Audi 100 c3 2.5TDI do aço

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carlosmac
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Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Viva membros,
estou me a estrear aqui e logo para vos dar a conhecer da minha primeira aquisição
comprei esta maquina e quero fazer umas quantas alteraçoes no interior, exterior e motor.
Já comecei ha uns meses pelo que postarei de seguida tudo o que foi feito até agora..
Conto com dicas de todos. estou a comecar este projeto através de dois amigos que respiram isto. estamos sediados no ALgarve

Caracteristicas Técnicas:

Marca: Audi
Modelo: 100 c3 2.5TDI typ44

Motor e Transmissão:
Motor 5 cilindros 2.5 TDI 1T, 120cv, atualizado com caixa de 6 velocidades do a6

caracteristcias
ABS, Controlo de tracçao, vidros electricos ha frente

Jantes/Pneus:
Jantes 16' Audi - averbadas no livrete sao de 15'

Alterações pretendidas:

+carrocaria/interior
jantes de 17' e pneu de baixo perfil, coilovers para corrigir a altura da traseira e torna-lo mais seguro (e estética,claro) teto de abrir partido(ou leva outro ou fecho)
forrar o teto, está descaido
volante s2
piscas brancos, etc..


+motor
novo turbo fixo,um mais recente usado nos TDI um KKK K14-2, o que la está é o k16
novos bicos de 0,216mm
repro que tire mais deste grandalhao.


Infos:
Este carro segundo sei é o unico no pais.
Foi o primeiro modelo do grupo VAG a estriar os TDI, o 2.5 1T que saiu nos dois ultimos meses de fabrico do audi 100 c3, fazendo com que seja incomum encontrar um C3 com esta motorização.É todo em aluminio e pesa no livrete 1310KG!! E foi o primeiro carro de produção em massa com um cx de 0,30
Vem no manual do carro, que a 90km/h faz consumos de 4,2L e a 120km/h faz 5,8L

Saudaçoes
carlosmac
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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Foi assim que me chegou!
na realidade, ja tinha mudado os farois traseiros centrais para US style.


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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Depois da primeira grande operação que foi acabar com a fuga na bomba injectora, através da mudança de vendantes, este foi o mais complicado de todos!
Ja fiz trabalho, de bate chapas, de pintor, de estufador, de maozinhas, etc...

O carro tinha o teto a cair, a tipica esponja que apodrece passados uns anos e arruina todo o teto ja foi resolvido. forrei com napa, ficou mais caro mas com um resultado bem melhor. Só a napa, cola patex de pincel, cola patex(contacto) de spray, cola branca foram 60 euros.
nao tinha ideia, mas foi o trabalho mais chato que alguma vez tive. desmanchar o teto é preciso tirar tudo o que é pégas,pilares,palas e etc... para nao falar na maior parte do interior. E depois montar tudo de novo ainda é pior! Mas o caos foi quando tirei o teto de abrir para fora, para perceber o que estava partido e monta-lo de novo foi um quebra-cabecas que com ajuda de diagramas safou qq coisa. Mas depois de ver o custo das peças, fechei de vez o teto de abrir!!
Poupou-se no estufador, aprendeu-se qq coisa e da-se mais valor ao teto agora

tambem revitalizei o banco do condutor que nao mexia a inclinação, estava partido nas laterais e nem andava nas calhas.

Já levou uma revisao geral tambem! oleos e filtros.
E deparei-me com oleo hidraulico mineral(vermelho) em vez de sintetico no carro!!!
Está explicado o porquê de nao ter direccao assistida! ha gente otária.
Agora a ver se o motor hidraulico da direccao assistida fica a funcionar bem e que a caixa da direcção nao tenha sido visada pelo dito óleo errado. tambem comprei o-rings para mudar no motor da direcção assistida mas tem de ser aberto e parece-me trabalho para especialista, nao?


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Tudo no sitio!

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

As jantes sao 16 e originais VW/Audi, mas umas 17' ficaram muito mais 'in'
E Baixar a altura do carro tambem ficará logo com outro impacto!
Embora nao haja coilovers para este modelo, umas mods custom poderão ser a solução

Na frente dá para ver que Felizmente à espaço que chegue para um Interccoler maior, ou dois...
O trabalho de para-choques começou agora, e ha frente não está fácil, ha chapa para martelar e terei de comprar plasticos de robordo novos..

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Virei as forças para o para-choques traseiro por ser mais simples..
Depois de colar o que estava partido e perceber como é o aperto para definir a altura do para-choques e nao ficar apertado ao maximo como estava, que fez com que o para-choques se inclinasse para dentro...
Por brincadeira nao o meti todo e deixei meio palmo por enfiar. Fica engracado, parece um volvo 244 ou um qq para-choques à americana..
Mas é impossivel deixa-lo assim, mas fica a ideia

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A traseira montada!
Acabei por tirar os logos'' e deixar so o da audi, embora reparei que está descentrado..mas sem stress

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Bem, lembrei-me de tentar descobrir o porquê da bateria descarregar tanto. das duas umas, ou algo anda a consumir demais ou entao a bateria não presta.
Mas antes disso tive de tirar o filtro do ar (de camião) Na Origem já nao os vendem!Mas um novo terá de se arranjar

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resultado:
Da bateria não é e parece ter sido das bem caras uma TUDOR de 100Ah.
A ver se a tiro e abro e faço alguma manutenção (se der..)

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Ligou-se o multimetro e estava em circuito mais de 100mA o que é bastante. relogio,radio,alarme...andaria por ai esse consumo exagerado
Conclusão, foi-se à caixa de fusiveis e tirou-se um a um até se descobrir de onde vinha. e lá está, era do mesmo fusivel do radio,relogio e alarme. desligou-se o radio e era de la que vinha os 100mA!o resto andava abaixo dos 10mA. Portanto radio no lixo e agora é arranjar um novo, de PEN de preferência. O que me aconselham??

Mas ao mesmo tempo que se via os fusiveis de acordo com a descrição dentro da caixa, descobri que dos 23 fusiveis, 5 estavam errados! lá tive de por novos (em stock felizmente)

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Depois da traseira feita e alguns trabalhos pelo meio, altura de voltar a centrar na frente do carro.
comprou-se material novo , entre eles picas em branco, filtos do ar e frisos do parachoques etc..

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já com os novos frisos

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e finalmente montado!

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

altura de ver como estão os discos e pastilhas..
a se aproveitar para magicar como se irá fazer/arranjar os coils para ali..mediçoes para aqui e acolá
o carro ja tem bolachas, optimo xd

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agora atrás..

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confere, é da origem!

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Entretanto desde o inicio, que as jantes foram um 'big fish' a ideia era por umas maiores de preferência 17'' (originais audi 100 são de 14' e 15')e as que cá estão sao de 16''.
Queria umas 17'' mas sem querer fugir muito das originais feitas para o modelo. Felizmente houve umas jantes de que gostei muito feitas para Audi 100,200 em 4x100 e 5x112. deixo aqui fotos das originais.

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E aproximando às originais, acabei por comprar estas merc !!
Nao optei pela versão AMG para tentar descolar um pouco das mercs. Alem disso, eram mais caras e no resultado mais importante o peso era o mesmo!!Aluminio do bom

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ja com pneus! 205/40R17
pintei os centros de preto baço. eram da cor da jante..

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Foram precisos alguns trabalhos para adpatar as jantes!
Pequenas coisas que eu nao sabia, tais como:

-Precisos centradores de jante (spigot rings), pois as VW/Audi são menos largas que as mercs
-Levá-las a um torneiro para alargar o diametro dos furos dos pernos das jantes pois os pernos das merc sao de 12mm e VW/audi são 14mm ; ou seja alargar os furos para 15mm . resultado sobraram-me 20 pernos de 12mm a brilhar
Visto que as merc eram pernos de 12mm e audi 14mm. mas estas jantes têm um ET menor, os pernos ficaram curtos!
Logo pernos novos, 70 euros em 20 parafusos de 60mm, desgraça...

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Diferença:
Reparei que a roda nova é mais pequena. 40R17 é menor que 55R16...

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

aquisiçoes de material, entretanto..
mimo para a Limousine,
!!volante novo!!
o que lá estava era o de origem, mas a meu ver 'muito meigo'
O novo era de um S2 e fica brutal !
P.S. se alguem quiser o outro é so dizer

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5x Bicos novinhos! 0,216 !
Bosch DSLA 150 P764 dos 2.5tdi de 150cv.
Serão essenciais para casar com o ''novo'' turbo!

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Entretanto comprei os coilovers!! Pura destreza Alemã
Agora começam as mods e adaptações.
Viagem ao torneiro, again!

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o punho que meteram neste carro era demasiado recente, la arranjei o do audi 100 c4, ja com 6a xd

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Cabo obd para ligar a maquina ao pc!

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tive de comprar esta caixa toda, para conseguir o friso 'raro' que me faltava

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sensor MAP de 1,5 bar (2500mbar) de um 100 c4/a6
o original nao conseguiria acompanhar a maior pressao que se exercerá no turbo

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juntas para colector de escape, colector de admissao e turbo!

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Tambem já tirei a centralina
Os meus amigos da Pedragosa Motorsport, enviaram a centralina para a NGP
Vão lhe soldar uns sockets para que possa depois ser xipada

foi dali que saiu a centralina, facil acesso, espectaculo

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Os injectores chegaram selados da Bosch
depois de testados com os bicos novos

Injetores limpinhos, nem parecem os mesmos.
Tambem foram postos novos tubos entre eles, VW racing

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Tambem estou a pensar seriamente em arranjar o quadrante do A6 C4
desde que nao seja caro...

Já tem:
+Temperatura do oleo
+carga da bateria
+Indicação de temperatura exterior.

Modificalçoes em relação ao que tenho:
+mecanismo dos KM passa de analógico a digital
+relógio passa de digital a analógico

agora tambem preciso de sondas e ligações e complicações..
Não sei será assim tao simples..
Que acham??

curiosamente foto com o Punho igual ao que comprei

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

um dia de tirar o colector de admissão e o turbo. grande trabalho.
teve de se tirar, filtro de ar, bateria e inclusive o filtro do oleo e usar chaves com angulo para aceder aos parafusos que ligam o turbo ao colector de escape. damn!
tirar o colector de escape é de loucos.
Aceder aos parafusos de baixo entao..

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Depois de se tirar o turbo original, nada como comparar com o novo''
Teve de se fazer um inversão de 180graus na disposição do turbo, eram diferentes, visto que a volvo usa os motores na transversal. Conseguiu-se por tudo igual ao original, excepto na wastegate que nao dá para modar a disposição, claro.
O K14-2 tem a camara de ar maior e tambem tem a saida para o escape mais larga.
Para alem disso penso que a compressora tambem seja maior, mas tenho de abrir o turbo original(K16) para medir o Inducer e Exducer da compressora de entrada e de escape para realmente ver as diferenças. A olho nu parece muito parecidas...

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felizmente a saida do turbo para o colector de escape é igual nos dois, mas para para o escape já nao, pelo que terá de ser feita nova falange...

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Última edição por carlosmac em 14 abr 2015, 02:07, editado 1 vez no total.
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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Muito deste trabalho, tem sido graças à PEDRAGOSA MOTORSPORT , um fiel amigo das máquinas e apaixonado pela familia VW.

Em relação aos coilovers, infelizmente nem se eu quisesse uns KW por 1000 e muitos euros haveria para este modelo. corri tudo e para audi 100 C3 nao há à venda de nenhum tipo. O que é de estranhar, visto que para o audi 80 B3 do mesmo ano, existe.

Então a unica solução foi arranjar uns coils com as medidas o mais aproximadas dos amortecedores originais.
Resultado, comprou-se uns bons WEITEC by KW !! novos custão 800 euros, paguei menos,alguem os comprou mas nao montou.
As mods nos de tras serão ajustes e algumas peças fabricadas. Nos da frente, é que terao de ser serrados e soldados a novos tubos fabricados. esses sim, darão bem mais trabalho. Mas a ver vamos xd

Bem os coils traseiros ainda não estão 100% mas ja estão quase
algumas adaptações ja foram feitas

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ida ao torneiro
é a parte superior dois coils, feita com base na peça original em borracha
Até agora nao tinha ideia da 'arte' que é saber trabalhar com um torno
Bonita peça

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

Hoje foi o tal'' dia de finalmente se por os coils!
Mas o carro nao se deixa vencer fácil, ainda nao foi desta..

Quando se colocou os coils com a nova peça soldada ao suporte original, o angulo para entrar ficou exagerado.
resultado, quando se testou, ela ainda nao estava soldada pelo que se adaptou ha posiçao, soldada ja nao consegue.

Portanto, rebarbadora em cima e quando o coil estiver na posição é que se solda!! bem 'costumizado'
Espero que seja dessa que vencemos a Limo

De qualquer maneira deixo fotos, do teste antes de soldar!
e é a minha ultima publicação do processo até agora. e como podem ver ainda falta um bom bocado
Cumprimentos as todos e digam o que acham de tudo isto até agora !

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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por gtdII »

Grande máquina.
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Re: Audi 100 c3 2.5TDI do aço

Mensagem por carlosmac »

gtdII Escreveu:Grande máquina.
sabes que sim! xd
compilei o que foi feito nos ultimos meses, mas ainda ha muito por fazer xd
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