Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Responder
jacsport
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 12 out 2020, 13:59
Veículos: Golf 6

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por jacsport »

Olá, bom dia.

Podias confirmar a quilometragem e se é caixa manual?

Tenho um golf 6 2.0 140 CFFB com 320k e há coisa de meses começou a fazer um ruído forte quando se põe a trabalhar ao ralenti após algum tempo de repouso. A primeira vez que notei pensei que era uma polie ou mesmo a distribuição, pois o barulho é algo ciclico - não continuo. Na altura dei umas aceleradelas e notei que o barulho parava quando o fazia. O curioso é que depois de andar alguns kms, esta situação desaparece. Andei a investigar e encontrei inumeros relatos de que era algo relacionado com a embraiagem, mais propriamente o rolamento de encosto - que neste carro é de accionamento hidráulico. Na sequência disto, experimentei a pressionar o pedal de embraiagem e confirmou-se, o ruído parava. Actualmente ainda não troquei o rolamento, optei por trocar o óleo dos travões e embraiagem e de certo modo o ruído de certo suavizou-se, não desapareceu mas só mesmo um ouvido atento dá conta. Não digo que no teu caso, será a mesma coisa, mas caso tenhas os mesmos sintomas pode ser que te ajude a compreender melhor o ruído de que te queixas.

Cumps
José
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1722
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

jacsport Escreveu: 14 fev 2023, 10:57 Olá, bom dia.

Podias confirmar a quilometragem e se é caixa manual?

Tenho um golf 6 2.0 140 CFFB com 320k e há coisa de meses começou a fazer um ruído forte quando se põe a trabalhar ao ralenti após algum tempo de repouso. A primeira vez que notei pensei que era uma polie ou mesmo a distribuição, pois o barulho é algo ciclico - não continuo. Na altura dei umas aceleradelas e notei que o barulho parava quando o fazia. O curioso é que depois de andar alguns kms, esta situação desaparece. Andei a investigar e encontrei inumeros relatos de que era algo relacionado com a embraiagem, mais propriamente o rolamento de encosto - que neste carro é de accionamento hidráulico. Na sequência disto, experimentei a pressionar o pedal de embraiagem e confirmou-se, o ruído parava. Actualmente ainda não troquei o rolamento, optei por trocar o óleo dos travões e embraiagem e de certo modo o ruído de certo suavizou-se, não desapareceu mas só mesmo um ouvido atento dá conta. Não digo que no teu caso, será a mesma coisa, mas caso tenhas os mesmos sintomas pode ser que te ajude a compreender melhor o ruído de que te queixas.

Cumps
José
Boas, o carro tem sensivelmente 380mil km e é caixa manual de 5velocidades.. o conjunto de embreagem/volante do motor já foi trocado depois de ter notado o barulho pela primeira vez porque estava a patinar mas o barulho manteve-se..
O barulho no meu caso acompanha a rotação do motor e não altera se tiver o carro engatado ou desengatado ou com o pedal pressionado ou não..
Mas obrigado pela ajuda de qualquer das formas ;)
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1722
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Ora bem, passados 100mil anos lá o carro foi para o homem dos injetores e afins.. os injetores foram testados e limpos e passaram com distinção.. conclusão.. podem ser as touches já com desgaste e desferram quando o carro está parado 3 ou 4 horas.. os sintomas não vão além do barulho de "máquina de costura" quando o carro se mete a trabalhar logo pela manhã, depois de uns 3 ou 4km já não faz nada..
Alguém sabe ou tem ideia de valores de quanto custará uma intervenção destas?
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
jacsport
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 12 out 2020, 13:59
Veículos: Golf 6

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por jacsport »

Olá Carlos,

da minha experiência em outros carros, trocar as touches é um processo algo demorado, implica retirar / subir as árvores de cames. Para lá chegar tem que se retirar a correira de distribuição e afins. No caso do teu motor, não deverá ser mais facilitado mas os conhecedores deste motor saberão confirmar.

Relativamente ao custo do material, olhando os valores das touches INA no site do autodoc, 16 touches custam pouco mais de 110€. O maior custo virá da mão de obra necessária à sua substituição.

Agora, dado que envolve libertar a correia de distribuição, o ideal seria aproveitares e fazeres a subsituição da mesma, juntamente com os tensores e bomba de água.

Cumps
José Charata
Responder