Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por |Guilherme| »

Mário, nervos de aço! Esse é mesmo o pior pesadelo num carro antigo, maior ainda quando há algum investimento em cima e o valor emocional também. Nice que correu tudo pelo melhor.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Aqui está o dito cujo já com um terminal de olhal em cobre cravado e no sítio de fábrica, e sim, isto é a cabelagem de fábrica, para quem nunca viu as instalações elétricas de motor de carros antigos, antigamente era assim :lol:
O causador foi o famoso fio castanho e branco, que é a massa do quadrante.
A flange de água para os mais atentos não é original de golf 1, a de golf 1 equivalente é em plástico, está é peça original VW, igual á original mas de alumínio.
Anexos
IMG_20230213_232036.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

|Guilherme| Escreveu: 13 fev 2023, 14:59 Mário, nervos de aço! Esse é mesmo o pior pesadelo num carro antigo, maior ainda quando há algum investimento em cima e o valor emocional também. Nice que correu tudo pelo melhor.
Inicialmente fiquei bastante nervoso como disse, até porque vinha cheio de adrenalina, era noite e num sítio complicado, mas quando comecei a raciocinar bem acalmei, não seria o fim do mundo se corresse mal, mas claro que ninguém gosta e seria algum prejuízo, e foi precisamente para evitar desgostos desses gênero que investi tanto tempo a rever a instalação, que nestes carros merece cuidados.
Também instalei um corte geral á bateria acessível do lugar do condutor, é mais uma segurança.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Bem pessoal, não há grandes novidades, está praticamente tudo na mesma desde a ultima mensagem, mas entretanto, logo no inicio deste mês o carro lá foi fazer a inspeção anual, a qual passou sem problemas.
Aproveitei para tratar de um pequeno pormenor que me estava na cabeça, o vedante do parafuso de controlo de passagem de ar do "ralenti", foi limpo e o'ring renovado, e ontem afinei o carro.
Anexos
IMG_20230509_105300.jpg
IMG_20230509_105305.jpg
IMG_20230509_205048.jpg
IMG_20230509_205042.jpg
IMG_20230509_205035.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Mais uma atualização, consegui um pequeno achado que á muito procurava, uma caixa de filtro de ar original completa em bom estado e trouxe um bonus fantástico, um sensor de massa de ar que imaginava que viesse mau, mas na verdade, após testa-lo na bancada de testes, verifiquei que funcionalmente está pouco pior que um novo, está na verdade em ótimas condições apesar do aspecto e vou restaura-lo.
Não sei quantos km's tinha, mas pelo estado funcional do sensor deduzo que teria pouquíssimos, e o facto de ter um filtro de ar original vw praticamente novo e do ano 2007 acredito que o caro pouco teria andado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui já com um tratamento bem dado:
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Mais um update, a admissão já foi tratada, as imagens falam por si, na verdade fiz isto de forma até bastante cientifica, como queria evitar ruido de admissão, a caixa de ar tem uma absorção de ruido que não se vai ver nas fotos, e também me dei ao trabalho de calcular as areas para não estar a sobre dimensionar ductos sem necessidade.
Nesta imagem, lado esquerdo é modificada, lado direito uma totalmente original.
Imagem
Aqui é que reside o problema de tudo, este é o tubo original que liga na caixa de ar, além de ter apenas 40 e poucos mm de diâmetro interno(50 exterior), aquele ressalto bloqueia quase metade do tubo, obviamente aquilo não está ali por acaso, mas na minha aplicação aquilo não faz sentido.
Imagem
Imagem
O meu carro tem de origem exatamente a mesma entrada de ar do golf 1 gti que é de 60mm mas depois é estrangulada por esse tubo com essa obstrução e por uma redução de diâmetro, ao passo que o gti tem o tubo todo em 60mm o meu carro no mesmo tubo tem umas 3 medidas diferentes.
Imagem
Imagem
Ora o que fiz foi essencialmente meter o ducto todo como no gti, tudo a 60mm e adicionei essas "trompetas" na caixa de ar e outra na entrada:
Imagem
Imagem
Ora resultados, é importante aqui referir que de origem o meu motor é exatamente igual ao do golf mk2 gti 8v de injeção eletrônica e que o meu não está já original, o meu motor anuncia 98ps e golf 2 gti na especificação semelhante ao meu(com catalisador) anuncia 107ps(sem catalisador são 112ps), eles têm tudo igual tem tudo igual exceto, o sistema de escape, a admissão e a centralina, de resto são iguais peça a peça(tive o cuidado de confirmar e inclusive as várias referencias de centralinas, injetores, cam, etc).
A admissão não ficou a fazer mais barulho, fez neste caso precisamente o contrário, ajudou a eliminar algum som de admissão em baixas devido ao amortecimento que coloquei, ao facto de ter calculado as dimensões, e na caixa não ter mais aquele ressalto dentro do tubo de admissão que fazia com que o ar acelerasse muito naquele ponto e criasse um som característico, também ajudou com a ressonância que fazia quando ia em desaceleração sem o pé no acelerador.
Ora rendimento, não estava á espera de notar nada de especial com a configuração atual que tenho no carro (e também porque na verdade, isto num grande numero de carros mexer na admissão não tem qualquer ganho e as vezes até pode piorar, não há assim tantos carros com admissões más e quando há as vezes há uma boa explicação para isso que é o caso deste), mas neste caso eu tinha provas de que o próprio fabricante nos gti tinha feito diferente e claro que notei mesmo em modo passeio, e ao fim do dia quando cheguei a casa verifiquei que não foi psicológico, pois as minhas velas estavam de facto muito diferentes do antes, a marca da curva de ignição que fica marcada no eletrodo de massa na vela tinha mudado de posição o que significa que a ecu tinha feito realmente uma alteração da curva de ignição, anteriormente a marca estava abaixo da curva, ainda eram visíveis vestígios, e agora passou para o sitio perto do ideal que é onde faz os 90 graus, tenho pena de não ter tirado uma foto do antes e depois pois a diferença na vela é visivelmente dramática da diferença que fez pelo menos no processamento do avanço de ignição onde a temperatura ambiente nestes carros em particular tem um papel muito importante, infelizmente não tenho o diagrama da curva da relação entre a temperatura de admissão e o controlo eletrônico de avanço de ignição, mas é uma das coisas que faz mais diferença, juntamente com a temperatura do sistema de refrigeração, estas centralinas antigas não tinham muitos sensores como os carros de hoje em dia.

Só para completar, informação que pode ser interessante.
A admissão GTI original tem uma área de 2227mm² mas é em curva de 90 graus, a admissão original do meu carro sem contabilizar com aquele ponto restrito que rouba cerca de 35 a 40% de área tinha 1520mm² e o sensor de massa de ar tem 2170mm².
Sendo que a nossa pressão atmosférica anda em torno de 0,9/1bar e o tubo que instalei consegue uma capacidade superior 114cfm, a admissão é mais que suficiente para cerca de 167cv +/-.
Os 114cfm está de acordo também com a preparação que fiz no futuro motor, quando preparei a cabeça fiz um teste em bancada de fluxo e estou a fazer as coisas no sentido de que todos os componentes estejam nas proporções corretas entre si, o próximo episódio vai ser possivelmente o coletor de escape que também já está preparado até á muitos anos mas nunca tive tempo de me dedicar a instalar pois vai ser necessário construir um tubo e não tenho vontade nenhuma de fazer eu isso pois estou limitado no que toca a ferramenta para fazer bem este tipo de serviços, logo se alguém tiver alguma sugestão de uma pessoa que trabalhe com escapes e seja altamente paciente para este tipo de coisas agradeço o contacto, zona porto ou arredores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Silver_Ajm »

Este projeto é uma bíblia de conhecimento... Muito bom!
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por gongasfrs »

Um dia destes ver se vamos ver estes carro pessoalmente :mrgreen:

Que dizes Mário está para breve a visita cá baixo? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por SuperGolf »

Mario, é preciso alguma desculpa para ver isso? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por |Guilherme| »

Quando marcarem, avisem, a malta juntava-se numa cafezada tranquila ou almoço ou qualquer coisa que queiram. Mas também pode ser aí para cima
RABBIT GTI
Expert
Expert
Mensagens: 997
Registado: 04 jan 2010, 22:56
Veículos: VW Golf IV TDI / Golf III GTI 20th
Localização: algures neste país
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por RABBIT GTI »

Escusado será repetir o que já foi dito, esse carro está delicioso, tive o prazer de poder dar uma voltinha semana passada no pendura com o Sr Mário aos comandos, e muito sinceramente fiquei bastante surpreendido com o rendimento do Cabrio, mesmo com temperatura exterior acima dos 30graus!!
O ronco fantástico e o vento a bater na tromba, experiencia top, ficam a faltar os pequenos detalhes que falastes e um dia vamos testar para envergonhares o meu GTI :oops: !!!
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por rui 130 »

Mais uma alteração impecável. Era o que devia fazer no meu.
Como já mudei a centralina e os coletores, faltava agora o bicho respirar melhor.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Se o bicho estiver realmente com falta de ar é preciso dar-lhe ar, se não quiseres modificar a caixa original, o que não recomendo se não tiveres outra, e conseguires encontrar a parte de baixo de uma caixa de ar de mk1 gti, cabriolet gli ou Scirocco mk1 e o respectivo tubo é plug and play.
Sábado tive oportunidade de dar uma volta sozinho e puxar pelo bicho, uma viagem de 100km aprox, a impressão já foi diferente do outro dia, no outro dia ia em passeio a conduzir "á diesel" passeio com família no carro, ou seja, peso, baixa rpm e sem grande velocidade, zona fresca junta ao rio e próxima ao nível do mar, e nessa situação particular notei que se sentia melhoria evidente, desta vez foi sozinho a dar o que o carro dava, muita curva e muitas subidas, estava bastante calor e foi uma altitude diferente, direção ao interior do país e não notei nenhuma diferença no rendimento nessa situação particular, nem para melhor nem para pior, o facto da temperatura alta tirar rendimento não é compensado pela possibilidade de ar extra, a impressão que me dá é que estas centralinas a partir de uma determinada temperatura de ar de admissão retardam a ignição por segurança e faça o que fizer(falta claro aldrabar esse sensor) nada se vai sobrepor a isso acabando por puxar sempre igual excepto quando há condições muito boas.
Outra nota é que a admissão está realmente a deixar entrar mais ar e a prova disso que não deixa margem para dúvidas é que os consumos subiram bastante no computador de bordo, os consumos têm por base entre algumas coisas, a rpm e o valor de entrada de ar( o computador de bordo tem um sensor de pressão ligado a admissão)logo a subida indica diretamente o incremento, pena que isso não se traduz em proporções iguais no desempenho. :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por SuperGolf »

Já deu para testares a sério e gozares o carro a sério nesse passeio.

Muito bom!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Foi um passeio fixe, na ida apanhei estradas muito boas, na vinda nem por isso, fui ao encontro do volkswohn:
viewtopic.php?t=70644&start=3585
E encontrei por lá pessoal aqui do fórum e não, não tirei fotos e também não deve haver fotos do meu charuto pois já cheguei lá um pouco tarde.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder