Correia estriada/lado correto

Responder
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Correia estriada/lado correto

Mensagem por Godinho »

Boa noite a todos, venho expor uma questão que talvez alguém me consiga esclarecer. Comprei à dias uma correia do alternador estriada para substituir a atual no meu golf 4 pd100. Acontece que a correia nova, uma contitech 6DPK 1195 (estriada dos dois lados), é feita de diferentes materiais de um lado e do outro. De um lado parece ter um revestimento género de um tecido, não sei bem, do outro lado parece borracha normal. A dúvida vem agora ao saber qual é o lado de dentro e o lado de fora da correia. Ambos os lados são estriados, algumas pessoas teem-me dito que o lado interno é o tecido, outros dizem o oposto. Será que alguém me consegue esclarecer? Obrigado a quem puder ajudar
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correia estriada/lado correto

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente elas vêm na posição já de montagem:

Imagem

E geralmente existe um chanfro do lado de dentro como se pode ver na foto(ou não pois acho que ao carregar a foto, a mesma perdeu bastante resolução) o lado macio fica dentro para prevenir ruídos, o outro lado para fora.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Correia estriada/lado correto

Mensagem por Godinho »

Mario_Marques Escreveu: 04 ago 2022, 22:40 Normalmente elas vêm na posição já de montagem:

Imagem

E geralmente existe um chanfro do lado de dentro como se pode ver na foto(ou não pois acho que ao carregar a foto, a mesma perdeu bastante resolução) o lado macio fica dentro para prevenir ruídos, o outro lado para fora.
Obrigado Mário pela rápida resposta. De facto quando comprei ela vinha com a parte que parece revestida a tecido com a emenda para dentro, mas isso é relativo, já alguém a podia ter tirado da caixa e dado a volta. Só que várias pessoas me teem dito que deveria ser ao contrário. E sim, essa parte que parece revestida por tecido tem uma emenda, é isso que te referes? Então essa parte da emenda, que deixo na foto, é a que fica para dentro, ou seja a que fica em contacto com o alternador? Obrigado

https://i.ibb.co/By6sHzT/ddc0dfc5f369.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correia estriada/lado correto

Mensagem por Mario_Marques »

O tecido nesse caso é do lado de dentro, algumas correias tem alguma malha para reduzir o desgaste das polias, ter alguma tolerância a lixo e efeito de limpeza, também para prevenir ruído.
Se vires uma correia desse fabricante só com pistas de um lado vais ver o tecido na zona de contato com as polias.
Ha também correias com esse tecido dos 2 lados, e até sem tecido nenhum, depende do fabricante e aplicação.
Se vires por ex também as correias de distribuição, tem também do lado de dentro tecido, mais uma vez, para reduzir a fricção, caso contrário a correia ficaria muito gasta bem como os dentes dos carretos.
Já agora, segundo o site da continental, esse material do "tecido" é poliamida.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Correia estriada/lado correto

Mensagem por Godinho »

Mario_Marques Escreveu: 05 ago 2022, 23:51 O tecido nesse caso é do lado de dentro, algumas correias tem alguma malha para reduzir o desgaste das polias, ter alguma tolerância a lixo e efeito de limpeza, também para prevenir ruído.
Se vires uma correia desse fabricante só com pistas de um lado vais ver o tecido na zona de contato com as polias.
Ha também correias com esse tecido dos 2 lados, e até sem tecido nenhum, depende do fabricante e aplicação.
Se vires por ex também as correias de distribuição, tem também do lado de dentro tecido, mais uma vez, para reduzir a fricção, caso contrário a correia ficaria muito gasta bem como os dentes dos carretos.
Já agora, segundo o site da continental, esse material do "tecido" é poliamida.
Obrigado Mário, foi uma grande ajuda.. A correia que lá tenho atualmente é original da vw e embora já esteja meia ressequida, assim a olhar para ela parece igual de um lado e outro, apenas borracha.. Obrigado, hoje já vou tratar de trocá-la... Um abraço
Responder