Neste caso o rádio é original é um simples rcd300.. mas descartei hoje isso.. desliguei o rádio e central de conforto e problema continua... Ja ando por coisas que nao fazem sentido nenhum..
Isso dos sensores travao e embraiagem é o que fazia mais sentido na minha cabeça... Troquei ambos sensores e verifiquei a cablagem..
Uma experiência que fiz e faz-me também descartar é, a embraiagem nao consegui simular de maneira nenhuma o desactivar o acelerador.. mas o pedal de travao esse sim realmente desliga o acelerador mas é só a partir de certa quantidade de força carregada no pedal.. mas ao levantar o pé o acelerador volta a responder e volta as rotações anteriores.. e sim estou a ter em conta que também temos a resistência da travagem... Mas o acelerador desativa só durante o pedal carregado e volta as mesmas rotações quando se levanta o pé do travão.. ou seja parece diferente..
O que falas de ser o sensor de pressão dentro da bomba de ABS tambem me faz muito sentido.. até porque houve um recall ha muito tempo nas Tourans por causa da bomba de ABS e exatamente o sensor ficava a 200bar e deixava de responder e acendia a luz da avaria.
Ja pensei será que o sensor esta ali no vai e nao vai e saltam uns picos de pressão e que isso fizesse desativar . Mas a questão é que ainda nunca consegui apanhar esse pico nos logs do sensor e alem disso ja testei a desligar a ficha do abs e o problema aconteceu na mesma com o carro parado.
Uma curiosidade que reparei hoje.. em estrada quando falha o acelerador e fico la com o pé a fundo.. se activo o CC ele activa e funciona pelo CC mas o acelerador enquanto esta la carregado ele nao responde nada.. o CC a trabalhar direitinho aumento e o diminuir speed pelo CC funciona mas o acelerador la em baixo a fundo e ela nada.. levanto os 2 segundos o acelerador e volta ao normal....
Vou ter de passar a um patamar mais pro... Vou precisar de meter osciloscópio nisto.. vou ter de investir num pois sem ele nao me safo..

E repassar novamente e cuidadosamente a parte ABS, direção e cablagens mais escondidas que nao estao na parte da cablagem motor mas sim vao da ECU ao resto... Testei isso tudo já... mas tem de estar a escapar-me alguma coisa....