Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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afnf
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Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por afnf »

Olá,

Criei este tópico para partilhar a substituição do sub-chassi que estou a fazer ao meu Škoda Octavia 1U 1.9 TDi de 2002.
Apesar de não se tratar de um Golf IV coloquei na àrea "OFICINA | Golf IV" por ser a mesma plataforma, e respetivamente os mesmos procedimentos.

Á data da publicação (20/09/2022) ainda não dei início à substituição (isso será feito em apenas 1 dia), mas como é um processo com várias etapas, optei por publicar já, e editar este post com atualizações.

Motivo da substituição
Um dos anteriores proprietários deve ter batido com o carro por baixo. Não imagino quais os danos na altura, mas neste momento (setembro 2022) o sub-chassi está danificado e empenado, o que impede um alinhamento de direção correto, e tem resultado em pneus com desgaste irregular, e num carro menos seguro.

Foto de uma parte do sub-chassi original danificada: viewtopic.php?t=118316

Peças
Partilho também uma lista com as peças que comprei, respetivo número de peça, e quanto paguei por cada uma. Nem todas são fundamentais para a troca, mas farei o discernimento.
  • 1 sub-chassi. Peça 1J0199313. Comprei por 35€, em 2ª mão, OEM, de um carro para abate;
  • 4 parafusos para montar o sub-chassi. Peças N90752801 e N90734902. Comprei por um total de 33,21€. Cada parafuso N90752801 custou 7,8€, e cada parafuso N90734902 custou 8,8€. Foram comprados na Soauto;
  • 4 parafusos e 2 porcas, para montar os braços de suspensão no sub-chassi. Peças N90484004 (parafusos da frente, horizontais), N102622202 (parafusos de trás, verticais) e N0150816 (porcas). Comprei por um total de 25,42€. Cada parafuso N90484004 custou 5,37€, cada parafuso N102622202 custou 5,09€ e cada porca N0150816 custou 2,24€
  • 6 parafusos e 2 chapas, para as pontas do braço de suspensão. Peças 1J0407175B (chapa) e N10127707 (parafusos). Comprei o conjunto por 20,86€ na Soauto.
  • 2 braços de suspensão (opcional). Peça 1J0407151C. Comprei ambos por 20€, em 2ª mão, OEM, de um Seat Leon. Optei por também trocar os braços de suspensão pois não sabia se os que estavam montados estavam direitos;
  • 2 casquilhos de trás, para os braços de suspensão (opcional). Peça 8N0407181B. Considerando que tinham que ser substituidos, optei por colocar os casquilhos de trás reforçados, do Audi TT/Golf R32. Custaram ambos 24,4€ da MEYLE HD, numa loja de peças;
  • 2 casquilhos da frente, para os braços de suspensão (opcional). Peça 357407182. Já tinha as peças em casa, da MEYLE, compradas em conjunto com a versão normal dos casquilhos de trás, mas devem rondar os 3€ cada;
  • 1 casquilho, caixa de direção (opcional). Peça 1J0422884A. Neste momento ainda não comprei, mas deve rondar os 10€ na Soauto.
  • 2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc.
Limpeza e tratamento de corrosão

O primeiro passo (além de estudar os procedimentos e reunir as peças) foi limpar as peças em 2ª mão. Como neste caso tinham pouca ou nenhuma contaminação de óleos, foram lavadas com água quente e detergente.
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial dos braços de suspensão antes da limpeza
Estado inicial dos braços de suspensão antes da limpeza
Todas as peças depois de limpas
Todas as peças depois de limpas
Depois de bem limpas, passei com lixa nos pontos de corrosão, voltei a limpar, e apliquei ácido fosfórico a 80%.
Pormenor de um braço de suspensão depois da limpeza, antes da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da limpeza, antes da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da aplicação de ácido fosfórico
Braço de suspensão durante a aplicação de ácido fosfórico
Braço de suspensão durante a aplicação de ácido fosfórico
Por fim foram pintadas de preto para retardar a oxidação.
Braço de suspensão pintado (pormenor)
Braço de suspensão pintado (pormenor)
Braço de suspensão pintado
Braço de suspensão pintado
Sub-chassi pintado
Sub-chassi pintado
Última edição por afnf em 28 set 2022, 19:38, editado 2 vezes no total.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Silver_Ajm »

Obrigado pela partilha AFNF. Entretanto depois de finalizado, o tópico vai ser movido para a respetiva secção. :wink:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Silver_Ajm Escreveu: 21 set 2022, 16:36 Obrigado pela partilha AFNF. Entretanto depois de finalizado, o tópico vai ser movido para a respetiva secção. :wink:
Olá Silver_Ajm,
Obrigado.
Se for necessário posso apagar este tópico, e criar um novo em "OFICINA | Outros VW". Seria mais adequado?
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Silver_Ajm »

Não é necessário, não te preocupes, faz as atualizações que tiveres a fazer que eu depois coloco na respectiva secção sem problema. 😉 Terá que ir para a secção DIY.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por ravager »

2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc.
Vou ser sincero, pessoalmente eu metia uns casquilhos de marca um pouco melhor, para não arriscares a ter o trabalho de os mudar mais do que uma vez. É que esse material da Ridex não costuma ser grande coisa (por algum motivo são baratos).
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Silver_Ajm Escreveu: 21 set 2022, 20:57 Não é necessário, não te preocupes, faz as atualizações que tiveres a fazer que eu depois coloco na respectiva secção sem problema. 😉 Terá que ir para a secção DIY.
Obrigado! Em princípio até ao fim do mês, ou pouco depois, devo ter o trabalho terminado.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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SuperGolf Escreveu: 22 set 2022, 20:52Following!
Em breve mais alguns updates :!:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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ravager Escreveu: 25 set 2022, 00:33
2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc.
Vou ser sincero, pessoalmente eu metia uns casquilhos de marca um pouco melhor, para não arriscares a ter o trabalho de os mudar mais do que uma vez. É que esse material da Ridex não costuma ser grande coisa (por algum motivo são baratos).
Concordo em tudo contigo. Em maio troquei as molas e amortecedores de trás. No geral optei por marcas de qualidade (Bilstein, Heibach, etc.), excepto no topo/rolamento dos amortecedores, que comprei da Ridex (para poupar). A montagem foi tranquila, mas quando foi testar o carro o espigão do amortecedor atravessou o topo e foi bater na carroçaria.
IMG_20220528_204200.jpg
IMG_20220528_204132.jpg
Danificou a tampa de pó, e riscou um pouco a carroçaria.
O problema estava nas tolerâncias de fabrico. O diâmetro para o espigão era demasiado largo, e permitiu a passagem. Voltei a colocar as peças de origem em ambos os lados, e pedi a devolução do dinheiro das peças da Ridex.

Relativamente aos casquilhos, só coloquei dessa marca porque já os tinha por casa há bastante tempo. Na montagem logo decidirei, mas neste momento não consigo comprar mais peças.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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afnf Escreveu: 25 set 2022, 13:02
SuperGolf Escreveu: 22 set 2022, 20:52Following!
Em breve mais alguns updates :!:
Pequeno update ao tópico: Já tenho as peças pintadas.
Como sempre, o trabalho vai atrasar um pouco. Vieram parafusos errados, ainda estou à espera de casquilhos, e preciso de uma oficina que me faça a troca dos sinoblocos, ou em último caso terei que comprar ferramentas para isso.
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