Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 23 set 2021, 21:38 Acho que as fotos enganam :lol:
Ele está bastante apresentável e bem tratado mas não está uma joia de museu, tem lá os seus quantos defeitos graças ao aterior dono e seu mecânico, posso garantir isso. :o
Martins, estes defletores saem em imensos carros, desde golf o golf mk1 até golf aos golf mk5 a peça é a mesma, 8v, cabeça de fluxo cruzado e unilateral, gasolina e diesel.
Chamou-me à atenção porque acho que é igual ao do meu SDI de 2001.😁 Olha coloquei-te uma duvida por MP sobre este mesmo tema. Se puderes depois diz-me algo. 😉
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, MFA e manetes

Mensagem por Mario_Marques »

E continua o "plano de recuperação e resiliência"

Uma coisa que já me chateava á algum tempo, o MFA nem sempre comutava/funcionava, o motor dos esguichos também, depois do diagnóstico elétrico, causa encontrada, mau contacto no contacto do motor dos esguichos, falta de sinal na manete do MFA.

Próximo passo é desmontar o seletor do MFA pois não sei ainda o que está mal, mas a origem do problema está lá dentro ou na cablagem, pois não fecha o sinal da alimentação.

Nas imagens não dá para ter bem a noção do quanto isso está sujo, felizmente, oxidação ou corrosão não tem muita pelo que é perfeitamente recuperável a 100%.

Desmontar a parte de controlo do MFA na manete é que vai ficar para um dia com muita calma e paciência pois é uma peça cara que convém tratar com delicadeza, se estragar é um prejuízo avultado e uma peça difícil de encontrar.

Já agora, uma cursiosidade, MFA significa "Mehrfach Funktion Anzeige" que em português significa display multi funções.

Dentro do MFA existe depois uma zona de acesso especial para oficina/manutenção que tem algumas informações adicionais(o video tem má qualidade, mas dá para perceber a ideia), na descrição do video, escrevi o que é cada coisa e como entrar nesta função, o tal "menu secreto do MFA":



MFA switch on position 1:
1. Engine code
2. Land code
3. Speedometer
4. Upper rev limitter
5. Lower rev limitter
6. Decelaration fuel pressure
7. Display test
MFA switch on position 2:
1. Test programm of programmed bytes
2. G60 pressure meter
3. Digital rev counter
4. Fuel usage (like normal)
5. Signal from speedo sensor
6. Oil temperature (like default)
7. Ambient temperature (like default)
Anexos
IMG_20211012_222903.jpg
IMG_20211012_222624.jpg
IMG_20211012_222946.jpg
IMG_20211012_222839.jpg
IMG_20211012_222809.jpg
IMG_20211012_222740.jpg
IMG_20211012_222720.jpg
IMG_20211012_222711.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por catskills »

Bem dizes tu que carros antigos nem vale a pena ver só 1 coisa, a idade não perdoa, é ver logo tudo ou é sempre problemas atrás de problemas e o teu carro é super bem tratado além de teres a vantagem que quase ninguém tem de seres mecânico e poderes resolver e ver tudo, imagino um carro que não esteja tão bem tratado :lol:
Tuned @ Der projekt & MB POWER
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Mário esse carro se algum dia sentir que lhe faltam carinhos entra em depressão profunda.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Está aqui um possível comprador em caso de venda. :-D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

O amigo Mário se pensar em vender vai ter carradas de interessados, mas ele tem em casa quem não vai autorizar a venda,(pois é doido por ele, palavras do Mário)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo Lopes, não sei se será muito assim, ha imensa oferta no mercado de carros destes, este só tem a vantagem de ser o modelo que é porque de resto há exemplares bem melhores por ai, falando no estado de conservação.
Já me desfiz de coisas que gostava bem mais do que deste carro e francamente aquilo que ando com ele por ano não ia sentir muito a falta dele, neste momento é mais um adereço de decoração que um carro, não tenho feito nem 500km por ano com ele por ter outras coisas que me levam o tempo e da forma que está agora o mundo automóvel não sei se não está para breve a altura de me desfazer dele, mas só vou pensar nisso depois de terminar pelo menos o motor que me levou quase 3 anos a preparar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Em relação ao problema do MFA, uma parte já está resolvida, já tenho novamente o sinal em falta, mas ainda está algo mais em falha, e terei de investigar mais.
Deixo umas fotos da manete do MFA por dentro.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Mario_Marques Escreveu: 29 ago 2021, 00:38 Bem, trabalho "concluído", tampa toda raspada, limpa e levou uma fumadela, não sei se a tinta vai aguentar pois não consegui encontrar em lado nenhum a tinta que costumo utilizar, teve de ser esta, se aguentar maravilha. mas não acredito muito.
Quem for mais atento vai ver que ainda estou a usar a junta de cortiça, futuramente vai levar a de borracha, pois tenho a junta de borracha e ja tenho os pernos, mas como isto é temporário levou a junta de cortiça, uma junta de borracha dá para comprar umas 15 juntas de cortiça, a junta de cortiça original custa e os dois vedantes custa pouco mais de 1 euro!!!! :o
Aproveitei para dar algum brio á montagem, coloquei o sensor de temperatura do cofre do motor no sitio dele original, fixei as cablagens, passei alguns cabos para o sitio original, limpei conectores dos injectores e dos botões de posição do acelerador, voltei a colocar a tampa da caixa de velocidades, ficou mais bonitinho.

Imagem
Imagem
Imagem

Lista de coisas a fazer nos próximos tempos(assim de repente, que me recorde):

-Revisão ou troca do motor de arranque(tenho um mais potente novo original bosch do mk3 gti), este a quente gosta de mostrar os ares da sua graça, já me deixa preocupado :lol:
-Reparação da fita de contactos do quadrante e ver o que se passa com a manete do mfa
-Comprar e instalar wideband
-Ajustar suspensão traseira para ficar menos subvirador
-continuar com o detalhe estético no cofre do motor
-tentar renovar algumas peças de interiores que estão ok mas que quero melhorar
-Montar algum do material que tenho cá á muito tempo para reparações gerais(seletor, interiores, etc)
-Modernizar os pontos de massa(sistema/cabos golf mk4)
-Continuar com upgrades na admissão
-Montar o coletor de escape gti
Mário consegues arranjar a referencia do motor de arranque do golf 3 gti 8v? Tambem quero fazer esse upgrade no meu gti.

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Rodolfo Pereira Escreveu: 26 out 2021, 20:20
Mário consegues arranjar a referencia do motor de arranque do golf 3 gti 8v? Tambem quero fazer esse upgrade no meu gti.

Abraço


Já te arranjo isso daqui a pouco vou até oficina, mas tem fotos dele, quando lhe fiz revisão, nas páginas anteriores e penso que se vê a referência :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Mario_Marques Escreveu: 26 out 2021, 21:05
Rodolfo Pereira Escreveu: 26 out 2021, 20:20
Mário consegues arranjar a referencia do motor de arranque do golf 3 gti 8v? Tambem quero fazer esse upgrade no meu gti.

Abraço


Já te arranjo isso daqui a pouco vou até oficina, mas tem fotos dele, quando lhe fiz revisão, nas páginas anteriores e penso que se vê a referência :wink:
Ora bem, já cá cheguei e estive a aprofundar mais o assunto e descobri o seguinte, que é um pouco curioso e confuso mas é o que é.
O motor de arranque original do gti tem a referencia 020911023A gravada na cobertura do induzido, porém, descobri que só isto não significa grande coisa, pois com exatamente a mesma referencia, tens modelos bem diferentes entre si, e apesar de usarem a mesma referencia, o output deles é bem diferente, 1,80kw de potencia,1,40kw e 1,10kw de potencia.....exatamente as mesmas referencias.

Consultando um site da especialidade mais ou menos credível no que toca a lista de peças originais:

Part Number: 020911023FX
Supersession(s): 020-911-023-FX; 020911023A; 020911023F; 020911023MX; 020911023N; 037911023; 20911023FX
1.1 Kw. 1.4 Kw. 1.8 Kw.
From Chassis/VIN 1ES021001. From Chassis/VIN 1ET012001. From Chassis/VIN 3AT100001. Germany Built Vehicle. New. To Chassis/VIN 1ES021000. To Chassis/VIN 1ET012000. To Chassis/VIN 3AT100000.

Também indica, isto é bastante obvio, que o sistema elétrico de cada carro é diferente, no que toca a cabos(para aguentar amp), alternador, bateria, medida da embraiagem e modelo da caixa.

No meu caso nada isto é um grande problema pois vou usar tudo do gti.
Uma coisa que não vi, foi se realmente este motor de arranque é melhor que o meu, pois o meu motor já é de origem o de compressão alta, porém eu deduzo que sim, porque é de um motor de bloco de curso longo, mas não posso garantir 100%, já vi na net que dizem que sim, mas......certeza 100% só vou ter mesmo no dia que finalizar, já vi na net recomendarem trocar uma série de peças que as vezes são iguas ás de origem, por exemplo, o meu motor tem de origem a cam 49G.
O meu motor de arranque atualmente só tem é problemas de idade, precisa de manutenção, mais tarde vou precisar de mais power pois o novo motor que vou montar vai á partida exigir mais do motor de arranque, mas lá está, é o que ouço dizer, eu pessoalmente nunca tive problemas sem ser os típicos da idade/falta de manutenção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Vi isto á poucos minutos num forum Alemão, parece-me extremamente optimista, especialmente quando o valor esta mais alto que os mk1 GTI e Gli de 82-83.
Anexos
250771650_10227183107593539_8302490542901865583_n.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por catskills »

Não foge muito á realidade, por um como o teu que esteja direitinho aqui na Alemanha pedem tanto ou mais quanto vale o meu mk6 gti, e arranja-los não é fácil, nem bons nem maus, simplesmente não há, quem os tem não faz intenções de venda, os que há é quase tudo em stands e já se vê á venda as vezes na casa dos 25mil por um rivage ou sportline, caso comprasse um teria de ser com o mesmo motor que o teu pois já sei por experiencia as dores de cabeça e carteira que dá os kjetronic e os carburados, o euq não se gasta no carro gasta-se depois na oficina :lol:

P.S. vai arranjando tudo o que for preciso e metendo isso direitinho......se quiseres vender não te esqueças de mim, volta aqui para a terrinha dele :mrgreen:
Tuned @ Der projekt & MB POWER
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mário. O Note 1, 2,3 e 4 tem a ver com o estado do veículo?
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

rui 130 Escreveu: 01 nov 2021, 20:23 Mário. O Note 1, 2,3 e 4 tem a ver com o estado do veículo?
Sim, a condição, há digamos, umas avaliações sobre clássicos mais ou menos universais em que são avaliados vários pontos, vai normalmente de 1 a 6, sendo 1 um carro em estado de concurso e 6 um carro dador de peças porque a sua recuperação é inviável, depois dentro disto o modelo/versão/equipamento original de fábrica também faz diferença no valor.

Tens aqui mais detalhes:
https://www.hagerty.com/media/buying-an ... bers-mean/
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder