Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Albernas Escreveu: 01 set 2022, 23:43 Boas tem ai a mão a referencia do contrapeso da embraiagem ?
Olá albernas, tenho sim, fica a foto, nota, não te esqueças de ajustar a folga correta do cabo tal como está numa imagem do boletim de oficina VW que coloquei acima, 25mm no pedal, 6mm no cabo, convém ver se o mecanismo do pedal não tem folgas e se o cabo não tem já muito atrito por dentro que é um dos problemas típicos deles, a folga tem o propósito de fazer a embraiagem largar completamente e prevenir desgaste no mecanismo de acionamento da embraiagem senão fica sempre em contato e rompe o rolamento da caixa, o veio e o prato, infelizmente este sistema de embraiagem não tem o desenho ideal, a vê teve de criar esta engenhoca toda para poupar espaço e por isso o sistema é todo invertido.
Anexos
IMG_20220817_180624.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Albernas »

Obrigado, eu vou precisar de montar um cabdo de embraiagem novo e vou aproveitar para montar também esse contrapeso, isto se conseguir arranjar é claro .
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 02 abr 2022, 15:43
rui 130 Escreveu: 02 abr 2022, 15:30
Mario_Marques Escreveu: 02 abr 2022, 11:48
rui 130 Escreveu: 31 mar 2022, 20:11 Para substituir os casquilhos/rolamento da coluna de direção é necessário tirar a barra de proteção dos joelhos?
Olá Rui, pessoalmente retiro sempre isso quando faço este tipo de serviços, nunca tentei fazer sequer com isso no sitio, logo não sei se é absolutamente impossível fazer sem remover a barra, mas certamente se der será bastante trabalhoso pois é preciso espaço para retirar a coluna e boa visibilidade, também retirar a barra é algo fácil, no meu caso possivelmente até me safo sem retirar nada, dependendo de como está o rolamento velho pode ser possível fazer lá no sitio pois tenho ferramentas próprias, se vir que precisa de mais cuidados ou limpeza profunda é que vou sacar tudo e tratar fora, ou se eventualmente o rolamento velho não sair bem.
Obrigado Mário. Deixei hoje o carro no mecânico. A ver se trata da coluna pois o rolamento estava todo desfeito.
Um conselho, devias ver os casquilhos da caixa de direção, pois o motivo dos rolamentos da coluna falharem é haver movimento excessivo da caixa de direção, faz que que a caixa de direcção se mova demasiado, que por sua vez puxa com ela o veio da coluna de direção e destrói os rolamentos, se isso não for tratado é bastante possível que daqui a uns 50mil km's voltes a ter de fazer isso novamente, isto geralmente acontece mais nos carros com jantes de 15" ou quando o pessoal muda para 15" pois o esforço da caixa de direção aumenta significativamente, quem tem 13" ou 14" geralmente leva muito mais tempo para isto falhar a não ser que usem pneus super aderentes e uma condução muito agressiva, é que as jantes de 15" por serem mais pesadas e os pneus agarrarem também muito mais, aumenta o esfoço na caixa de direção e os casquilhos, não são propriamente fantasticos no que toca a manter a caixa de direção no sitio, são quase uma anedota para aquilo que os carros trazem hoje em dia, aquilo devia ser maciço de um lado para fixar e ter só casquilho de um lado para absorção, a vw meteu 2 casquilhos de borracha, o que não é optimo, pois com a idade os casquilhos ficam fracos, demasiado elasticos, demasiado flexiveis, deixando as coisas mexerem demais, na altura que o carro foi desenvolvido os carros não agarravam muito e não havia esse problema, o problema é que aumentando o atrito aumentam os problemas.

O meu carro vai levar isso agora novamente, o antigo dono tinha já mudado mas quem mudou não renovou os da caixa de direção e consequentemente vou ter de mudar agora novamente, até tem cá as provas do crime de já terem mudado tal como me foi dito, tem marcas do saca, o que prova que me foi dito a verdade:
Imagem
E vê-se claramente que já tinha levado tudo novo e original, as peças parecem muito novas, mas falhou por causa da origem do problema não ser realmente lá.
Olá Mário. Desculpa vir novamente desenterrar a questão da coluna de direção.
É possível dizeres referência e localização dos tais casquilhos que devo substituir na caixa de direção?
Foi mudado os da coluna de direção mas ficou uma ligeira folga.
Obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Olá Rui, vê as páginas anteriores, que recomendo vivamente, está lá a "papinha" toda feita inclusive com fotos, partilhei para quem precisar. :wink:
A folga que tens, convém veres de onde vem realmente, posso-te dizer que o meu dá exatamente a mesmo sensação de um carro novo moderno, roda suave e está extremamente fixa, mesmo forçando de forma abusada aquilo não cede nada, é importante, como já referi, ter também a caixa de direcção em ordem, pois caso contrario ela vai ceder, a folga na caixa é o que geralmente leva os casquilhos da coluna a falhar como já expliquei anteriormente, e é coisa que geralmente ninguém sabe que tem pois não dá nenhum tipo de pancada ou desconforto, simplesmente faz com que a caixa de direção se possa mover para o lados e altera o angulo da mesma, que por sua vez força a coluna de direção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 14 set 2022, 23:38 Olá Rui, vê as páginas anteriores, que recomendo vivamente, está lá a "papinha" toda feita inclusive com fotos, partilhei para quem precisar. :wink:
A folga que tens, convém veres de onde vem realmente, posso-te dizer que o meu dá exatamente a mesmo sensação de um carro novo moderno, roda suave e está extremamente fixa, mesmo forçando de forma abusada aquilo não cede nada, é importante, como já referi, ter também a caixa de direcção em ordem, pois caso contrario ela vai ceder, a folga na caixa é o que geralmente leva os casquilhos da coluna a falhar como já expliquei anteriormente, e é coisa que geralmente ninguém sabe que tem pois não dá nenhum tipo de pancada ou desconforto, simplesmente faz com que a caixa de direção se possa mover para o lados e altera o angulo da mesma, que por sua vez força a coluna de direção.
Obrigado Mário.
Vou ver melhor as páginas que referes.
Na coluna foi tudo substituido. Vou ter que mandar ver novamente o que se passa.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Ora chegou uma coisa que faltava, a cobertura da capota, perdi a cabeça, vendi a velha que já estava muito gasta mesmo e comprei nova(na verdade comprei 2) :D
Anexos
IMG_20221125_111221.jpg
IMG_20221125_111914.jpg
IMG_20221125_111929.jpg
IMG_20221125_111925.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Silver_Ajm »

Impecável este cabrio!!!
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por |Guilherme| »

Está bem bonito, impec. Mário, o carro está baixinho, já te vi mais longe do stance :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por rui 130 »

Está com as Eibach Pro-Kit?
Parece muito baixo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

O carro não ficou muito baixo, na verdade as molas eibach não baixaram quase nada em comparação ao que era de origem, vê-se claramente isso nas primeiras fotos deste tópico, na página 1 ainda com suspensão original, este carro como tem as jantes de 15" de fabrica com este design e polidas + o kit de plasticos de origem + suspensão desportiva de origem, em comparação a um golf cabriolet que não tem nada disso parece muito mais baixo, mas na verdade só baixou uns 12mm em relação a origem.
Se virem uma fotos de catalogo de um rivage ou sportline são muito mais baixos que os outros todos e o sportline tem jantes mais pequenas que o meu.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui uma outra versão com parachoques grandes e jantes de 14", não sei que suspensão tem mas percebe-se bem que é mais alto, é uma versão japonesa(JDM)
Imagem

Esta imagem nota-se bem a diferença de suspensões que há nestes modelos, se olharem para a altura dos dois é diferente.
Imagem

Só para a frente e só no ano do meu carro, havia estes tipos de molas da frente e 2 tipos de modelos de amortecedores
Anexos
molas mk1 cabriolet.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Mario_Marques Escreveu: 02 abr 2022, 22:04 Agora que tenho o quadrante reparado, consegui perceber toda a história por detrás disto, o porquê de já terem tentado reparar o quadrante antes, sendo que antes o MFA funcionava e a conclusão é que nestes carros, o controlo de nível de líquido refrigerante é feito por um relé, e tem uma luz única que serve para aviso de excesso de temperatura e também para controlo do nível, a relé é a número 42 e tem um defeito de concepção, algures em 1997 foi redesenhada e passou a ser número 43, ora agora com o quadrante reparado e tudo a funcionar, percebi que o controlo de nivel não funciona, diz que não tem líquido quando tem, investigo o sistema elétrico e bingo, a relé não funciona, ainda abri para ver se era reparável, mas não compensa pois um dos componentes avariados não está disponível, vou fazer upgrade para a 43 e problema resolvido.
Em resumo, causaram uma porrada de destruição para não resolverem um problema que era so trocar uma peça que na altura até era barata.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Agora, próximo passo, sacar a coluna de direção e renovar tudo para ficar novamente zero km, tenho já todas as peças originais para este serviço já á alguns anos mas nunca tinha surgido necessidade ou oportunidade.

Mais um problema fechado, não tinha pegado mais neste assunto(vendo a data, já lá vai quase um ano) e estava convencido que o problema estava mesmo no relé pois havia sinais evidentes de algum eletricista já ter andado lá a mexer...., mas hoje meti mãos á obra e vi que não era ai o problema e já resolvi o problema, agora so me resta agradecer ao eletricista onde o antigo dono ia por ter andado a picar isolamentos de fios para nada....
Entretanto para não andar com a luz irritante, tinha retirado o relé, mas hoje voltei a montar tudo e testar tudo.
Ora o problema até era bem simples depois de identificar o segmento que deve ser analisado, no meu caso era um fio apenas, o circuito 2/S+4/31 não fechava e como tal a luz do liquido acendia e piscava constantemente mesmo havendo liquido no vaso.
Já agora fica a dica para quem anda ai a trocar sensores de nivel "á sorte", o valor de resistência de funcionamento é entre 31KOhm>65K Ohm, e é preciso ver que se tiverem líquidos com concentrações fora do normal ou qualidade muito diferente, é o suficiente para acontecer o mesmo.
A resolução do problema foi super fácil(uma manhã de trabalho para um problema elétrico é bom), infelizmente só não tinha tido oportunidade de fazer mais cedo.
Anexos
srxt2Vw.png
68ixuZY.png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário que dizer? Só me lembro dizer incrível.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

A história não ficou por aí, fiz esse serviço de tarde, e depois á noite, meia noite e meia, resolvi ir dar uma volta numa estrada de montanha aqui da zona que tem curvas que adoro, tempo fresco, carro a portar-se maravilha e a puxar muito bem devido ao ar fresco que nestes carros velhos faz muita diferença, tudo a funcionar lindamente, até que acabo a zona das curvas, tem uma reta muito grande que no fim acaba num semáforo, na reta tirei acelerador totalmente e meti quinta pois era ligeiramente a descer e o que queria era as próximas curvas, bem.... O carro não gostou, o quadrante começou a ficar possuido :lol:
Luzes de iluminação no quadrante a acender e apagar, luz de aviso de máximos a acender no quadrante, computador de bordo a reiniciar constantemente, luz de temperatura a acender, conta rotações todo maluco, pensei eu, vou já preparar o extintor pois isto ou algo se soltou ou vai correr muito mal.
Parei o carro, isto num sítio completamente descampado, e fui logo ver os fusíveis e a temperatura dos fios elétricos, tudo normal, por segurança, saquei os fusíveis que não eram indispensáveis e rumo á oficina a todo o gás, chego á oficina, fio de massa do quadrante que aperta na cabeça tinha-se soltado provavelmente durante a tareia que tinha levado antes da reta nas curvas, pois o problema só surgiu depois das curvas, meto fusíveis ao sítio, instalo novamente o fio de massa e confirmo 3 vezes, tudo bom novamente e tudo a funcionar, a reparação anterior foi um sucesso, tudo a funcionar bem e não mencionei mas também fiz outros serviços que melhoraram muito o conforto a nível de ruídos, o carro agora já praticamente não tem um único ruído mesmo em piso mau.
Estou a trocar muitas porcas normais por porcas com bloqueio, pois as porcas antigas não tinham grande atrito e depois de usadas uma vez já não se seguram bem, a juntar ao facto do uso intensivo que dou e aos apoios todos em poliuretano, a vibração pode levar a isto e já desde o início que o tenho comecei a modernizar a parafusaria precisamente para evitar este e outro tipo de situações, este era dos poucos pontos que ainda não tinha revisto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por SuperGolf »

Deve ter sido um daqueles sustos......ainda bem que se resolveu com a habitual calma.

Abc
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Inicialmente, enquanto vinha a conduzir foi, mas depois resfriei a mente e pensei, e como tenho consciência de como está o sistema elétrico do carro só tirei mesmo os fusíveis por precaução, se não tivesse era logo desligar o borno da bateria, pois um incêndio elétrico é praticamente sempre Game Over, é sempre o pior pensamento que vem á cabeça num carro antigo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder