Rosca passada - melhor solução?

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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, já estava á espera de ouvir uma história do gênero, pois é normal ouvir-se quando as coisas não batem certo, por isso mesmo perguntei, para tentar perceber se o meu "feeling" estava mais ou menos certo, mas posso na mesma estar enganado, porém o que me dá a entender com base em experiencia, é que isso deve ter ai imensa coisa mal feita, já é típico ouvir-se coisas do gênero quando são coisas fáceis de resolver que estão a dar mais dores de cabeça que aquilo que deviam de dar.
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Volto a este tópico porque finalmente descobri de onde sai o óleo.
O óleo saía do suporte/capa do retentor da cambota. Passa ali uma corrente (penso que da bomba de óleo) que foi "comendo" aquela peça até abrir buraco.
Foto aqui neste link: https://drive.google.com/file/d/1q12IFO ... drive_link
Já coloquei nova peça, já não deita óleo fora, mas quando acelero ACENDE A LUZ DO ÓLEO. Aquela corrente deve estar a danificar novamente a peça. O que faço? Retiro o carter para ver?
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, essa corrente é da bomba de óleo, e se te aconteceu isso é porque está com imensa folga, pois se estiver direta não há sequer chance dela tocar aí.
Possivelmente vais ter de trocar a corrente e o tensor da corrente, a bomba de óleo ou o carreto da mesma dependendo do modelo que tiveres e o carreto da bomba de óleo da cambota, bem como o retentor da flange.
O facto de acelerares e te dar aviso de falha de pressão só reforça a ideia pois a corrente já deve andar a deslizar nos carretos e por isso a bomba não produz pressão e quanto mais acelerares pior é, cuidado que isso causa outros danos piores.
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Ok, vou analisar.
mas já tenho outra ganda fo**, Não consigo retirar um dos parafusos do carter, um daqueles 4 escondidos do lado do bimassa. As chaves (caixa ou sextavada) já não dão. Ganda porra pá!!! Tenho de arranjar daquelas chaves boltbiter, talvez dê para retirar.

Relativamente ao injector n.º 2, já afinei os balancis mas continua a tremer e a dar o erro 16686 - Cylinder 2 P0302 - 000 - Misfire Detected.
No grupo 13 não sai dos 2.99, não mexe nada, nem mesmo acelerando. Será problema eléctrico (próprio injector ou cabo) ou será o bico?
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

Não sei se sabes, mas existe uma posição própria para colocar o volante do motor para retirar os parafusos entre o motor e a caixa, na posição correta metes uma chave de caixa na boa, pelo menos as que tenho na oficina é na boa.
Em relação ao injetor podes medir o valor do solenoide e se estiver ok, limpar/reapertar a cabelagem e medir novamente a resistência com o multímetro.
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Mudei o injector de cilindro (do 2 para o 1) e deu o mesmo erro na nova posição (cilindro 1), então é problema do injector.
Como é que se mede o solenoide?
Com o injector retirado, coloquei o multímetro na zona de resistência escala 200, coloquei as pontas nos 2 polos/contactos onde encaixa a ficha e deu 001. Na escala de 20 dá 00.6.
É assim?
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

Não é muito normal andar-se a trocar injetores de lados pois fazer isso corretamente só em peças que são de uso único porque ao apertar sofrem deformação irreversível, fica uma pequena fortuna e não renovar acaba quase sempre muito mal.


O procedimento de fábrica original é ligar o equipamento de teste, ir ao módulo do motor, e ler os blocos de medição do grupo 18, devem estar os 4 a zero com o motor em condições normais de funcionamento/operação, se não der 0, o próximo passo é desligar o carro, e na ficha ver:

Cilindro pinos na ficha
1 7 + 5
2 7 + 3
3 7 + 2
4 7 + 6


O valor deve ser se não me falha a memória em torno de 0,5ohm( podes lá chegar por comparação de valores dos outros) se não der o próximo passo é fazer a mesma medicação diretamente nos 2 pinos do injetor, este teste não é absoluto, ou seja, podes ter um injetor mau á mesma com este valor bom, mas se tiver o solenoide danificado detecta, há depois mais testes em seguida sem desmontar mas implica equipamentos que só quem trabalha nisso tem, desmontar é sempre a última coisa a fazer e só com certeza pois só em peças para fazer corretamente fica bastante caro.
Anexos
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Bom, penso que o azar bateu à minha porta.
Coloquei um injector usado, ajustei os balancis, o carro deixou de tremer, no vcds dava-me tudo bom, bons valores nos injectores, não dava erros.
Coloquei a falange do cambota e o respectivo retentor, o carro já não deitava óleo fora. E a luz do óleo já não acendia, nem a acelerar. Trabalha perfeito.
Coloquei também a distribuição no ponto, no grupo 4 dava o torsion = 0.
Até já tinha dado uma pequena volta com ele. Pensava que já estava tudo OK.

Hoje meti-o a trabalhar ao ralentim e quando chegou aí aos 45 graus tremeu um pouco e desligou-se sózinho.
Depois já não pegou. Ficou preso. Tento rodar o motor manualmente pela cambota e não consigo. Não mexe.

Fui tirar os erros registados e dá estes:
16725 - Camshaft Position Sensor (G40)
P0341 - 000 - Implausible Signal - Intermittent
19464 - Camshaft Position Sensor (G40)
P3008 - 000 - Signal Out of Range - Intermittent

Parece-me que este motor já foi para as couves. O que poderei fazer/analisar?
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

Ver se o motor está no ponto é a primeira coisa, segunda coisa é ver o que se passa com o sensor da árvore de cames pois se esse sensor não funcionar o motor faz exatamente aquilo que te aconteceu, deixa de trabalhar, e como tens um erro de sinal implausivel há boas chances de o problema estar lá, isto supondo que não se estragou nada ou não fizeram asneiras na desmontagem/montagem.
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Mas a cambota não roda, não mexe nada.
Alargo os 3 parafusos da roda dentada da cam:
- consigo mexer a cam (como se faz para afinar o torsion value)
- mas ao tentar rodar a roda dentada com a chave própria, não mexe nada. É porque a cambota está presa, não é?
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

Ah! Não tinha lido esse pequeno pormenor, esse erro e o motor se está realmente bloqueado, pode ter havido aí um beijinho entre as válvulas e os pistões.
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por dgidgio »

Pois, deve ser. Ele estava com o problema de custar a pegar a quente.
Agora reparei que o bico do tensor não está no sitio certo. Mas eu tinha-o colocado bem.
https://drive.google.com/file/d/1st5agb ... sp=sharing
Cá para mim foi a chave dinanometrica (comprada na china) que não apertou bem (20 n/M + 45º).
O que fazer agora para se deixarem de beijações?

Outro teste: engato 1 mudança qualquer, rodo as rodas à mão, as rodas rodam mas o motor não roda...
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Re: Rosca passada - melhor solução?

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu: 03 set 2023, 13:30 Pois, deve ser. Ele estava com o problema de custar a pegar a quente.
Agora reparei que o bico do tensor não está no sitio certo. Mas eu tinha-o colocado bem.
https://drive.google.com/file/d/1st5agb ... sp=sharing
Cá para mim foi a chave dinanometrica (comprada na china) que não apertou bem (20 n/M + 45º).
O que fazer agora para se deixarem de beijações?

Outro teste: engato 1 mudança qualquer, rodo as rodas à mão, as rodas rodam mas o motor não roda...
A não ser que tenhas um diferencial especial, com as rodas no ar se rodares uma sem trancar a outra o diferencial está livre logo podes meter a mudança que meteres que se não prenderes uma quando rodas a outra o diferencial está livre como qualquer difencial, daí o nome.
Se realmente já deu um beijinho entre válvulas e pistões pelo menos as válvulas já empenaram agora a extensão dos estragos ninguém vai adivinhar, porém, como já disse, a primeira coisa é verificar se o carro está ao ponto, ou seja, se está sincronizado até porque se o motor não roda há mais coisas que o podem fazer não rodar, como ter óleo, gasóleo ou água dentro de um cilindro, teres gripado a árvore de cames ou motor, etc, etc... quando as válvulas batem nos pistões muitas vezes ainda é possível meter o motor a trabalhar novamente mas o motor quase sempre acaba por ter problemas geralmente irremediáveis e graves pois as válvulas são das peças mais importantes no motor
Outra hipótese é não rodar por não teres força suficiente, mas de qualquer forma a primeira coisa a ver sempre é se está comandado, antes de sequer tentar ligar para não agravar os danos se os houver.
Não leves a mal o que vou dizer, mas vendo o histórico do teu tópico, o melhor logo de início era teres procurado um mecânico para meter isso direito.
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