Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Responder
Jotas
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2013, 01:50
Veículos: VW Golf VII Tdi 105cv

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Jotas »

Voltando a questão original

Depois de terem mudado o liquido de refrigeração que tinham metido, chegaram a conclusão que tinham de mudar uma das 2 bomba eletricas, e ficou a fazer calor, no entanto, esta a perder agua
Passado 40 kms de o ter levantado, acendeu a luz de falta de agua. coloquei cerca de 1/2 litro
Ha noite vi que tinha descido do max para o minimo, e repus o que faltava
Hoje de manha, sem ter andado com ele, tinha baixado de nivel mas ainda nao estava no minimo, e nao tinha agua do chao
Andei uns 10kms e a meio da tarde depois de estar parado umas horas, o nivel tinha baixado sem existir agua no chao

o que pode ser? alguma fuga?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Ora se o líquido desaparece de um circuito fechado, a não ser que tenhas algum amigo malandro que vá lá roubar líquido á noite sem tu veres, é porque tens uma fuga.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

Tens uma fuga algures , não teres líquido no chão não quer dizer nada porque o forro do carter/resguardo vão absorver parte ou atrasar o aparecimento de líquido. Suspeito que não vais ser muito bem servido nessa oficina.. és de que zona ?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por smdp23 »

Tira o radiador da EGR e verifica se está com fuga. Já tive esse mesmo problema, de não ter ar quente na safagem e desaparecer água do sistema de refrigeração e era a EGR com uma pequena fuga, onde desaparecia a água e por vezes com pressões superiores, entrava ar no sistema de refrigeração, ficando o ar no interior do radiador da safagem, não deixando passar a água quente.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 18 jan 2021, 18:52 Tira o radiador da EGR e verifica se está com fuga. Já tive esse mesmo problema, de não ter ar quente na safagem e desaparecer água do sistema de refrigeração e era a EGR com uma pequena fuga, onde desaparecia a água e por vezes com pressões superiores, entrava ar no sistema de refrigeração, ficando o ar no interior do radiador da safagem, não deixando passar a água quente.
tu chegas te a ver onde essa agua ia ter ? suponho que ela mais facilmente desce e vai ter à linha de escape do que vai ter ao turbo.



Jota. o radiador da egr que o smdp está a dizer fica mesmo por baixo do turbo , junto à caixa de velocidades ... se tivesses dito esta parte do post inicial , também teria dito que havia esta possibilidade mas mesmo assim defendo que seja feito um diagnostico como deve ser primeiro
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 18 jan 2021, 20:14 tu chegas te a ver onde essa agua ia ter ? suponho que ela mais facilmente desce e vai ter à linha de escape do que vai ter ao turbo.



Jota. o radiador da egr que o smdp está a dizer fica mesmo por baixo do turbo , junto à caixa de velocidades ... se tivesses dito esta parte do post inicial , também teria dito que havia esta possibilidade mas mesmo assim defendo que seja feito um diagnostico como deve ser primeiro

Essa água ia para o escape.

O radiador é esse mesmo que fica por debaixo do turbo, "encostado" ao filtro de partículas.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Jotas
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2013, 01:50
Veículos: VW Golf VII Tdi 105cv

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Jotas »

O carro voltou a oficina na Amadora, estou a aguardar o diagnostico, mas ja me cheira a radiador
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por ML Dany »

Jotas Escreveu: 11 fev 2021, 15:27 O carro voltou a oficina na Amadora, estou a aguardar o diagnostico, mas ja me cheira a radiador
O meu também já levou a egr a bomba de água, junta de cabeça agora só falta ver o radiador de gases. Deve ser por aí k a água desaparece.
Jotas
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2013, 01:50
Veículos: VW Golf VII Tdi 105cv

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Jotas »

Fui hoje buscar o carro. Mudaram a tampa do recipiente da agua. Nao estou muito seguro de que o problema esteja resolvido

ML Dany, gastaste muito nisso tudo?
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por ricardo123 »

No meu caso, após a mudança do bloco do motor, e depois da primeira viagem grande que fiz, quando necessitei de ar quente, que estava um frio do raio (zero graus), ar quente, nem sentir. Inicialmente ainda pensei que fosse tal o frio exterior que demorasse mais um pouco a aquecer. Mas nada, ar quente nenhum, nem depois de dezenas e centenas de quilómetros.

Voltou à oficina e a justificação é que como o carro esteve parado tantos meses ocorreu uma obstrução nos tubos e o que fizeram foi limpar esses tubos com um líquido qualquer xpto, que ainda estiveram à espera que chegasse da Alemanha, e com essa limpeza aquilo ficou a funcionar corretamente.
Corretamente pois emite ar quente, mas não ficou como estava anteriormente pois dá-me ideia que o calor, em termos de temperatura, e mesmo o tempo que demora a atingir essa temperatura não estão como inicialmente. Parece que demora bem mais a atingir. Entretanto passou um ano e pouco após essa intervenção, já esteve na oficina a fazer a manutenção normal, e não detetaram nenhum problema no circuito.
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

Ya , a vw tem um kit de limpeza xptozx3 que anda na casa dos 200€ salvo erro , com garrafão de limpeza e um de neutralizante . Com um liquido normal não faria qualquer sentido dizer isso mas o que é certo é que já reparei que o liquido que seca no exterior do vaso , fica com uma espécie de crosta cristalizada que se deve aos aditivos (caso do g12evo pelo menos).
biclas86
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 nov 2018, 09:02
Veículos: VOLKSWAGEN GOLF VII 1.6TDI CONFORTLINE BLUEMOTION 105CV
Localização: Braga

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por biclas86 »

Alguém sabe como se resolveu a questão do ar quente na sofagem?

Estou a sofrer do mesmo mal e não quero levar rabetada no mecânico.
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Castiel »

biclas86 Escreveu: 25 out 2022, 19:51 Alguém sabe como se resolveu a questão do ar quente na sofagem?

Estou a sofrer do mesmo mal e não quero levar rabetada no mecânico.

Na OEM Improvement Services já resolveram dezenas de casos desse, é uma questão d eperguntares:
https://www.facebook.com/OEM.Improvement/
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Barikit
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 18 abr 2022, 17:44
Veículos: Golf 7 & E30

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Barikit »

AInda um dia destes fiz limpeza num radiador destes, o saquinho de silica no vaso rebentou e espalhou pelo circuito..
Responder