Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Responder
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde a todos,

Tenho um Golf IV 1,4 75 Cv motor AXP que faz uma matraqueada tipo castanholas quando o motor está com mais carga, principalmente no momento de carregar no acelerador.

Ninguem me consegue dizer o que é e como se corrige mas já reparei que se meter a gasolina mais cara de todos, 98 aditivada tipo Evologic, esse barulho não é tão evidente como se usar uma gasolina 95.

Como tenho um OBD tenho acompanhado o avanço da ignição e percebi que quando ponho menos acelerador, menos carga, o avanço pode andar nos 33-35 º enquando que quando meto mais acelerador baixa para os 9 º. E condução normal anda pelos 15 º
Acham que isto é normal?? Eu não faço ideia nenhuma qual é o problema. O carro também tem agora um trabalhar mais ruidoso quase parecido com diesel mas também já tem 182 000 km. Uns dizem que tenho que tenho que trocar as touches, outros qye tenho que trocar a cabeça com a arvore de cames.

Mas o bater de castanholas dependendo do pé no acelerador e do tipo de gasolina deve ser uma situação diferente do barulho em frio que deve ter a ver com folgas. Esse barulho de castanolhas, tilintar já eu tinha percebido qd o carro tinha 80 000 km e era bastante silencioso mas agora está pior em tudo, claro

Alguem me consegue esclarecer??' Já perguntei na VW e dizem que nunca ouviram falar de tal ... com tantos VW Golf IV 1,4 que existem por aí???|? É um bocado aflitivo e tenho receio qye estrague algo. De resto o carro puxa como sempre e não bebe oleo em demasia.

Muito obrigado,
Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por Mario_Marques »

O ângulo de ignição diminui quando a carga aumenta pois com maior carga a queima inicia mais rápido, logo o comando de ignição retarda tipicamente para esses valores, depende também da temperatura do motor, temperatura do ar de admissão, pressão, posição da borboleta de acelerador (tps) e rpm, se tivesses detonação o sensor registava isso e gerava um erro(knock ou mysfire).
O facto de com 98 suavizar á partida não tem grande relevância, a 98 é mais difícil de iniciar queima o que num motor com problemas pode fazer com que fique mais silencioso.
Os sintomas que descreves, da maneira que descreves dá realmente a sensação de ser pré ignição ou detonação, porém também pode ser outra coisa qualquer visto que quando o motor está em carga coloca tudo em esforço e existem imensas peças móveis num motor, e geralmente quando há detonação ou pré ignição regista sempre erros pois o carro tem um sensor que detecta isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por carlusjuncal »

Caro Mário, muito obrigado!

Para ser mais específico, esse barulho de tilintar nota-se muito por exemplo quando travo e depois meto o pé no acelerador ou quando se muda de caixa e depois meto o pé no acelerador. Nesse exacto momento de mudança do motor ser empurrado para passar a puxar nota-se mais. Se puser o pé a fundo ainda se nota o tilintar mas menos do que com meio pé ou nas situações que descrevi. Eu ouço bem mas é difícil explicar a um mecânico.

Eu pensei que a gasolina 98 retardava mais a explodir e por isso fazia menos tilintar. Se o knock sensor tiver problemas iria dar erro? Não pode ser um desvio qualquer na centralina?

Outros dizem que estes carros começam a bater com os pistoes nas paredes. Ele puxa como sempre puxou (nada de espantoso) e bebe algum oleo (vai do maximo a minino em 10 mil km) mas não é nada do outro mundo.

Valeria a pena meter as touches novas? E se a folga for no bloco?

Há quem diga que a arvore de cames na tampa do motor ganha folga porque não tem casquilhos e é de alumínio?

O barulho de tilintar parece quando um carro quase vai a baixo a subir uma rampa com pouco gás, por exemplo.

Algum conhecimento de outros VW Golf IV com estes sintomas? Eu tenho também um Golf VII 1.5 e vai abaixo facilmente a subir um passeio por ex: e matraqueia nesse momento. Tem 50 000 km. Tive outro Golf VII mas 1.4 mas esse motor segurava muito bem o carro e tinha muita potencia a baixas rotações, nunca o ouvi a matraquear.

São indicações a ver se alguém consegue perceber o que se passa com o Golf IV 1.4 75 Cv

Obrigado, Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por Mario_Marques »

O knock sensor é uma peça muito fiável e sensível, se tivesse problemas já tinhas dado bem por ela.
Quando metes o pé a fundo em baixa rpm o motor fica em alto esforço e é normal ouvires alguns barulhos e a ignição retarda para evitar problemas.
Recomendava dares uma olhadela num dos muitos tópico que já existem cá sobre esses motores pois muita coisa já foi falada, o que recomendo sempre é primeiro garantir que os sensores estão em ordem, em especial o de temperatura de motor pois se for de concorrência dao muitos problemas, meter as velas originais, limpar admissão, ver se não há fugas de admissão ou entradas de ar em qualquer sitio que não era suposto, até é boa ideia fazer uma descarbonizacao, ver se o alternador está ok, filtro de ar e gasolina, e depois fazer o ajuste básico da borboleta e dar umas gazadas fortes em estrada, fazer isto tudo que disse bem feito resolve uma grande parte de problemas.
Nota, não faças o ajuste básico da borboleta sem teres a certeza que tudo o que mencionei em cima está direito pois se fizeres é possível que te crie problemas.
Uma nota, o teu consumo de óleo não é a loucura de alguns que se vê, mas não é propriamente baixo e podes ter por isso muito carvão por causa disso se o carro de vez em quando não for descarbonizado por ação humana ou natural :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por carlusjuncal »

Caro Mário Marques, muito obrigado!

O carro está praticamente todo original, todos os sensores de origem excepto a sonda lambda.
Há uns anos acendia a luz do diagnostico e na VW mudaram a válvula EGR (e limparam o corpo da borboleta). Nao sei se estava presa ou não mas a verdade é que a luz voltou a acender e aí eu mudei a sonda lambda e resolveu. Eu não teria mudado sonda EGR nenhuma. Já nessa altura as minhas queixas eram as mesmas e mesmo com a EGR e sonda lambda novas, nada se alterou nem um milimetro.

A questão é que o problema do tilintar já acontecia qd o carro tinha 80 mil Km (um pouco nas subidas da autoestrada com pé do acelerador fixo). Um mecânico desvalorizou, mas agora está pior. È um bocado mais preocupante e não creio que possa ser normal, podendo estar a danificar algo. Os mecânicos dizem para deixar andar até o carro falhar, aí se vai saber o que é. Ou não se querem ralar ou não sabem mesmo. As opiniões variam: folgas nas touches, folgas na árvore de cames, pistões a bater nos cilindros!
E tem-se visto que existe muitos proprietários de Golf IV 1.4 75 Cv mas somente o Mário comenta. Por isso parece que sou o único a quem acontece!!! Já lançei este tema há alguns anos e também não houve respostas de experiência com esta situação.

O que me faz espécie é que é um problema que se tem arrastado desde qd o carro tinha muito menos km tendo piorado. O tipo de gasolina é a unica coisa que noto que faz diferença nesse tilintar. MAs não o faz calar de todo.

Outra coisa que me faz espécie, é que se fosse folgas nas touches ou na árvore de cames deveria fazer o mesmo tilintar a acelerar ou sem gás, e com qualquer tipo de gasolina. Estou errado? Não sou mecânico!! Mas a força do carro e o consumo de óleo é o mesmo de há muitos anos.
Já medi a pressão de óleo e parece estar normal. Não aparece nenhuma luz.

Só saberá resolver o problema quem tiver concertado carros com igual problema. Fora isso, são apenas tentativas!

Obrigado,
Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1,4 75 Cv bate castanholas, tilintar

Mensagem por Mario_Marques »

Eu começava por fazer aquilo que te disse, dar uma geral profunda e ao pormenor, pois sei por experiencia que cura muita coisa, ao longo dos anos passaram-me alguns carros pela oficina que a solução para muitos problemas era apenas dar cuidados do gênero que descrevi em cima que estavam em falta, encontrava coisas, desde sensores de concorrência que indicavam á ecu que o motor estava ou muito frio ou muito quente, velas incorretas(grau térmico), motores com camaras de combustão e pistões completamente carbonizados, problemas no TPS, e muito mais, mas tudo coisas relativamente simples e geralmente o efeito grande era sempre provocado por muitos pequenos defeitos juntos e não só um defeito grande.
Estes problemas são especialmente severos em carros que andam pouco ou andam devagar, carros que andam em cidade, carros que andam muito pesados.
Folgas? nos pistões é pouco um exagero, mas não é impossível, mas se tivesse isso, provocava problemas bem mais severos que os que te queixas e normalmente faz só a frio, na cam também é uma situação muito pouco realística, podes sim é ter as touches entupidas ou os martelos gastos no encaixe da touche, que normalmente o circuito de lubrificação desses carros está uma desgaraça, mas de certeza muitos mecânicos não estarão interessados num serviço desses pois atendendo ao valor comercial do carro muitos clientes possivelmente vão-se passar dos carretos, e acredito que evitarem mexer por isso, para evitarem um cliente furioso com a conta.
A questão da gasolina 98, pode em alguns casos camuflar e muito bem problemas e vibrações num motor que não esteja ok.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder