Problema com Vidro do condutor Elétrico

Responder
miguelsimoes
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2016, 19:45
Veículos: Golf III 1.9 TDI

Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por miguelsimoes »

Boa tarde,

Tenho um Golf 3 1.9 TDI 90 CV de 1995 e desde à uns tempos para cá começou a ter uns problemas com o vidro elétrico do lado do condutor.
1º - Começou por deixar de abrir, de um dia para o outro carregava no botão e o vidro não reagia mas quando desligava o carro conseguia ouvir o barulho do elevador a querer trabalhar durante uns segundos.

2º - Há uns dias atrás, com o carro a trabalhar abri a minha namorada ia a sair do carro pelo lado do pendura e assim que abre a porta o vidro do lado do condutor abriu por completo. Só o consegui fechar quando estacionei e tentei algumas fechar com o sistema confort e mesmo assim só fechou após várias tentarivas a abrir e a fechar.

3º - A partir desse dia começou a fazer exatamente o mesmo mas com todas as portas do carro, sempre que o carro estava ligado e abrisse uma das portas ele abria o vidro do condutor. Foi então que não consegui fechar, nem com o sistema confort. Desliguei a bateria e quando voltei a ligar o vidro lá começou a subir.

4º - Pensando eu que o vidro só se abria com o carro desligado, hoje quando ia para sair do carro, já sem a chave na ignição, assim que abro a porta lá volta o vidro a abrir, tentei fazer o mesmo procedimento da bateria mas nao estava a funcionar, até que tentei com o sistema confort e lá ele fechou.

Já falei com algumas pessoas e deram-me dois possiveis problemas:

1 - Algum cabo partido.
2 - Um relé queimado ou a fazer mau contacto.

Gostaria de saber quais as vossas opiniões acerca deste problema.

Cumprimentos
MK1 - O Golf
Pro
Pro
Mensagens: 1374
Registado: 30 dez 2011, 22:10
Veículos: Golf...Só Golf!
Localização: Oposto do Sul...

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por MK1 - O Golf »

Os elevadores de vidro dos Golf III são o calcanhar de Aquiles. No entanto, pode ser, muito provavelmente, um dos fios partidos ou a partir, dentro da borracha guia dos cabos, para a ficha da porta.
Sugestão:
:arrow: Abre a porta do codutor;
:arrow: Solta a borracha da ficha. (Não é necessário soltar a conexão da ficha);
:arrow: Um a um, vê o estado dos fios e caso algum esteja partido ou na iminência de partir, e caso te sintas a vontade para corrigir, corrige. Caso não te sintas a vontade, procura alguém que te possa ajudar;
:arrow: Caso não resolva, ou não seja este o motivo, poderá ser realmente, um dos exemplos que te deram. Mas nos casos que tive num dos meus carros, foi sempre fio partido.
GOLF
miguelsimoes
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2016, 19:45
Veículos: Golf III 1.9 TDI

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por miguelsimoes »

Boas, em primeiro lugar quero agradecer a ajuda ;)

Vou ver se realmente possa ser algum cabo partido ou a partir dentro da borracha.

A minha dúvida é, como é que abrindo uma das outras portas o vidro abre na mesma ?

Cumps
MK1 - O Golf
Pro
Pro
Mensagens: 1374
Registado: 30 dez 2011, 22:10
Veículos: Golf...Só Golf!
Localização: Oposto do Sul...

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por MK1 - O Golf »

Nao tens que agradecer.
É para isso que nos ca estamos também. ;-)
Quanto a tua questão, nao te sei dizer ao certo, mas quando foi no meu caso, o elevador do vidro do lado direito nao funcionava porque um dos fios do lado esquerdo estava partido...
GOLF
miguelsimoes
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2016, 19:45
Veículos: Golf III 1.9 TDI

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por miguelsimoes »

Fui ver se realmente existia algum fio partido dentro das borrachas mas não encontrei nada fora do normal.
Hoje aconteceu algo ainda mais estranho..

Estacionei o carro à porta do meu trabalho e quando o tranquei os vidros ficaram todos fechados, mas passado umas horas vieram-me informar que tinha os vidros abertos e quando chego ao carro tenho todos os vidros abertos excepto o do condutor ...

Tentei fechar com o sistema confort e os vidros chegavam a meio e voltavam para baixo, tentei também fechar dentro do carro nos botões mas nenhum estava a funcionar. Desliguei a bateria e voltei a ligar e lá consegui fechar os 3 com o botão dentro do carro mas o do condutor não há maneira de o fechar.

Vou ter mesmo que levar o carro a um electricista para ver o que se passa com o carro. Espero que não seja nada de grave.

Cumps
Avatar do Utilizador
manager
Amateur
Amateur
Mensagens: 346
Registado: 08 dez 2007, 18:23
Veículos: golf 3 gt tdi 90 cv
Localização: Leiria

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por manager »

boas , é o seguinte se tens sistema confort então o problema de certeza que se encontra no modulo eletrónico do vidro do condutor ,experimenta desligar a ficha que vai ligar a porta por de baixo da caixa de fusíveis ,ficas sem esse a funcionar e dai tiras todas as duvidas , cumprs
miguelsimoes
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2016, 19:45
Veículos: Golf III 1.9 TDI

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por miguelsimoes »

Hoje levei o carro a um mecânico que só trabalha com golfs e disseram-me que o carro estava a fazer um curto circuito..
Os vidros já não fecham e a bateria está constantemente a descarregar. Disseram-me que a solução era desforrar o carro todo e trocar os cabos todos do carro mas que me ia sair caro ..

Provavelmente vou pedir uma segunda opinião, mas queria saber se já alguém fez este tipo de reparação e +/- quanto é que gastou nesta "brincadeira"

Cumps
rmorais
Rookie
Rookie
Mensagens: 174
Registado: 20 mar 2008, 16:25
Localização: Águeda

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por rmorais »

já tive um problema semelhante de ao abrir a porta do condutor o vidro do passageiro subir ou descer ja nem me lembro.. isto por quando o carro foi pintado deixaram usn fios descarnado no botao de abrir os vidoros do passageiro e danificou esse modulo.
Os carros com sistema conforte tÊm varios fios que levam informação do modulo principal ( conduto) a cada uma dos poutros modulos das outras portas. um dos fios leva informação sobre se as portas foram abertas , pois quando desligas o carro tens um periodos que podes mexer nos vidros e que deixa de acontecer assim que abres uma das portas.

no meu caso cortei esse fio na ficha do modulo so passageiro ate trocar o modulo..

No teu caso deve haver tabem um modulo danificado ou fios curtados a fazer "passagem" , acho que poderias verificar todos os fios nas borracha das dobras das portas que normalmente partem . De seguida desligar as fichas dos modulos ( ate começava pela do pendura) e verificar se as resatnte funcionavam devidamente.
miguelsimoes
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2016, 19:45
Veículos: Golf III 1.9 TDI

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por miguelsimoes »

Boas,

Consegui resolver o problema que foi causado pela bomba de vacuo do sistema de fecho central.
A bomba já não era nova e deve ter causado um curto circuito nas portas da frente porque quando tirei os forros da porta tinha dois chicotes queimados. A bomba que está por baixo do farolim direito dentro da mala cheirava a queimado e quando a abrimos conseguimos confirmar, estava completamente chamuscada.

Após trocar a bomba e os chicotes queimados ficou tudo a funcionar normalmente, tenho sim é um problema no sistema confort do vidro de trás porque quando está quase a chegar ao topo fica muito lento e em esforço por isso, agora nao devo utilizar o sistema confort enquanto nao resolver este problema.
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por jorgemiguelex »

Tenho um Golf 3 com vidros elétricos à frente.
Acontece que, no lado do condutor, o botão do lado esquerdo deixou de funcionar, apenas dá luz. Inclusive o click para subir o vidro não acontece... deve ter partido algo lá dentro.
Numa pesquisa na net verifiquei que, supostamente, existiriam 2 tipos de botões: 6 pinos e 12 pinos.
Ora, ao ver uma imagem de um com 6 pinos, verifiquei que a ficha teria de ser diferente.

A peça que eu tenho é esta (8 pinos):
1.jpg
1.jpg (7.23 KiB) Visto 2002 vezes
A peça que adquiri é esta (12 pinos):
2.jpg
Hoje ao tentar montar a peça, não consegui meter a funcionar corretamente (só sobe o vidro do condutor ou desce o do pendura).
A questão é: esta peça que adquiri não é a indicada ou pelo menos compatível? É que eu conto 8 pinos na peça que tinha! :roll:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por Silver_Ajm »

Vê a referência original do teu botão e compra um que seja equivalente, caso não optes pelo original.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por jorgemiguelex »

Silver_Ajm Escreveu: 16 out 2022, 20:48 Vê a referência original do teu botão e compra um que seja equivalente, caso não optes pelo original.
O que andava lá já não seria original, pois não têm qualquer referência.
O de 12 pinos que consegui mandei vir do Aliexpress, já em desespero de causa pois, das casas de peças que contactei (umas 5), não conseguem arranjar nada.
Fui a duas sucatas e também nada! Numa delas até me disseram que este conectores eram uma adaptação e que estas fichas não eram originais... que os originais eram os de 6 pinos (imagem abaixo), o que me causa alguma estranheza, pois a cablagem do meu carro parece nunca ter sido mexida.
3.jpg
Entretanto, com um fio de cobre, liguei ambos os pinos laterais e já consegui meter aquele interruptor (o de 12 pinos) a funcionar corretamente.
A única coisa que não ficou a funcionar foram as luzes dos botões... certamente também precisam de alguma adaptação na pinagem para terem corrente.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com Vidro do condutor Elétrico

Mensagem por Silver_Ajm »

Eventualmente o teu problema pode ser mesmo esse, pode ter havido uma adaptação na cablagem para esses botões. Tenta ver qual é o pino que tem corrente quando ligas as luzes e vê no esquema da ficha do interruptor a qual corresponde, em principio não será difícil de descobrir. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder