Golf 3.5 Cabrio "Primeiro passeio"

Responder
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio

Mensagem por JotteX »

mk4110Leiria Escreveu:Que belo projeto que aqui vai. E bela aventura com a eletrónica.
Valha-nos o autodata que felimzente até tem bastantes coisas.

Tiveste que instalar uma unidade de ABS sem can bus certo?

Bom trabalho!
o auto data só me tem enganado, e não é fácil encontrar um esquema de um cabrio 1.6 AFT, nem auto data, nem tolerance, o melhor que tenho é cabrio 1.6 AKE, mas há muitas diferenças, e para o golf 3 GT AFT também as diferenças são grandes.
O problema da parte eléctrica deste carro é que basicamente, instalaram coisas quem nem ao pior do azeite lembra, tenho partes da instalação completamente torrada.
A unidade de ABS é sem can bus.
Na primeira foto do meu ultimo post se reparares, tenho a linha k ligada directamente á ficha OBD porque usaram esse fio para ligar o radio e uma luz maricas que tinha nos pedais.
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio

Mensagem por JotteX »

Boas a todos.
Golf mk3.5 cabrio de 1998, motor 1.6 AFT.
O computador de bordo não funciona, e na unidade acusa o sensor de velocidade do veiculo, o velocímetro marca bem, tanto a velocidade como a distancia percorrida, esse sensor que está na caixa está bom, chega la corrente 12V tenho massa, no quadrante a linha do sinal do sensor bate no pino 5, e não tenho nenhuma continuidade do quadrante á unidade
No esquema do auto data há duas linhas que vão do quadrante à unidade, que são as tais que não apanho, e diz que o pino que recebe o sinal é o 24, quando na realidade é o 5, ou seja não estou confiante para fazer eu a puxada.
Já abri a instalação de ponta a ponta e curiosamente os pinos que aponta o autodata são pinos ausentes na ficha.
Alguém me consegue arranjar este esquema?
No autodata o mk3.5 cabrio só tem o esquema com motor AKE que é diferente quando comparado com o golf 3 Gt AFT.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Golf 3.5 Cabrio

Mensagem por mk4110Leiria »

JotteX Escreveu:
mk4110Leiria Escreveu:Que belo projeto que aqui vai. E bela aventura com a eletrónica.
Valha-nos o autodata que felimzente até tem bastantes coisas.

Tiveste que instalar uma unidade de ABS sem can bus certo?

Bom trabalho!
o auto data só me tem enganado, e não é fácil encontrar um esquema de um cabrio 1.6 AFT, nem auto data, nem tolerance, o melhor que tenho é cabrio 1.6 AKE, mas há muitas diferenças, e para o golf 3 GT AFT também as diferenças são grandes.
O problema da parte eléctrica deste carro é que basicamente, instalaram coisas quem nem ao pior do azeite lembra, tenho partes da instalação completamente torrada.
A unidade de ABS é sem can bus.
Na primeira foto do meu ultimo post se reparares, tenho a linha k ligada directamente á ficha OBD porque usaram esse fio para ligar o radio e uma luz maricas que tinha nos pedais.
Agora que dizes isso... Converti a minha instalação de airbag sem canbus para com canbus. E os fios que o carro tinha, as cores não eram as corretas. Eu é que acabei por ter de perceber de onde vinham os fios pois tinha o airbag do banco do condutor trocado com o do pendura.
Já vi que realmente isso está mesmo muito inventado :(

Bom trabalho!
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por JotteX »

qual a vantagem de ter uma unidade can bus?
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por mk4110Leiria »

JotteX Escreveu:qual a vantagem de ter uma unidade can bus?
No meu caso como mudei de quadrante, o quadrante em si precisava de informação de airbag por can e eu não tinha can no airbag.
Das 3 uma, ou andava com a luz desligada, ou andava com a luz ligada, ou fazia a conversão como fiz....
Não há assim uma vantagem em si. Foi mais para ter o quadrante 100% funcional.
Nos mk4 anteriores a 5/1999 houve carros com várias eletrónicas com can em partes do carro.
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por JotteX »

mk4110Leiria Escreveu:
JotteX Escreveu:qual a vantagem de ter uma unidade can bus?
No meu caso como mudei de quadrante, o quadrante em si precisava de informação de airbag por can e eu não tinha can no airbag.
Das 3 uma, ou andava com a luz desligada, ou andava com a luz ligada, ou fazia a conversão como fiz....
Não há assim uma vantagem em si. Foi mais para ter o quadrante 100% funcional.
Nos mk4 anteriores a 5/1999 houve carros com várias eletrónicas com can em partes do carro.
Já entendi, ao mudar a unidade por uma can, a mensagem de ok é dada ao quadrante por can, mas há sempre a solução de desactivar essa trama que o quadrante recebe via can. Mas tomaste uma boa decisão em manter o sistema 100% funcional!
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por JotteX »

Olá a todos.
Finalmente o cabrio foi para o doutor das chapas, os trabalhos já começaram por o que sei, agora é uma questão de tempo para ir vigiando o progresso dos trabalhos. A ordem foi de "tem de ficar novo", não interessa o que é preciso fazer, tem é de ficar como deve de ser e novo.
Com o cabrio fora da garagem, estou a começar a limpar e organizar peças do interior, e até já fiz mais algumas compras, mas nada de especial.
aproveitar que tenho o corpo da sofagem fora vou lavar o radiador e o evaporador de AC, eleminar aquelas esponjas que se desfazem ao longo dos tempos para por novas, melhorar a iluminação noturna de botões. Dar o devido tratamento ao couro, lavar alcatifas etc, etc.
Á medida que vou fazendo os trabalhos vou postando fotos.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por mk4110Leiria »

JotteX Escreveu:
mk4110Leiria Escreveu:
JotteX Escreveu:qual a vantagem de ter uma unidade can bus?
No meu caso como mudei de quadrante, o quadrante em si precisava de informação de airbag por can e eu não tinha can no airbag.
Das 3 uma, ou andava com a luz desligada, ou andava com a luz ligada, ou fazia a conversão como fiz....
Não há assim uma vantagem em si. Foi mais para ter o quadrante 100% funcional.
Nos mk4 anteriores a 5/1999 houve carros com várias eletrónicas com can em partes do carro.
Já entendi, ao mudar a unidade por uma can, a mensagem de ok é dada ao quadrante por can, mas há sempre a solução de desactivar essa trama que o quadrante recebe via can. Mas tomaste uma boa decisão em manter o sistema 100% funcional!
Exato até porque se tivesse a luz desligada por "soft coding" nunca sabia se tinha erros de airbag.
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por JotteX »

Olá a todos.
O cabrio já está fora de cena, com isto, e aproveitando que tenho os interiores fora, vou tratar peça por peça.
Comecei por o corpo de sofagem, porque ele em tempos teve uma fuga no radiador, decidi dar uma vista de olhos e acertei.!
Tudo com muitos vestígios de água o isolamento das comportas desfeito, parafusos com vestígios de ferrugem, bem como as comportas de sogafem. O radiador está novo, mesmo assim vou testar e limpar. todos os componentes eléctricos testados e limpos, o evaporador do AC tem muito bom aspecto, não vou mexer muito.
Durante esta semana vou isolar as comportas da sofagem, e montar, entretanto, também vou limpar os couros e dar tratamento, mas para já está ok!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio Ajuda

Mensagem por JotteX »

Olá a todos.
O cabrio já está fora de cena, com isto, e aproveitando que tenho os interiores fora, vou tratar peça por peça.
Comecei por o corpo de sofagem, porque ele em tempos teve uma fuga no radiador, decidi dar uma vista de olhos e acertei.!
Tudo com muitos vestígios de água o isolamento das comportas desfeito, parafusos com vestígios de ferrugem, bem como as comportas de sogafem. O radiador está novo, mesmo assim vou testar e limpar. todos os componentes eléctricos testados e limpos, o evaporador do AC tem muito bom aspecto, não vou mexer muito.
Durante esta semana vou isolar as comportas da sofagem, e montar, entretanto, também vou limpar os couros e dar tratamento, mas para já está ok!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Neste momento tenho a parte do evaporador limpa, por dentro, por fora, molas e parafusos escovados com escova de aço, evaporador limpo com pistola de ar apenas, condutas limpas e a cheirar bem!
Vou comprar isolamento a metro e colar nas comportas de ar, vou tentar comprar material o mais parecido de origem possivel, depois disso fecho e dou este trabalho por encerrado.
Nas fotos já dá para ter uma pequena ideia do antes e o depois.
Isto com calma vai!
bodyboard0
Expert
Expert
Mensagens: 873
Registado: 30 mar 2014, 16:34
Veículos: Golf 3 1.9D
Localização: Escariz, Arouca

Re: Golf 3.5 Cabrio "corpo de sofagem"

Mensagem por bodyboard0 »

É um dos trabalhos que quero e preciso de fazer no meu, mas como ando todos os dias com ele é praticamente impossivel :z

Mas agora não sendo muito spammer :) tá um trabalho 5* :) Continua assim que o pior tá para vir xD
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio "corpo de sofagem"

Mensagem por JotteX »

olá a todos, já tenho o corpo de sofagem pronto, isolamento novo, tudo limpinho e testado, falta vir o radiador de testar e pode ir para o sitio.
Vejam se descobrem as diferenças?
Antes...
Imagem

Depois...
Imagem

Antes...
Imagem

Imagem

Depois...
Imagem

Imagem

Imagem

Para o isolamento das comportas usei uma tela tipo das encomandas branca de 3mm espessura, para colar usei uma cola contacto. Optei pela tela por não absorver humidades, tem propriedades impermeáveis, e resistente a temperaturas, Deixei uma pequena margem para a tela "varrer" a área por onde passa, assim a vedação é melhor. testei com uma bateria a dar corrente directa não tenho barulhos estranhos, o ar flui normalmente.
Para limpeza usei água morna com um pouco de detergente liquido da loiça, depois de montado, usei um spray para o efeito.
No topo ainda meti fita de esponja para uma vedação perfeita com o tablier.
Próximo passo irá ser vedar com fita de esponja as comportas do tablier, limpar a conduta do tablier, com isto fico com o tablier e sofagem pronto a montar. Vou melhorar a iluminação dos controlos de sofagem, ainda n sei muito bem como mas é algo que já estou a pensar.
Os couros já dei o primeiro tratamento, agora tenho de esperar 24h para puxar brilho, mas estou convencido que não me vai consumir muito tempo essa parte.
Isto está a ir aos poucos, mas está a ir...!
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio "corpo de sofagem"

Mensagem por JotteX »

bodyboard0 Escreveu:É um dos trabalhos que quero e preciso de fazer no meu, mas como ando todos os dias com ele é praticamente impossivel :z

Mas agora não sendo muito spammer :) tá um trabalho 5* :) Continua assim que o pior tá para vir xD
não é nada que não se faça, com calma vai.
qual é a parte pior?
bodyboard0
Expert
Expert
Mensagens: 873
Registado: 30 mar 2014, 16:34
Veículos: Golf 3 1.9D
Localização: Escariz, Arouca

Re: Golf 3.5 Cabrio "corpo de sofagem"

Mensagem por bodyboard0 »

Não sei, mandei a posta por mandar :) Mas acredito que num restauro desses tenhas coisas bem piores para fazer :)
JotteX
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 16 mai 2015, 13:46
Veículos: Passat 3b, BJ40, Beetle 1300

Re: Golf 3.5 Cabrio "corpo de sofagem"

Mensagem por JotteX »

bodyboard0 Escreveu:Não sei, mandei a posta por mandar :) Mas acredito que num restauro desses tenhas coisas bem piores para fazer :)
Para mim a parte pior é ver "remendos" que facilmente se evitava trabalho extra, coisas absurdas e negligentes, e azeireirisses, que ainda estou para descobrir como as vou disfarçar.
O resto é paciência, calma, gosto por o que se faz e pensar sempre no produto final, só é pena a carteira que é pequenina.
Responder