Golf III GTI 20th Anniversary 8V
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Teste de potencia...
Obrigado pela explicaçãoMario_Marques Escreveu: ↑30 dez 2021, 12:44 Houve ali de facto algo que falhou ou a ecu corrigiu algo, se os testes foram feitos seguidos e supondo que esta tudo ideal no motor/sensores, pode ter sido a ecu a retardar a ignição por ter ocorrido alguma detonação ou pré ignição devido a aquecimento extra, mas é impossível saber exatamente o que foi sem mais informação do próprio teste, teria de ter havido um log para se poder ver o que aconteceu, ou pelo menos a curva de leitura de mistura.
Que gasolina usaste no teste? 95 ou 98? Ele pode usar as duas sem problemas pois tem knock sensor, mas com 95, se o motor aquecer muito e tiver coisas que possam formar pontos quentes, com 95 pode levar a alguma pré-ignição/detonação se a temperatura estiver muito elevada, ou a carga no motor for muita, a culpa não é da gasolina mas a gasolina pode ajudar a colmatar alguns efeitos, e a ecu quando deteta isso retarda a ignição, quando deixa de detetar avança novamente.
Há coisas que estão diretamente relacionadas com o efeito que descrevi em cima, octanagem da gasolina, tipo de velas/grau térmico e estado das mesmas, quantidade de carvão dentro da camara de combustão(que cria pontos quentes e provoca pré-ignição/detonação), rebarbas dentro da camara(que criam pontos quentes e as cabeças vw 8v têm vários, provoca pré-ignição/detonação), temperatura do sistema de refrigeração, avanço da ignição, sistema de escape, mistura pobre.
Mas pode muito bem não ter sido nada de especial, apenas o motor ter aquecido demais pois no banco não há tão boa ventilação como na estrada.
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Teste de potencia...
Por acaso também tenho alguma curiosidade em meter o carro nos rolos para ver se já fugiram alguns cavalos ou não.
Golf MK3 GTI 16V: viewtopic.php?f=19&t=96421
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Teste de potencia...
soulless o banco é fixe para usares como referência com alterações, do tipo ver antes e depois de fazeres algo usando o mesmo banco e condições, usar o banco só para tentar avaliar a saúde da uma ideia mas não é algo que recomendaria para esse propósito pois não sabemos como seria em novo no mesmo banco e mesmas condições, e é importante que o banco dê mais informações do teste, norma, temperatura, pressão atmosférica, potência á roda(que é na verdade o que interessa, pois a potência ao motor é só um cálculo que pode não estar correto em todos os bancos), e muito importante para quem tem um carro a gasolina, um teste que tenha a linha da mistura durante o teste, ou preferencialmente isso tudo + um data log com valores importantes, só assim terá realmente utilidade.
Sem as condições de teste não dá para comparar maçãs com maçãs, e se for entre bancos diferentes ainda pior.
A potência norma e potência á roda, cada uma tem as suas finalidades, a potência á roda mede aquilo que o carro realmente coloca nos pneus, a potência norma, usa os parâmetros como temperatura, pressão atmosférica e perda por massa/inércia para calcular a potência aproximada que o motor é capaz de produzir, quanto perde entre o motor e os pneus.
1 ex, um motor que faz 174cv norma e 117roda, um que faz 143 norma e 117 roda, apesar do de 174 ser mais potente, o de 143 tem menos perdas e mais potência á roda(este exemplo é por acaso um caso real).
Um ponto muito positivo do teste do rabbit foi terem feito dois ensaios, é muito mais fiável, idealmente deveria ser 3(3 é o standard da indústria automóvel e fazem a média dos 3) mas 2 já serve para se fazer uma média, fazer apenas um teste não é tão fiável, por ex num carro turbo e modificado que sofra aquecimento da para ver se há perdas grandes por aquecimento, geralmente só num teste isso não aparece.
Quando um carro faz os 2 ou 3 testes seguidos e saem muito semelhantes é bom sinal, sinal que não há perdas por aquecimento e está tudo em equilíbrio, o motor consegue sempre repetir o mesmo, no caso do teste do rabbit da para ver ali que algo se passou mas sem mais informações não dá para perceber exatamente o quê, pórem acredito que esteja relacionado com algo do que mencionei em cima, alguma correção por algo se estar a queixar com aquecimento.
Sem as condições de teste não dá para comparar maçãs com maçãs, e se for entre bancos diferentes ainda pior.
A potência norma e potência á roda, cada uma tem as suas finalidades, a potência á roda mede aquilo que o carro realmente coloca nos pneus, a potência norma, usa os parâmetros como temperatura, pressão atmosférica e perda por massa/inércia para calcular a potência aproximada que o motor é capaz de produzir, quanto perde entre o motor e os pneus.
1 ex, um motor que faz 174cv norma e 117roda, um que faz 143 norma e 117 roda, apesar do de 174 ser mais potente, o de 143 tem menos perdas e mais potência á roda(este exemplo é por acaso um caso real).
Um ponto muito positivo do teste do rabbit foi terem feito dois ensaios, é muito mais fiável, idealmente deveria ser 3(3 é o standard da indústria automóvel e fazem a média dos 3) mas 2 já serve para se fazer uma média, fazer apenas um teste não é tão fiável, por ex num carro turbo e modificado que sofra aquecimento da para ver se há perdas grandes por aquecimento, geralmente só num teste isso não aparece.
Quando um carro faz os 2 ou 3 testes seguidos e saem muito semelhantes é bom sinal, sinal que não há perdas por aquecimento e está tudo em equilíbrio, o motor consegue sempre repetir o mesmo, no caso do teste do rabbit da para ver ali que algo se passou mas sem mais informações não dá para perceber exatamente o quê, pórem acredito que esteja relacionado com algo do que mencionei em cima, alguma correção por algo se estar a queixar com aquecimento.
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Teste de potencia...
Este mês foi dia de inspeção para o GTI, veio com folha verde com anotação na regulação dos faróis de nevoeiro estarem muito altos... de resto está impecável. no dia antes foi feito a troca da correia de distribuição, bomba de água, cabeça de distribuidor, rotor, g12 e vaso de expansão novo e óleo de travões novo. Neste momento o GTI encontrasse com 267mil km
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Novidades...
Muitíssimo bonito. O carro no estado em que está vale uma bela nota. Acredito que não tenhas interesse em vender, e bem, mas é um facto. Fora isso, está mesmo muito muito bonito
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Novidades...
Muito obrigado pelos elogios, de facto não tenho interesse em vender por 3 factores, 1º o dinheiro que ele poderia me dar, não dava para comprar nada de extraordinário, e 2º se fosse um 16v despertaria muito mais interesse comercial, já que a fama dos 8v em termos de performance não é a melhor, apesar de eu achar bastante satisfatória. e 3º acho o carro muito bonito e dá-me muito prazer em conduzi-lo e como é versão limitada é uma mais valia...|Guilherme| Escreveu: ↑24 abr 2022, 21:46 Muitíssimo bonito. O carro no estado em que está vale uma bela nota. Acredito que não tenhas interesse em vender, e bem, mas é um facto. Fora isso, está mesmo muito muito bonito
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Novidades...
RABBIT GTI, uma viatura deste tipo (e até outras) é mesmo para ser mantida o mais original possível, mesmo que tenha noção que por vezes é algo difícil pela descontinuidade de produção de muitos componentes e isso é de lamentar por parte dos construtores, ou seja, até compreendo que não coloquem em stock muitos componentes destas viaturas já com bastante idade, mas deveria existir a possibilidade de podermos efectuar uma encomenda especial (na secção de peças dos concessionários) mesmo que para isso se tenha de despender um valor bastante superior (e esperar algum tempo), pois só assim se conseguem manter estas viaturas bem preservadas.
Nunca rebaixes este Golf III GTI, pois a meu ver tens mais contras que prós. A viatura com a configuração original de suspensão será bastante mais tolerante e agradável de utilizar (quase na sua maioria).
Vai dando novidades.
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Novidades...
Sim, sem dúvida concordo com o que dizes, mas pronto temos que tentar arranjar as peças, para manter estes exemplares o mais perto do original possível depois da experiencia de track day que tive recentemente, nunca senti falta de suspensão !´mas claro rebaixado é mais bonito em termos estéticos...Sandro Trigo Escreveu: ↑19 mai 2022, 15:35 RABBIT GTI, uma viatura deste tipo (e até outras) é mesmo para ser mantida o mais original possível, mesmo que tenha noção que por vezes é algo difícil pela descontinuidade de produção de muitos componentes e isso é de lamentar por parte dos construtores, ou seja, até compreendo que não coloquem em stock muitos componentes destas viaturas já com bastante idade, mas deveria existir a possibilidade de podermos efectuar uma encomenda especial (na secção de peças dos concessionários) mesmo que para isso se tenha de despender um valor bastante superior (e esperar algum tempo), pois só assim se conseguem manter estas viaturas bem preservadas.
Nunca rebaixes este Golf III GTI, pois a meu ver tens mais contras que prós. A viatura com a configuração original de suspensão será bastante mais tolerante e agradável de utilizar (quase na sua maioria).
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Novidades...
Boas, Partilho aqui umas fotos da minha passagem no circuito Vasco Sameiro em Maio, foi a minha primeira vez neste circuito e adorei!!! o GTI simplesmente fez o seu trabalho, dar-me um sorriso de orelha a orelha, comportou-se lindamente, apenas ficou a faltar uns semi slicks para completar com distinção o track day, que na ultima sessão os pneus já estavam a agoniar!!! Num total de 126km feitos em pista e com uma média de 15,5 litros aos 100 de gasosa 98 !! espero que gostem...
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Re: Golf III GTI 20th Anniversary 8V Track day pics...
Parabéns excelentes fotos. Mantenha o mais original possível,sei que às vezes é difícil,mas não desiste à primeira.