Safe mode golf 4 asv 110cv

Responder
Lncosta
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023, 16:23
Veículos: Vw golf mk4 1.9 tdi 110cv

Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Lncosta »

Bom dia pessoal,
Tenho um golf mk4 1.9 tdi 110cv que está constantemente a entrar em safe mode… já fui a montes de mecânicos e ninguém consegue resolver.
Foi trocada a n75, limpo o turbo, eliminado o catalisador, levou uma maf nova, agora levou o sensor de pressão do turbo (map) levou todos os tubos de vácuo novos e o problema persiste… alguém com uma situação parecida que me pudesse ajudar??
Os erros que dá no vag-com são os seguintes:


Address 01

2 Faults Found:
17946 - Fuel Shutoff Solenoid (N109): Open or Short to Ground
P1538 - 35-10 - - - Intermittent
17957 - Boost Pressure Regulation Valve (N75): Open or Short to Ground P1549 - 35-10 - - - Intermittent

Qualquer ajuda será bem vinda! Obrigado
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Silver_Ajm »

Dá uma olhadela pelas cablagens da válvula N75 e N109, pois pode ser algum defeito numa delas, podem estar partidas em algum sitio e a fazer curto circuito... Os erros também se referem à válvula de corte de gasóleo da bomba injetora, mas acredito que o problema seja mais um problema nas cablagens.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Lncosta
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023, 16:23
Veículos: Vw golf mk4 1.9 tdi 110cv

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Lncosta »

Relacionado a esse erro ele aparece ocasionalmente… mas após fazer uns testes com o vag-com o que causa realmente o safe mode é o erro da n75… já me disseram que poderá ser a centralina
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Silver_Ajm »

Lncosta Escreveu: 24 fev 2023, 13:23 Relacionado a esse erro ele aparece ocasionalmente… mas após fazer uns testes com o vag-com o que causa realmente o safe mode é o erro da n75… já me disseram que poderá ser a centralina
Se fosse eu começava por verificar a cablagem desses dois componentes.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Mario_Marques »

O que tens aí são erros elétricos, não tem nada a ver com mecânica, ou as próprias peças tem o circuito danificado, ou tens muito possivelmente a cabelagem do carro danificada, ou pior das hipóteses, a ecu danifica, mas o correto é testar os componentes e a cabelagem, pela minha experiência costuma ser um pouco das duas coisas com problemas, a n75 nem tanto mas o solenoide as vezes avaria a parte elétrica dele, mas a primeira coisa nunca é trocar peças mas sim ver como está a parte elétrica e só depois disso avaliar a parte mecânica.
Quando o problema é mecânico não dá esses tipo de erros em circuitos elétricos em curto á massa ou falta de continuidade.
Os problemas elétricos podem levar a problemas mecânicos pois as coisas deixam de funcionar bem, mas o que tens aí são falhas eletrônicas, está bem explícito no erro e é inútil fazer coisas mecânicas sem corrigir isso primeiro pois vais ter muito possivelmente de corrigir a mecânica novamente pois se a n75 não funciona o turbo vai sofrer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lncosta
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023, 16:23
Veículos: Vw golf mk4 1.9 tdi 110cv

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Lncosta »

Falei com um rapaz que faz eletronicas e ele pediu me um log… e a pressão do turbo está sempre acima daquilo que ele pede… por exemplo pede 1.3 bar e ele está a fazer 1.5
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Mario_Marques »

Lncosta Escreveu: 25 fev 2023, 18:32 Falei com um rapaz que faz eletronicas e ele pediu me um log… e a pressão do turbo está sempre acima daquilo que ele pede… por exemplo pede 1.3 bar e ele está a fazer 1.5
Ora, era de ficar admirado era se estivesse tudo bem quando tens uma falha no circuito elétrico da peça que controla o atuador do turbo :D
Apesar de ser erro intermitente deve dar os ares da sua graça e vais acabar por ter provavelmente de limpar novamente a geometria depois de resolveres esse problema, digo depois porque se fizeres isso sem resolver a causa que origina o problema todo isso volta ao mesmo.
Não sei se leste o que escrevi, mas recomendava leres e se tiveres alguma dúvida avisa.
Não mencionei mas o teu outro erro, qualquer dia vais ficar na estrada por causa dele se ele agravar pois a válvula pode deixar de atuar e é a válvula de corte de gasóleo da bomba, e as vezes isso até são coisas simples de resolver tipo fios partidos, lixo nos conectores ou a própria peça com defeito na parte elétrica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lncosta
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023, 16:23
Veículos: Vw golf mk4 1.9 tdi 110cv

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Lncosta »

Então recomenda ver os circuitos das duas peças primeiro?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Safe mode golf 4 asv 110cv

Mensagem por Mario_Marques »

Recomendava começares pelo mais fácil e que não precisa de conhecimento muito técnico ou ferramentas, que é seguir a cabelagem da n75, seguir o fio da válvula de corte de gasóleo e ver todas as fichas e fios desde as próprias peças até á ECU e ver se não te está a entrar água pelo escoamento ao pé da ecu para a caixa de fusíveis, são coisas fáceis e muitas vezes está logo por aí a origem dos problemas.
Outra coisa é apagar os erros e ver se voltam a aparecer, pois já não é a primeira vez que alguém mete cá erros que foram originados por terem andado a desligar fichas e não terem apagado os erros originados por isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder