Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

Ola pessoal,

Venho por este meio pedir ajuda de como me regular para alinhar o charrion do meu Vw Bora de modo a que o avanço fique dentro dos parâmetros.
de fabrica.

Ontem foram substituídos os sinoblocos do charrion, sinoblocos dos braços de suspensão, rotulas de suspensão, topos de amortecedores e respetivos rolamentos.

Já à uns anos atrás o charrion tinha sido desapertado e desde ai fiquei sempre com o valor do avanço fora dos valores da margem de fabrica do lado direito.

Ontem encostamos o charrion todo para trás e tiramos medidas deixando o charrion à mesma distancia dos dois lados para tentar que o avanço fica-se o mais parecido possível.

Hoje fui alinhar a direcção e verifico que agora tenho os valores do avanço dos dois lados ( direito e esquerdo) fora das margens de fabrica.

Deduzo que em vez de ter sido chegado para trás deveríamos ter andado com ele para a frente os 2 ou 3 mm que permite andar.

A minha pergunta é se há alguma maneira para nos orientarmos e deixar o charrion como quando é montado na fabrica?

Frente Esquerda Frente Direita
Atual Valores fabrica Atual Valores Fabrica
7º03 7º20 a 8º20 Avanço 6º55 7º20 a 8º20

Como afinar o charrion para baterem os valores dentro dos parâmetros de fabrica?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Mario_Marques »

O carro está rebaixado ou tem algum tipo de alterações de suspensão ou direção?
O avanço com valores positivos, significa que tens a roda avançada em relação ao topo da suspensão
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 20 out 2022, 13:19 O carro está rebaixado ou tem algum tipo de alterações de suspensão ou direção?
O avanço com valores positivos, significa que tens a roda avançada em relação ao topo da suspensão
Tenho as molas do tdi 150cv com amortecedores koni srt os mais básicos laranjas
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Mario_Marques »

Tabela original de fábrica:
Imagem

para corrigires o caster terás de avançar o charriot, mas secalhar, como é coisa pouca até consegues mexendo nos braços, o charriot, se lhe mexeres, muito cuidado com os apertos, pois não é muito boa ideia reutilizar os parafusos depois de apertados uma vez, pois corres o risco de uma rosca falhar e teres depois uma reparação cara pela frente.
Anexos
alinhamento.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

Hoje avançamos ligeiramente o chariot. Amanhã vou fazer reavaliação do alinhamento e logo digo como ficou. Parecia ter antes algumas folgas tanto ao acelerar como ao tirar o pé do acelerador. Agora com os sinoblocos do chariot novos e dos triângulos do S3 tudo material original tem um pisar como quando era novo. As juntas de dilatação e buracos davam uma forte pancada no volante. Agora tudo Pasa suavemente apesar de um pouco mais rijo.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Mario_Marques »

Devias de fazer isso no sítio onde estás a alinhar o carro e não na oficina se a mesma não tiver como medir.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 22 out 2022, 09:39 Devias de fazer isso no sítio onde estás a alinhar o carro e não na oficina se a mesma não tiver como medir.
Ficou muito pior, agora nem o sope bate certo.
Na casa de alinhamentos desapertaram o charriot mas percebem menos do que o meu mecanico ainda, não deram conta do recado.

Ficou uma cagada agora. O meu mecanico tinha tirado medidas desde o ponto onde aperta o tirante da estabilizadora que tem uma saliência no triangulo de suspensão até ao furo de desague dava 46,6cm dos dois lados e só o avanço é que estava fora de valores mas equilibrado.

Hoje desapertaram não tiraram medidas a nenhum ponto simplesmente andou 2 mm o charriot para tras novamente mas ficou o sope e o avanço todo marado.
Fez melhor trabalho o mecanico com a fita metrica do que o alinhador com a maquina. Não costumam mexer no charriot, simplesmente na convergencia.

Não sei agora como me regular para aplicar os valores que me envias-te na tabela.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Mario_Marques »

Isso tem de se fazer em sequência, um passo de cada vez, caso contrário andam ai a mexer sempre e não resolvem nada, primeiro passo é o caster, depois do caster é a convergência, por fim verificar o camber, se o camber não estiver ok, tem de mexer novamente no charriot mas só para corrigir o camber, ou seja, só para os lados, e depois acertar novamente a convergência.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

O caster é o sopé? e o camber o avanço? o problema é que tem que ser feito na linha de alinhamento e pelo que vejo aqui no Algarve não me parece haver ninguem capaz de o fazer pois eles só sabem mexer na convergência. Eu tenho ido a uma das casas com mais reconhecimento em Faro onde praticamente todas as marcas levam as viaturas a alinhar a direção.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Lfmm »

Tinha o sopé e a convergência certinha mas como o avanço estava fora dos valores de fabrica, mas no geral equilibrados a 0 e ficavam a vermelho fomos mexer para tentar coloca-lo dentro dos parâmetros. não gosto de ver valores a vermelho depois de alinhar a direção.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica

Mensagem por Mario_Marques »

Sopé = camber
Caster é a inclinação da roda em relação ao topo, aka avanço, mas os termos corretos são os que eu estou a usar, esses termos que estás a usar não são os universais, devem ser brasileiros, a máquina deve ter uma tradução em brasileiro como a grande maioria.
Há valores que se escolhidos com cabeça podem estar fora das especificações, eu pessoalmente em carros que andam muito, para alta velocidade, prefiro ter um valor de caster alto para aumentar a estabilidade, apesar de isso em outras situações ser desvantajoso, se vires os valores da versão mais potente que coloquei em cima o valor de avanço é maior precisamente por ser um carro muito mais veloz/rápido.
Para fazer o ajuste correto num golf 4, tem de se alinhar conforme a sequência que descrevi em cima, caso contrário andam sempre as voltas, isso é coisa de se fazer bem logo á primeira se for feito na bancada de alinhamento, infelizmente poucas casas têm é técnicos qualificados para fazer isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder