Olá albernas, tenho sim, fica a foto, nota, não te esqueças de ajustar a folga correta do cabo tal como está numa imagem do boletim de oficina VW que coloquei acima, 25mm no pedal, 6mm no cabo, convém ver se o mecanismo do pedal não tem folgas e se o cabo não tem já muito atrito por dentro que é um dos problemas típicos deles, a folga tem o propósito de fazer a embraiagem largar completamente e prevenir desgaste no mecanismo de acionamento da embraiagem senão fica sempre em contato e rompe o rolamento da caixa, o veio e o prato, infelizmente este sistema de embraiagem não tem o desenho ideal, a vê teve de criar esta engenhoca toda para poupar espaço e por isso o sistema é todo invertido.
Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Obrigado, eu vou precisar de montar um cabdo de embraiagem novo e vou aproveitar para montar também esse contrapeso, isto se conseguir arranjar é claro .
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Olá Mário. Desculpa vir novamente desenterrar a questão da coluna de direção.Mario_Marques Escreveu: ↑02 abr 2022, 15:43Um conselho, devias ver os casquilhos da caixa de direção, pois o motivo dos rolamentos da coluna falharem é haver movimento excessivo da caixa de direção, faz que que a caixa de direcção se mova demasiado, que por sua vez puxa com ela o veio da coluna de direção e destrói os rolamentos, se isso não for tratado é bastante possível que daqui a uns 50mil km's voltes a ter de fazer isso novamente, isto geralmente acontece mais nos carros com jantes de 15" ou quando o pessoal muda para 15" pois o esforço da caixa de direção aumenta significativamente, quem tem 13" ou 14" geralmente leva muito mais tempo para isto falhar a não ser que usem pneus super aderentes e uma condução muito agressiva, é que as jantes de 15" por serem mais pesadas e os pneus agarrarem também muito mais, aumenta o esfoço na caixa de direção e os casquilhos, não são propriamente fantasticos no que toca a manter a caixa de direção no sitio, são quase uma anedota para aquilo que os carros trazem hoje em dia, aquilo devia ser maciço de um lado para fixar e ter só casquilho de um lado para absorção, a vw meteu 2 casquilhos de borracha, o que não é optimo, pois com a idade os casquilhos ficam fracos, demasiado elasticos, demasiado flexiveis, deixando as coisas mexerem demais, na altura que o carro foi desenvolvido os carros não agarravam muito e não havia esse problema, o problema é que aumentando o atrito aumentam os problemas.rui 130 Escreveu: ↑02 abr 2022, 15:30Obrigado Mário. Deixei hoje o carro no mecânico. A ver se trata da coluna pois o rolamento estava todo desfeito.Mario_Marques Escreveu: ↑02 abr 2022, 11:48Olá Rui, pessoalmente retiro sempre isso quando faço este tipo de serviços, nunca tentei fazer sequer com isso no sitio, logo não sei se é absolutamente impossível fazer sem remover a barra, mas certamente se der será bastante trabalhoso pois é preciso espaço para retirar a coluna e boa visibilidade, também retirar a barra é algo fácil, no meu caso possivelmente até me safo sem retirar nada, dependendo de como está o rolamento velho pode ser possível fazer lá no sitio pois tenho ferramentas próprias, se vir que precisa de mais cuidados ou limpeza profunda é que vou sacar tudo e tratar fora, ou se eventualmente o rolamento velho não sair bem.
O meu carro vai levar isso agora novamente, o antigo dono tinha já mudado mas quem mudou não renovou os da caixa de direção e consequentemente vou ter de mudar agora novamente, até tem cá as provas do crime de já terem mudado tal como me foi dito, tem marcas do saca, o que prova que me foi dito a verdade:
E vê-se claramente que já tinha levado tudo novo e original, as peças parecem muito novas, mas falhou por causa da origem do problema não ser realmente lá.
É possível dizeres referência e localização dos tais casquilhos que devo substituir na caixa de direção?
Foi mudado os da coluna de direção mas ficou uma ligeira folga.
Obrigado.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Olá Rui, vê as páginas anteriores, que recomendo vivamente, está lá a "papinha" toda feita inclusive com fotos, partilhei para quem precisar.
A folga que tens, convém veres de onde vem realmente, posso-te dizer que o meu dá exatamente a mesmo sensação de um carro novo moderno, roda suave e está extremamente fixa, mesmo forçando de forma abusada aquilo não cede nada, é importante, como já referi, ter também a caixa de direcção em ordem, pois caso contrario ela vai ceder, a folga na caixa é o que geralmente leva os casquilhos da coluna a falhar como já expliquei anteriormente, e é coisa que geralmente ninguém sabe que tem pois não dá nenhum tipo de pancada ou desconforto, simplesmente faz com que a caixa de direção se possa mover para o lados e altera o angulo da mesma, que por sua vez força a coluna de direção.
A folga que tens, convém veres de onde vem realmente, posso-te dizer que o meu dá exatamente a mesmo sensação de um carro novo moderno, roda suave e está extremamente fixa, mesmo forçando de forma abusada aquilo não cede nada, é importante, como já referi, ter também a caixa de direcção em ordem, pois caso contrario ela vai ceder, a folga na caixa é o que geralmente leva os casquilhos da coluna a falhar como já expliquei anteriormente, e é coisa que geralmente ninguém sabe que tem pois não dá nenhum tipo de pancada ou desconforto, simplesmente faz com que a caixa de direção se possa mover para o lados e altera o angulo da mesma, que por sua vez força a coluna de direção.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Obrigado Mário.Mario_Marques Escreveu: ↑14 set 2022, 23:38 Olá Rui, vê as páginas anteriores, que recomendo vivamente, está lá a "papinha" toda feita inclusive com fotos, partilhei para quem precisar.
A folga que tens, convém veres de onde vem realmente, posso-te dizer que o meu dá exatamente a mesmo sensação de um carro novo moderno, roda suave e está extremamente fixa, mesmo forçando de forma abusada aquilo não cede nada, é importante, como já referi, ter também a caixa de direcção em ordem, pois caso contrario ela vai ceder, a folga na caixa é o que geralmente leva os casquilhos da coluna a falhar como já expliquei anteriormente, e é coisa que geralmente ninguém sabe que tem pois não dá nenhum tipo de pancada ou desconforto, simplesmente faz com que a caixa de direção se possa mover para o lados e altera o angulo da mesma, que por sua vez força a coluna de direção.
Vou ver melhor as páginas que referes.
Na coluna foi tudo substituido. Vou ter que mandar ver novamente o que se passa.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Ora chegou uma coisa que faltava, a cobertura da capota, perdi a cabeça, vendi a velha que já estava muito gasta mesmo e comprei nova(na verdade comprei 2)
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Impecável este cabrio!!!
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Está bem bonito, impec. Mário, o carro está baixinho, já te vi mais longe do stance
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Está com as Eibach Pro-Kit?
Parece muito baixo.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
O carro não ficou muito baixo, na verdade as molas eibach não baixaram quase nada em comparação ao que era de origem, vê-se claramente isso nas primeiras fotos deste tópico, na página 1 ainda com suspensão original, este carro como tem as jantes de 15" de fabrica com este design e polidas + o kit de plasticos de origem + suspensão desportiva de origem, em comparação a um golf cabriolet que não tem nada disso parece muito mais baixo, mas na verdade só baixou uns 12mm em relação a origem.
Se virem uma fotos de catalogo de um rivage ou sportline são muito mais baixos que os outros todos e o sportline tem jantes mais pequenas que o meu.
Aqui uma outra versão com parachoques grandes e jantes de 14", não sei que suspensão tem mas percebe-se bem que é mais alto, é uma versão japonesa(JDM)
Esta imagem nota-se bem a diferença de suspensões que há nestes modelos, se olharem para a altura dos dois é diferente.
Só para a frente e só no ano do meu carro, havia estes tipos de molas da frente e 2 tipos de modelos de amortecedores
Se virem uma fotos de catalogo de um rivage ou sportline são muito mais baixos que os outros todos e o sportline tem jantes mais pequenas que o meu.
Aqui uma outra versão com parachoques grandes e jantes de 14", não sei que suspensão tem mas percebe-se bem que é mais alto, é uma versão japonesa(JDM)
Esta imagem nota-se bem a diferença de suspensões que há nestes modelos, se olharem para a altura dos dois é diferente.
Só para a frente e só no ano do meu carro, havia estes tipos de molas da frente e 2 tipos de modelos de amortecedores
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Mario_Marques Escreveu: ↑02 abr 2022, 22:04 Agora que tenho o quadrante reparado, consegui perceber toda a história por detrás disto, o porquê de já terem tentado reparar o quadrante antes, sendo que antes o MFA funcionava e a conclusão é que nestes carros, o controlo de nível de líquido refrigerante é feito por um relé, e tem uma luz única que serve para aviso de excesso de temperatura e também para controlo do nível, a relé é a número 42 e tem um defeito de concepção, algures em 1997 foi redesenhada e passou a ser número 43, ora agora com o quadrante reparado e tudo a funcionar, percebi que o controlo de nivel não funciona, diz que não tem líquido quando tem, investigo o sistema elétrico e bingo, a relé não funciona, ainda abri para ver se era reparável, mas não compensa pois um dos componentes avariados não está disponível, vou fazer upgrade para a 43 e problema resolvido.
Em resumo, causaram uma porrada de destruição para não resolverem um problema que era so trocar uma peça que na altura até era barata.
Agora, próximo passo, sacar a coluna de direção e renovar tudo para ficar novamente zero km, tenho já todas as peças originais para este serviço já á alguns anos mas nunca tinha surgido necessidade ou oportunidade.
Mais um problema fechado, não tinha pegado mais neste assunto(vendo a data, já lá vai quase um ano) e estava convencido que o problema estava mesmo no relé pois havia sinais evidentes de algum eletricista já ter andado lá a mexer...., mas hoje meti mãos á obra e vi que não era ai o problema e já resolvi o problema, agora so me resta agradecer ao eletricista onde o antigo dono ia por ter andado a picar isolamentos de fios para nada....
Entretanto para não andar com a luz irritante, tinha retirado o relé, mas hoje voltei a montar tudo e testar tudo.
Ora o problema até era bem simples depois de identificar o segmento que deve ser analisado, no meu caso era um fio apenas, o circuito 2/S+4/31 não fechava e como tal a luz do liquido acendia e piscava constantemente mesmo havendo liquido no vaso.
Já agora fica a dica para quem anda ai a trocar sensores de nivel "á sorte", o valor de resistência de funcionamento é entre 31KOhm>65K Ohm, e é preciso ver que se tiverem líquidos com concentrações fora do normal ou qualidade muito diferente, é o suficiente para acontecer o mesmo.
A resolução do problema foi super fácil(uma manhã de trabalho para um problema elétrico é bom), infelizmente só não tinha tido oportunidade de fazer mais cedo.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Amigo Mário que dizer? Só me lembro dizer incrível.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
A história não ficou por aí, fiz esse serviço de tarde, e depois á noite, meia noite e meia, resolvi ir dar uma volta numa estrada de montanha aqui da zona que tem curvas que adoro, tempo fresco, carro a portar-se maravilha e a puxar muito bem devido ao ar fresco que nestes carros velhos faz muita diferença, tudo a funcionar lindamente, até que acabo a zona das curvas, tem uma reta muito grande que no fim acaba num semáforo, na reta tirei acelerador totalmente e meti quinta pois era ligeiramente a descer e o que queria era as próximas curvas, bem.... O carro não gostou, o quadrante começou a ficar possuido
Luzes de iluminação no quadrante a acender e apagar, luz de aviso de máximos a acender no quadrante, computador de bordo a reiniciar constantemente, luz de temperatura a acender, conta rotações todo maluco, pensei eu, vou já preparar o extintor pois isto ou algo se soltou ou vai correr muito mal.
Parei o carro, isto num sítio completamente descampado, e fui logo ver os fusíveis e a temperatura dos fios elétricos, tudo normal, por segurança, saquei os fusíveis que não eram indispensáveis e rumo á oficina a todo o gás, chego á oficina, fio de massa do quadrante que aperta na cabeça tinha-se soltado provavelmente durante a tareia que tinha levado antes da reta nas curvas, pois o problema só surgiu depois das curvas, meto fusíveis ao sítio, instalo novamente o fio de massa e confirmo 3 vezes, tudo bom novamente e tudo a funcionar, a reparação anterior foi um sucesso, tudo a funcionar bem e não mencionei mas também fiz outros serviços que melhoraram muito o conforto a nível de ruídos, o carro agora já praticamente não tem um único ruído mesmo em piso mau.
Estou a trocar muitas porcas normais por porcas com bloqueio, pois as porcas antigas não tinham grande atrito e depois de usadas uma vez já não se seguram bem, a juntar ao facto do uso intensivo que dou e aos apoios todos em poliuretano, a vibração pode levar a isto e já desde o início que o tenho comecei a modernizar a parafusaria precisamente para evitar este e outro tipo de situações, este era dos poucos pontos que ainda não tinha revisto.
Luzes de iluminação no quadrante a acender e apagar, luz de aviso de máximos a acender no quadrante, computador de bordo a reiniciar constantemente, luz de temperatura a acender, conta rotações todo maluco, pensei eu, vou já preparar o extintor pois isto ou algo se soltou ou vai correr muito mal.
Parei o carro, isto num sítio completamente descampado, e fui logo ver os fusíveis e a temperatura dos fios elétricos, tudo normal, por segurança, saquei os fusíveis que não eram indispensáveis e rumo á oficina a todo o gás, chego á oficina, fio de massa do quadrante que aperta na cabeça tinha-se soltado provavelmente durante a tareia que tinha levado antes da reta nas curvas, pois o problema só surgiu depois das curvas, meto fusíveis ao sítio, instalo novamente o fio de massa e confirmo 3 vezes, tudo bom novamente e tudo a funcionar, a reparação anterior foi um sucesso, tudo a funcionar bem e não mencionei mas também fiz outros serviços que melhoraram muito o conforto a nível de ruídos, o carro agora já praticamente não tem um único ruído mesmo em piso mau.
Estou a trocar muitas porcas normais por porcas com bloqueio, pois as porcas antigas não tinham grande atrito e depois de usadas uma vez já não se seguram bem, a juntar ao facto do uso intensivo que dou e aos apoios todos em poliuretano, a vibração pode levar a isto e já desde o início que o tenho comecei a modernizar a parafusaria precisamente para evitar este e outro tipo de situações, este era dos poucos pontos que ainda não tinha revisto.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Deve ter sido um daqueles sustos......ainda bem que se resolveu com a habitual calma.
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Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
Inicialmente, enquanto vinha a conduzir foi, mas depois resfriei a mente e pensei, e como tenho consciência de como está o sistema elétrico do carro só tirei mesmo os fusíveis por precaução, se não tivesse era logo desligar o borno da bateria, pois um incêndio elétrico é praticamente sempre Game Over, é sempre o pior pensamento que vem á cabeça num carro antigo.