Alteração do turbo num 1Z (tdi 90) VNT 15 e 1749va

Responder
ringonsp
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 07 nov 2017, 15:11
Veículos: Golf III GTD

Alteração do turbo num 1Z (tdi 90) VNT 15 e 1749va

Mensagem por ringonsp »

Boas malta, alguem consegue dizer precisamente o que é preciso fazer para adaptar um VNT 15 ou um 1749va num motor 1z?

O que li não está muito explicito, e gostava que alguém ajudasse a fazer um how to passo a passo para partilhar com a malta.

Corrijam-me se estiver errado, mas o que me parece que tem de ser feito é o seguinte

- Adaptar o turbo ao coletor e downpipe (penso que o VNT15 seja plug&play)
- Adaptar uma válvula N75 (se puderem explicar o que tem que se fazer para a montar, o que e onde tem que se ligar)
- Fazer uma repro para acertar os valores (já li que dá para usar a centralina original do 1Z e tambem já li que tem de se trocar pela centralina do AFN 110, conseguem desmistificar?)
- meter gasóleo e andar :D

Quando tiver isto bem respondido altero o topico e coloco aqui como how to para a malta consultar

Cumps
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alteração do turbo num 1Z (tdi 90) VNT 15 e 1749va

Mensagem por Mario_Marques »

O caminho mais mais fácil possível é usares tudo isso que mencionaste de um carro dador, cablagem, n75 já das modernas, preferência ecu com sensor map externo, por ex carro dador, ibiza 6k2 com motor alh que implica outras coisas.
Espero que tenhas consciência que o benefício para o que vais ter de fazer/gastar não é nada de especial a potência máxima vai ser igual ou pior que um turbo com as mesmas especificações de wastegate, há turbos de wastegate muito bons e menos complicados, e tu sem melhorares injeção nunca vais fazer muito mais de uns 110-120cv tenhas o turbo que tiveres.
Eu pessoalmente já montei em clientes usando o sistema original reprogramado e trocando tudo como sugeri, prefiro a primeira opção por causa do upgrade map externo e fichas n75 modernas.
O material vnt mais antigo é semelhante ao que já tens no teu carro se não quiseres upgrades.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ringonsp
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 07 nov 2017, 15:11
Veículos: Golf III GTD

Re: Alteração do turbo num 1Z (tdi 90) VNT 15 e 1749va

Mensagem por ringonsp »

Obrigado pela resposta.

Se entendi bem então, sugeres manter-me fiel à geometria fixa?
Não queria de todo mexer na injecção, visto que inevitavelmente iria aumentar-me os consumos exponencialmente.

É que já ouvi tanta coisa que já nem sei para onde me viro.
____________________
EDIT
____________________
Turbo de origem (se houver outro plug&play sem ter de alterar falanges, qual?)
Injectores AFN 110
Repro
Chego aos 120/130?
Bino95
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 04 jul 2019, 19:04
Veículos: Golf 3 1.9 tdi

Re: Alteração do turbo num 1Z (tdi 90) VNT 15 e 1749va

Mensagem por Bino95 »

Chegas, eu tenho um 1z com vnt 15 com injetores 110 repro e tirei 123 CV e 360nm, tem 10 anos a repro, e o carro um relógio, não tem quebras nem nada, com pressão de 1.4b de pico e 1.1b constante. Foi feita em 2012, e ainda rola igual, revisões a tempo e horas e gás para cima. E consigo puxar mais um bocado se quisesse mas assim o turbo nunca se deitou e tem 330mil e foi feita com 200 e poucos mil. Já tenho centralina de alumínio que é das melhores para mexer dos vp
Responder