VW Bora TDI

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

gongasfrs Escreveu: 04 ago 2022, 18:17 Boas. É o caso da minha. Mas aquilo quase nem funciona ahah
:mrgreen: :mrgreen: sim é verdade, o meu estava mesmo partido, se tivesse só estalado, fingia que não via e siga :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Bora TDI

Mensagem por gongasfrs »

O meu está apenas estalado por enquanto
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

Esse cofre ficou mesmo impec e muito melhor assim sem duvida 😃 esse bora até dá gosto sim senhor 🙏

Boa continuação 😃
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Silver_Ajm »

Os tubos de gasóleo que saem do filtro e entram na rampa de injeção não são desse motor, ou estão cruzados? Quando dizes que compraste a régua das velas na autoparts é na autoparts e logistic? Também tenho a minha régua estalada e sem alguns pedaços já...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

scott_ Escreveu: 12 ago 2022, 12:12 Esse cofre ficou mesmo impec e muito melhor assim sem duvida 😃 esse bora até dá gosto sim senhor 🙏

Boa continuação 😃
Grande Scott, muito obrigado. Assim dá outro gosto, e fica legal, o que pedir mais? :D :D
Grande abraço!!
Silver_Ajm Escreveu: 12 ago 2022, 12:21 Os tubos de gasóleo que saem do filtro e entram na rampa de injeção não são desse motor, ou estão cruzados? Quando dizes que compraste a régua das velas na autoparts é na autoparts e logistic? Também tenho a minha régua estalada e sem alguns pedaços já...

Silver, ainda bem que reparaste, porque me tinha passado. São garantidamente deste carro, porque já os comprei na VW, isto está aqui é bardascada feita :mrgreen: :mrgreen: mas como com as tubagens anteriores, era bardascada atrás de bardascada, não saltava tanto à vista. Mas vou tratar já disso.
Quanto à régua, comprei na vw mas a Autoparts Logistic, sim, também vende material genuíno e escusas de estar a ir à vw. Vem ter a casa.
Por acaso têm sido impec, já comprei algumas coisas e 5 estrelas.
Um abraço
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Silver_Ajm »

Não sabia que a autoparts logístic também vendia material genuíno vw. Também costumo comprar lá material.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Boas de volta malta. Ausente mas não parado :mrgreen: :mrgreen:

Era um desejo já desde a altura que tinha posto os B12 Sportline - ter montado as mangas de eixo do Audi S3 com os triangulos e a barra estabilizadora do R32.

Na altura não foi possível, deixei passar e muito embora não seja algo que afecte a performance para o uso de dia a dia, ver os triangulos com um ângulo manhoso é alto que me faz urticária.
O Mário partilhou inclusivamente comigo uma forma mais simples e barata de resolver este problema. Um género de espaçadores que se aplicam na nos triangulos e assim corrige-se o ângulo.(corrige-me por favor se não for bem assim :mrgreen: )
O problema, é ter pancada, e quando a coisa começa a embicar para ali, vai ter de ser, já sei como é. E assim foi.

Posto isto, foi uma longa novela atrás das mangas de eixo, com inúmeras peripécias, mas finalmente a coisa deu-se.
Consegui arranjar um partde um carro Suiço, com alguma ferrugem infelizmente, mas que deu para dar a volta.

Quanto aos triangulos, comprei a um rapaz no ebay, não me pareciam em mau estado, pelo menos deu-se ao trabalho de os escovar para tirar a ferrugem, antes de os pôr à venda :lol:

Fica o antes das Mangas de eixo e triângulos:
IMG20221103081351.jpg
IMG20221103081404.jpg
01.jpg


Depois de Lacadas (notam-se amolgadelas porque foram tiradas à martelada, não se pode ter tudo não é..)
IMG20221118160502.jpg
IMG20221118160435.jpg
IMG20221118160249.jpg
IMG20221118160243.jpg
IMG20221118160213.jpg
IMG20221118160205.jpg

Andava também atrás de uma barra estabilizadora que combinasse com este sistema mas o que havia à venda estava em muito mau estado, caras e a maioria do audi s3 que sinceramente não era o que me interessava por ser de 19mm.

Procurei pela do R32 por ser de 23mm mas aí então os preços disparavam. Até que me lembrei de ir ver ao VW Classic Parts e encontrei nova a 150€. Nem pensei duas vezes, veio logo.

Entretanto comprei também os tirantes da Meyle HD e para já estamos assim.
R32.JPG
R32_02.JPG
R32_03.JPG

Agora falta chegar a casquilhada e afins.

Como sempre, gosto de agradecer a quem tem partilhado comigo estes momentos a indagar sobre novas soluções para estas maluqueiras que vamos fazendo. Assim sendo, uma vez mais um obrigado ao Scott, sempre presentes nas avarias.
O Mário também me vai ajudando nas dúvidas técnicas que aparecem pelo meio ehehe.
Há mais malta, mas não são aqui do forum :mrgreen:

Vou dando notícias assim que tiver novos updates. Abraços
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

: Guilherme, isso quer é ir para o lugar o mais rápido possível, senão ganha ferrugem. :lol: :lol: :lol:
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

É sempre bom partilhar ideias e conhecimentos, e gosto de ver essa máquina a evoluir. São muito boas mods sim senhor 😉
Sempre curioso pelo resultado hehe 😃😃
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por catskills »

Já tive um setup parecido no meu carro, que na altura foi o Mário que montou no carro, mas no meu caso a barra estabilizadora mantinha-se nos braços, mas na ultima evolução do meu carro, quando andei a tirar peso em tudo o que era possível voltei ao sistema tradicional e uns braços originais modificados, que não só tirou imenso peso ao carro como permitem ajustar camber e caster e isso fez uma diferença tremenda no carro, nesses braços, o Mário na altura tinha feito uma alteração para poder ajustar o camber, mas o ajuste possível era muito limitado comparativamente ao que tenho agora e a resposta da suspensão é melhor talvez devido ao facto de como o Mário me explicou na altura ter menos peso.
Na altura o Mário também me trocou a caixa de direcção por outra que dá menos voltas e tem ponteiras mais largas.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

sflopes Escreveu: 25 nov 2022, 20:32 : Guilherme, isso quer é ir para o lugar o mais rápido possível, senão ganha ferrugem. :lol: :lol: :lol:
sflopes, vai sim senhor, também estou ansioso por isso. A ferrugem para já estamos a salvo, que está guardado num lugar que quase nem o pó lá chega. E a ser controlado pelos meus 2 gatos :mrgreen: :mrgreen:
scott_ Escreveu: 26 nov 2022, 13:49 É sempre bom partilhar ideias e conhecimentos, e gosto de ver essa máquina a evoluir. São muito boas mods sim senhor 😉
Sempre curioso pelo resultado hehe 😃😃
Grande Scott, é como manda a lei, tertulias ao telefone pelo prazer da troca de ideias dos carrinhos. Zimbora que já faltou mais :mrgreen: :mrgreen:
catskills Escreveu: 26 nov 2022, 15:49 Já tive um setup parecido no meu carro, que na altura foi o Mário que montou no carro, mas no meu caso a barra estabilizadora mantinha-se nos braços, mas na ultima evolução do meu carro, quando andei a tirar peso em tudo o que era possível voltei ao sistema tradicional e uns braços originais modificados, que não só tirou imenso peso ao carro como permitem ajustar camber e caster e isso fez uma diferença tremenda no carro, nesses braços, o Mário na altura tinha feito uma alteração para poder ajustar o camber, mas o ajuste possível era muito limitado comparativamente ao que tenho agora e a resposta da suspensão é melhor talvez devido ao facto de como o Mário me explicou na altura ter menos peso.
Na altura o Mário também me trocou a caixa de direcção por outra que dá menos voltas e tem ponteiras mais largas.
catskills, acredito, não tenho dúvidas disso. Infelizmente, não tenho um Mário disponível que é mestre nestas andanças :mrgreen: :mrgreen:
A malta fala deste setup, gostava de experimentar, não quer dizer que um dia não faça exactamente o que estás a dizer e volte aos convencionais, mas para já vai ser porreiro experimentar este e tirar as conclusões. Também é material que se vende bem, não deve ser muito dramático caso queira mudar de novo.
Havia outra forma de dar a volta ao ângulo dos triangulos através da dica que o Mário deu:
ingalls-adjustable-camber2.jpg
ingalls-adjustable-camber1.jpg
No meu caso, vou manter a caixa de direcção e transmissões, apenas vou mudar os braços, mangas de eixo e barra. Como disseste e bem não seria necessário mudar, mas a trocar, troca-se também a barra, para ficar mais ou menos nos conformes(há também alguma dose psicológica e estética que me iria atormentar se não o fizesse mas nada que perturbasse o correcto funcionamento) :mrgreen:

Abraços malta
RABBIT GTI
Expert
Expert
Mensagens: 997
Registado: 04 jan 2010, 22:56
Veículos: VW Golf IV TDI / Golf III GTI 20th
Localização: algures neste país
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por RABBIT GTI »

Quando venho aqui, é sempre um regalo a qualidade do teu carro, principalmente as peças que metes sempre top!!! como ficou a situação dos espaçadores? aprovaram? uma critica :mrgreen: e a única, acho que o volante mk5 não casa bem nos mk4, mas claro é apenas a minha opinião, o importante é tu gostares :wink:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

RABBIT GTI Escreveu: 06 dez 2022, 22:24 Quando venho aqui, é sempre um regalo a qualidade do teu carro, principalmente as peças que metes sempre top!!! como ficou a situação dos espaçadores? aprovaram? uma critica :mrgreen: e a única, acho que o volante mk5 não casa bem nos mk4, mas claro é apenas a minha opinião, o importante é tu gostares :wink:
Grande RABBIT GTI, muito obrigado pelas palavras. O volante, sei que é um tema sensível e compreendo a questão. Poderá até ser uma questão temporária, daqui a uns anos às tantas olho e não me revejo :mrgreen:

Quanto aos espaçadores, eles funcionaram bastante bem, não houve tremores na direcção, nesse sentido ficou impecável. O que não gostei foi do resultado final, não ficou totalmente disfarçado como imaginei, o que me desiludiu um pouco. Mas era o risco que sabia que estava a correr. Fico de consciência tranquila que fiz o que podia para tentar ficar estéticamente como imaginava e pouco chamativo para as autoridades. Mas não resultou :(

Podia usar as jantes sem espaçadores, mas esteticamente não gosto muito de ver sem os espaçadores (e à frente bate na travagem). Mas nada que não se resolva, já tenho outro set de jantes que resolve esse problema.
Leva é t€mpo mas a coisa vai-se fazendo. Grande abraço
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Mais um update, bem sei que não avança muito mas fica vai ficando registado, nem que seja pelo trabalho que tive a arrumar tudo para a foto.
Faz-me lembrar as detenções de estupefacientes por parte da GNR (havia um sketch do gato fedorento que abordava o tema :mrgreen: :mrgreen: )

Casquilhada, rolamentos e rótulas (não ligar ao posicionamento invertido das mangas e eixo :lol: )
MangasDeEixoCasquilhos03.png
MangasDeEixoCasquilhos02.png
MangasDeEixoCasquilhos.png

Os braços da suspensão são do Audi TT são os da segunda versão, os da primeira, com imensa procura, nem os vi, mas acredito que existam.
O torneiro já está a tratar de simular os 'Defcon Bushes' https://auditttuning.org/audi-tt-tuning ... ntrol-arm/ de forma a que se possa usar os casquilhos mais pequenos que melhoram o feedback da direcção.

Não sei se conseguirei notar diferenças porque vou mudar algumas coisas, o ideal era trocar só isso e testar mas ainda assim, já que está a jeito, experimenta-se.

Quem não se tiver cruzado e tiver curiosidade, fica um feedback de alguém efectivamente experimentou e diz ter notado diferenças:
https://wak-tt.com/mods/defcon/defcon.htm

Até já malta, vou dando notícias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Mario_Marques »

"When the first TT came out the German engineers designed a handling package that was sporty and impressive.
However due to some poor driving Audi decided the general public were not capable of handling a sports car and dumbed down the front wish bones to introduce an under steer characteristic which was considered safer as well as ESP to help . This also made the early front arms highly sought after by some purists."


A história não foi bem assim :lol:
O Audi original sofria imenso de subviragem que ao aliviar carga no acelerador se transformava numa sobreviragem brusca brutal, o carro era tudo menos um bom desportivo, a suspensão parecia feita de gelatina e velocidade mais alta, a traseira queria sair do chão devido ao desenho do carro que tem uma aerodinâmica que promove o levantamento, perdendo a tração atrás, estou a dizer com conhecimento de causa, pois fiz a montagem de muitos recalls nesses carros.
O kit incluía braços, amortecedores mais firmes, molas mais firmes, varios casquilhos e reforços, barras estabilizadoras, um eixo traseiro no caso dos fwd, spoiler traseiro e mais umas coisas.

Vais notar uma diferença significativa, diferença não é melhor ou pior, é só diferença, com tempo vais perceber que umas coisas ficam melhores e outras piores.
Devias ter ja maquinado o braço para poderes ter mais correção de camber, pois dependendo do rebaixamento, o original as vezes não chega, na minha experiência em muitos carros não chegou.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder