora investida, pois é uma garantia de que não vai haver surpresas desagradáveis a curto e longo prazo nem despesas desagradáveis relacionadas com componentes danificados, vou também limpar e proteger o bloco de pinos de massa que fica próximo á caixa de fusíveis, bem como rever os apertos todos.
Quando fiz esta operação na parte do motor á uns anos, foi realmente notório que o motor ficou com um trabalhar mais estável, estas injeções antigas são extremamente sensíveis a algo que não esteja realmente 100% no sistema elétrico, as instalações elétricas antigas também não apresentam o mesmo tipo de robustez e qualidade de construção que se encontra por exemplo num carro moderno, em que os conectores por exemplo são todos isolados, coisa que não acontece nestes carros antigos.
Anexos
IMG_20211124_154247.jpg
IMG_20211124_181310.jpg
IMG_20211124_181316.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Entretanto vi que tinha também o esquema de ligações do MFA em inglês, que pode ser mais acessível para quem eventualmente precisar.
Anexos
MFA.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder