Como tudo indica sou atualmente dono de dois golfs, o meu 4 que é para o dia a dia e o 1 vai ser para com o tempo meter a andar e andar menos regularmente, isto é o que penso agora!
Bem este golf tem a sua história para mim e para o seu antigo dono amigo meu de longa data, nem sei por onde começar.
O golf encontra-se na garagem do meu amigo mesmo depois de o ter comprado a pouco mais de uma semana, ou seja, por lá vai continuar até eu ter o meu espaço disponível para o ter guardado e algum orçamento para avançar o projeto.
Tudo começou a muitos anos quando olhava para aquela maquina lá parada junto de outros ford cortina, fords esses que já foram vendidos e o golf lá ficou sozinho e eu tantas vezes olhava para ele e sonhava em ter um ou mesmo aquele.
Atualmente o meu colega queria vender o carro e alguém se mostrou interessado e acabou por não o levar e em conversa no dia do aniversário do fórum na Batalha lá o fui ver novamente e disse eu fico com ele num ato de loucura. Claro que nunca se volta atrás com a palavra e assim foi, mudei o carro de nome e chegamos a um acordo monetário por ele, e agora deixei de ter um filho para ter dois!
Comprei o carro e nem olhei ao estado dele, sei que não anda desde 2004/2005 foi quando o meu amigo comprou o golf 4 dele e que em setembro deste ano meteu-lhe uma bateria e o carro pegou a primeira como se nada fosse com ele.
Em resumo tenho um 1.6d com cerca de 300mil pois fazia muitas viagens de Leiria/ Algarve pois o meu amigo estudava lá na altura e já conta com alguns podres na chapa, e a nível mecânico/ elétrico deve estar tudo minimamente operacional, apenas fazer revisões de um carro que teve parado 10 anos merece.
Agora é esperar por melhores dias (€) e avançar com o restauro!
Dicas e sugestões para quem pouco percebe de mecânica e afins, por onde devo começar? o orçamento é baixo e vai continuar a ser pois tenho problemas no golf 4 mais urgentes. Devo meter as mãos a obra desmontar/arranjar e mudar o que eu conseguir? mandar vir peças novas de sites para o efeito? tipo http://www.typ-17.de?
Ando com muitas duvidas, o carro devia ser primeiro arranjado a nivel de chapa e depois pensar no resto certo?
Eu sei, já estou a bombardear muita pergunta, o melhor é ir sabendo a medida que elas vão surgindo e fica aqui o repto ao pessoal de mk1 de Leiria se alguém me quiser ajudar e elucidar agradecia a ajuda!
Mk1 81 diesel
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Re: Mk1 81 diesel
Parabéns pelo "novo" filho
Minha opinião: fazer uma revisão geral de mecânica para começar.
Já tem uns extras engraçados: frisos cromados nas borrachas e com umas jantes ATS.
Parabéns pela aquisição
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Re: Mk1 81 diesel
Conheço esse carro ☺
Força aí com o projeto boa sorte muito trabalho pela frente.
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Re: Mk1 81 diesel
moisa só por acaso houve alguém interessado no carro eras tu? eu conheço o carro a muitos anos, mas sempre o vi parado
Última edição por Barroco em 14 dez 2014, 21:40, editado 1 vez no total.
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Re: Mk1 81 diesel
Ora aqui está uma máquina para arranjar aos poucos.
De chapa já sabemos que não deve estar muito bom certamente. Era desmontar tudo e mantar pintar e tirar podres.
Quanto à mecânica estava numa de dar dicas de:
Ver a distribuição ou mudar a mesma com receios que a que esteja lá possa partir
Mudar filtros
Mudar óleo
Tirar combustivel velho
Ver tubos de gasóleo, retorno e fugas na bomba
Limpar o radiador , temos uma casa para isso aqui bem ao lado
Limpar todo o circuito de radiador e meter Liquido novo. G12 não sei se pode levar, que liquido pode levar golfistas?
Dar à chave e ver como se comporta pois não sabemos o estado das juntas do motor e afins.
De qualquer das formas há por aí muito para reparar aos poucos
De chapa já sabemos que não deve estar muito bom certamente. Era desmontar tudo e mantar pintar e tirar podres.
Quanto à mecânica estava numa de dar dicas de:
Ver a distribuição ou mudar a mesma com receios que a que esteja lá possa partir
Mudar filtros
Mudar óleo
Tirar combustivel velho
Ver tubos de gasóleo, retorno e fugas na bomba
Limpar o radiador , temos uma casa para isso aqui bem ao lado
Limpar todo o circuito de radiador e meter Liquido novo. G12 não sei se pode levar, que liquido pode levar golfistas?
Dar à chave e ver como se comporta pois não sabemos o estado das juntas do motor e afins.
De qualquer das formas há por aí muito para reparar aos poucos
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Re: Mk1 81 diesel
vou ajudar mk4110leiria
muda a bomba de água e o devido termoestato, tem tendencia a colar e nao abre
filtro ar
no meu caso eu comecei a reparar a chapa de pois será o motor, porque vou manter o mesmo, se andares com alterações do mesmo terás de fazer ensaios.
nunca esquecemos os velhinhos.......
muda a bomba de água e o devido termoestato, tem tendencia a colar e nao abre
filtro ar
no meu caso eu comecei a reparar a chapa de pois será o motor, porque vou manter o mesmo, se andares com alterações do mesmo terás de fazer ensaios.
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Re: Mk1 81 diesel
Fábio, ainda só o passei por agua para o limpar, puxamos o gajo a mão para fora da garagem para apanhar sol. lol
Ainda ando a arranjar espaço e a tirar a lenha que tenho na garagem para ter espaço para ele, e parece que vai mesmo ficar adiado o projecto durante uns meses pois o 4 precisa de levar uns mimos primeiro!
Sim o motor é para manter claro e o melhor é assim que poder começar a arranjar o material para mudar isso tudo no motor.
Já agora onde é que vejo o código do motor? quais são as letras? tá lá uma chapa onde se abre o capot mas não apanhei nada do que lá diz.
Ainda ando a arranjar espaço e a tirar a lenha que tenho na garagem para ter espaço para ele, e parece que vai mesmo ficar adiado o projecto durante uns meses pois o 4 precisa de levar uns mimos primeiro!
Sim o motor é para manter claro e o melhor é assim que poder começar a arranjar o material para mudar isso tudo no motor.
Já agora onde é que vejo o código do motor? quais são as letras? tá lá uma chapa onde se abre o capot mas não apanhei nada do que lá diz.
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Re: Mk1 81 diesel
Preocupa-me tudo amigo. A correia deve estar super ressequida de estar uns 8 anos parado.golfmk1d Escreveu:vou ajudar mk4110leiria
muda a bomba de água e o devido termoestato, tem tendencia a colar e nao abre
filtro ar
no meu caso eu comecei a reparar a chapa de pois será o motor, porque vou manter o mesmo, se andares com alterações do mesmo terás de fazer ensaios.
nunca esquecemos os velhinhos.......
Ui termostato fechado pois ... os nossos mk4 o termostato morre aberto neste caso termostato fechado da direito a um aquecimento sujeito a rachar bloco ou cabeça.
Ali preocupa-me muito o estado das juntas do motor e o liquido de radiador. O radiador manda se limpar numa casa ali a 3 minutos da zona dele.
Para bem ser era abrir o motor e fazer tudo direito. Mas o dinheiro é que manda.
A minha grande DUVIDA LOL. QUe liquido levam estes carros? O G12 é forte demais certo?
- mk4110Leiria
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Re: Mk1 81 diesel
Eu aconselho-te vivamente a dar uns jeitos ao MK4.Barroco Escreveu:Fábio, ainda só o passei por agua para o limpar, puxamos o gajo a mão para fora da garagem para apanhar sol. lol
Ainda ando a arranjar espaço e a tirar a lenha que tenho na garagem para ter espaço para ele, e parece que vai mesmo ficar adiado o projecto durante uns meses pois o 4 precisa de levar uns mimos primeiro!
Sim o motor é para manter claro e o melhor é assim que poder começar a arranjar o material para mudar isso tudo no motor.
Já agora onde é que vejo o código do motor? quais são as letras? tá lá uma chapa onde se abre o capot mas não apanhei nada do que lá diz.
Turbo, distribuição urgentemente no mk4.
E temos de ver por onde entra essa água toda nao podes andar mais tempo assim.
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Re: Mk1 81 diesel
Jogo de correias dentadas SKF - Ref.: VKMA 01010 (58.60 €)
Em stock
58.60 €
Bomba de água VALEO - Ref.: 506066 (37.70 €)
Em stock
37.70 €
Filtro de óleo MANN-FILTER - Ref.: W 940/25 (7.16 €)
Em stock
7.16 €
Filtro de ar BOSCH - Ref.: 1 457 429 994 (9.13 €)
Em stock
9.13 €
Filtro de combustível BOSCH - Ref.: 0 450 906 267 (9.34 €)
Em stock
9.34 €
Total : 121.93 €
do qual IVA : 22.81 €
Vi isto num site de peças online isto para começar dava? que acham destes preços? estes valores não assustam muito, será que assim com tão pouco se faz a festa?
Em stock
58.60 €
Bomba de água VALEO - Ref.: 506066 (37.70 €)
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Filtro de óleo MANN-FILTER - Ref.: W 940/25 (7.16 €)
Em stock
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Filtro de ar BOSCH - Ref.: 1 457 429 994 (9.13 €)
Em stock
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Filtro de combustível BOSCH - Ref.: 0 450 906 267 (9.34 €)
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9.34 €
Total : 121.93 €
do qual IVA : 22.81 €
Vi isto num site de peças online isto para começar dava? que acham destes preços? estes valores não assustam muito, será que assim com tão pouco se faz a festa?
- mk4110Leiria
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Re: Mk1 81 diesel
Ora leituras minhas dizem me que:
1.6L 52hp (MY 1981-84) O motor 1.6 de 52 cv saiu entre 81 e 84 por isso este é de 52 cv de certeza.
QUanto ao código de motor ainda não descobri o wikipedia não tinha para me dizer lol. Logo descubro
1.6L 52hp (MY 1981-84) O motor 1.6 de 52 cv saiu entre 81 e 84 por isso este é de 52 cv de certeza.
QUanto ao código de motor ainda não descobri o wikipedia não tinha para me dizer lol. Logo descubro
- mk4110Leiria
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Re: Mk1 81 diesel
Eu acho o preço do kit distribuição barato demais até lol. De resto não me parece mal. Falta o termostato e o liquido que temos a saber ainda. O oleo também naão sei suspeito ser 10W40 ou 15W40 Vou dar uma vista de olhos.Barroco Escreveu:Jogo de correias dentadas SKF - Ref.: VKMA 01010 (58.60 €)
Em stock
58.60 €
Bomba de água VALEO - Ref.: 506066 (37.70 €)
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37.70 €
Filtro de óleo MANN-FILTER - Ref.: W 940/25 (7.16 €)
Em stock
7.16 €
Filtro de ar BOSCH - Ref.: 1 457 429 994 (9.13 €)
Em stock
9.13 €
Filtro de combustível BOSCH - Ref.: 0 450 906 267 (9.34 €)
Em stock
9.34 €
Total : 121.93 €
do qual IVA : 22.81 €
Vi isto num site de peças online isto para começar dava? que acham destes preços? estes valores não assustam muito, será que assim com tão pouco se faz a festa?
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Re: Mk1 81 diesel
Pelo que já percebi a distribuição do 1.6D não tem tantos roletos e coisas como a do Mk4. Daí ser mais barata.
Mudar a distribuição daquilo até não é assim tão complicado. Há que por é o motor bem a ponto. Arvore de cames, bomba injeora e cambota no ponto do volante de motor.
O kit distribuição é constituido apenas por correia e por um tensor.
A bomba de água tem de ser comprada à parte.
Mudar a distribuição daquilo até não é assim tão complicado. Há que por é o motor bem a ponto. Arvore de cames, bomba injeora e cambota no ponto do volante de motor.
O kit distribuição é constituido apenas por correia e por um tensor.
A bomba de água tem de ser comprada à parte.
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Re: Mk1 81 diesel
tens uns pormenores interessantes, agora é só uns toques para ficar mais bonito ainda
antes estava indeciso, agora não sei
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