Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Responder
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde a todos,

Precisava de uma opinião dos entendidos sobre a performance do VW Golf VII 1.4 TSI 120 CV (2013) e do TSI ACT 1.5 130 CV (2019).
Tenho no momento o motor 1.4 e tem bastante potencia a baixas rotações (90 mil KM). Carregando no acelerador o carro dá logo um esticão. Entretanto, testei um 1,5 ACT (57 mil KM) e pareceu-me mais brando a baixas/médias rotações. Em teoria, ambos tem 200 Nm de torque às 1400 rpm e o 1.5 ACT até tem mais 10 Cv de potencia.

Alguém já alguma vez experimentou os dois carros e consegue dar-me uma opinião? É impressão minha ou é mesmo assim? Não estou a falar da teoria mas sim da condução real. Alguém teve a mesma impressão? Ou será pouca sorte com o carro 1.5 ACT. Este motor é bastante diferente do 1.4 e a verdade é que não testei a altas rotações.

Agradecia uma opinião o mais breve possível porque a compra do Golf 1.5 ACT está dependente da Vossa resposta.

Muito Obrigado! Cumps,
Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aqui os valores de um duelo mas entre 1.4 125ps vs 1.5 130ps:

https://zeperfs.com/en/duel6614-7514.htm

O que salta logo á vista São mais 50kg de peso no 1.5 e há de facto situaçoes em que é mais lento, mas outras em que é mais rápido de forma significativa, mas algumas diferenças seria preciso um cronômetro para se ver essas diferenças que são difíceis de se sentir, muito provavelmente culpa dos 50kg, talvez tenha uma caixa mais longa, talvez jantes maiores e travões maiores que torna o conjunto de roda mais pesado, o que poderia explicar o facto do carro acelerar pior mas travar bastante melhor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlusjuncal »

Muito obrigado. A impressão com que fiquei foi que o 1.4 122CV é muito mais brusco até às 2500 rpm enquanto que o 1.5 parece que nem tem lá o turbo. A menos que para se notar se tenha que meter o pé ao fundo, coisa que não costumo fazer no meu 1.4 122 Cv.

É verdade que o 1.4 122 Cv esta com jante de 15'' e pneus 195 enquanto que o 1.5 131 Cv tem jantes 16'' e pneus 205. Mas fará isso assim tanta diferença?

Tem mais duas coisas que não estão claras para mim. Uns dizem que o turbo é de geometria variável por via elétrica, outros dizem que sim mas não em todos os da geração 2017. O que testei é de 2019. Será que o turbo é mais brando a baixas rotações?

Depois tem a questão da descativação de 2 cilindros. Uns dizem que é sempre o 1 e o 4, mas já houve quem dissesse que nas versões mais recentes, a combinação é variável. Se não fosse assim, os cilindros 1 e 4 teriam mais degaste, não é verdade?

Realmente este motor 1.5 Act ainda tem muitas incógnitas para mim. Agradeço mais uma vez os comentários de quem tenha respostas às questões que coloquei.

Cumps, Carlos

PS O comparativo realmente mostra que o 1.4 122 Cv é mais rápido na maioria dos parâmetros mas dai a ser muito percetível ...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por Mario_Marques »

Nesse caso, com 15 e 195 vs 16 e 205 nota-se de certeza a diferença e não esquecer também os 50kg extra, e nem estou a falar da sensação pois a sensação engana muito as vezes, basta um adornar/vibrar mais que o outro que o que adorna vai dar sensação de andar mais mesmo que não ande, mas os pneus e os 50kg vão notar-se bem em tudo que envolva acelerações se as curvas de potência e binário forem semelhantes bem como o escalonamento da caixa.
Os testes também devias fazer com o pé no fundo pois hoje em dia os carros tem acelerador eletrônico e por questões de conforto, fiabilidade e economia (emissões), o próprio mapeamento do pedal pode não te deixar ver tudo o que ele vale logo, os valores de potência e binário declarados são obtidos com o pedal no fundo a determinada rpm.

Em relação ao ACT, tens aqui um vídeo muito completo:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlusjuncal »

Muito obrigado!! Faz muito sentido tudo o que disse!!
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde,

Escrevi sobre este assunto já há bastante tempo. No final acabei por adquirir o carro e ele tem de facto menos potência a baixas rotações (1000-2000 rpm). É bastante amorfo mesmo. Acho incrível que não se encontre nada a falar sobre este assunto. No 1.4 de 122 Cv tinha que ter cuidado a arrancar porque senão dava um esticao e era menos confortável, agora este 1.5 Act 130 Cv é mesmo molenga a arrancar (nao se vai de pé ao fundo nessa situaçao). Tal é perfeitamente visivel porque é muito mais fácil de o deixar ir a baixo do que o 1.4 122 Cv ou mesmo que o Golf IV de 75 Cv.

De 2500 rpm para cima aí tem potência talvez equivalente ao 1.4 122 CV. Não estou a gostar muito desta treta do ciclo Miller em vez do ciclo Otto.

Também dizem que nao se nota quando está com 2 cilindros. Nota-se perfeitamente, em autoestrada a ressonancia é maior dentro do carro, logo que entram os 4 em funcionamento fica mais silencioso!!

Agradeço os comentários de quem tenha um 1.5 Act 130 Cv
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlosbico »

Muito boa noite. Eu como tenho o 1.5 ACT MAS de 150 cv de 2018, apenas digo que ele tem potência. Infelizmente não posso falar sobre a comparação do 1.4 com o 1.5 de 130 cv. Mas no meu caso não o considero amorfo. Será por ter mais 20 cv em cima que faz a diferença? Talvez. De salientar que o meu tem sapatinhos de 225 45 R17
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: Comparação VW Golf VII 1.4 120 CV (2013) vs 1.5 130 CV (2019)

Mensagem por carlusjuncal »

Obrigado!! Sim, tem potencia mas a baixo das 2000 rpm tenho que ficar à espera que ele desenvolva mesmo que carregue no acelerador a fundo. Isso, não acontecia no 1.4 122 CV. O carro tem um comportamento completamente diferente do 1.4 122 Cv (mesmo com os 4 cilindros activos), não sei se será do tal ciclo Miller?!?!
Responder