Mudanças a arranhar/travar

Responder
Mesqzzzzz
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 22 mai 2021, 16:57
Veículos: Golf 4 1.9 TDI

Mudanças a arranhar/travar

Mensagem por Mesqzzzzz »

Boas noites. Já acompanho o Clube há muito tempo mas esta é a primeira vez que abro aqui um tópico. Obrigado a todos e os meus parabéns pelo grupo.
Tenho um Golf 4 1.9tdi 110cv com caixa manual de 5 velocidades (265.000kms). Há algum tempo a TERCEIRA começou a não entrar à primeira quase se como travasse a meio do curso. Passado algum tempo o curso de todas as mudanças começam a oferecer uma certa resistência quase uma espécie de "arranhar". Reparo também que a menos que o carro esteja práticamente parado a PRIMEIRA também não entra.
Posso estar errado mas tenho a sensação que quando o carro aquece ou passado algum tempo de estar a andar o problema vai aparecendo, porém, se o carro estiver ao sol mas parado algum tempo não se nota tanto o problema nos primeiros 10/15 minutos. Obrigado a todos pela atenção. Conto com a vossa ajuda!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudanças a arranhar/travar

Mensagem por Mario_Marques »

De que ano é o carro? Pergunto isto pois há 2 tipos de seletor nos tdi 90/110, se puderes colocar uma foto da torre seletora em cima da caixa melhor.
Ora o problema que descreves não deve ser só uma coisa mal, mas com certeza várias a precisar de cuidados.
Geralmente os problemas são causados por problemas de desgaste no mecanismo seletor e falta de afinação do mesmo, óleo da caixa muito velho ou falta dele, embraiagem gasta, circuito hidráulico da bomba de embraiagem a precisar de cuidados, as vezes, apoio pendular gasto.
Não recomendo fazer só uma coisa, mas sim rever tudo o que mencionei, talvez deixar a embraiagem para o fim pois o trabalho e custo envolvidos são muito maiores, e não se sabe concretamente o estado dela.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Mesqzzzzz
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 22 mai 2021, 16:57
Veículos: Golf 4 1.9 TDI

Re: Mudanças a arranhar/travar

Mensagem por Mesqzzzzz »

É de 2002. Mais ou menos quanto devo estar à espera de gastar para fazer a manutenção de cada uma das possíveis causas?
Última edição por Mesqzzzzz em 17 fev 2023, 16:13, editado 1 vez no total.
Mesqzzzzz
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 22 mai 2021, 16:57
Veículos: Golf 4 1.9 TDI

Re: Mudanças a arranhar/travar

Mensagem por Mesqzzzzz »

Não sei se é normal ou não mas hoje reparei também que tenho uma folga considerávelmente maior no seletor de mudanças com a Primeira e Segunda engrenada do que Terceira e Quarta.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Mudanças a arranhar/travar

Mensagem por gongasfrs »

Como o Mário disse em cima tens de tratar da folga. Depois devias trocar o óleo da caixa mas sempre por um original vw que para as caixas de 5v é barato.

Já tive 2 carros que as mudanças em especial a 3°custava a entrar e só mudar o óleo e afinar o selector ficou bom
Responder