Junta Cabeça ARL

Responder
pricardof
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 26 out 2013, 23:39
Localização: Oporto

Junta Cabeça ARL

Mensagem por pricardof »

Boas
Alguém me pode ajudar, conseguem dizer-me como confirmo se a junta ainda é de origem, a minha tem la tres furos, e esta a babar de óleo-

obg
Ativação de serviços VAG
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por SuperGolf »

Referencia: V028129589B
Designação: Juntas A4C031


Salvo erro é isto. Deves a ref por cima das velas...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Se for uma junta original e todo o material original, trocada por alguém profissional não consegues confirmar, é indetectável, a única forma seria medindo mesmo a cabeça e mesmo assim não dá para ter certeza.
Dificilmente esse óleo que vês é da junta, a não ser que realmente tenham trocado a junta e quem o fez seja mesmo alto sucateiro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pricardof
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 26 out 2013, 23:39
Localização: Oporto

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por pricardof »

Mario_Marques Escreveu: 02 out 2022, 20:36 Se for uma junta original e todo o material original, trocada por alguém profissional não consegues confirmar, é indetectável, a única forma seria medindo mesmo a cabeça e mesmo assim não dá para ter certeza.
Dificilmente esse óleo que vês é da junta, a não ser que realmente tenham trocado a junta e quem o fez seja mesmo alto sucateiro.
O óleo sai da junta tenho quase 100% de certeza.
o que eu acho estranho que a junta tem 3 furos( supostamente nao é 3 moscas?)
Ativação de serviços VAG
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Silver_Ajm »

pricardof Escreveu: 03 out 2022, 01:53
Mario_Marques Escreveu: 02 out 2022, 20:36 Se for uma junta original e todo o material original, trocada por alguém profissional não consegues confirmar, é indetectável, a única forma seria medindo mesmo a cabeça e mesmo assim não dá para ter certeza.
Dificilmente esse óleo que vês é da junta, a não ser que realmente tenham trocado a junta e quem o fez seja mesmo alto sucateiro.
O óleo sai da junta tenho quase 100% de certeza.
o que eu acho estranho que a junta tem 3 furos( supostamente nao é 3 moscas?)
Verifica se esse óleo não sai da zona da ficha da cablagem dos injetores, é algo comum com os anos o vedante começar a deixar passar óleo, escorrer e aparecer nessa zona.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Mario_Marques »

É praticamente impossível, esse carro tem uma junta MLS, e como se e não bastasse, os canais de óleo ficam uns bons milímetros afastados do exterior, depois ainda por cima é tudo apertado com parafusos de aço de dureza12.9, e mesmo que não fosse isto tudo, ela nunca queimava ou corroía no canal de óleo, agora se já foi mexido é outra história, mas geralmente um motor que sai óleo é porque se passa coisa já muito grave, tipo bloco estalado, em quase 17 anos a trabalhar com esses motores, os poucos que vi sair óleo era o bloco estalado que é a única maneira de o óleo conseguir vir para fora pois a posição dos canais de óleo torna isso difícil de acontecer e esses motores são altamente vedados, tanto são que se não fossem era impossível fazer deles aquilo que se faz.
Alguns motores trazem junta com 3 marcas de fabrica, nos carros até 2001 de ano de montagem, 3 marcas é junta de 1,61mm, 2 marcas é 1,53 e uma marca 1,45, mas existem outras com as mesmas marcas e medidas diferentes, logo não é igual para tudo, é preciso ver sempre a referência exata ou medir.
A espessura da junta é definida com base na medida de protusão dos pistões.
Se a junta que tens for original deve ter lá visível a referência original gravada.
Em baixo deixo fotos onde mostra claramente porque se deve confirmar as referências ou medir antes de tirar conclusões, fica bem claro onde se pode facilmente errar ou tirar conclusões precipitadas e erradas, a diferença aí é só o ano de construção do motor, sempre no motor ARL.
Quando se vai meter juntas, tem sempre de se medir a protusão, e colocar a junta adequada, há pessoal que acha que são todas iguais e que só muda as marcas mas mudam mais que isso como mostra na imagem da informação original, ou seja, pode até ter as mesmas marcas mas medidas diferentes, e só coloquei aí o ano 2001 e 2003 que é onde sei de cabeça dessa diferença, pois certamente haverá mais.
Anexos
IMG_20221003_123328.jpg
IMG_20221003_123248.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 02 out 2022, 20:32 Referencia: V028129589B
Designação: Juntas A4C031


Salvo erro é isto. Deves a ref por cima das velas...
Super isso não é referência original, coloquei nas imagens as referências para ano 2001 e 2003.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado Mário.

Era uma refª que tinha apontado algures já com muitos anos.

O Oleo como o Silver e bem disse, deve vir da entrada da cablagem dos injectores ou até a propria tampa. Clássico.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 03 out 2022, 13:23 Obrigado Mário.

Era uma refª que tinha apontado algures já com muitos anos.

O Oleo como o Silver e bem disse, deve vir da entrada da cablagem dos injectores ou até a propria tampa. Clássico.
Exato, também pode bem ser uma fuga pela junta da tampa das válvulas...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Junta Cabeça ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Silver_Ajm Escreveu: 03 out 2022, 13:32
SuperGolf Escreveu: 03 out 2022, 13:23 Obrigado Mário.

Era uma refª que tinha apontado algures já com muitos anos.

O Oleo como o Silver e bem disse, deve vir da entrada da cablagem dos injectores ou até a propria tampa. Clássico.
Exato, também pode bem ser uma fuga pela junta da tampa das válvulas...
Assim que me lembre, o "normal", fuga pela tampa das válvulas(tampa empenada ou o vedante ressequido, ou ambas as coisas), fuga pelo respiro do cárter(tubo de ligação partido/fissurado, o'ring ressequido), fuga pela bomba tandem, fuga pelo vedante da ficha dos injetores, fuga pelo retentor da arvore de cames, fuga pela egr, são as coisas mais banais, e o motor fica borrado a toda á volta se andar muito tempo, em especial na zona onde o bloco e cabeça se unem, essa zona funciona como uma "caleira" que guia o oleo ao redor do motor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder