VW Jetta 1.6CSL 1989

Responder
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Boa noite,

Venho aqui apresentar um modelo que anda pela família, e que está neste momento em minha casa para reparação de maior.

É um Jetta mk2 de 1989, (supostamente) 1.6CSL, que veio da África do Sul. Está desde novo nas mãos do meu tio, e para ele vai voltar :)

Conta com 371 000km e mais de 10 anos sem uso, mas isso acabou a partir do momento em que foi dada a luz verde para a intervenção de motor.

Depois de um banho, era este o seu aspecto:

Imagem

Imagem

Os interiores, que estavam imundos e cheios de marcas devido à esponja das capas de protecção que tinham ter-se desfeito:

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foram totalmente limpos:

Imagem

Aqui ainda só estava a tratar do tecido, não tinha iniciado nos plásticos:

Imagem

Imagem


Infelizmente, as costuras dos bancos traseiros já não estão nas melhores condições, mas penso que uma visita ao estofador resolva isso :)

Imagem

Ainda não tive a oportunidade de o experimentar decentemente, mas só ouço falar bem do carro. Os elogios principais que eram feitos, eram à força proporcionada pelo 1.6, e o ponto negativo seria mesmo a travagem.

Daquilo que consegui perceber pelas viagens a pendura que fazia há uns bons anos, o carro tem um ronco bem engraçado, e é bastante sólido. :)

Imagem

Entretanto faço aqui o update disto com o internamento do Jetta e descobertas que foram feitas com o coração aberto :)
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por pravus »

muito bom esse jetta especialmente parado á tanto tempo!

tou em vias de ir buscar um irmão desse mas em vermelho! esses interiores são especificos do mercado SA?

abraço e boa sorte no restauro!
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Ainda não vi nenhum outro interior como esse, não sei se será mesmo específico. Mas adoro o estilo "calças de ganga" do mesmo :D
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por pravus »

o mais parecido que já vi é do Pacific mas nao penso que seja o mesmo material, mas os entendidos já esclarecem :D
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

pravus Escreveu:o mais parecido que já vi é do Pacific mas nao penso que seja o mesmo material, mas os entendidos já esclarecem :D
Pois, isso já desconheço mesmo...


Bem, depois de 4 anos sem ir à IPO, e julgando que se não fosse mais um ano, cancelavam a matrícula, lá foi ele no ano passado. Passou sem anotações :D

Imagem

Para lá ir, precisou apenas de um radiador, pois o anterior estava com uma valente fuga, e de uma bomba de água.

Imagem

E assim deu entrada no "estaleiro"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois, houve algo a chamar-me à atenção no motor. Supostamente 1.6, vi este número (mas depois vim a descobrir que não estava relacionado com nada)

Imagem

Mas depois, pela referência do motor, informaram-me que se tratava realmente de um 1.8. Eu ainda fiquei na dúvida, mas quando se levou a cabeça ao torneiro, que também veio da África do Sul e conhece bem estes motores, sendo até proprietário de um Caddy mk1, disse que aquela cabeça podia perfeitamente pertencer a um 1.8.

Achei, e acho, muito estranho, uma vez que o motor nunca foi trocado.

Para já, é só isso que tenho, mas já há mais progressos... Inclusivamente o tratamento de um ou outro podre no cofre do motor. :)
rostabal
Pro
Pro
Mensagens: 2811
Registado: 12 mai 2012, 23:38
Veículos: Golf MK2 1.6TD CL Special
Localização: Lisboa

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por rostabal »

Excelente aspeto ! Adoro os azuis no interior, mas sou suspeito :mrgreen:
Já agora, se quiseres uma carpete azul clara como os teus estofos tenho uma que podemos negociar, só que é para volante à esquerda :(
Podes ver aqui uma foto dela e na página seguinte outra viewtopic.php?f=18&t=88334&start=915 no teu penso que fique bastante bem pois o tom parece exatamente o mesmo :mrgreen:
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Obrigado! :D

Esta é dessa cor, mas está suja até mais não... Vai ter que sair e ser limpa decentemente :)

Mas agradeço a atenção :P

Eu sempre tive uma pancada por interiores azuis... Morou aqui em casa um Honda Concerto azul escuro metalizado com interiores azuis, e eu adorava a combinação! Até o tablier e o volante eram azuis :D

Infelizmente, o destino dele envolveu uma Ford Focus com um condutor embriagado ao volante, a fazer uma contra-ordenação, num dia de chuva (tendo em conta que o Honda não tinha qualquer assistência electrónica, e pneus que eram autênticos "plásticos"... Pronto, não foi bonito de se ver :( )
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por pravus »

peço desculpa pela pergunta meia descabida mas é tua a Austin Montego?
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

É do meu pai, sim :)
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por pravus »

tens fotos da maquina!? tenho uma panca sinistra por essas carrinhas que agora sao tao raras!!
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Várias, mas aviso já que está num estado lastimável... Basta dizer que este ano chumbou na IPO devido à ferrugem.

Enfim, se estivesse nas minhas mãos, não estaria assim. Não parecendo, é um carro com grande potencial, e pelo UK há muito material para fazer umas brincadeiras engraçadas!

Mas pronto, é do meu pai, e ele insiste que aquilo é o "tanque" dele, para aguentar tudo. :(

Com mais tempo abro um tópico com os britânicos todos cá de casa. :D

EDIT: Umas fotos de há uns anos, depois de um banho de tinta caseiro, para experimentar os dotes do meu irmão em pintura, a aplicar no restauro do Mini dele. Foi muito "às 3 pancadas", mas deu para aprender bastante. ;)

Imagem

Imagem

Imagem

O pormenor mais curioso dela! :D

Imagem

Imagem

Umas fotos para ilustrar o seu uso:

(antes da pintura)

Imagem

Aqui já depois:

Imagem
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por pravus »

:shock: :shock: Adoro! quando acabares o Jetta passa para essa!!!
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Tenho que convencer o meu pai a dar o tratamento que merece... Já a conduzi e é mesmo capaz de me deixar com um sorriso na cara. :)

O comportamento não é nada o que esperava (no bom sentido, pois conheço bem um "irmão" da gama da Austin-Rover na altura, o Rover 213SE, que de origem é o típico barco), sendo até bastante capaz!

E claro, o facto de ter o 1.6 S-Series, ao invés do 1.3 A-series (o mesmo motor do Mini, que torna o Montego num carro extremamente sub-motorizado, mas cá em Portugal só há disso), torna-a ainda mais interessante! O motor tem umas baixas excelentes, apesar de não ser das melhores coisas para andar em altas. :)

E o ronco é qualquer coisa. É o típico britânico: Grave e rouco... Parece os A-series, mas um pouco mais grave (ainda) e suave. :P

Já o Rover 216 Vitesse, com o mesmo motor mas com injecção electrónica, é excelente em todos os regimes! Quando conduzi um, fiquei de boca aberta com a garra do carro, não esperava mesmo.
rostabal
Pro
Pro
Mensagens: 2811
Registado: 12 mai 2012, 23:38
Veículos: Golf MK2 1.6TD CL Special
Localização: Lisboa

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por rostabal »

Jacinto Escreveu:Obrigado! :D

Esta é dessa cor, mas está suja até mais não... Vai ter que sair e ser limpa decentemente :)

Mas agradeço a atenção :P

Eu sempre tive uma pancada por interiores azuis... Morou aqui em casa um Honda Concerto azul escuro metalizado com interiores azuis, e eu adorava a combinação! Até o tablier e o volante eram azuis :D

Infelizmente, o destino dele envolveu uma Ford Focus com um condutor embriagado ao volante, a fazer uma contra-ordenação, num dia de chuva (tendo em conta que o Honda não tinha qualquer assistência electrónica, e pneus que eram autênticos "plásticos"... Pronto, não foi bonito de se ver :( )
A sério ? não parece mesmo nada nas fotos hehe sendo assim uma boa lavadela e fica impec, dá um ar ao interior mais engraçado a meu ver :mrgreen:
Já somos 2 com pancadas com azuis então xD aqui por acaso também morou um, cinza rato 1.6 130cv, interiores cinza, um carrito muito bom a meu ver e com extras muito bons para a época :D este também teve um final do género, apos 3 meses de ser vendido ficou com a lateral toda desfeita, chassis para o lixo mesmo :roll:
Vai atualizando o tópico e boa sorte !
Jacinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 12 jan 2015, 15:02
Veículos: VW Jetta mk2, Rover 213SE, Rover 414Si, Rover 400 Tourer, Mini IMA

Re: VW Jetta 1.6CSL 1989

Mensagem por Jacinto »

Ressuscitou! :D

Responder