Pasltilhas EBC

Responder
eskilo
Beginner
Beginner
Mensagens: 52
Registado: 09 fev 2011, 23:04
Veículos: Passat 3C Sportline DSG
Localização: Lisboa

Pasltilhas EBC

Mensagem por eskilo »

Olá a todos,

Vou mudar discos e pastilhas na minha B6 e gostaria de obter a vossa opinião sobre as pastilhas EBC.
Os discos serão uns EBC Blade.
Quanto às pastilhas, estou um pco indeciso na minha possível escolha.


-> Green Stuff pelo que tenho lido são tipo OEM com um pco mais de mordidela, mas perece que não são tão resistentes à fadiga.

-> Red Stuff (cerâmicas) tenho ouvido bom e mau. Os modelos mais antigos criavam chiadeira e não mordiam tão bem em frio. No entanto, parece que
nos últimos anos foram melhoradas e não vejo nem ouço grandes problemas sobre estas.

-> Yellow Stuff são mto recomendadas. são também as mais caras das 3 gamas.
Parece ter uma mordidela entre as Green e as Red em frio, mas em quente parecem ser TOP.


Pois bem, não sou nenhum Street Racer, não faço track days.
É para consumo diário e para travar quando é preciso em condução desportiva. :D

Grato pelas ajudas...

Abçs
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por SuperGolf »

Tive as RED e nada a dizer...e as green atrás.....mas não tenho uma ideia firme das mesmas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por Mario_Marques »

Se puderes investir um pouco mais, vai para ferodo ds2500, falando de todas as características de forma geral nenhumas dessas são tão boas quanto estas apesar de terem bom compromisso custo benefício, agora se não fizeres utilização realmente desportiva não sei se vale o investimento pois este tipo de pastilhas são significativamente mais caras que umas convencionais e duram bastante menos e os benefícios de umas pastilhas desportivas são efetivamente em uso desportivo, em uso normal não há milagres em especial se não queres nada que faça chiadeira, a chiadeira na verdade é causada pela vibração na zona de fricção se a fricção for muito elevada há uma porrada de coisas a acontecer entre o disco e a pastilha de forma muito rápida e isso causa o chiar que é praticamente inevitável em alguns sistemas e em uso intensivo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por |Guilherme| »

Mário, para uso em estrada, sendo que não faz trackdays, não achas melhor as DS Performance em vez das DS2500?
eskilo
Beginner
Beginner
Mensagens: 52
Registado: 09 fev 2011, 23:04
Veículos: Passat 3C Sportline DSG
Localização: Lisboa

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por eskilo »

SuperGolf Escreveu: 03 jun 2023, 16:21 Tive as RED e nada a dizer...e as green atrás.....mas não tenho uma ideia firme das mesmas.

Já não tens ?
existem muitas opiniões, mas com o modelo antigo...
Parece que demoram algum tempo a acamar, o que faz sentido..

O porquê de ser uma das escolhas é por sujar menos que as restantes
eskilo
Beginner
Beginner
Mensagens: 52
Registado: 09 fev 2011, 23:04
Veículos: Passat 3C Sportline DSG
Localização: Lisboa

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por eskilo »

Mario_Marques Escreveu: 03 jun 2023, 17:31 Se puderes investir um pouco mais, vai para ferodo ds2500, falando de todas as características de forma geral nenhumas dessas são tão boas quanto estas apesar de terem bom compromisso custo benefício, agora se não fizeres utilização realmente desportiva não sei se vale o investimento pois este tipo de pastilhas são significativamente mais caras que umas convencionais e duram bastante menos e os benefícios de umas pastilhas desportivas são efetivamente em uso desportivo, em uso normal não há milagres em especial se não queres nada que faça chiadeira, a chiadeira na verdade é causada pela vibração na zona de fricção se a fricção for muito elevada há uma porrada de coisas a acontecer entre o disco e a pastilha de forma muito rápida e isso causa o chiar que é praticamente inevitável em alguns sistemas e em uso intensivo.
Não duvido do que dizes, pq és das pessoas que mais contribuis sobre este tópico...
quanto as pastilhas, sim são mais caras.
No entanto estive a verificar os coeficientes, e as DS2500 tem um coeficiente menor e aguentam menos temperatura que umas yellow stuff.
Não conhecendo os 2 modelos, e, sabendo que recomendas mto as DS2500, pode explicar o pq ?

Vdd... não sou um street champ, mas gosto de pisar de vez em qdo e sentir a travagem...
ja tive varias pastilhas, pagid, ate, textar normais e não gostei de nenhumas. Puxas pelas travagens e apos 3/4 , os travões ja eram !!
Estas ultimas foram umas Textar ceramicas, impecáveis... travagem que nunca mais acaba... não sujam a jante.bla bla bla... mas... empenaram-me os discos!!!

Não percebi como..logo, ja não as quero mais. Está na altura de mudar, daí a pensar noutras marcas. Falei da EBC pq, falam mto bem do pack Blade + yellow stuff.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por Mario_Marques »

A recomendação das ds2500 tem a ver não com a performance absoluta mas com o geral, no geral é que são muito boas, único senão é mesmo a durabilidade.
É preciso ter em atenção que as gamas ferodo não têm nada a ver com EBC, se fizesses uma comparação direta as ds2500 seriam comparáveis as EBC black carbon no entanto são muito mais caras.
Aquilo que não gosto nas EBC é apenas o facto de se deteriorarem muito comparativamente as ferodo pois enquanto são novas ou quase novas são mesmo muito boas para o preço.
Empenar discos, isso pode ser porque algo no carro não está bem, porque os discos não eram bons, porque o material não estava bem acamado ou não assentava bem, contaminações ou porque a tua técnica de travagem fez com que houvesse um aquecimento de frio a quente muito brusco e isso pode distorcer os discos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
eskilo
Beginner
Beginner
Mensagens: 52
Registado: 09 fev 2011, 23:04
Veículos: Passat 3C Sportline DSG
Localização: Lisboa

Re: Pasltilhas EBC

Mensagem por eskilo »

OK Mário,

Info bastante valiosa..
Vou ver os preço das pastilhas... mas, qdo falas na durabilidade, bem sei que tem a ver com o doseamento do pedal e do estilo de condução, mas falamos para que Km's ? ?

Pelo que me disseram, dps de 50% de pastilha gasta, algumas desafiam-se, mas segundo sei melhoraram o composto de fixação da pastilha nos últimos anos.
nunca tive nenhumas, logo não posso confirmar nada...

Digamos que foi parvoíce minha, de forma a testar as pastilhas, percurso de montanha e voilá... temperei os discos, nunca mais foram os mesmos..
Os discos era ATE, pastilhas Textar cerâmicas ( não se negaram na travagem, maravilhosas! )
Responder