Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Não consigo perceber, mas esse fio branco não vai ligar a uma peça deste gênero:
Imagem

Isso é uma foto de um balastro/resistência cerâmica que se encontra em praticamente todos os carros que trabalham por platinados/pontos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Não Mário, aquele é um fio direto à caixa de fusíveis. Não tem essa resistência. O próprio fio é que tem características especiais que cria a resistência de 1 ohm. É a mesma coisa que os cabos coaxiais de 50ohm por exemplo.

Se tivesse essa resistência tinha dado com o problema mais cedo :(

Ainda não fui com ele à estrada, mas estou confiante que ao ter uma faísca em condições, me possa ajudar com o problema que me parecia pré detonações.
Achas que pode fazer diferença?

Quanto à tua questão anterior, não fui eu que montei a colaça do motor pelo que não medi nada. Eu deixei na retificadora o motor aberto e pedi para refazerem o motor inclusive fechar o motor. Apenas montei a distribuição e todos os acessórios.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Estou a perceber o que queres dizer, mas achei estranho, pois normalmente esse tipo de fios/cabos tem um revestimento especial por causa do aquecimento e na foto não me dá a entender que esse tenha, parece um fio "normal" e isolamento "normal", mas se já confirmaste não há duvidas.

O teu caso não me parece ser pré ignição mas sim detonação, pode também sofrer de pré ignição mas são coisas distintas entre si apesar de terem alguns pontos comuns.
Segundo o que entendi do teu problema, posso ter percebido mal, e obviamnete é muito diferente o que percebi de ver ao vivo, o carro em baixas rpm em carga faz ruido tipo bater, ora a batida que se houve, detonação, ou quem gosta do inglês, knock, o som é originado pelo choque entre uma queima iniciada pelo sistema de ignição e uma outra explosão que ocorre noutra zona espontaneamente sem ignição, as ondas de pressão chocam entre si e propagam o som pelo motor, os principais motivos para isto acontecer num motor original atmosférico(há mais), são o índice de octanas do combustível, taxa de compressão muito elevada, má atomização, pontos muito quentes no motor, mistura demasiado pobre em alguma situação.

A pré ignição é diferente, podes ter pré ignição e não ter detonação, pré ignição é a ignição do combustível que ocorre sem necessidade da faísca da vela, antes de sequer a faísca ser acionada.

Isto são explicações extra, mega, hiper simplificadas(!!!!!!!!!), pois geralmente o que acontece realmente é bastante mais complexo que o que expliquei, e há muito mais causas, mas num carro original, direito e bem tratado não foge muito disto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Hoje foi dia de colocar a risca preta na mala.
Não sei se é de origem ter, mas vejo muitas fotos na NET com a risca. E pessoalmente acho que fica bem.

Qual a vossa opinião?
Anexos
IMG_20210710_150344_copy_1600x1200.jpg
IMG_20210710_145959_copy_1600x1200.jpg
Gringo
Rookie
Rookie
Mensagens: 74
Registado: 08 ago 2020, 10:15
Veículos: VW caddy
Localização: Aveiro

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Gringo »

Pessoal gosto!
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Entretanto ontem acabou por chegar um upgrade que já tinha comprado à alguns meses.
A barra K que saiu em alguns mk1/cabrios.


Agora é dar-lhe o devido tratamento e montar.

@Mario - onde consigo arranjar as anilhas/parafusos que tu aconselhas usar para esta aplicação? Neste momento no carro tenho as anilhas originais dos braços
Anexos
IMG_2021-12-24-15-09-43-437_copy_1024x768.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

João, desculpa mas só vi agora :oops:
Eu tenho na oficina umas quantas centenas de kilos de parafusos, porcas, tubos e muitas outras peças de carros grupo VW, bem como material que compro geralmente sempre que vou á fabory, o que fiz foi ir as caixas e escolher do que lá havia e melhor servia o propósito, mas tenho ideia que grande parte do que usei é material da plataforma de Passat/a4, do ano 97 a 2021
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por catskills »

E então, não há mais novidades?
Tuned @ Der projekt & MB POWER
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bem as novidades é que a maquina de vez em quando tem andado a rolar.
Neste momento está perto dos 1000Km pelo que está a acabar a rodagem e terei de mudar o óleo.

Neste momento ainda há uma lista de coisas a fazer, mas não tenho investido muito tempo nisso.
Para mim são pormenores e na verdade dá-me um gozo imenso conduzir o carro pelo que tenho desfrutado dele em vez de terminar o projecto :lol:

No entanto deixo aqui a lista de coisas a terminar:
  • Reparar os cintos originais do GTI (falta-me a mola e a chapa que empurra os cintos da frente para trás)
  • Instalar barra inferior frontal do cabrio (falta apenas montar)
  • Arranjar um radio da epoca (alguém com um para venda a um preço aceitavel?)
  • Fazer uns tapetes por medida
  • Comprar o material de cartão que fica por cima do radiador
  • Fazer uma proteção de escape para diminuir a transferencia de temperatura para o coletor de admissão
  • Reparar o repartidor travoes trazeiro ( começou a verter um pouco, infelizmente não estou a encontrar o kit de reparação do mesmo :cry: )
  • Dar acabamento na pintura, o carro foi pintado e não levou qualquer tipo de acabamento (Polimento), para mim está excelente assim, mas para ficar 5* falta um polimento seguido de uma boa cera
  • Rever o ponto de ignição, neste momento está atrasado cerca de 6º, o sistema de ignição tinha um problema (a bobina estava a funcionar com tensão inferior) e neste momento tenho de por de origem a ver se o problema do barulho que ouvia permanece. Caso permaneça vou ter de arranjar algum entendido para me tratar do assunto. Sr Mário existe alguma possibilidade se for necessario para resolver o problema?
Como vêm ainda existe sempre bastantes pontas soltas.

Na ultima semana aconteceu-me uma situção bastante desagradavel, numa passagem de 4ª para 5ª acabou por entrar uma 3ª. Felizmente penso que não danificou nada, a rotção subiu bastante +-6700RPM mas fui a tempo de voltar a por o pé na embraegem.
Podia ter sido falha minha mas pelos vistos não foi. O tirante da caixa descravou da parte plastica :evil: (Raio do material aftermarket não vale porra nenhuma). Fiquei com receio agora de voltar a trocar e que volte a acontecer algo semelhante.
Já viram mais casos destes?
Anexos
IMG_2022-05-08-13-35-36-383.jpg
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por catskills »

:o Grande susto não?
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por |Guilherme| »

Muito trabalho minucioso e de qualidade. Espero que os imprevistos e algumas coisinhas que apareceram pelo meio se resolvam. Boa continuação
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Vou deixar aqui um pequeno update. Neste momento consegui finalmente arranjar um rádio da época sem que tivesse ouro.

Aproveitei coloquei umas tampas pretas nos pernos das jantes, pois sobressaia muito o zinco dos pernos. E finalmente coloquei o g12evo original que já tinha comprado à mais de um ano :lol:
Anexos
PXL_20240322_131656976.jpg
PXL_20240322_162333460.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Ahhhhh! Afinal ainda és vivo!
Gostei do rádio, também é uma coisa que me anda a fazer alguma confusão mas será das últimas coisas a mudar ou a retirar mesmo pois não uso rádio.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder