Ola pessoal,
Venho por este meio pedir ajuda de como me regular para alinhar o charrion do meu Vw Bora de modo a que o avanço fique dentro dos parâmetros.
de fabrica.
Ontem foram substituídos os sinoblocos do charrion, sinoblocos dos braços de suspensão, rotulas de suspensão, topos de amortecedores e respetivos rolamentos.
Já à uns anos atrás o charrion tinha sido desapertado e desde ai fiquei sempre com o valor do avanço fora dos valores da margem de fabrica do lado direito.
Ontem encostamos o charrion todo para trás e tiramos medidas deixando o charrion à mesma distancia dos dois lados para tentar que o avanço fica-se o mais parecido possível.
Hoje fui alinhar a direcção e verifico que agora tenho os valores do avanço dos dois lados ( direito e esquerdo) fora das margens de fabrica.
Deduzo que em vez de ter sido chegado para trás deveríamos ter andado com ele para a frente os 2 ou 3 mm que permite andar.
A minha pergunta é se há alguma maneira para nos orientarmos e deixar o charrion como quando é montado na fabrica?
Frente Esquerda Frente Direita
Atual Valores fabrica Atual Valores Fabrica
7º03 7º20 a 8º20 Avanço 6º55 7º20 a 8º20
Como afinar o charrion para baterem os valores dentro dos parâmetros de fabrica?
Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
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Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
O carro está rebaixado ou tem algum tipo de alterações de suspensão ou direção?
O avanço com valores positivos, significa que tens a roda avançada em relação ao topo da suspensão
O avanço com valores positivos, significa que tens a roda avançada em relação ao topo da suspensão
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Tenho as molas do tdi 150cv com amortecedores koni srt os mais básicos laranjasMario_Marques Escreveu: ↑20 out 2022, 13:19 O carro está rebaixado ou tem algum tipo de alterações de suspensão ou direção?
O avanço com valores positivos, significa que tens a roda avançada em relação ao topo da suspensão
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Tabela original de fábrica:
para corrigires o caster terás de avançar o charriot, mas secalhar, como é coisa pouca até consegues mexendo nos braços, o charriot, se lhe mexeres, muito cuidado com os apertos, pois não é muito boa ideia reutilizar os parafusos depois de apertados uma vez, pois corres o risco de uma rosca falhar e teres depois uma reparação cara pela frente.
para corrigires o caster terás de avançar o charriot, mas secalhar, como é coisa pouca até consegues mexendo nos braços, o charriot, se lhe mexeres, muito cuidado com os apertos, pois não é muito boa ideia reutilizar os parafusos depois de apertados uma vez, pois corres o risco de uma rosca falhar e teres depois uma reparação cara pela frente.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Hoje avançamos ligeiramente o chariot. Amanhã vou fazer reavaliação do alinhamento e logo digo como ficou. Parecia ter antes algumas folgas tanto ao acelerar como ao tirar o pé do acelerador. Agora com os sinoblocos do chariot novos e dos triângulos do S3 tudo material original tem um pisar como quando era novo. As juntas de dilatação e buracos davam uma forte pancada no volante. Agora tudo Pasa suavemente apesar de um pouco mais rijo.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Devias de fazer isso no sítio onde estás a alinhar o carro e não na oficina se a mesma não tiver como medir.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Ficou muito pior, agora nem o sope bate certo.Mario_Marques Escreveu: ↑22 out 2022, 09:39 Devias de fazer isso no sítio onde estás a alinhar o carro e não na oficina se a mesma não tiver como medir.
Na casa de alinhamentos desapertaram o charriot mas percebem menos do que o meu mecanico ainda, não deram conta do recado.
Ficou uma cagada agora. O meu mecanico tinha tirado medidas desde o ponto onde aperta o tirante da estabilizadora que tem uma saliência no triangulo de suspensão até ao furo de desague dava 46,6cm dos dois lados e só o avanço é que estava fora de valores mas equilibrado.
Hoje desapertaram não tiraram medidas a nenhum ponto simplesmente andou 2 mm o charriot para tras novamente mas ficou o sope e o avanço todo marado.
Fez melhor trabalho o mecanico com a fita metrica do que o alinhador com a maquina. Não costumam mexer no charriot, simplesmente na convergencia.
Não sei agora como me regular para aplicar os valores que me envias-te na tabela.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Isso tem de se fazer em sequência, um passo de cada vez, caso contrário andam ai a mexer sempre e não resolvem nada, primeiro passo é o caster, depois do caster é a convergência, por fim verificar o camber, se o camber não estiver ok, tem de mexer novamente no charriot mas só para corrigir o camber, ou seja, só para os lados, e depois acertar novamente a convergência.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
O caster é o sopé? e o camber o avanço? o problema é que tem que ser feito na linha de alinhamento e pelo que vejo aqui no Algarve não me parece haver ninguem capaz de o fazer pois eles só sabem mexer na convergência. Eu tenho ido a uma das casas com mais reconhecimento em Faro onde praticamente todas as marcas levam as viaturas a alinhar a direção.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Tinha o sopé e a convergência certinha mas como o avanço estava fora dos valores de fabrica, mas no geral equilibrados a 0 e ficavam a vermelho fomos mexer para tentar coloca-lo dentro dos parâmetros. não gosto de ver valores a vermelho depois de alinhar a direção.
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Re: Alinhamento de direcção com avanço fora dos valores de fabrica
Sopé = camber
Caster é a inclinação da roda em relação ao topo, aka avanço, mas os termos corretos são os que eu estou a usar, esses termos que estás a usar não são os universais, devem ser brasileiros, a máquina deve ter uma tradução em brasileiro como a grande maioria.
Há valores que se escolhidos com cabeça podem estar fora das especificações, eu pessoalmente em carros que andam muito, para alta velocidade, prefiro ter um valor de caster alto para aumentar a estabilidade, apesar de isso em outras situações ser desvantajoso, se vires os valores da versão mais potente que coloquei em cima o valor de avanço é maior precisamente por ser um carro muito mais veloz/rápido.
Para fazer o ajuste correto num golf 4, tem de se alinhar conforme a sequência que descrevi em cima, caso contrário andam sempre as voltas, isso é coisa de se fazer bem logo á primeira se for feito na bancada de alinhamento, infelizmente poucas casas têm é técnicos qualificados para fazer isso.
Caster é a inclinação da roda em relação ao topo, aka avanço, mas os termos corretos são os que eu estou a usar, esses termos que estás a usar não são os universais, devem ser brasileiros, a máquina deve ter uma tradução em brasileiro como a grande maioria.
Há valores que se escolhidos com cabeça podem estar fora das especificações, eu pessoalmente em carros que andam muito, para alta velocidade, prefiro ter um valor de caster alto para aumentar a estabilidade, apesar de isso em outras situações ser desvantajoso, se vires os valores da versão mais potente que coloquei em cima o valor de avanço é maior precisamente por ser um carro muito mais veloz/rápido.
Para fazer o ajuste correto num golf 4, tem de se alinhar conforme a sequência que descrevi em cima, caso contrário andam sempre as voltas, isso é coisa de se fazer bem logo á primeira se for feito na bancada de alinhamento, infelizmente poucas casas têm é técnicos qualificados para fazer isso.