Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Golf cabriolet 1.8, saga da embraiagem, página 43

Mensagem por Martins SDI »

O jato de areia virou moda no pessoal que recondiciona peças. Sabes que o aspeto também vende e o pessoal gosta de entregar aa peças com aspeto novo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, saga da embraiagem, página 43

Mensagem por Mario_Marques »

Sim é verdade e já á decadas, e até aceito isso quando são peças que estão em mau estado, agora quando são peças em perfeito estado não é uma decisão muito inteligente pois a zincagem(ou outros tratamentos de superficie) protege muito melhor que qualquer pintura, e não fica com aspecto de novo, fica com aspecto de pintura de casa de recondicionamento de peças :mrgreen:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, saga da embraiagem, página 43

Mensagem por sflopes »

Um aspeto visual bonito, neste caso não quer dizer que seja a melhor solução .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, saga da embraiagem, página 43

Mensagem por Mario_Marques »

sflopes Escreveu: 15 ago 2022, 15:16 Um aspeto visual bonito, neste caso não quer dizer que seja a melhor solução .
Amigo lopes, o problema é que nem bonito fica, fica com o aspecto de peças reconstriuidas :D

Hoje consegui fazer mais algumas coisas, a embraiagem e caixa já estão no sitio, ficam algumas fotos e informações uteis.

Uma limpadela antes de meter a embraiagem:
Imagem
Imagem

Detalhe importante da embraiagem, normalmente apanho todos os carros com isto mal!
Imagem
Detalhe sobre identificação de caixas:
Imagem

Fui dar uma espreitadela ao contentor da sucata cá da oficina e encontrei lá matéria prima que precisava:
Imagem
Imagem

E começam os trabalhos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui perto do final:
Imagem

Resultado final:
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Diferença de curso, Modificado com duas posições de ajuste, uma pouco mais curta que a original outra bastante mais curta Vs. original MK3 GTI(o do meu cabriolet tem menos uns 3mm que o mk3gti mas é ela por ela).
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário, o que eu adorava ver esse trabalho ao vivo e ajudar nem que fosse a lavar peças, mais um trabalhinho excelente, não é de ficar admirado pois é sempre o que nos tem habituado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Obrigado amigo Lopes, está peça tem o propósito de reduzir o movimento transversal da manete das mudanças, agora falta fazer uma peça para o movimento longitudinal, há várias hipóteses e já fabriquei uma possível hipótese, porém ainda sem testes montado no carro, adaptei a solução que a vw utiliza nos golf mk3 gti para golf 1, ficam as primeiras imagens.

Aqui a peça original e a respectiva referência.
Imagem

Imagem

Aqui a peça original do golf mk3 gti na posição dela já com a alavanca que fiz ontem.
Imagem
upload pic

Aqui a remoção da parte que não vou precisar
Imagem
upload pic

Teste para verificar as dimensões
Imagem
upload pic

Vista dos mecanismos:
Imagem

Agora uma pequena explicação, basicamente a ideia aqui é alterar a relação entre alavancas, imaginem um baloiço, tem uma relação 1:1, ou seja, quando mexe 50cm de um lado, mexe 50cm para o lado oposto do outro lado, o que eu estou aqui a fazer é com que quando mexo de um lado, do outro se mova mais, seria o equivalente a mover o ponto de ligação do meio do baloiço para os lados, claro que isto não é só maravilhas....!

Outro motivo de fazer isto, em especial esta ultima peça, é porque a alavanca em "L" original destes carros que faz o movimento longitudinal é relativamente fraca e ganham folgas rápido com o uso, esta alavanca que vou usar, tem 2 casquilhos enormes e sólidos, um veio muito mais robusto e uma relação muito mais interessante do ponto de vista de condução, a alavanca é muito maior, uma das coisas que mais detestava nesta carro é que em condução espirituosa, ficava quase sempre com dores nas costas por ter de mover imenso o braço nas trocas de mudanças, que no caso do meu carro, que tem de fábrica uma caixa "close ratio" é uma coisa constante quando se anda mais depressa.
Este carro tem um mecanismo seletor ligeiramente melhor que a grande maioria dos golf mk1, mas mesmo assim, para os dias de hoje, para o que a vw fez a seguir nos modelos mk2, mk3, mk4, corrado, etc.... com as mesmas caixas, é um sistema muito limitado e pouco fiável se não se andar sempre em cima dele e se se fizer condução desportiva, para dar o exemplo, renovei tudo em 2017 e já estava a precisar de ser renovado, e mal andei no carro estes anos todos, para uso normal, está ótimo e ninguém se iria queixar, mas para uso desportivo não está bom o suficiente, preciso de conforto, rapidez, precisão e maior resistência a esforço mecânico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda não fiz mais nada no short shift, mas os trabalhos continuam em outras áreas, neste caso, o seletor interior e a vara de acionamento.

Ia renovar a rótula, tenho cá duas, porém ao verificar o seu estado, ainda está impecável, foi só fazer uma limpeza profunda, colocar massa nova e siga, maravilha das peças originais.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Renovei o fole de proteção que há tinha cá á uns anos para montar:
Imagem
Imagem

A vara e alavanca foram revistas
Imagem
Imagem

Levaram casquilhos novos, aqui o importante, eu fabriquei uma série de casquilhos calibrados e comprei também anilhas calibradas, com diferenças de +0.10mm para corrigir as folgas neste tipo de carros.
Imagem
Imagem

Renovei o suporte/casquilho de rótula da vara
Imagem

Instalei mais uma peça "especial", o contrapeso da alavanca de acionamento da embraiagem, isto é mais uma "evolução" que não saia nos golf 1 de série, isto serve para melhorar a sensação de toque no pedal e prevenir o desgaste prematuro do rolamento de encosto, vara de acionamento da prensa e prato de acionamento da prensa, eu já tinha uma peça destas mas esta é a mais pesada e foi tratada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário, até fico com os olhos tortos de estar a olhar tanto tempo para estas maravilhas de puzzles, nem sei que dizer, mas digo MARAVILHOSO.
Um abraço.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por SuperGolf »

Dá gosto vir aqui....um gajo até esquece os problemas! :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por |Guilherme| »

Assim está bem, caso para dizer: melhor que novo ehehe. Muito bom!!
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Martins SDI »

Excelente trabalho Mario. Este tipo de seletor é uma porcaria. Para além de não ser muito preciso, se não houver bastante cuidado na manutenção do mesmo, é sujeito a muito desgaste. Curioso que a VW ainda utilizou este tipo de seletor pelo menos até 1999... O meu Ibiza 6K2 comprado em 2002 ainda veio com este seletor.

Também já ponderei fazer a alteração para short shift, mas pelo que já li, a alavanca fica mais dura e as velockdades custam mais a entrar. Já deves conhecer, mas neste site há bastante informação sobre este assunto:
https://www.4crawler.com/Diesel/ForSale ... kage.shtml
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

Martins SDI Escreveu: 21 ago 2022, 09:55 Excelente trabalho Mario. Este tipo de seletor é uma porcaria. Para além de não ser muito preciso, se não houver bastante cuidado na manutenção do mesmo, é sujeito a muito desgaste. Curioso que a VW ainda utilizou este tipo de seletor pelo menos até 1999... O meu Ibiza 6K2 comprado em 2002 ainda veio com este seletor.

Também já ponderei fazer a alteração para short shift, mas pelo que já li, a alavanca fica mais dura e as velockdades custam mais a entrar. Já deves conhecer, mas neste site há bastante informação sobre este assunto:
https://www.4crawler.com/Diesel/ForSale ... kage.shtml
A VW usou isto(estas caixas) desde os anos 70 até 2008 na Europa, no resto do mundo ainda há muitos carros que saem hoje novos com este tipo de sistema, o sistema não é muito mau, mas precisa de cuidados, em especial limpeza e estar sempre bem afinado, se apanhar lixo, se os apoios de motor estiverem gastos, se apanhar calor excessivo do escape, se apanhar oleo do motor, etc, este mecanismo sofre bastante desgaste, mas também tem vantagens, é barato e fácil de manter/reconstruir/melhorar e há peças quase infinitas, a vw com os anos também foi melhorando o sistema e é sempre possível construir um upgrade melhorado.
Já conheço essa página á muitos anos, mas bem antes de a conhecer, prai em 1998 já tinha feito um short shift para um amigo meu num ibiza, na verdade dá para fazer a mesma coisa de imensas maneiras diferentes, desde modificar o ponto de fixação da manete, colocar acrescentos em alguns pontos como mostra nessa pagina(porem isso pode ser um obstaculo pois bate no escape e outras coisas) é uma questão de imaginação e jeito para engenharia disto, já vi inclusive uma pessoa que converteu isto para comando sequencial, isto prai em 2004, uma altura em que não havia nada, fez tudo da sua cabeça e com material retirado da caixa da sucata da oficina, e ainda hoje existe esse sistema. :D
O problema dos short shifts é que se não tiveres uma caixa muito boa isto vai piorar muito a coisa :!: , pois isto vai reduzir as tolerâncias todas, vai reduzir a multiplicação de binário, vai aumentar o atrito no mecanismo, vai reduzir imenso a margem para erros, etc, mas como no meu caso isso não é um problema, pois posso fazer manutenção sempre que necessário e tenho peças até mais não e as mesmas caso não tenha são geralmente baratas, isso não é uma preocupação.
O sistema que estou a usar, do suporte do golf mk3, foi uma ideia que já tinha tido á muitos anos e nunca vi ninguém fazer igual, este suporte é muito mais bem desenhado que o sistema original, assim que possivel coloco fotos da alavanca original e vai dar para perceber bem as diferenças do sistema original dos mk1.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
RABBIT GTI
Expert
Expert
Mensagens: 997
Registado: 04 jan 2010, 22:56
Veículos: VW Golf IV TDI / Golf III GTI 20th
Localização: algures neste país
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por RABBIT GTI »

Excelente trabalho como sempre, para quando fazeres o mesmo para o meu GTI :mrgreen: ?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Mario_Marques »

RABBIT GTI Escreveu: 27 ago 2022, 14:28 Excelente trabalho como sempre, para quando fazeres o mesmo para o meu GTI :mrgreen: ?
Tem de se adicionar isso á lista de tarefas :)

Como já deu para entender, o meu plano de acabar o carro logo no início de Agosto para poder trabalhar no meu golf 4 já se foi, não foi possível terminar a tempo, infelizmente há sempre contratempos, em especial em carros antigos e quando não se está com a melhor saúde possível, estive quase metade das férias de cama com uma infeção na garganta (que não sei se foi o famoso "bicho").
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Mensagem por Albernas »

Boas tem ai a mão a referencia do contrapeso da embraiagem ?
Responder