Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Mário não sei que dizer,e então digo só, EXCELENTE.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Impecável! Esse carro está a ficar cada vez mais top. ;-)
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

Parabéns!

Ainda tenho a esperança de dar uma volta nesse carro um dia...ehehehe
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 13 mai 2022, 13:27 Parabéns!

Ainda tenho a esperança de dar uma volta nesse carro um dia...ehehehe
Já faltou mais :o
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Shoduchi »

Difícil encontrar as palavras justas para descrever o nível de restauro e preparação que tens dado a este carro! Excelente é pouco :!: :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Shoduchi Escreveu: 26 mai 2022, 22:43 Difícil encontrar as palavras justas para descrever o nível de restauro e preparação que tens dado a este carro! Excelente é pouco :!: :D
Obrigado.
É assim, o carro a nível funcional/condução está muito bom, mas cosmética não, infelizmente o antigo dono tinha feito um restauro, digo infelizmente pois se o quiser mesmo bom terei de fazer tudo de novo porque não foi um serviço muito bom, mas também o meu objetivo não é ter um carro perfeito mas sim um carro para me divertir a conduzir, o resto, cosmética, claro que me importa mas não é uma prioridade/objetivo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Em páginas anteriores tinha mencionado que ia fazer um upgrade ao motor de arranque para o do mk3 2.0 GTI, pois já não vou fazer porque uma das vantagens de ter um carro que foi grande parte da sua vida assistido na marca é que foi a alguns "recalls(infelizmente não tinha ainda ido ao do depósito de combustível e tive de o fazer do meu bolso, também logo nas páginas iniciais do projeto aqui no fórum)" e já tem um upgrade de fabrica, na foto em baixo, o da esquerda é o meu original, o da direita, o do mk3 2.0 GTI, nas fotos não sei se é muito evidente, mas o meu original é muito maior e tem lá o dístico do "recall" com o número da chamada.

Imagem
Imagem

Eu fiz o restauro todo do motor de arranque mas não o pintei nem troquei a bobina de chamada, apenas dei um tratamento de bronze para não oxidar e tratei a parte de alumínio pois estava completamente preta, estava umas 100x mais feio que o do lado direito.
É curioso porque é que o mk1 tem neste caso um motor de arranque mais potente, mas tem uma lógica, foi uma tentativa da vw para resolver os problemas de arranque a quente nestes carros/motores, os motores de arranque aquecem imenso e depois quando está muito quente simplesmente não tem força, dá tipo meia volta até chegar ao ciclo de compressão de 1 cilindro, eu já estava a ter esse problema, se ao fim de uma viagem o tentasse ligar logo imediatamente, ele não pegava sempre fácil, tinha de arrefecer uns minutos para pegar, vou também instalar um escudo de proteção para lidar melhor com o problema do calor excessivo, coisa que sai de origem em alguns carros que sofrem deste mal, o motor de arranque por muito potente que seja, ao aquecer muito perde grande parte da sua força.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por catskills »

Sempre ao pormenor! O Mário, só nunca entendi uma coisa, modificaste o motor original, tiraste-o fora, meteste o g60 turbo todo bravo com turbo gigante, saiu o motor g60 turbo que depois montaste no mk3 do Bernardo, voltaste a montar o original novamente, e agora vais meter um 2.0 8v, porquê essas voltas todas e porque não um abf, 1.8 20v turbo ou outros, pois para ti seria fácil fazer isso.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Creio que já respondi a pergunta semelhante anteriormente.
Ora bem, começando pelo princípio, eu preparei o motor original, mas o que fiz não foi nada de especial, dava para fazer muito mais dentro de níveis civilizados, surgiu a oportunidade do motor g60 e tinha já material para fazer um g60 turbo bastante potente, foi um erro pois logo de imediato me apercebi que era demasiada potência e como estava limitado a usar apenas aquilo que já tinha não o refinei muito, possivelmente com um turbo pequeno(utilizei um kkk k27) e muito menos potência até teria ficado uma coisa boa, mas não tinha como objetivo gastar muito tempo e dinheiro nisso, ora vendi o motor e montei novamente o original pois era o único que tinha pronto/disponível, fiz mais umas afinaçoes e lá consegui a muito custo fazer 0-100 abaixo de 9segundos, aqui não é nada de especial pois sei fazer muito melhor, só não estou disposto a investir tempo e dinheiro nisso, estou a limitar-me a usar apenas coisas que já tenho.
Agora, porque um 2.0 8v atmosférico e não outro qualquer, por vários compromissos, primeiro, quero manter tudo o mais original possível sem estragar peças originais ou modificar o carro, outra questão custo, pois fazer um abf da mesma forma que fiz este custava um balurdio, para dar exemplo, basta verem o preço de umas árvores de cames, um jogo mais polias passa só nisso sao 500€..., o 1.8 20v turbo voltava ao mesmo que ter refinado o meu g60 turbo ou ter turbinado o original ou este agora, fazia sentido para outros propósitos mas não o meu.
Um motor 8v preparado faz potência mais que suficiente para puxar um carro destes bem rápido, com custos aceitáveis, peças fáceis de encontrar, muito fiável, instalação simples e mantém a originalidade, este motor que preparei tem possibilidade de fazer mais potência que um abf original, claro que o abf preparado da mesma forma vai ter vantagem sobre o 8v, mas custa muito mais e não faz muito mais, eu defini o objetivo de ter aproximadamente
entre 8 a 7kg/CV que é mais que suficiente para andar rápido e ser conduzivel da maneira que pretendo, e o valor de relação por ex de um mk3 vr6 ou polo g40, é mais que suficiente, mesmo assim ainda vou ter de trabalhar bastante no ajuste da suspensão e direção porque ainda não está no ideal, e claro, pneus em condições.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

As obras no charuto continuam, desta vez a embraiagem que já não andava muito famosa, deve ter apanhado lixo ou óleo e não estava a funcionar devidamente, nas fotos da para ver que o desgaste do disco e zona em contato não é uniforme, o que é pena pois este carro já tinha uma boa embraiagem(antigo dono trocou mas quem trocou não deve de certeza ter lavado a coloche e contaminou a embraiagem), já não é a de fábrica.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou ter também de revisionar/renovar o mecanismo seletor e vários parafusos/fêmeas, e arranjar uma solução de fixação com loctite e fêmeas freiadas pois já deu para perceber que estes carros com uso intensivo desapertam-se todos
Aproveitei também para fazer um novo apoio da frente, igual ao anterior, na mesma em poliuretano mas desta vez com alguma flexibilidade.
Imagem
Imagem
Imagem


A troca da embraiagem é temporária, para já vou montar a do mk3 GTI que tenho cá, mas vai ser para renovar tudo novamente quando tirar o motor fora.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Costuma-se dizer que em casa de ferreiro, espeto de pau, mas o ditado aqui não se aplica, pois andas sempre em cima do acontecimento nos teus carros. :-D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por |Guilherme| »

Dá mesmo prazer ir vendo a evolução do carro. Tudo feito como deve ser e consciência é outra fruta. É óptimo ver que o fórum continua activo com malta da velha guarda e que inspira. Dá-lhe Mário!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Como tinha referido no tópico do meu golf 4 vou para-lo algum tempo para tratar da caixa de direção e como tal a mulher vai ficar sem carro, eu já não utilizo na verdade o meu golf 4 á alguns anos, agora é praticamente dela, eu tenho outro carro, e ao para-lo vai ficar sem carro, por isso, coisas que estavam "aceitaveis" neste vou ter de meter agora muito bom para que ela possa utilizar este carro como se fosse um carro moderno, ou seja, tem de ser mesmo muito fácil de utilizar, a caixa e embraiagem estavam aceitáveis para mim, mas não estavam impecáveis, a embraiagem já era preciso um "jeitinho" e o mecanismo também, a imagem do disco explica o problema, pois na verdade só metade do disco estava em contacto com a prensa/volante, agora vou só meter outro material usado melhor mas futuramente vou mesmo trocar tudo por novo pois esse problema foi fruto do serviço que o antigo dono ter mandado fazer ter sido mal feito, futuramente o carro vai ter também uma caixa com relações mais longas e um diferencial com uma taxa de bloqueio maior, mas agora é só mesmo para meter as coisas boas, eu preferia ter trocado já a mecânica toda, mas prefiro evitar as surpresas que podem aparecer nesse serviço e apostar numa coisa que já sei que funciona logo sem qualquer intervenção adicional.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Mário que trabalhinho se avizinha, mas se é para melhorar força e mãos à obra, ainda vai demorar uns bons dias digo eu.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Neste caso a melhoria é mesmo repor á condição original, com os anos as coisas vão-se deteriorando e não se dá por ela, em especial se não se tem nada novo para comparar, o carro estava ok mas já notava dificuldades nisto apesar de ter revisto o mecanismo seletor em meados de 2016, mas desde aí sofreu muito desgaste, em especial a parte dos parafusos e fêmeas se desaoerarem com facilidade em relação a um carro de construção moderna, no golf 1 ainda não era utilizado loctite nem porcas autoblocantes, eram usadas umas anilhas de pressão e fêmeas deformadas em quase todo o lado, desde mecanismo das mudanças, transmissões, caixa de direção, braços, etc, já mudei muita coisa para material moderno mas muita coisa ainda é original.
Eu estava tentando a ter trocado já a mecânica toda, mas como normalmente nessas coisas surgem imprevistos e estou com tempo extremamente apertado vou deixar isso para depois de Agosto, mas vou tentar finalmente este ano tratar disso pois já acabei a mecânica faz muito tempo, está aqui ao lado pronta a montar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder