20030761 Escreveu: ↑29 mai 2021, 17:30
Boas pessoal
Infelizmente ainda nao achei nenhum informação se faz ou nao mal à bateria de alta tensão carregar a mesma, mesmo com 40% ou 50% de carga.
Ainda não gastei nenhuma gota de gasolina... LOOL.
1 grande abraço
Parabéns pela máquina. É um carro muito porreiro, que pode ser o melhor de 2 mundos se corretamente utilizado. Tem o contra de continuar a ter a manutenção exatamente igual à de uma versão 100% térmica.
Quando troquei o meu Golf VI, o GTE foi uma das hipóteses ponderadas, mas que deixei cair por ter pouca autonomia elétrica. O E-Golf dava-me pouca versatilidade. Pelos valores envolvidos, encontrei outra opção, com um conceito completamente diferente: um BMW i3 94ah Rex.
Quanto à bateria de tração, funciona como qualquer bateria de lítio. Para prevenir degradação precoce, a faixa ideal de carga anda entre os 20 e os 80%. Há sempre uma percentagem indisponível para o utilizador, para proteção do sistema, mas que desconheço qual é no GTE.
Ainda no que diz respeito à bateria de tração, a garantia de fábrica é longa. Com as manutenções todas certas, até aos 8 anos/160000km, não haverá nenhum problema. Convém ter em conta que a garantia da bateria pode ser ativada apenas quando ultrapassar os 30% de degradação.
Quanto aos receios com as baterias, infelizmente o Leaf deu má fama a todos os elétricos e plugin, injustificadamente. O Leaf não tem refrigeração ativa, fazendo com que as baterias estejam expostas ao fator que mais contribui para a degradação: temperatura.