Golf VI 2.0 TDI Confortline 2008 (Actualização Novembro 2022 Pág. 8 - Easy Open)

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diogobcp
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Re: Golf VI 2.0 TDI Confortline 2008 (Actualização Julho 2021 Pág. 7)

Mensagem por diogobcp »

Mais uma ronda de updates a retrofits :D
- Novo radar ACC Bosch com resistência de aquecimento proveniente de uma Transporter T6 (7E0907561C);
- Novos radares Blind Spot Detection e Rear Traffic Assist de última geração (2Q0907685/6B), mesmo modelo que equipa os novos Golf VIII, com suportes do T-Cross (2GM907455/6) e parâmetros VW483 (Arteon);
- Piscas LED dinâmicos escurecidos para os espelhos da Osram;
- Puddle lights LED;
- Aro cromado para o botão de regulação da luz dos farois.

Próximo passo:
- Descobrir como colocar o Easy Open a funcionar como vem nos Passat NMS

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Jk_Alentejano
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Re: Golf VI 2.0 TDI Confortline 2008 (Actualização Abril 2022 Pág. 8)

Mensagem por Jk_Alentejano »

Boas,
Parabéns pelo projecto, que tal os radares de blind assist a funcionar?

Cumprimentos
diogobcp
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Re: Golf VI 2.0 TDI Confortline 2008 (Actualização Abril 2022 Pág. 8)

Mensagem por diogobcp »

Finalmente foi concluído o retrofit que faltava, o Easy Open. Foi um processo que demorou até se perceber o que era necessário para tudo funcionar num golf mk6.

Passos:
:arrow: Retrofit do kessy com módulo que suporte VIP (Aconselho o módulo 5K0959434C, que permite pegas Kessy nas portas de trás e VIP)
:arrow: Montagem do sensor do Easy Open (Módulo 3AA962243D)
:arrow: Troca de BCM 1K0937087AL por 5K0937087AK
:arrow: Codificação

Activação VIP no módulo Kessy. Nas adaptações do módulo kessy é preciso activar o VIP. Para isto usa-se o código de login/segurança 32840 e activar-se as seguintes opções:
:arrow: ENG121944-ENG121900-Developer Coding: VIP-VIP function
:arrow: ENG121944-ENG121901-Developer Coding: VIP-VIP function during Kl15
:arrow: ENG121944-ENG121902-Developer Coding: VIP-VIP function during motor running

Após ativar pode surgir um erro no módulo kessy “221445 - Sensor for Rear Lid/Hatch Opening B1303 54 [009] - Missing Calibration / Basic Setting”, para o remover é preciso ir a “Basic Settings” selecionar "Reset Opening Sensor" carregar em “Run” e esperar cerca de 1 minuto (Apenas vai aparecer “Running”). Passado este tempo basta carregar em “Stop” e apagar o erro.

A troca da BCM 1K0 por 5K0 é o mais complexo do processo pois é necessário a codificação dos parâmetros de luz da nova BCM e adaptação das chaves. Não descobrimos nenhuma documentação de parâmetros de luz que funcionasse corretamente com as DRL LED do Golf MK6 pelo que teve de ser um processo de tentativa e erro até acertar. Para isto foi preciso utilizar o VAGHelperX (https://forum.skodapilot.com/viewtopic.php?t=34) e o VCP através da “App” de edição dos parâmetros na “Funções guiadas”.

No final a codificação dos parâmetros de luz ficou: 40A12433A24480212033A24439AA5A39BE4F33AA0200003F04212C04A13600011500003F00003F00003F00003F0078
(É só colocarem este texto num ficheiro com extensão ".bcm1" e usar no VCP)

De seguida é preciso adaptar as chaves à nova BCM. Como o carro já tem kessy o processo não pode ser feito através da adaptação na BCM, pelo que sobram duas opções, através do VVDI readaptando as chaves ou editando a EEPROM da BCM. Optou-se pelo segundo método, com o VCP, utilizando o código de login 42013, leu-se a eeprom (Endereço $100, tamanho 144 bytes, modo “Engineer Mode”) e copiaram-se as chaves da BCM 1K0 para a 5K0 copiando cada um dos bytes da BCM 1K0 para a 5K0 (A informação das chaves está nos endereços 0x100 a 0x180). Para isto é preciso nas definições do editor de eeprom do VCP ativar a opção para ignorar erros de leitura. Alguns dos bytes não dão para colocar exatamente igual ao que está na 1K0, o VCP retorna sucesso na escrita mas ao ler novamente mantêm os valores originais. Contudo, podem ignorar porque funciona na mesma.

De seguida é preciso ativar o Easy Open na BCM no bit 2 do byte 10, que não está documentado no VCDS contudo está identificado como “Hubmagnet” no VCP. Ao ativar este bit vai aparecer uma nova opção no menu de conforto do quadrante com o nome “Easy Open”:

EasyOpen.jpg
EasyOpen.jpg (87.75 KiB) Visto 582 vezes

Ao trocar a BCM surge ainda outro efeito secundário, ao fechar o carro ao invés de apitar a sirene de alarme, apita a buzina. Para corrigir este comportamento é preciso desativar o bit 4 do byte 4.

Depois é só desfrutar, nos próximos dias coloco um vídeo :D
Última edição por diogobcp em 02 nov 2022, 18:49, editado 4 vezes no total.
diogobcp
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Re: Golf VI 2.0 TDI Confortline 2008 (Actualização Abril 2022 Pág. 8)

Mensagem por diogobcp »

Jk_Alentejano Escreveu: 30 abr 2022, 22:58 Boas,
Parabéns pelo projecto, que tal os radares de blind assist a funcionar?

Cumprimentos
Sim, a funcionar na perfeição. O único detalhe é na montagem, ao contrário das gerações anteriores nestes radares as fichas ficam viradas para dentro e não para fora. Já li que é uma definição nos parâmetros dos radares mas nunca descobri nenhuns parâmetros onde os radares funcionem corretamente com as fichas viradas para fora.

Estes novos radares funcionam muito melhor que a geração 1 (radares 3AA) e geração 2 (radares 5Q0), detetam os carros a uma grande distância e reagem de forma mais rápida caso o carro que está a ultrapassar siga a uma velocidade bastante elevada.
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