Boas,
Comecei a ouvir um barulho estranho (uma especie de toc-toc) sempre que punha o carro a trabalhar de manha,gradualmente o barulho foi-se agravando.
Reparei que o tensor da correia dos acessorios oscila um pouco,mas a correia em todo o seu percurso mantem-se esticada sem oscilaçoes.
Pensei que pudesse ser este tensor(já que o reutilizei,qndo mudei a distribuiçao,que me pareceu que estar bom,assim como o respectivo amortecedor).
Como tinha cá outro tensor(usado),troquei-o,para teste, mas o problema continuou.Assim parti para a polia do alternador (que a troquei á 70milkm atraz).Troquei esta mas manteve-se o problema.
Este tensor custa à volta de 160€,até aqui tudo bem se eu soube-se que era mesmo do tensor.
Reparei agora agora que ao mesmo tempo que se ouve o barulho, o motor também treme um pouco,e algumas vezes quando largamos a embraiagem (momento do ponto de embraeagem)também começa a fazer o tal barulho.(assim de repente lembreime logo do volante bimassa.... )
Assim eu pergunto,nos vossos este tensor oscila? (é claro que tem de oscilar,mas o que eu quero dizer é,quando tudo está em condiçoes ele está sempre a oscilar ou mantem-se estavel?
Existe alturas em que o rolete do tensor se move á volta de 1cm,se todas as polies nao "saem do sitio" só pode ser a correia que estica e encolhe,a ser verdade..tanto?
Tenho apenas receio de o problema ser de outro sitio e isto ser mais um ...
Reparei também que isto se manifesta mais sempre que se poe a trabalhar,e quase sempre encostando o polegar no topo do amortecedor do tensor se sente umas pancadas,como que um martelar,acelarando um pouco deixa de fazer.
Sugestoes?
(la vou ter que levar ao mecanico pela primeira vez em 19 anos...)
Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
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Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Última edição por ruipsantos em 10 out 2022, 13:25, editado 1 vez no total.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Rui, todos os tensores oscilam um pouco e seria impossível dizer se o teu oscila mais que o normal.
Agora coisas a ter em conta e que normalmente são negligênciadas, tens as polias de todas as peças onde a correis rola limpas e em bom estado? A tua correia está em perfeito estado? O rolete que próximos do ar condicionado/alternador está ok?
Mencionei isto pois é onde geralmente apanho mais falhas, já apanhei correias e polias cheias de areias e lixo nas pistas, bem como o rolete quase a desintegrar-se pois como não é visível ninguém lhes liga.
Agora coisas a ter em conta e que normalmente são negligênciadas, tens as polias de todas as peças onde a correis rola limpas e em bom estado? A tua correia está em perfeito estado? O rolete que próximos do ar condicionado/alternador está ok?
Mencionei isto pois é onde geralmente apanho mais falhas, já apanhei correias e polias cheias de areias e lixo nas pistas, bem como o rolete quase a desintegrar-se pois como não é visível ninguém lhes liga.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Boas Mario.
Sim,está tudo limpo e em bom estado(aparentemente).
No ano passado mudei a distribuiçao ,mas reutilizei esta correia(dos acessorios) porque era recente,original e esta em bom estado.
Na semana passada troquei a polie do alternador (tinha apenas 70milkm)mas por descargo de consiencia troquei,mas o "saltitar" do tensor manteve-se.
entao "apalpei" todas as polias(bomba direçao, a/c e a da cambota) e todas me pareceram bem.
Hoje nao sei porque ,o sintoma deu treguas...e ao fim de uns km o tensor estava muito estavel,mas de vez em quando lá se mexia um pouco.
O tensor também o reaproveitei porque me pareceu em bom estado,apenas lhe meti um rolete novo(como nao existe este á venda)deram-me um (dum fiat )com as medidas iguais.
O que mais me está a fazer especie, é que o "saltitar"/oscilar do tensor vem acompanhado de uns estoiros (que nao consigo descobrir de onde vem) acompanhado de também (ao mesmo tempo)um vibrar do motor,o que me leva a crer que o vibrar do tensor é causado por algum defeito do motor...
Uma coisa curiosa,ontem ao pressionar a embraeagem o sintoma diminuia bruscamente.
Sim,está tudo limpo e em bom estado(aparentemente).
No ano passado mudei a distribuiçao ,mas reutilizei esta correia(dos acessorios) porque era recente,original e esta em bom estado.
Na semana passada troquei a polie do alternador (tinha apenas 70milkm)mas por descargo de consiencia troquei,mas o "saltitar" do tensor manteve-se.
entao "apalpei" todas as polias(bomba direçao, a/c e a da cambota) e todas me pareceram bem.
Hoje nao sei porque ,o sintoma deu treguas...e ao fim de uns km o tensor estava muito estavel,mas de vez em quando lá se mexia um pouco.
O tensor também o reaproveitei porque me pareceu em bom estado,apenas lhe meti um rolete novo(como nao existe este á venda)deram-me um (dum fiat )com as medidas iguais.
Que rolete te referes?,já que só la existe a polie da cambota,a/c ,e alternador.O rolete que próximos do ar condicionado/alternador está ok?
O que mais me está a fazer especie, é que o "saltitar"/oscilar do tensor vem acompanhado de uns estoiros (que nao consigo descobrir de onde vem) acompanhado de também (ao mesmo tempo)um vibrar do motor,o que me leva a crer que o vibrar do tensor é causado por algum defeito do motor...
Uma coisa curiosa,ontem ao pressionar a embraeagem o sintoma diminuia bruscamente.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Ora exatamente tal como disse, ninguém lhes liga e por isso andam geralmente até partirem, a não ser que o teu carro ja esteja "kitado"ruipsantos Escreveu: ↑10 out 2022, 22:09Que rolete te referes?,já que só la existe a polie da cambota,a/c ,e alternador.O rolete que próximos do ar condicionado/alternador está ok?
Não estou a dizer que o teu esteja estragado, mas geralmente o pessoal deixa andar até partir.
Uma coisa, deves-te certificar realmente de que as coisas estão ok, pois se te indicar direções com base em algo que te parece mas esse parecer estiver errado, posso estar a dar-te más indicações.
E sim, se o motor estiver muito irregular, inevitavelmente isso vai "dançar" muito mais que o normal, pois esse conjunto rotacional ainda tem bastante massa a movimentar, qualquer frequência brusca de movimento vai inevitavelmente fazer isso tudo andar aos pinchos.
Eu normalmente na oficina casos desse gênero, vejo sempre tudo de ponta a ponta, primeiro, assegurar que o motor está estável, só depois passo ao resto e o resto é geralmente desmontar e verificar tudo minuciosamente, inclusive medir empenos e ver se os rolamentos dos componentes não estão já com muitas folgas.
Abraço
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Ó Mário,agora é que tu me lixastesOra exatamente tal como disse, ninguém lhes liga e por isso andam geralmente até partirem, a não ser que o teu carro ja esteja "kitado"
Apos ver o anexo fiquei a coçar a cabeça,é lá tá aqui uma coisa a mais .
Daqui a nada vou para casa mas ainda assim fizestes-me ir a rua de lanterna na mao e de facto ele está lá!!
Mas..calma, agora estou esquecido dele,isto é nao me lembro dele na altura ,mas nao acredito que nessa altura me tenha esquecido dele.
Amanha vou á prateleira da sucata(guardo tudo,quer seja novo ou velho(excepto o que é lixo),(qualquer dia tenho aqui 2 carros )ver se la tenho esse rolete assim como verificar as facturas,pois nao acredito que a ter aquilo tudo desmontado me tenha esquecido ou nao o verificar.
Uma coisa que me ando a desleixar, é o oleo da direçao,que ainda é o que vinha de origem no carro(2003),comprei 1 litro no ano passado(originalvw),mas ainda nao o troquei(ando a enjangrar uma bomba de vacuo para outras coisas ,mas também para ajudar a mudar este oleo.
Curiosamente,lembrei-me de ver o nivel e estava ligeiramente abaixo do minimo,acabei por acrescentar, e nao é que o saltitar do tensor diminuiu,Á dois dias para cá! acredito que seja coincidencia mas até ao fim de semana a ver vamos.
Á 15 dias atraz,quando troquei o tensor para experiencia,apenas rodei a mao todas as polias,a ver se tinham alguma folga,mas apenas "a mao" e nada me pareceu mal.Eu normalmente na oficina casos desse gênero, vejo sempre tudo de ponta a ponta, primeiro, assegurar que o motor está estável, só depois passo ao resto e o resto é geralmente desmontar e verificar tudo minuciosamente, inclusive medir empenos e ver se os rolamentos dos componentes não estão já com muitas folgas.
Após olhar para aquilo,pensei nem sei como isto ate dura tanto,pois toda a tensao que o tensor aplica na correia e por exemplo o esforço que o veio/rolamentos da bomba de oleo da direçao leva,já que o veio é curtinho....
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
O óleo da DA troca-se a cada 60000kms salvo erro, se está abaixo do mínimo pode não ser bom sinal, pois o circuito é fechado, logo não devia baixar o nível. Para trocar esse óleo não precisas necessariamente de bomba de vácuo.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Sim, é um circuito fechado,mas tem uma fuga num tubo hidraulico,mas nao á nada a fazer,pois a fuga é no cravamento,quer dizer dá para cortar e meter um acessorio novo,mas como a fuga é irrisoria nao me vou preocupar,apenas mantem uns 10 cm desse tubo babado.Nestes ultimos 19anos apenas desceu do maximo(se é que veio assim) até ligeiramente abaixo do minimo.Silver_Ajm Escreveu: ↑12 out 2022, 14:01 O óleo da DA troca-se a cada 60000kms salvo erro, se está abaixo do mínimo pode não ser bom sinal, pois o circuito é fechado, logo não devia baixar o nível. Para trocar esse óleo não precisas necessariamente de bomba de vácuo.
Sim abaixo do minimo, é mau,mas nao foi assim nada de especial.
A ver se no fim de semana volto a carga com isto.
Abraço
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Ah ok, isso já não é defeito, é feitio, o meu também tem esse tubo babado junto ao cravamento, mas o nível não tem baixado... Até já tenho aqui outro tubo de reserva já, mas penso que o que lá está também é reparável, pelo menos foi o que me disseram numa casa de tubos hidráulicos.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Se tinhas pouco óleo aumenta o ruído, pois o óleo atua como um "amortecedor", quando o óleo está baixo a bomba começa a vibrar muito, o óleo também se estiver baixo aquece e fica mais fino o que agrava, o mesmo para quando está velho.
Trocar o óleo é fácil, é só tirar o tubo da bomba(saída ou podes tirar mesmo os 2), deixar escorrer e virar a direção totalmente para os 2 lados para ficar vazia, para encher é voltar a montar o tubo, encher com óleo, depois com as rodas no ar, virar totalmente a direção para ambos os lados devagar e várias vezes até o nível estabilizar no vaso, ao fim ligar o carro e repetir o processo de virar, acertar o necessário.
Trocar o óleo é fácil, é só tirar o tubo da bomba(saída ou podes tirar mesmo os 2), deixar escorrer e virar a direção totalmente para os 2 lados para ficar vazia, para encher é voltar a montar o tubo, encher com óleo, depois com as rodas no ar, virar totalmente a direção para ambos os lados devagar e várias vezes até o nível estabilizar no vaso, ao fim ligar o carro e repetir o processo de virar, acertar o necessário.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Ora,hoje arranjei um tempito,mas por causa da chuva nao pude desmontar aquilo(o espaço na garagem está ocupado...)Mario_Marques Escreveu: ↑11 out 2022, 10:27Ora exatamente tal como disse, ninguém lhes liga e por isso andam geralmente até partirem, a não ser que o teu carro ja esteja "kitado"ruipsantos Escreveu: ↑10 out 2022, 22:09Que rolete te referes?,já que só la existe a polie da cambota,a/c ,e alternador.O rolete que próximos do ar condicionado/alternador está ok?
Não estou a dizer que o teu esteja estragado, mas geralmente o pessoal deixa andar até partir.
Abraço
Entao,consultei as facturas e material velho, e como eu previa,na altura, depois de ter aquilo tudo "à mostra" nao acredito que me tive-se esquecido deste rolete,e assim foi.
Comprei um da INA(23paus).
No motor,apenas este rolete ,a polia do alternador e rolete do tensor(também ina) e touxes sao o unico material nao original vw.
Infelizmente só aos fins de semana é que posso mexer nisto..
Existe alturas em que o tensor está quietinho ,nem mexe,até da gosto ver já outras ...
E já nao à volta a dar, a idade nao perdoa,o caruncho está a atacar, agora notei que em baixas rotaçoes ficava sem travoes..é o tubo de vacuo roto da saida da bomba(bota fita isoladora tesa )até comprar um ,resolveu por agora,mas apercebi-me que ao apertar a abraçadeira o tubo("bicone" ) da bomba de vacuo roda no corpo da bomba, e provavelmente deixa entrar ar por aí...
A valvula N75 também começou a fazer barulho(vibra) sempre que se desliga o motor,desmontei-a mas nao encontrei nenhuma anomalia interna,estava até muito limpinha... e o tempo disponivel também nao ajudou muito...
Golf iv... 19 anos,nao à volta a dar,sempre a dar que fazer ao dono,vamos lá a ver o que vem a seguir
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
venho entao aqui mais uma vez dar o feedback da coisa.
O barulho foi-se agravando ,ao relantim,entao resolvi desmontar aquilo tudo.
confirma-se, era o volante,já tinha "fios "metalicos a sair de la de dentro, e com sorte ainda o consegui tirar
,pois a massa secundaria já tinha rodado quase tapando a cabeça dos parafusos.
Vi que era da marca luk e assim comprei igual.
o kit(volante/disco/prensa)já vinha montado,pelo que foi só encostar â cambota e apertar os parafusos.
Estes 60N mais 90graus,mas nao consegui os 90,ficou algures pelos 70...ainda fiz um trancador para o volante mas mesmo assim nao consegui levar aos 90graus,
Tinha algum receio em fazer este serviço,pois nunca o tinha feito,mas afinal é coisa simples.
Aproveitei e desmontei o motor de arranque para uma limpeza,troquei os foles da transmissao direita),e passei o "paninho" em tudo para aquilo parecer saido de fabrica
apenas algumas coisas correram menos bem:
-Foi um castigo tirar a caixa,tive de a rodar para sair, e pesava mais do que iamginava.
Para a montar decidi que era mais facil tirar o charrio, e foi.
- com massa de cobre(era a que tinha a mao)lubrifiquei o veio da caixa,o garfo, assim como o rolamento.(fiquei a saber mais tarde,já que este é de plastico e que NAO se deve lubrificar,apenas os metalicos(espero que mal nao faça)
Fui obrigado a comprar um garfo novo só para aproveitar duas "latas"onde desliza o rolamento,já que as originais estavam com um calo e uma quase cortada ao meio,e nao havia estas peças em separado.
-Depois de tudo montado apercebime que o pedal de embraiagem estava muito mole(em relaçao ao que estava antes) e quando digo mole ,éra mesmo mole,como que nao estivesse acoplada a nada.
restava-me entao duas opçoes:
1-voltar a desmontar aquilo tudo e "olhar" para aquilo como um burro a olhar para um palacio já que nao iria ver nada...(ainda pensei que fosse prreciso alguma péça de ferrementa especial que comprimisse as molas,antes de fixar o conjunto...
2- continuar a montagem e testar.
Depois disto lembreime que me tinha esquecido de verificar se a prensa estava mesmo apertada ao volante e nao "encostada"...de pois e uma pesquisa apercebime que este kit refere que já vem pre montado,e de facto já que se deve meter sempre parafusos novos nao fazia sentido comprar um kit em que tenhamos de tirar os parafusos(para montar sequncialmentevolante-disco-prensa) e meter parafusos novos já que o kit nao os trazia,excepto se estes viessem apontados,,,,mas após muita pesquisa nao consegui encontar nenhuma informaçao.
Entao resolvi continuar com a montagem e:
Tudo funciona muito bem,pedal de embraiagem hiper mega leve(já nao me recordo como era a 20 anos atraz,quando o comprei novo)aqui o problema é que nos vamos acostumando ao desgaste progressivo e parece-nos normal ,até repararmos a avaria e verificarmos depois que afinal nao estava bem.
O motor já nao faz barulho algum e assim espero que dure outros 20 anos
Só tenho pena de ter de "deitar fora " um disco de embraiagem que a meu ver ainda tinha muito para dar...
O barulho foi-se agravando ,ao relantim,entao resolvi desmontar aquilo tudo.
confirma-se, era o volante,já tinha "fios "metalicos a sair de la de dentro, e com sorte ainda o consegui tirar
,pois a massa secundaria já tinha rodado quase tapando a cabeça dos parafusos.
Vi que era da marca luk e assim comprei igual.
o kit(volante/disco/prensa)já vinha montado,pelo que foi só encostar â cambota e apertar os parafusos.
Estes 60N mais 90graus,mas nao consegui os 90,ficou algures pelos 70...ainda fiz um trancador para o volante mas mesmo assim nao consegui levar aos 90graus,
Tinha algum receio em fazer este serviço,pois nunca o tinha feito,mas afinal é coisa simples.
Aproveitei e desmontei o motor de arranque para uma limpeza,troquei os foles da transmissao direita),e passei o "paninho" em tudo para aquilo parecer saido de fabrica
apenas algumas coisas correram menos bem:
-Foi um castigo tirar a caixa,tive de a rodar para sair, e pesava mais do que iamginava.
Para a montar decidi que era mais facil tirar o charrio, e foi.
- com massa de cobre(era a que tinha a mao)lubrifiquei o veio da caixa,o garfo, assim como o rolamento.(fiquei a saber mais tarde,já que este é de plastico e que NAO se deve lubrificar,apenas os metalicos(espero que mal nao faça)
Fui obrigado a comprar um garfo novo só para aproveitar duas "latas"onde desliza o rolamento,já que as originais estavam com um calo e uma quase cortada ao meio,e nao havia estas peças em separado.
-Depois de tudo montado apercebime que o pedal de embraiagem estava muito mole(em relaçao ao que estava antes) e quando digo mole ,éra mesmo mole,como que nao estivesse acoplada a nada.
restava-me entao duas opçoes:
1-voltar a desmontar aquilo tudo e "olhar" para aquilo como um burro a olhar para um palacio já que nao iria ver nada...(ainda pensei que fosse prreciso alguma péça de ferrementa especial que comprimisse as molas,antes de fixar o conjunto...
2- continuar a montagem e testar.
Depois disto lembreime que me tinha esquecido de verificar se a prensa estava mesmo apertada ao volante e nao "encostada"...de pois e uma pesquisa apercebime que este kit refere que já vem pre montado,e de facto já que se deve meter sempre parafusos novos nao fazia sentido comprar um kit em que tenhamos de tirar os parafusos(para montar sequncialmentevolante-disco-prensa) e meter parafusos novos já que o kit nao os trazia,excepto se estes viessem apontados,,,,mas após muita pesquisa nao consegui encontar nenhuma informaçao.
Entao resolvi continuar com a montagem e:
Tudo funciona muito bem,pedal de embraiagem hiper mega leve(já nao me recordo como era a 20 anos atraz,quando o comprei novo)aqui o problema é que nos vamos acostumando ao desgaste progressivo e parece-nos normal ,até repararmos a avaria e verificarmos depois que afinal nao estava bem.
O motor já nao faz barulho algum e assim espero que dure outros 20 anos
Só tenho pena de ter de "deitar fora " um disco de embraiagem que a meu ver ainda tinha muito para dar...
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Proximas intervensoes:
-trocar o oleo da caixa(ainda só foi mudado uma vez)
-substituir o oleo da direçao,nunca foi mudado
-reparar os fios/e borracha(fole)do chassis para a mala, estao toods cortados.
encontrei um kit na alemanha que refere que os fios sao muito flexiveis,mas nao enviam para portugal, Cá nao consigo encontar dessa marca.
Apenas met e doria, e custa 40 paus....
Tenho pena de nao ter acesso a fios flexives pq senao mandava passear este kit e fazia-o eu.
Mas se alguem conhecer algum kit bom ,por favor partilhe
-trocar o oleo da caixa(ainda só foi mudado uma vez)
-substituir o oleo da direçao,nunca foi mudado
-reparar os fios/e borracha(fole)do chassis para a mala, estao toods cortados.
encontrei um kit na alemanha que refere que os fios sao muito flexiveis,mas nao enviam para portugal, Cá nao consigo encontar dessa marca.
Apenas met e doria, e custa 40 paus....
Tenho pena de nao ter acesso a fios flexives pq senao mandava passear este kit e fazia-o eu.
Mas se alguem conhecer algum kit bom ,por favor partilhe
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Eu desmontei, comprei as borrachas originaIS e soldei/reparei os cabos partidos na mala. Meti um spray de algo lubrificante que já não me lembro para diminuir a fricção.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Super não será este Berner refª 147724, ou outro do mesmo gênero?
o que indico é um lubrificante em seco.
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Re: Tensor da correia acessorios oscila e motor "treme"-(110cv)
Os fios flexíveis serão fios de silicone, consegues arranjar isso também por cá, pelo menos eu já consegui arranjar numa loja de eletrónica quando refiz a cablagem de um dos faróis do meu mk4. Gabo-te a coragem pela intervenção que fizeste no teu carro sem nunca o ter feito!!!ruipsantos Escreveu: ↑20 ago 2023, 15:47 Proximas intervensoes:
-trocar o oleo da caixa(ainda só foi mudado uma vez)
-substituir o oleo da direçao,nunca foi mudado
-reparar os fios/e borracha(fole)do chassis para a mala, estao toods cortados.
encontrei um kit na alemanha que refere que os fios sao muito flexiveis,mas nao enviam para portugal, Cá nao consigo encontar dessa marca.
Apenas met e doria, e custa 40 paus....
Tenho pena de nao ter acesso a fios flexives pq senao mandava passear este kit e fazia-o eu.
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