[DIY PASSAT, JETTA E GOLF 5 PLUS] Reparação de leds queimados nos farolins

Responder
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

[DIY PASSAT, JETTA E GOLF 5 PLUS] Reparação de leds queimados nos farolins

Mensagem por Battoussai »

Olá a todos. Este tópico é mais orientado para os possuidores de farolins traseiros em led, nomeadamente os Passat, Jetta e o Golf Plus.
IMG_20220528_173625.jpg
Estes faróis contêm um circuito redondo que aloja dezenas de leds bicolores que providenciam a luz de stop e piscas, em simultâneo ou alternadamente.
O que sucede é que estes leds têm tendência a avariar e a deixar de funcionar. Aos poucos, todo um círculo luminoso passa a ser meio círculo, 1/4 de círculo e finalmente morre de vez.
IMG_20220528_182740.jpg
Eu fui um desses escolhidos. E quando fui perceber como se mudavam "as lâmpadas" percebi que este farolim é estanque, sem possibilidade de reparação pela marca e pela maior parte dos eletricistas, pois simplesmente não se pode abrir. Quer dizer.... não se pode...não se deve, mas como eu não queria dar 140€ por um farolim novo, nem 70€ por um usado, fui pedir ajuda ao meu amigo Google. E lá veio a ajuda do visionário Youtube.
Assim, fiquei a saber que é possível abrir o farolim à lei do serrote (neste caso do Dremel ou um ferro de soldar) e assim temos acesso ao malfadado circuito led. Essa é a parte fácil.
IMG_20220622_184713.jpg
A parte complicada foi achar os leds que compõem o circuito. Lá dei com o nome daquilo: OSRAM MultiTOPLED LSY T67B. Não existem muitos por aí e os que existem são baratos mas os portes de envio são absurdos - nem vale a pena o Aliexpress pois cobram demasiado (além que não são OSRAM e neste aspecto a qualidade é rei, pois não me apetece repetir esta cena daqui a 1 ano).
Se quiserem contactem a EFADIL - no Porto, que foi quem me safou a um belo preço (tanto nos leds como nos portes).
O segundo desafio foi encontrar quem soldasse 20 leds minúsculos. Aquilo tem uns 3mm por 2,5mm. Com quatro pontos de solda por canto. E o circuito é manhoso, com várias trilhas que obrigam a muita perícia e pouco tempo de ferro senão KAPUT! Tudo Queimado!!!
Felizmente o meu mecânico é barra em microeletrónica e com um microscóspio USB desenrascou o trabalhinho num par de horas.
(Aqui em baixo vemos o led antigo amarelo e já queimado, ladeado por novos led's já montados)
IMG_20220622_184701.jpg
E pronto! Farolim a funcionar bem catita, a luz é idêntica e 20€ euros a menos no bolso é mais que aceitável a meu ver.

Espero que sirva de guia para quem quer ver o seu farolim a luzir em todo o seu esplendor (e não ser chateado na IPO).

Um abraço.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Quem tem medo do Led mau?

Mensagem por Silver_Ajm »

Muito bom, vejo muitos carros desses com este problema...
Só faltou dizer como que tipo de cola voltaste a fechar o farolim.
PS - Editei o nome do tópico. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY PASSAT, JETTA E GOLF 5 PLUS] Reparação de leds queimados nos farolins

Mensagem por Mario_Marques »

Obrigado pela partilha com a comunidade, de certeza que com o passar dos anos vai dar jeito a muita gente
Só uma nota, foi pena não colocares mais informações sobre o processo de abrir/fechar o farolim pois isso também ajuda no processo de quem se quiser aventurar a fazer em casa.
Pelas fotos da a sensação de que foi basicamente rasgado, e se foi o caso posso deixar um conselho, tentem cortar direito com uma serra/dremmel, pois depois para fechar podem usar por ex epoxy e visualmente fica melhor se tiver um corte limpo(dentro do possível pois o plástico ao aquecer deforma).

Já agora deixo um vídeo de um método que recomendo a quem tiver um dremmel e quiser fazer cortes finos em plástico.


Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Quem tem medo do Led mau?

Mensagem por Battoussai »

Silver_Ajm Escreveu: 24 jun 2022, 12:33 Muito bom, vejo muitos carros desses com este problema...
Só faltou dizer como que tipo de cola voltaste a fechar o farolim.
PS - Editei o nome do tópico. :wink:
Bem, o fecho do farolim é à vontade do freguês. Eu usei cola quente, mas pode ser silicone ou mesmo Epoxy.
E pelo sim pelo não ainda protegi a "bainha" com fita cola 3M anti intempérides.

PS: sem problema a mudança de título.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: [DIY PASSAT, JETTA E GOLF 5 PLUS] Reparação de leds queimados nos farolins

Mensagem por Battoussai »

Mario_Marques Escreveu: 24 jun 2022, 16:19 Obrigado pela partilha com a comunidade, de certeza que com o passar dos anos vai dar jeito a muita gente
Só uma nota, foi pena não colocares mais informações sobre o processo de abrir/fechar o farolim pois isso também ajuda no processo de quem se quiser aventurar a fazer em casa.
Pelas fotos da a sensação de que foi basicamente rasgado, e se foi o caso posso deixar um conselho, tentem cortar direito com uma serra/dremmel, pois depois para fechar podem usar por ex epoxy e visualmente fica melhor se tiver um corte limpo(dentro do possível pois o plástico ao aquecer deforma).

Já agora deixo um vídeo de um método que recomendo a quem tiver um dremmel e quiser fazer cortes finos em plástico.


Abraço
Obrigado pelo comentário. De facto, não coloquei a parte de cortar o farolim pois já existe na internet. Deixo aqui o link: https://www.youtube.com/watch?v=NRfIEku3yVM
Mas como ainda vou fazer o outro farolim, vou lembrar-me de filmar o corte. Eu tive essa dúvida sobre usar a dremel ou o ferro de soldar e a escolha recaiu sobre o ferro porque não faz lixo para dentro do farol. A questão é que todo o lixo do corte vai para dentro do farol e acaba por sujar a lente e como não temos acesso integral à lente depois fica complicado de limpar. No vídeo acho que ele usar ar comprimido para soprar pelos buracos dos leds.
Responder