Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Responder
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Boas pessoal, há algum tempo que o meu carro vem a fazer este barulho até o motor estar á temperatura normal de funcionamento.
Eu sei que já devia ter ido ao mecânico mas era apenas para saber se alguém já teve o mesmo problema e o que fizerem para resolver, e como o carro não é de dia-a-dia tenho andado a adiar :roll:
O barulho na realidade é ligeiramente mais agudo do que aparece no vídeo.

Se alguém puder ajudar ficava grato :wink:
https://youtube.com/shorts/VcCE7jC2TOs?feature=share
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por SuperGolf »

Ja ligaste o VAg?
Valores dos injectores, avanço....

Mas só abrindo a tampa do motor e inspecionando....espera por alguém mais por dentro se pronuncie.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por Mario_Marques »

O carro costuma estar parado por quanto tempo antes disso acontecer? Como anda de nível de óleo? Se meteres o pé na embraiagem o barulho altera-se?
É que só pelo som do vídeo não dá realmente para perceber a origem do som.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

SuperGolf Escreveu: 29 nov 2022, 20:42 Ja ligaste o VAg?
Valores dos injectores, avanço....

Mas só abrindo a tampa do motor e inspecionando....espera por alguém mais por dentro se pronuncie.
Boas, por acaso já liguei mas não prestei muita atenção á injeção sinceramente, amanha tenho que dar uma vista de olhos mais a sério..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Mario_Marques Escreveu: 29 nov 2022, 21:03 O carro costuma estar parado por quanto tempo antes disso acontecer? Como anda de nível de óleo? Se meteres o pé na embraiagem o barulho altera-se?
É que só pelo som do vídeo não dá realmente para perceber a origem do som.
Boas,
:arrow: Normalmente quando o motor está frio, ou pelo menos depois de umas 5 ou 6 horas parado, se fizer uma viagem de 30 min ou assim, se o voltar a ligar passadas 2 horas o barulho não se nota, pelo menos eu não noto.
:arrow: O nível de óleo está bom, aliás, não baixa nada entre mudas, mas também faço mudas de 15 em 15mil. Desde que o tenho só lhe meto Castrol Edge 5w30 norma 507.00 mesmo não tendo DPF praticamente desde que o comprei. Sempre usei material Mann, mas aqui há tempos encontrei um tópico teu sobre os filtros da Mann que colapsam prematuramente, não sei se isto poderá influenciar no assunto.
:arrow: O barulho mantém-se inalterado com o pé na embreagem.
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por Mario_Marques »

Isso do filtro era a próxima pergunta que te ia fazer pois um dos efeitos do filtro deformar mesmo que pouco é o óleo poder descer se houver condições e tempo suficiente para isso, e faz com que o óleo da cabeça desça, depois precisa de encher novamente o circuito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Mario_Marques Escreveu: 29 nov 2022, 22:22 Isso do filtro era a próxima pergunta que te ia fazer pois um dos efeitos do filtro deformar mesmo que pouco é o óleo poder descer se houver condições e tempo suficiente para isso, e faz com que o óleo da cabeça desça, depois precisa de encher novamente o circuito.
Quando li esse tópico pensei que se calhar tenho andado a pensar que faço uma boa coisa por comprar Mann e se calhar inadvertidamente tenho andado a matar aquilo aos poucos. A próxima muda de óleo e filtros é agora pelo mês de Dezembro, os filtros desta vez vou buscar á VW, tens alguma sugestão de óleo? Ou mantenho o Castrol Edge 5w30?
Penso que sei a resposta mas pergunto na mesma, o facto de o óleo descer e ter que encher o circuito novamente não dá saúde nenhuma aos componentes da cabeça, correto? Tuches, Cams e afins.
O carro não é novo e já tem quase 380mil km :roll:
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Bem, o carro basicamente não tem andado, tenho carro da empresa e este vai ficando na garagem.
Mas consegui há pouco fazer um video com o VCDS ligado para ver a parte da injeção.
Não sei se está como deveria ser ou não.. feito com o carro completamente frio, parado desde domingo á noite.
Opiniões?

Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por SuperGolf »

Parecem estar aceitáveis...
Mário?
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

SuperGolf Escreveu: 03 fev 2023, 18:53 Parecem estar aceitáveis...
Mário?
Eu não percebo muito desta coisa do desvio de injeção.. é suposto estarem agrupados? Estarem a 0?
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por SuperGolf »

Sim o valor ideal é 0 ou proximo disso....mas atenção que um deles pode ter problemas, até estar partido, aparentemente funcionar bem e no VAG nada aparecer...
Penso que também deve ser a quente, não a frio.
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

SuperGolf Escreveu: 05 fev 2023, 14:45 Sim o valor ideal é 0 ou proximo disso....mas atenção que um deles pode ter problemas, até estar partido, aparentemente funcionar bem e no VAG nada aparecer...
Penso que também deve ser a quente, não a frio.
Na 3a feira vou deixar na oficina de injeção, vamos a ver o que dizem.. mas já me preveniram que este injetores piezo não têm reparação, o que por acaso eu já sabia..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Bem, o carro foi para a oficina e correram os testes que tinham a correr e foi-me transmitido que os injetores estavam bastante aceitáveis, mas para verificarem tudo ao pormenor teria que deixar o carro daqui a 2 semana sensivelmente pois será quando recebem um novo equipamento para testar mais pormenorizadamente testar os injetores.
Entretanto, ontem á tarde, estive a mudar o óleo, filtro de óleo e de ar. Não me pareceu existir nada de anormal no óleo mas mesmo assim dei-me ao trabalho de filtrar todo o óleo que saiu com um daqueles filtros do café para ver se andaria por ali algum detrito do que quer que fosse, e nada, apenas óleo.. o que é certo é que de 15 em 15 mil km, o óleo que entra é praticamente o mesmo que sai.. uns ml de diferença apenas..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por Mario_Marques »

Carlos, pelo teu vídeo parece estar tudo saudável, não me parece nada de preocupante, porem é um vídeo, não dá para ter percepção de muita coisa.
Uma coisa, tu não consegues ver as partículas pois são microscópicas e em pequeníssimas quantidades, quando as vês, num motor moderno, é porque não vais ter motor para muito tempo ou já está pior que um cristo, salvo raras excepções. :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Tuches? Algo pior? 2.0 TDI CBDC

Mensagem por CarlosRainho »

Mario_Marques Escreveu: 13 fev 2023, 23:06 Carlos, pelo teu vídeo parece estar tudo saudável, não me parece nada de preocupante, porem é um vídeo, não dá para ter percepção de muita coisa.
Uma coisa, tu não consegues ver as partículas pois são microscópicas e em pequeníssimas quantidades, quando as vês, num motor moderno, é porque não vais ter motor para muito tempo ou já está pior que um cristo, salvo raras excepções. :D
O Sr. da oficina diz que também não lhe pareceu nada de mais o que o carro está a fazer, mas aquele barulho de "máquina de costura" quando o carro está frio faz-me alguma impressão.. Ele diz que não tem conhecimento destes motores terem grandes problemas da parte das arvores de cams e das tuches mas que pode ser o caso derivado aos kms que já tem. O carro não falha, não se sente tremelique nenhum, é mesmo só o matraquilhar que me deixa nervoso..
Por acaso não pensei que fosse algo muito eficiente, mas ja que tinha o óleo ali decidi verificar :mrgreen:
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Responder