Cinto Segurança

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Quero substituir engate que prende o cinto segurança lado condutor.
Agradeço ajuda com medidas e tipo de chaves necessárias, penso que do banco é uma medida e para desapertar o parafuso que agarra a haste ao banco é outra. A quem souber as medidas e tipo de chaves agradeço.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Já sei que para desapertar o banco é uma M10 comprei um estojo com mais medidas,
mas a que prende o encaixe não tenho hipótese de saber sem tirar o banco, e posso correr o risco ao tirar não ter chave.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cinto Segurança

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo Lopes, esse parafuso é de uso único, não deve ser reutilizado, é microencapsulado(informação do manual de oficina de fabrica)não sei de cabeça qual a chave e no manual de oficina não aparece, mas o conselho é comprar um novo e ver, tenho uma vaga ideia de que é igual aos outros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Cinto Segurança

Mensagem por cristo_844 »

Mario_Marques Escreveu: 02 nov 2022, 20:09 Amigo Lopes, esse parafuso é de uso único, não deve ser reutilizado, é microencapsulado(informação do manual de oficina de fabrica)não sei de cabeça qual a chave e no manual de oficina não aparece, mas o conselho é comprar um novo e ver, tenho uma vaga ideia de que é igual aos outros.
Mario... o que entendes por " microencapsulado" ?
E que aquilo parece-me um parafuso torx normal mas de cabeça tambem nao sei dizer qual e a medida da chave!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cinto Segurança

Mensagem por Mario_Marques »

Cristo, essa informação não é minha, é mesmo do manual de oficina VW original, aparece um aviso de utilização única e menciona essa informação, eu nunca vi os do golf mk5 em particular antes de instalados, mas geralmente este tipo de parafusos tem uma camada de um produto para agarrar e não deixar entrar ar na zona de contacto e as vezes tem também uma película junto á cabeça do parafuso.
Tudo que são parafusos de segurança, cintos, coluna de direção normalmente há alguns de uso único em todos os carros e marcas, agora se me perguntares o que vai acontecer se forem reutilizados eu não te sei dizer, mas estes avisos são criados por quem sabe o que pode acontecer, mas também não me responsabilizo se por algum motivo um parafuso destes oxidar ou qualquer outra coisa, e num acidente um cinto falhar por uma coisa que custa prai 1,20€, quem quiser fazer tudo "by the book" deve renovar e dar o aperto correto de 20Nm.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário, entendi tudo que diz e vou respeitar, só tenho um problema com a chave dinamométrica, tenho uma antiga á muitos anos (+40) de ponteiro, além de nunca
ter sido calibrada também nunca trabalhei com ela, e apertar sem os Nm corretos,
não será a melhor opção ou seja apertar á mão, e parar um bocadinho antes de partir. Vou fazer a revisão anual a 03/2023 (VW) se não resolver até lá, peço para montarem.
Muito obrigado pela ajuda.
Um abraço.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Reparei agora que a minha chave Dinamométrica o ponteiro analógico não vai a zero.
Será indicação de não estar calibrada?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cinto Segurança

Mensagem por Mario_Marques »

É possível que o mecanismo do ponteiro esteja perro ou se esteve guardada com carga na mola tenha descalibrado, as vezes as pessoas por desconhecerem o funcionamento dessas chaves não tiram a carga antes de as guardarem/utilizarem e isso descalibra as chaves.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Mario_Marques Escreveu: 07 nov 2022, 14:10 É possível que o mecanismo do ponteiro esteja perro ou se esteve guardada com carga na mola tenha descalibrado, as vezes as pessoas por desconhecerem o funcionamento dessas chaves não tiram a carga antes de as guardarem/utilizarem e isso descalibra as chaves.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário qual o procedimento para tirar a carga?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cinto Segurança

Mensagem por Mario_Marques »

Depois de se utilizar uma chave deve-se ajustar para zero ou abaixo da força mínima dela, até não se sentir carga, obviamente isto só se aplica a chaves com ajuste
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cinto Segurança

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário, já consegui tirar a carga e levar o ponteiro a zero.
Muito obrigado.
Responder