Boas!
Já me apresentei ao Clube à algum tempo atrás mas só agora inicio aqui o meu projeto. Sou o Rúben, tenho 18 anos e estudo mecatrónica automóvel (mecânica portanto).
Sempre ‘sonhei’ comprar um mk1 e restaura-lo todo, de A a Z. O meu pai sempre gostou da ideia, dizia que ‘com algum trabalho ficas ali com um carrito à maneira’. A minha mãe… Bem a minha mãe era mais ‘Não sei como é que te vais conseguir entender com tanta peça. Isso no final não sobra?’ (Sim, porque volta não volta eu mostrava fotos de projetos aqui do Clube) .
Graças a deus nunca me disseram que não. Sempre lhes disse que preferia comprar um mk1 e investir (aos poucos, pouquinhos mesmo) 2/3/4 mil euros mas saber em que gasto o dinheiro e ser eu a fazer o meu carro e perder o meu tempo naquilo que gosto, do que juntar esses 2/3/4 mil e comprar um carro em que só é preciso trocar de nome e por combustível e nunca se sabe as supressas que podem aparecer.
Pois bem, eram 9 da noite e estava eu na internet quando me deparo com um mk1 para venda . Apresentava bom aspeto de chapa, não estava batido… apenas tinha a junta da cabeça queimada. Com alguns trocos juntos (isto de juntar dinheiro sem trabalhar é complicado) e com mais umas migalhinhas dos pais (faltava pouquíssimo para conseguir comprar o carro), na manha seguinte lá estava eu, com o meu pai, ao pé do mk1 .
Depois de o ver ao vivo e pelo preço pedido… Não podia mesmo voltar para casa sem o carro.
Toca de chamar reboque e siga para a garagem
Tinha acabado de comprar o meu mk1! Só não tinha era um teto para ele . Ou melhor… tinha mas implicava os carros dos pais ficarem na rua e isso era coisa que não queria . Naquele dia pusemos o carro ao lado da garagem (terreno não nos falta), até teve direito a um plástico para não apanhar frio
Alguns dias depois, o meu pai chegou a casa do trabalho e não havia garagem para ninguém. Chamei amigos e toca a mandar a garagem a baixo! Vamos aumenta-la! Dito e feito. Está agora em fase final e o golf tem um teto para dormir.
Esta foi a razão pela qual ainda não tinha iniciado projeto. Agora e com a garagem quase terminada, há espaço para todos os carros da casa dormirem abrigados do sol, da chuva e não só….
Entretanto, existem duas garagens cá em casa. Ou melhor, para se perceber bem, chamemos-lhes uma ‘mini oficina’ e a outra ‘garagem’. A mini oficina é mini mesmo, pois só dá para um carro. A garagem (que foi aumentada) e era onde estava o golf dá para vários carros. Para trabalhar no golf prefiro usar a ‘mini oficina’ tenho o material e condições mínimas que preciso para começar a sujar as mãos .
Depois de uma direção partida por falta das chaves do carro, de um amigo sinaleiro (sim, que isto de trocar um carro que não anda de garagem implica muita logística no transito), um porteiro, encarregue de abrir e fechar portões, um artista na carrinha do pai a rebocar o carro e eu mesmo ao volante do Golf, ele está finalmente no ‘bloco operatório’ .
Já me estou para aqui a esticar com conversa, por isso deixo aqui os paços que pretendo seguir na realização do projeto.
Reparação do motor (PAP*) e parte elétrica
Estética interior/ exterior (através de carro dador)
Reparação/ recuperação/ substituição de sistemas de suspensão, direção e travagem (através do mesmo carro dador)
Trabalho de chapa e pintura
Montagem final do carro
Este será um projeto que levará muito tempo, pois não irei olhar a custos e todo o dinheiro investido vai ser do pouco que vou conseguindo juntar.
*PAP (Projeto de aptidão profissional), basicamente é um trabalho de final de curso onde provamos/mostramos aquilo que aprendemos na escola, decidi usar como tal o meu motor. Desta forma será por ele que vou começar os trabalhos!
Aqui no Clube Golf, espero conseguir ajuda, dicas e juntar conhecimento ao já presente !
80' Typ17 - O sonho! | Floor restoration
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80' Typ17 - O sonho! | Floor restoration
Última edição por RubenMiguelTyp17 em 15 jan 2017, 20:27, editado 14 vezes no total.
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Bem, vamos lá ao que interessa! No dia em que fui buscar o carro tirei-lhe logo os bancos e as alcatifas para ver o estado do chão do carro (tinha uma certa curiosidade, apesar de ter visto por baixo, no dia em que o comprei). Fiquei surpreendido. Pouquíssima oxidação!
Recentemente e já na ‘mini oficina’ comecei a tirar a grelha frontal, para-choques e guarda-lamas para facilitar os trabalhos na frente do carro.
Próximo passo será retirar o tablier para ver em que estado se encontra a parte elétrica! Depois disso, é tirar o motor para começar a restaura-lo!
Recentemente e já na ‘mini oficina’ comecei a tirar a grelha frontal, para-choques e guarda-lamas para facilitar os trabalhos na frente do carro.
Próximo passo será retirar o tablier para ver em que estado se encontra a parte elétrica! Depois disso, é tirar o motor para começar a restaura-lo!
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
boas
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Desde mais parabéns pela bela maquina que adquiris-te e pelas fotos parece estar mesmo em bom estado de chapa.
Devo-te também dar os parabéns por não olhas aos custos para poder recuperar esta bela maquinas e claro que vai levar muito tempo mas o que importa e ficar todo restaurado e a maneira.
Grande ideia a tua utilizar este projecto para poderes fazer a tua PAP e acabas-te-me de dar uma ideia também para a minha
Agora só me resta desejar um bom projecto e um restauro da maquina.
Devo-te também dar os parabéns por não olhas aos custos para poder recuperar esta bela maquinas e claro que vai levar muito tempo mas o que importa e ficar todo restaurado e a maneira.
Grande ideia a tua utilizar este projecto para poderes fazer a tua PAP e acabas-te-me de dar uma ideia também para a minha
Agora só me resta desejar um bom projecto e um restauro da maquina.
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Só vai sair à rua quando estiver como quero! Esta tudo idealizado. Agora é ter tempo, dinheiro e sujar as mãos. Vontade não faltanelsonrodrig Escreveu:boas
mais 1 mk1 a ser salvo
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Ren470 Escreveu:Desde mais parabéns pela bela maquina que adquiris-te e pelas fotos parece estar mesmo em bom estado de chapa.
Devo-te também dar os parabéns por não olhas aos custos para poder recuperar esta bela maquinas e claro que vai levar muito tempo mas o que importa e ficar todo restaurado e a maneira.
Grande ideia a tua utilizar este projecto para poderes fazer a tua PAP e acabas-te-me de dar uma ideia também para a minha
Agora só me resta desejar um bom projecto e um restauro da maquina.
Obrigado! Tive essa ideia quando comprei o carro, já que tinha que arranjar o motor, porque não utilizar essa intrevenção para a realização da PAP? Também estudas mecatrónica automovel?
Vai com certeza ser um bom projeto e no final, um projeto bom. Assim espero!
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Mas e mesmo uma excelente ideia...não e automóvel infelizmente ca na Madeira não há estou e no mecatronica geral falas de carros,robótica,casas etc e mesmo geral estudas um pouco de todo.RubenMiguelTyp17 Escreveu:Ren470 Escreveu:Desde mais parabéns pela bela maquina que adquiris-te e pelas fotos parece estar mesmo em bom estado de chapa.
Devo-te também dar os parabéns por não olhas aos custos para poder recuperar esta bela maquinas e claro que vai levar muito tempo mas o que importa e ficar todo restaurado e a maneira.
Grande ideia a tua utilizar este projecto para poderes fazer a tua PAP e acabas-te-me de dar uma ideia também para a minha
Agora só me resta desejar um bom projecto e um restauro da maquina.
Obrigado! Tive essa ideia quando comprei o carro, já que tinha que arranjar o motor, porque não utilizar essa intrevenção para a realização da PAP? Também estudas mecatrónica automovel?
Vai com certeza ser um bom projeto e no final, um projeto bom. Assim espero!
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Já sei! Mais tarde segues a vertente que queres Boa sorte com o curso!Ren470 Escreveu: Mas e mesmo uma excelente ideia...não e automóvel infelizmente ca na Madeira não há estou e no mecatronica geral falas de carros,robótica,casas etc e mesmo geral estudas um pouco de todo.
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
obrigado e igualmenteRubenMiguelTyp17 Escreveu:Já sei! Mais tarde segues a vertente que queres Boa sorte com o curso!Ren470 Escreveu: Mas e mesmo uma excelente ideia...não e automóvel infelizmente ca na Madeira não há estou e no mecatronica geral falas de carros,robótica,casas etc e mesmo geral estudas um pouco de todo.
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Boas!
No Golf os trabalhos avançam. Ainda que poucas aqui ficam as novidades
As fotos não são das melhores pois foram tiradas com o telemóvel e não com máquina
O tablier está de fora e a cablagem... bem a cablagem apresenta mesmo aspeto da idade que tem. Já temia encontrar algumas 'invenções' .
Desde som, a luzes 'ilumina pés' por baixo do tablier, temos fita isoladora e fios cortados e enrolados
Bom, aproveito para dizer que o meu tablier está furado em tudo quanto é sitio. Ele é LED's de alarme, buracos que nem estão preenchidos...A juntar a isto, as luzes 'ilumina pés' são a cereja no topo do bolo
Portanto e como quero tudo bem feito, aqui fica o que tenho em mente para a parte elétrica do carro, bem como a mudança de tablier.
Refazer a parte elétrica toda (chamem-me maluco )
Tablier 'novo'
Quadrante G40 (Terá que ser adaptado, mas penso que não há-de ser muito dificil)
Volante Wolfsburg (Tenho um estilo OMP que foi logo retirado )
Remoção de rádio
Manómetros (Não pessoal, não são aqueles manómetros do xuning que parece que está de dia dentro do carro mesmo nas noites mais escuras )
O que mais me assusta é mesmo refazer a parte elétrica do carro todo . Não sei se já algum user aqui do grupo o fêz (se sim que se acuse, ajuda é toda bem-vinda). Apenas tenho esta ideia pois quero tudo o que o carro me oferece a funcionar em condições. Não quero fios emendados com fita cola, botões que nao funcionem etc...
Portanto, e com o diagrama de cablagem do carrro, pretendo fazer tudo do 0. Passar fio novo, terminais novos e anular as invenções que foram feitas.
O tablier, está claro que não está em condições de ser 'reutilizado'. Só se levasse uma dose de restauro e não sei até que ponto seria viável (aceito sugestões).
Quanto ao quadrante.... Gosto do formato do quadrante do G40, aquele conta rotações é qualquer coisa
Acerca do volante acho que não preciso dizer nada... Um Wolfsburg é um Wolfsburg (2 braços)
Não, não vai estar um buraco no sitio do rádio! Vou colocar um rádio que tenho lá antigo, acho que combina muito bem com o carro . Vai ser uma espécie de tapa buraco. Na verdade, o somo do carro, vai ser constituído apenas por um amplificador ( nada daqueles que ocupam a mala toda), vai ser colocado debaixo do banco do condutor, uma coisa pequena mesmo. Ligado ao amp, terá um cabo aux onde posso ligar o tlm e ouvir a minha musica. Simples Claro, vou ter 2 e só 2 colunas pois não gosto de exageros, quanto ao sítio das colunas, é um caso a pensar pois não quero buracos feitos à Zé Manel.
Os manómetro é algo que gosto de ver no carro! O meu tem lá o sítio para os 3, escusado será dizer que não vinham Um dos buracos tinha uma tampa com dois interruptores. Um devia ser para as luzes dos pés outro era o botão do nitro
Bem pessoal, são algumas ideias que tenho. Tudo muito discreto e original (claro tirando o rádio e o quadrante) mas é por isso mesmo que quero o amp debaixo do banco e colunas escondidas
Como podem ver implica muito fio, muita ficha e por isso mesmo prefiro fazer cablagem do zero (esqueci de referir que no cofre do motor a intensão é conseguir manter o mais clean possível, outra das razões pela qual quero fazer eu a cablagem).
Para já e em primeiro lugar está a reparação do motor, mas a cablagem é algo que quero começar a pensar e definir o que vai ser feito, pois também implica ligações ao motor.
Quando houver novidades hei de publicar aqui
Agradeço toda a ajuda, criticas e opiniões!
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Desde som, a luzes 'ilumina pés' por baixo do tablier, temos fita isoladora e fios cortados e enrolados
Bom, aproveito para dizer que o meu tablier está furado em tudo quanto é sitio. Ele é LED's de alarme, buracos que nem estão preenchidos...A juntar a isto, as luzes 'ilumina pés' são a cereja no topo do bolo
Portanto e como quero tudo bem feito, aqui fica o que tenho em mente para a parte elétrica do carro, bem como a mudança de tablier.
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Manómetros (Não pessoal, não são aqueles manómetros do xuning que parece que está de dia dentro do carro mesmo nas noites mais escuras )
O que mais me assusta é mesmo refazer a parte elétrica do carro todo . Não sei se já algum user aqui do grupo o fêz (se sim que se acuse, ajuda é toda bem-vinda). Apenas tenho esta ideia pois quero tudo o que o carro me oferece a funcionar em condições. Não quero fios emendados com fita cola, botões que nao funcionem etc...
Portanto, e com o diagrama de cablagem do carrro, pretendo fazer tudo do 0. Passar fio novo, terminais novos e anular as invenções que foram feitas.
O tablier, está claro que não está em condições de ser 'reutilizado'. Só se levasse uma dose de restauro e não sei até que ponto seria viável (aceito sugestões).
Quanto ao quadrante.... Gosto do formato do quadrante do G40, aquele conta rotações é qualquer coisa
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Não, não vai estar um buraco no sitio do rádio! Vou colocar um rádio que tenho lá antigo, acho que combina muito bem com o carro . Vai ser uma espécie de tapa buraco. Na verdade, o somo do carro, vai ser constituído apenas por um amplificador ( nada daqueles que ocupam a mala toda), vai ser colocado debaixo do banco do condutor, uma coisa pequena mesmo. Ligado ao amp, terá um cabo aux onde posso ligar o tlm e ouvir a minha musica. Simples Claro, vou ter 2 e só 2 colunas pois não gosto de exageros, quanto ao sítio das colunas, é um caso a pensar pois não quero buracos feitos à Zé Manel.
Os manómetro é algo que gosto de ver no carro! O meu tem lá o sítio para os 3, escusado será dizer que não vinham Um dos buracos tinha uma tampa com dois interruptores. Um devia ser para as luzes dos pés outro era o botão do nitro
Bem pessoal, são algumas ideias que tenho. Tudo muito discreto e original (claro tirando o rádio e o quadrante) mas é por isso mesmo que quero o amp debaixo do banco e colunas escondidas
Como podem ver implica muito fio, muita ficha e por isso mesmo prefiro fazer cablagem do zero (esqueci de referir que no cofre do motor a intensão é conseguir manter o mais clean possível, outra das razões pela qual quero fazer eu a cablagem).
Para já e em primeiro lugar está a reparação do motor, mas a cablagem é algo que quero começar a pensar e definir o que vai ser feito, pois também implica ligações ao motor.
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
com ideias e mto dinheiro tudo se fazRubenMiguelTyp17 Escreveu:Boas!
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Bom, aproveito para dizer que o meu tablier está furado em tudo quanto é sitio. Ele é LED's de alarme, buracos que nem estão preenchidos...A juntar a isto, as luzes 'ilumina pés' são a cereja no topo do bolo
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O que mais me assusta é mesmo refazer a parte elétrica do carro todo . Não sei se já algum user aqui do grupo o fêz (se sim que se acuse, ajuda é toda bem-vinda). Apenas tenho esta ideia pois quero tudo o que o carro me oferece a funcionar em condições. Não quero fios emendados com fita cola, botões que nao funcionem etc...
Portanto, e com o diagrama de cablagem do carrro, pretendo fazer tudo do 0. Passar fio novo, terminais novos e anular as invenções que foram feitas.
O tablier, está claro que não está em condições de ser 'reutilizado'. Só se levasse uma dose de restauro e não sei até que ponto seria viável (aceito sugestões).
Quanto ao quadrante.... Gosto do formato do quadrante do G40, aquele conta rotações é qualquer coisa
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Não, não vai estar um buraco no sitio do rádio! Vou colocar um rádio que tenho lá antigo, acho que combina muito bem com o carro . Vai ser uma espécie de tapa buraco. Na verdade, o somo do carro, vai ser constituído apenas por um amplificador ( nada daqueles que ocupam a mala toda), vai ser colocado debaixo do banco do condutor, uma coisa pequena mesmo. Ligado ao amp, terá um cabo aux onde posso ligar o tlm e ouvir a minha musica. Simples Claro, vou ter 2 e só 2 colunas pois não gosto de exageros, quanto ao sítio das colunas, é um caso a pensar pois não quero buracos feitos à Zé Manel.
Os manómetro é algo que gosto de ver no carro! O meu tem lá o sítio para os 3, escusado será dizer que não vinham Um dos buracos tinha uma tampa com dois interruptores. Um devia ser para as luzes dos pés outro era o botão do nitro
Bem pessoal, são algumas ideias que tenho. Tudo muito discreto e original (claro tirando o rádio e o quadrante) mas é por isso mesmo que quero o amp debaixo do banco e colunas escondidas
Como podem ver implica muito fio, muita ficha e por isso mesmo prefiro fazer cablagem do zero (esqueci de referir que no cofre do motor a intensão é conseguir manter o mais clean possível, outra das razões pela qual quero fazer eu a cablagem).
Para já e em primeiro lugar está a reparação do motor, mas a cablagem é algo que quero começar a pensar e definir o que vai ser feito, pois também implica ligações ao motor.
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Agradeço toda a ajuda, criticas e opiniões!
relativamente ao tablier colocares um novo custa cerca de 700 euros mandando vir da vw classic parts,
a nível de parte eléctrica um bom eletricista levava te no minino 500 euros para refazer a mesma...aconcelho te a colocar uma caixa nova de relés para não teres surpresas desagradáveis...os manómetros para a consola tenho vários em stock
dá prioridade ao que mais merece atenção pois esse golf merece bastante atenção
desejo te boa sorte e prepara te para mts dores de cabeça
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Re: 80' Typ17 - O sonho!
Boas rickimk1g60!rickimk1g60 Escreveu:
com ideias e mto dinheiro tudo se faz
relativamente ao tablier colocares um novo custa cerca de 700 euros mandando vir da vw classic parts,
a nível de parte eléctrica um bom eletricista levava te no minino 500 euros para refazer a mesma...aconcelho te a colocar uma caixa nova de relés para não teres surpresas desagradáveis...os manómetros para a consola tenho vários em stock
dá prioridade ao que mais merece atenção pois esse golf merece bastante atenção
desejo te boa sorte e prepara te para mts dores de cabeça
Quando falo em tablier novo será um usado claro, apesar de não olhar aos custos, 700€ por um tablier . Todos os trabalhos serão feitos por minha conta e dos amigos que vão ajudando, pelo que colocar o carro num eletricista está fora de questão. Tudo será feito aqui Neste momento e o que 'preciso' preocupar é o motor pelas razões já apresentadas
Obrigado pela ajuda e apoio
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Re: 80' Typ17 - O sonho! (Os trabalhos avançam)
esses trabalhos feitos em casa tem outro sabor
nelsonrodrig
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Re: 80' Typ17 - O sonho! (Os trabalhos avançam)
nelsonrodrig Escreveu:esses trabalhos feitos em casa tem outro sabor
Um sabor bom presumo! Quero ser eu com a ajuda que vou tento tanto aqui como de quem me ajuda fisicamente a fazer todos os trabalhos no carro. É a melhor forma de darmos valor ao trabalho que está nos projetos que tanto gostamos de ver mas principalmente no nosso mesmo
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Re: 80' Typ17 - O sonho! (Os trabalhos avançam)
Mais um MKI salvo de um triste fim, força aí no restauro