Viva
passat b6, 2008, 103kw
Tenho uma fuga de combustivel neste tubo da linha de combustivel
Toda a linha está boa, menos este pedaço de tubo. Estava a pensar em mudar eu proprio o tubo, mas só tenho encontrado toda a linha de combustivel (perto de 300€), e também fiquei com duvidas sobre a purga de ar depois desta operação, nomeadamente porque não tenho VCDS.
Alguem sabe qual é a pressão destes tubos, para eu tentar encontrar equivalente? Existe alguma forma de ativar a bomba de combustivel sem ser com vcds?
mt obgd
Passat - fuga de combustivel
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18415
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Passat - fuga de combustivel
O teu problema não é a pressão, é mesmo que se o tubo não tiver as mesmas características de resistência a gasóleo e temperatura podes ter uns problemas dispendiosos e bem chatos, o tubo desfazer-se por dentro e soltar bocados.
Já verificaste se não há mesmo á venda esse tubo novo?
Sendo que esse tubo não tem nenhuma curva complicada podes sempre comprar um tubo qualquer original que tenha uma secção direta e cortar á medida.
Já verificaste se não há mesmo á venda esse tubo novo?
Sendo que esse tubo não tem nenhuma curva complicada podes sempre comprar um tubo qualquer original que tenha uma secção direta e cortar á medida.
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14965
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Passat - fuga de combustivel
Segundo o etka só vendem todo o conjunto de tubos . Mas podes sempre comprar de outro carro e depois cortar ou tentar arranjar um usado.
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
Re: Passat - fuga de combustivel
Certo. Eu estava referir-me a tubos de combustível, naturalmente, e não a um tubo qualquer. Mas tenho reparado que há pressões variáveis.Mario_Marques Escreveu: ↑03 jun 2023, 18:52 O teu problema não é a pressão, é mesmo que se o tubo não tiver as mesmas características de resistência a gasóleo e temperatura podes ter uns problemas dispendiosos e bem chatos, o tubo desfazer-se por dentro e soltar bocados.
Já verificaste se não há mesmo á venda esse tubo novo?
Sendo que esse tubo não tem nenhuma curva complicada podes sempre comprar um tubo qualquer original que tenha uma secção direta e cortar á medida.
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
Re: Passat - fuga de combustivel
Certo. Era o que estava a tentar. Mas posso assumir que qualquer tubo de combustível de alta pressão (com as medidas corretas) servirá?
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
Re: Passat - fuga de combustivel
OK, entretanto consegui perceber que há um standard VW para este tubo, e que na realidade até está inscrito no tubo (apesar de se ver mal). O standard é o "TL 524 95"
Através deste standard, consegui perceber que até já há recomendações de alterações deste tubos, por causa das alterações na constituição do diesel.
Ver artigo da cohpro aqui: https://cohpro.com/cohline-fuel-hose/
Com isto vou tentar encontrar um tubo compatível e depois partilho com a comunidade. Suspeito que seja o part number "N-020-291-1", substituído pelo "N-020-291-3", mas preciso de confirmar.
Através deste standard, consegui perceber que até já há recomendações de alterações deste tubos, por causa das alterações na constituição do diesel.
Ver artigo da cohpro aqui: https://cohpro.com/cohline-fuel-hose/
Com isto vou tentar encontrar um tubo compatível e depois partilho com a comunidade. Suspeito que seja o part number "N-020-291-1", substituído pelo "N-020-291-3", mas preciso de confirmar.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18415
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Passat - fuga de combustivel
Errado, não é qualquer tubo, tem de ser próprio para combustível diesel moderno e capacidade de trabalho até pelo menos 120 graus, se usares um tubo normal ele transforma-se em gelatina.hugopaparazzo Escreveu: ↑04 jun 2023, 10:27Certo. Era o que estava a tentar. Mas posso assumir que qualquer tubo de combustível de alta pressão (com as medidas corretas) servirá?
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14965
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Passat - fuga de combustivel
N-020-291-3 esta referência no etka fala em tubo flexível aos rolos de 5m
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
Re: Passat - fuga de combustivel
Aparentemente este será compatível do ponto de vista de medidas, e specs:
https://belmetric.com/m7-3x13-5-smooth- ... 2240-0600/
Já enviei um mail à cohline a perguntar se a TL52424 é idêntica à tl52495
-
- Moderador
- Mensagens: 9823
- Registado: 22 abr 2008, 10:18
- Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Passat - fuga de combustivel
Em tempos mandei troquei um pedaço desse de tubo no meu mk4 numa vw e esse tipo de tubo era vendido ao metro...
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6
Re: Passat - fuga de combustivel
quick update:
Entretanto reparei a fuga usando tubo em nitrilo com certificação 73379 B82. Este é o tubo que se vende "por aí", e que supostamente os mecanicos usam na reparação das linhas de diesel quando não optam por peças originais. No entanto, e depois de ter digerido alguma literatura sobre o tema, não estou satisfeito. Desde a construção destes motores e da definição destas normas, o diesel tem sido muito alterado, como o artigo que partilhei da cohpro acima detalha, nomeadamente com maior percentagem de biodiesel, o que cria maior corrosão no nitrilo. Além de menor duração, pode causar danos no motor, como é natural. Eu não faço corridas com o carro, mas gostava de andar descansado nos proximos 4 ou 5 anos, e gostava de garantir que não é por um tubo que tenho problemas.
A solução é, por isso, usar FPM (aka Viton). Alguns fabricantes já optam por FPM, como é o caso da cohline ( https://cohpro.com/product-category/low ... fuel-hose/) ou wurth (http://media.wuerth.com/stmedia/shop/ma ... /04661.pdf). No entanto, o desafio é encontrar estes tubos no mercado nacional ou até mesmo online, nomeadamente para quem não está disposto a comprar uma bobine inteira. Liguei para vários distribuidores de tubos de combustivel, inclusive para vários recomendados pela propria cohline, e em nenhum estava disponivel. Eventualmente, sob encomenda, e para bobines.
A unica opção é comprar via uk ou finlandia, por lojas com presença online, e com poucos reviews. Em UK encontram-se várias lojas, o que mostra uma maior literacia no tema. Não escondo alguma frustração pelo facto de quando contacto alguns mecanicos, ou distribuidores, nem estarem a perceber porque me estou a preocupar com este tema. Será que estou mal documentado?
Vou optar por encomendar numa das lojas em uk ou finlandia, e partilharei a experiência.
Entretanto reparei a fuga usando tubo em nitrilo com certificação 73379 B82. Este é o tubo que se vende "por aí", e que supostamente os mecanicos usam na reparação das linhas de diesel quando não optam por peças originais. No entanto, e depois de ter digerido alguma literatura sobre o tema, não estou satisfeito. Desde a construção destes motores e da definição destas normas, o diesel tem sido muito alterado, como o artigo que partilhei da cohpro acima detalha, nomeadamente com maior percentagem de biodiesel, o que cria maior corrosão no nitrilo. Além de menor duração, pode causar danos no motor, como é natural. Eu não faço corridas com o carro, mas gostava de andar descansado nos proximos 4 ou 5 anos, e gostava de garantir que não é por um tubo que tenho problemas.
A solução é, por isso, usar FPM (aka Viton). Alguns fabricantes já optam por FPM, como é o caso da cohline ( https://cohpro.com/product-category/low ... fuel-hose/) ou wurth (http://media.wuerth.com/stmedia/shop/ma ... /04661.pdf). No entanto, o desafio é encontrar estes tubos no mercado nacional ou até mesmo online, nomeadamente para quem não está disposto a comprar uma bobine inteira. Liguei para vários distribuidores de tubos de combustivel, inclusive para vários recomendados pela propria cohline, e em nenhum estava disponivel. Eventualmente, sob encomenda, e para bobines.
A unica opção é comprar via uk ou finlandia, por lojas com presença online, e com poucos reviews. Em UK encontram-se várias lojas, o que mostra uma maior literacia no tema. Não escondo alguma frustração pelo facto de quando contacto alguns mecanicos, ou distribuidores, nem estarem a perceber porque me estou a preocupar com este tema. Será que estou mal documentado?
Vou optar por encomendar numa das lojas em uk ou finlandia, e partilharei a experiência.
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Passat - fuga de combustivel
Vê na plastiborracha, têm muitos tubos desse genero.
-
- Moderador
- Mensagens: 9823
- Registado: 22 abr 2008, 10:18
- Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Passat - fuga de combustivel
Volto a repetir, pega no raio do pedaço do tubo e vai a uma vw que eles vendem esse tipo de tubo ao metro, ou então faz o que o Mário disse, vais a uma sucateira e compras os tubos de combustível de um carro do grupo vag e cortas uma ponta para colocar aí.
-
- Beginner
- Mensagens: 18
- Registado: 16 jan 2020, 13:17
- Veículos: VW Passat B6