Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Responder
fosco
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 09 ago 2022, 03:54
Veículos: Volkswagen Golf 2 GTD

Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por fosco »

Olá ao pessoal amante de GOLF,
O meu carro é um VOLKSWAGEN Golf 2 GTD 1600, do ano 1988, tenho-o desde 1997, e o motor sempre funcionou perfeitamente, mas este ano, depois de mudar a bomba injetora do motor, senti um que o carro perdeu muita potência, e vibra forte na 3a e 4a mudança, coisa que nunca aconteceu, (até parece que o motor está em esforço). Alguem sabe o que pode ser? Conhecem alguem que conheça bem estes motores e perceba de bombas injetoras de Golf 2 GTD ?

Um Obrigado a todos,
Luis Nunes
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por Mario_Marques »

Olá Luís, é complicado de te ajudar nesse assunto porque tem imensas coisas que podem estar mal, e que por norma estão mesmo, as quais vou mencionar.

-A bomba que foi montada é igual e está em estado original?
-A bomba foi revista e calibrada em bancada de calibração assim como os injetores antes de instalar?
-Ao instalarem a bomba fizeram a afinação correta da mesma, ou seja, instalaram o comparador na cabeça para ver a medida, bem como do ponto do motor?
-O circuito de combustível está em bom estado?


Em relação ao tremer, além dos pontos em cima mencionados, o estado dos apoios também interfere, mas pela tua descrição diria que é uma combinação de coisas e não uma coisa só.
Normalmente este tipo de coisas, ou é tudo bem feito logo de início para garantir que tudo está como era suposto, ou acaba por ser uma dor de cabeça para quem quer meter tudo "STD" pois obriga a fazer tudo de novo, ou muitas vezes acaba só o problema disfarçado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
fosco
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 09 ago 2022, 03:54
Veículos: Volkswagen Golf 2 GTD

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por fosco »

OLá Mario_Marques,

Muito obrigado pela explicação, pequenas modificações tenho feito eu, mas não me atrevo a mexer nos motores, por isso pus num mecanico, e quando verifiquei estes problemas, ele disse que tinha feito tudo bem e não me deu esses detalhes, tive de aceitar, mas custa-me ver o carro assim.
O tremer acontece quando acelero, e a 50 kms/ hora treme forte - parece que o motor está em muito esforço logo a essa velocidade, e parece que aquece mais que antes. A má montagem da bomba injetora pode provocar a falta de potência do motor?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por Mario_Marques »

A má montagem da bomba, que é muito comum pois geralmente as pessoas não sabem como se afina corretamente uma bomba, nem tem geralmente as ferramentas necessárias, pode causar muitas dores de cabeça, tremer, falta de força e até danos graves no motor, o evento de início de injeção tem de se iniciar numa posição exata, essa posição exata varia com a rotação, se por ex, a bomba estiver exageradamente retardada há uma perda de eficiência pois a queima ocorre na descida do pistão, perde potência, se estiver muito avançada acontece o oposto, o pistão ainda está muito atrasado na subida e já está a iniciar a queima, o que causa uma travagem brusca no movimento de subida, tudo isto acontece com uma diferença de milissegundos, ambas as situações causam perda de eficiência grande e aquecimento excessivo, porém mau ajuste da quantidade de injeção ou problemas nos injetores também podem provocar isto, pois os injetores são mecânicos e como tal têm efeito no avanço dinâmico, a própria bomba também tem um governador para ajustar a quantidade de injeção consoante a rpm, depois a combinação de várias coisas causa efeitos geralmente maus.

No fórum existem vários tópicos com problemas relacionados com bombas velhas, falta de afinação, etc....
É possível por tentativa erro meter o motor a funcionar de forma relativamente aceitável, ao ponto de quem não souber como seria direito, não tenha um ponto de comparação, achar que está tudo bem e bom, mas a verdade é que realmente bom só mesmo com tudo ajustado como deve ser e isso só uma pessoa mais especializada faz.

Tens aqui um tópico mas existem muitos mais, desde mk1 a MK4, tudo que usa bomba de distribuidor radial tem de ser ajustado com precisão para ficar realmente bem.
viewtopic.php?p=1859483&hilit=Ajustar+bomba#p1859483
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
fosco
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 09 ago 2022, 03:54
Veículos: Volkswagen Golf 2 GTD

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por fosco »

Pois estive a ler nos topicos relacionados, os varios problemas que podem advir. Não sabia que era assim tão dificil e necessario haver tanta precisão na montagem da Bomba injetora... Estou a ver que vai ser necessario desmontar a bomba e verificar todos esses passos que explicou.

Conhece alguem com maquinaria especial e precisão para poder re-ajustar tudo como deve ser? para não andar de mecanico em mecanico até acertar. (alguem na zona de Lisboa).

Obrigado pela detalhada explicação.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por Mario_Marques »

Sabes se a bomba que meteste está boa e é realmente a bomba correta(a referência é a mesma)?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
fosco
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 09 ago 2022, 03:54
Veículos: Volkswagen Golf 2 GTD

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por fosco »

Esse é um dos meus receio, será que o mecanico não pôs a bomba indicada? como não tenho conhecimento para mexer no motor, pus num mecanico, e ele disse sempre que tinha feito tudo bem e que a bomba original estava completamente estragada, mas eu disse-lhe que o carro perdeu potencia e ele continuou a dizer que estava bem, e não me deu hipotese de poder reclamar, tive de aceitar. Mas aquilo não está bem. Aquilo tem de ser revisto. Como não tenho a antiga original não tenho meio de saber se ele montou a bomba indicada igual á original.
Barikit
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 18 abr 2022, 17:44
Veículos: Golf 7 & E30

Re: Golf 2 GTD 1600 - mudança de bomba injetora fez perder potência

Mensagem por Barikit »

Vais la e pedes bomba antiga porque ela é tua..
Vais a outro mecanico e pedes opiniao sobre o sucedido e pedes para verem se as referencias coincidem. Mas tambem podes ter a bomba for de ponto
Responder