Matrícula de época e K

Responder
mpreto
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 17 out 2019, 15:58
Veículos: VW Golf Cabrio I; Porsche Cayman; Vespa Primavera
Localização: Estoril

Matrícula de época e K

Mensagem por mpreto »

Olá,

Preciso da vossa ajuda relativamente a um pedido de matrícula de época que não está a correr muito bem.

Tenho um Golf Cabrio de 1990 que é meu praticamente desde o início (comprei-o quando vivi na Alemanha) e que quando fiz a importação ficou com uma das mal-amadas matrículas KD. Nunca me importei muito apesar de me terem dito que era possível trocar esta matrícula por uma da época ou pelo menos uma que não fosse "K".

Aproveitei que ia fazer a certificação de Automóvel Clássico mal ele fizesse os 30 anos e assim fazia logo o pedido de matrícula de época de uma vez.
Antes de escolher onde fazer a certificação perguntei ao IMT o que era necessário para fazer o pedido e perguntei especificamente se o Museu do Caramulo era uma das entidades autorizadas. Responderam por email que sim.

Qual a minha surpresa quando depois de passar a certificação e fazer o pedido junto do IMT (e pagar os €300 para o efeito) recebo uma carta do IMT com uma matrícula nova de 2021 e o cancelamento da anterior!
Pedi ao IMT para corrigirem o erro e agora dizem que o Museu do Caramulo não é aceite pelo IMT como entidade autorizada para passar certificados de interesse histórico.
Falei com o MdC que confirma que têm tido problemas com o IMT mas que como eles confirmaram por email que o MdC era entidade autorizada, como receberam o meu pedido de matrícula de época, como me cobraram os €300 e como nunca me disseram que os papeis não eram válidos tinha mais que material para reclamar. Mais, disseram-me que o IMT nunca podia ter cancelado uma matrícula antiga e atribuir uma do ano corrente e que devim logo automaticamente dar uma da época do automóvel. Mais, disseram-me que corro o risco das Finanças me começarem a cobrar IUC de 2021

Resultado, não posso circular com o carro porque não tenho matrícula nem papeis e ainda corro o risco de ter de pagar um IUC como novo. Não queria pedir os papeis desta matrícula nem fazer chapas porque estaria a aceitar o erro do IMT.

1º Alguém já pediu recentemente a troca de uma matrícula K e se sim como correu, quanto pagaram, receberam uma matrícula de que ano? Qual é a legislação que regula esse tema? Sei que foi em 2001 que o governo publicou uma lei a autorizar a troca dessas matrículas mas não a encontro.

2º Alguém já teve problemas com a certificação do Museu do Caramulo com o IMT ou outra entidade?

Obrigado
Certificado Classico rasurado.png
Confirmação IMT Mudeu do Caramulo.png
Resposta IMT.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Matrícula de época e K

Mensagem por Mario_Marques »

O tópico vai ser movido pois aqui é uma área exclusivamente para quem quer publicar o seu projeto/diário de bordo.

Em relação ao teu problema, vais ter de reclamar, e devias expor também o caso a quem certificou, eu tenho clientes que fizeram isso mas certificaram no acp e não tiveram qualquer tipo de problema no processo, aliás, se vires aqui nos projetos de mk1 cabriolet, quem acompanha os projetos já sabe, há um utilizador, o Rui que também fez isso á pouco tempo e não teve aparentemente qualquer problema, já tem inclusive as matrículas novas corretas.

Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Matrícula de época e K

Mensagem por Vovin Tharos »

Posso estar a confundir, mas eu penzo que para matricula de época, não é exigido certificado de. Interesse histórico.
Que sao 2 situações diferentes... Mas so dando uma vista de olhos na legislação.
Se assim for, eles estão a confundir estas 2 situações.

Mas o mais caricato é como um pedido de matrícula de época acaba com uma matrícula nova!
Isso sim, é de bradar aos céus!
Imagem Imagem
Imagem
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Matrícula de época e K

Mensagem por Vovin Tharos »

Depois de rápida pesquisa :
Estava errado!
"Legislação que regulamenta a atribuição de matrículas aos automóveis antigos com interesse museológico.
A Deliberação n.º 2371/2013, do Conselho Diretivo do IMT, I.P., publicada em Diário da República a 20 de dezembro, determina, entre outros aspetos, que:

Aos automóveis antigos com interesse museológico podem ser atribuídas matrículas correspondentes à época em que tenham sido inicialmente colocados em circulação;
A atribuição de matrícula depende de requerimento do proprietário do veículo, com uma declaração que ateste o interesse museológico do veículo, emitida por uma das entidades reconhecidas para o efeito pelo IMT, I.P.;
A matrícula a atribuir deve ser escolhida de entre as matrículas canceladas nos termos do Código da Estrada;
O Certificado de Matrícula do veículo deverá apresentar em anotações especiais a matrícula de origem do mesmo "

Alguém meteu água no processo. Pelo que contas, o imt
Imagem Imagem
Imagem
Responder