fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Responder
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Silver_Ajm »

Golfmaniac4 Escreveu:
nicolau Escreveu:
Golfmaniac4 Escreveu:Ontem o circuito foi colocado novamente sobre pressao e foi detetada uma fuga nos tubos k da sofagem conforme o amigo nicolau falou !!! Fiquei mais descansado mas depois ao retirar a tampa do oleo verifiquei k tava com uma pequena mancha acastanhada (fiquei logo desanimado outra vez) mas o mecanico disse k podiam ser residuos k tenham vindo do respiro do motor! De qq das formas vou andar atento a ver s aparece mais alg estranho !!!
Era o oring né? tambem tive ai fuga no meu lol
ainda bem que encontraste, agora isso da macha nao sei dizer o que sera :shock:

Ainda n mandei desmontar pq primeiro quero ter a certeza k n ha problema nenhum com a junta pq n fiquei totalmente convencido!! a mancha acredito k tenha a vet realmente com residuos k tenham a ver com o facto d andar constantemente a abrir a tampa do oleo e como o o meu lugar de garagem tem mt humidade no ar tenham ficado as marcas de humidade mas mm assim vou andar em cima !!!
Pela segunda vez digo, Se o teu motor é o da assinatura, sendo um TDI, mesmo que a junta esteja danificada não costumam misturar nunca, o óleo se mistura com o liquido de refrigeração, quando tal acontece normalmente costuma ser o permutador de óleo furado. Isso já foi N vezes debatido aqui pelo fórum.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golfmaniac4
Amateur
Amateur
Mensagens: 281
Registado: 28 dez 2011, 20:22
Veículos: Golf IV 130cv

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Golfmaniac4 »

Entao o k achas que pode justificar a mancha castanha clara que encontrei na tampa do reservatorio do oleo?? Como aconselhas a proceder d forma a ter a certeza s tenho o permutador danificado???é possivel verificar o estado do permutador visualmente? outra coisa k estranhei e k o nivel do oleo subiu ligeiramente...

Obrigado pela ajuda k me estao a dar! Tenho pena k o mario ande por outras terras senao tenho a certeza k isto ja estava resolvido :(

Abraço
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Silver_Ajm »

Golfmaniac4 Escreveu:Entao o k achas que pode justificar a mancha castanha clara que encontrei na tampa do reservatorio do oleo?? Como aconselhas a proceder d forma a ter a certeza s tenho o permutador danificado???é possivel verificar o estado do permutador visualmente? outra coisa k estranhei e k o nivel do oleo subiu ligeiramente...

Obrigado pela ajuda k me estao a dar! Tenho pena k o mario ande por outras terras senao tenho a certeza k isto ja estava resolvido :(

Abraço
Vai estando atento ao nível de óleo e cor e verifica também se eventualmente não tens nenhumas pequenas bolhas de gordura no reservatório do liquido de refrigeração. Só deve ser possível verificar se o permutador está ou não furado se o tirares fora.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golfmaniac4
Amateur
Amateur
Mensagens: 281
Registado: 28 dez 2011, 20:22
Veículos: Golf IV 130cv

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Golfmaniac4 »

Silver_Ajm Escreveu:
Golfmaniac4 Escreveu:Entao o k achas que pode justificar a mancha castanha clara que encontrei na tampa do reservatorio do oleo?? Como aconselhas a proceder d forma a ter a certeza s tenho o permutador danificado???é possivel verificar o estado do permutador visualmente? outra coisa k estranhei e k o nivel do oleo subiu ligeiramente...

Obrigado pela ajuda k me estao a dar! Tenho pena k o mario ande por outras terras senao tenho a certeza k isto ja estava resolvido :(

Abraço
Vai estando atento ao nível de óleo e cor e verifica também se eventualmente não tens nenhumas pequenas bolhas de gordura no reservatório do liquido de refrigeração. Só deve ser possível verificar se o permutador está ou não furado se o tirares fora.

Ao falares do nivel do oleo referes t á possivel subida ou descida do oleo??? Quanto á cor tem se mantido com a cor normal salvo a excepçao k referi em k a tampa do reservatorio estava com uma mancha relativamente pequena cor castanho claro!!! O liquido pelo k tenho observado n tem nada d anormal mas vou mantendo a vista atenta ;) obrigado pela ajuda mais uma vez!!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Silver_Ajm »

Golfmaniac4 Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
Golfmaniac4 Escreveu:Entao o k achas que pode justificar a mancha castanha clara que encontrei na tampa do reservatorio do oleo?? Como aconselhas a proceder d forma a ter a certeza s tenho o permutador danificado???é possivel verificar o estado do permutador visualmente? outra coisa k estranhei e k o nivel do oleo subiu ligeiramente...

Obrigado pela ajuda k me estao a dar! Tenho pena k o mario ande por outras terras senao tenho a certeza k isto ja estava resolvido :(

Abraço
Vai estando atento ao nível de óleo e cor e verifica também se eventualmente não tens nenhumas pequenas bolhas de gordura no reservatório do liquido de refrigeração. Só deve ser possível verificar se o permutador está ou não furado se o tirares fora.

Ao falares do nivel do oleo referes t á possivel subida ou descida do oleo??? Quanto á cor tem se mantido com a cor normal salvo a excepçao k referi em k a tampa do reservatorio estava com uma mancha relativamente pequena cor castanho claro!!! O liquido pelo k tenho observado n tem nada d anormal mas vou mantendo a vista atenta ;) obrigado pela ajuda mais uma vez!!
Se o permutador furar o nível de refrigerante desce e o nível do óleo sobe e fica com cor meia café com leite.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golfmaniac4
Amateur
Amateur
Mensagens: 281
Registado: 28 dez 2011, 20:22
Veículos: Golf IV 130cv

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Golfmaniac4 »

E foi isso exatamente k aconteceu no meu caso!!! O anti congelante desceu e houve uma subida do nivel do oleo, pequena mas houve!! Mas depois a fuga detetada nos tubos da sofagem trocou m as voltas:( e por isso mm tou a ver como isto evolui!! N pode danificar nada no motor tendo este problema?? Qt pode custar o permutador??
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Silver_Ajm »

Vai andando atento à coloração do óleo e ao nível de anticongelante. Um permutador ainda é carote, mas não sei valores...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Para o 130cv acho que a referência é: 038 117 021 B.

É uma questão de pedir um orçamento numa loja local, uma vez que na net só aparecem usados e de marcas aftermarket (para não dizer pior), portanto não sei até que ponto serão fiáveis. Convém, no entanto, confirmar a referência. ;)

Como nota, aparentemente o meu PD100 ainda usa o mesmo permutador do Golf II TD, mas até hoje não deu chatice. Lagarto, lagarto, lagarto. :D

Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Golfmaniac4
Amateur
Amateur
Mensagens: 281
Registado: 28 dez 2011, 20:22
Veículos: Golf IV 130cv

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Golfmaniac4 »

Obrigado pela ajuda amigos!! Vou andar atento á procura dos sintomas que dizem! So espero n danificar mais nada no carro com isto..

Cumprimentos
Golfmaniac4
Amateur
Amateur
Mensagens: 281
Registado: 28 dez 2011, 20:22
Veículos: Golf IV 130cv

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Golfmaniac4 »

[quote="Silver_Ajm"]Vai andando atento à coloração do óleo e ao nível de anticongelante. Um permutador ainda é carote, mas não sei valores...[/quote

Amigo, n tenho notado nada d anormal no carro no entanto hoje falei com o mecanico e qd lhe disse k me tinham falado k poderia ter o permutador/radiador oleo furado ele disse k n deveria ser o meu caso porque quando isso acontece o oleo diminui e aumenta o nivel do liquido no vaso!! Fiquei sem saber o k dizer qd ele me falou isso :shock:
RaphaelTL
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 25 out 2019, 10:46
Veículos: Vw golf 4 tdi

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por RaphaelTL »

Boas Malta tenho um VW bora ajm pd 115 e tenho um pequeno problema de anticongelnte , isto e nunca tinha mexido no vaso do anticongelante até ver que ele ficou amarelado , troquei de vaso e de tampa e a partir daí começou a surgir os problemas de fuga de anticongelante , voltei a trocar o vaso e desta x meti um tampa original na qual a tampa não fazia pressão ao fechar nem fazia aquele click que tem de fazer no fim de fechar a tampa , por acaso tinha uma tampa velha em casa que exprementei e com essa tampa ela fazia pressão não fechar , o problema e quando puxo pelo carro ele vasa-me o anticongelante todo do vaso deixo fotos para que consigam ver , a minha pergunta e será que não meter outro vaso e outra tampa da mesma marca que resolverá? Ou terei outro problema??? Se me puderem ajudar agradeço 🙏
Anexos
received_895729381476826.jpeg
received_707100417565237.jpeg
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por gongasfrs »

O vaso é da concorrência ou original?
Mesmo com a tampa original também verte?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Ola RaphaelTL, sendo um 115, que são motores bastante conhecidos por darem problemas de vedação da junta da cabeça o que te recomendo é ires a uma oficina o quanto antes e fazeres o teste químico a ver se o motor está com problemas, pois o que te estás a queixar e a descrição que fizeste de mudar de cor é típica disso, e se for, convém tratar o quanto antes para não causar danos irreparáveis.
Em relação ao vaso e tampa, os de concorrência são muito inferiores aos originais, e não é uma opinião por acaso, é um facto, também não devias usar esse tipo de abraçadeiras pois tem tendência parar criar fugas e estragar tubos porque não fazem um bom assentamento e apertam quase sempre demasiado, por vezes também tem arestas que cortam os tubos.
O primeiro sintoma que geralmente aparece é sempre o líquido ficar diferente, geralmente escuro, ferrugem e coisas no vaso, depois começa a pressão, perda de líquido e mais tarde subida de temperatura.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
RaphaelTL
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 25 out 2019, 10:46
Veículos: Vw golf 4 tdi

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por RaphaelTL »

Os vasos são da concorrência meti tampa original e continuou a verter meti está quentinha em casa parecia que tinha deixado de verter e afinal continua 🤦
RaphaelTL
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 25 out 2019, 10:46
Veículos: Vw golf 4 tdi

Re: fuga anti congelante!! junta danificada ?! AJUDA

Mensagem por RaphaelTL »

Boas mario_marques tudo bem? Ele apenas vasa o vaso não muda de cor em nada apenas se lixar mais pelo carro ele deita anticongelante fora e fica na zona das fotos não noto anticongelnte em mais lado nenhum 🤦🤦
Responder