Apresentação

Bloqueado
Avatar do Utilizador
afnf
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 11 set 2022, 13:29
Veículos: Škoda Octavia 1U, 1.9 TDi ALH VP 66 Kw, 2002, 9570 Nature green
Localização: Lisboa

Apresentação

Mensagem por afnf »

Olá a todos,
Sou o Filipe.

Consulto este fórum regularmente desde 2018, o ano em que comprei o meu primeiro carro.
Apesar de não ser um Golf, nem sequer um Volkswagen, pertence à família, e utiliza a mesma plataforma do Golf IV.
É um Skoda Octavia 1, 1.9 TDi ALH, de 2002. Tem sido um meio de transporte fantástico, mas acima de tudo tem sido uma ferramenta de aprendizagem sobre mecânica automóvel incrível :!:

Quando o comprei, o carro tinha 16 anos e 380 000 km. Tinha alguns problemas pontuais, é natural.
O primeiro arranjo que fiz (e a minha primeira experiência a arranjar alguma coisa em carros) foi o elevador do vidro traseiro esquerdo, passados 2 meses de ter o carro. Uns meses depois, sobreaqueceu. O motoventilador não funcionava, e o sistema de arrefecimento estava bastante entupido (só circulava água). Foi para a oficina, só para lá voltar uns meses depois. Desta vez tinha sido o alternador e a bateria. Foram substituídos por peças novas. E depois foi o turbo, que ficou com a geometria presa. Também foi para a oficina. Mexeram nas linhas de vácuo, e disseram para ir experimentar. O resultado: desalvorou, e derreteu o 2º piston :D . Voltou para a oficina, desta vez por mais de 1 ano.

Regressou na primavera de 2020. No verão ficou sem a 5ª mudança, e no outono partiu-se o único parafuso que estava a segurar o apoio do motor direito. Voltou para a oficina, de reboque, e regressou na primavera de 2021. Foi quando decidi começar a aprender sobre mecânica e a investir em ferramentas. Nunca mais voltou para uma oficina.
Para além da manutenção básica de óleos e filtros, tenho vindo a renovar várias peças, desde pequenas peças como fechaduras, linhas de vácuo, interruptores, etc., até peças com montagens mais complexas, como os apoios do motor, o kit de bimassa, todos os amortecedores e molas, etc.
Está para breve a substituição do sub-chassi (charriot), e discos e pastilhas da frente.

Ainda ponderei não me inscrever neste fórum, afinal de contas, não trago conteúdo sobre um Golf; mas as semelhanças entre ambos os carros são tantas, e vejo-me constantemente a consultar conteúdo sobre os Golf IV, que decidi arriscar. Espero estar no sítio certo, e se estiver, conseguir dar um bom contributo.

Até já.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Apresentação

Mensagem por Mario_Marques »

Bem vindo Filipe, de facto foi ai uma história atribulada com esse Skoda, com toda a certeza encontras cá ajudas e respostas a muita coisa no teu carro.
Fala-nos é mais de ti, de onde és, o que fazes da vida?
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
afnf
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 11 set 2022, 13:29
Veículos: Škoda Octavia 1U, 1.9 TDi ALH VP 66 Kw, 2002, 9570 Nature green
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por afnf »

Mario_Marques Escreveu: 11 set 2022, 20:11 Bem vindo Filipe, de facto foi ai uma história atribulada com esse Skoda, com toda a certeza encontras cá ajudas e respostas a muita coisa no teu carro.
Fala-nos é mais de ti, de onde és, o que fazes da vida?
Abraço
Olá Mário,
Obrigado.

Sou de Lisboa. Tenho 28 anos e sou Conservador Restaurador de formação.
De tudo o que tenho seguido encontro sempre excelentes conselhos teus. Espero aprender bastante.

Abraço
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por sflopes »

Filipe! Bem-vindo ao fórum.
Avatar do Utilizador
afnf
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 11 set 2022, 13:29
Veículos: Škoda Octavia 1U, 1.9 TDi ALH VP 66 Kw, 2002, 9570 Nature green
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por afnf »

sflopes Escreveu: 12 set 2022, 17:55 Filipe! Bem-vindo ao fórum.
Obrigado!
Bloqueado